Jump to content

Representatividade na Ficção


Free Live

Posts Recomendados

On 05/01/2021 at 23:48, Mar-Vell disse:

Tempo de Viver é uma novela super progressista. Aliás, nos dias de hoje continuaria muito actual.

Muito mais que as novelas de hoje em dia, um gajo para esconder que gosta de homens casa com uma golpista, apaixona-se pelo amante dela, marido e mulher odeiam-se desejam o gigolo, que se está a cagar para ambos e só os quer usar.

Melhor triangulo amoroso ever. :giveheart: 

Unpopular opinion: já fui mais a favor da representatividade, agora só quero que me contem uma boa história e pronto, não vou estar preocupado se tem negros ou se tem gays, ainda para mais nas series ultimamente essas personagens só existem para encher o saco ou fazer queerbaiting no caso dos gays.

Editado por Duarte com D
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/03/2021 at 12:19, John123 disse:

Na minha opinião a melhor representatividade de um casal gay de homens foi em OBDE. Nunca censuraram as cenas íntimas nem beijos e era novela de primeiro horário e foi o sucesso que foi. Casal lésbico foi mesmo Jogo Duplo essa já era num horário mais tardio por isso as cenas íntimas ainda eram mais explícitas. A MJM já foi a própria a dizer que não tem problema nenhum em meter personagens LGBTQ nas suas novelas só que não é ela que manda a estação é que tem de dizer se quer ou não e a última palavra é deles. 

Se te referires a novelas sim, mas se for à ficção em si, tens o Clube, que até uma cena de sexo houve, e penso que haverá outra na segunda temporada e desta vez a 3 (sem certezas).

Editado por Vitória Santareno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Vitória Santareno disse:

Se te referires a novelas sim, mas se for à ficção em si, tens o Clube, que até uma cena de sexo houve, e penso que haverá outra na segunda temporada e desta vez a 3 (sem certezas).

honestamente essas cenas de sexo explicitas em nada contribuem à representatividade, são bué extra, tanto queer ou straight, a representatividade faz-se nos atos e personalidade das personagens LGBT (claro de um prisma positivo).

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 4 minutos, Rui Melo disse:

Representatividade Cleptomaníaca na Ficção 

  • Maria João Falcao - Ninguém Como Tu, TVI, 2005
  • Carla Andrino - Doce Tentação, TVI, 2012

<in progress>

Acho que já houve mais alguns exemplos. Penso que em "Poderosas" houve uma cleptomaníaca.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 29 minutos, Vieira disse:

Polémica! Carla Vasconcelos arrasa Inês Herédia: “Não pensas? Papagueias tudo o que te dão?”

https://www.atelevisao.com/tvi/polemica-carla-vasconcelos-arrasa-ines-heredia-nao-pensas-papagueias-tudo-o-que-te-dao/

Tem toda a razão, e se ela e os colegas já contornaram frases menos bonitas dos textos que receberam, então a Herédia e qualquer ator estão em posição de questionarem os guiões que acharem problemáticos e negociarem com os autores uma forma de os melhorarem. Tenho a certeza de que ela se recusaria a dar voz a um texto homofóbico se não tivesse um propósito educativo. 

Editado por Buwayh
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Buwayh disse:

Tem toda a razão, e se ela e os colegas já contornaram frases menos bonitas dos textos que receberam, então a Herédia e qualquer ator estão em posição de questionarem os guiões que acharem problemáticos e negociarem com os autores uma forma de os melhorarem. Tenho a certeza de que a Herédia se recusaria a dar voz a um texto homofóbico se não tivesse um propósito educativo. 

Se fosse só essa frase, a novela está cheia de frases péssimas que pessoalmente não acho piada nenhuma, mas pelos vistos as pessoas gostam, já que tem boas audiências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Vieira disse:

Polémica! Carla Vasconcelos arrasa Inês Herédia: “Não pensas? Papagueias tudo o que te dão?”

https://www.atelevisao.com/tvi/polemica-carla-vasconcelos-arrasa-ines-heredia-nao-pensas-papagueias-tudo-o-que-te-dao/

Sinceramente percebo que a Carla se sinta frustrada, mas a Inês só está a interpretar o texto que recebe, e não tem estatuto para recusar alguma coisa.

Um texto, é escrito. Supervisionado e revisto e depois interpretado. Nas três fases ninguém achou que poderia ser ofensivo para infelizmente uma grande parte da população portuguesa? Mas o que me custa na Inês Heredia, e é ela que é a menos culpada, dizer se houver culpas a culpa é dela. Ela que apenas interpretou o que alguém escreveu. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Buwayh disse:

Concordo que seja retratado com fins educativos, mas não normalizado. 

Eu não vejo a novela com regularidade por isso não sei como é retratado. Acho que também depende da personagem. Numa Nazaré Tedesco faz sentido existir preconceito, agora em várias personagens de uma novela/série já é questionável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, D91 disse:

Eu não vejo a novela com regularidade por isso não sei como é retratado. Acho que também depende da personagem. Numa Nazaré Tedesco faz sentido existir preconceito, agora em várias personagens de uma novela/série já é questionável.

A frase à qual a Carla se referiu foi dita num contexto que era suposto ser engraçado e que, por si só, validou a ideia expressa porque ela não foi contestada por nenhuma personagem, por isso foi normalizada. Se uma Nazaré Tadesco da vida proferisse algo problemático em circunstâncias onde se percebesse que aquilo era errado e condenável, a função do texto seria educativa. 

Ao normalizarem a gordofobia, estão a ser coniventes com ela e com o sofrimento de todos os que sofrem com ela. 

Editado por Buwayh
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...