Jump to content

Representatividade na Ficção

Free Live

Recommended Posts

há 8 minutos, BlueScorpion disse:

Também não sinto falta. Agora querem fazer quotas para a orientação sexual nas novelas? Lol

Obviamente os brancos sao a maioria no nosso pais, e os heteros tambem. Como maioria é  totalmente normal e compreensivel aparecerem mas nao signifca que nao possam dar o holofote secundario a outras realidades, e quem sabe um dia principal. A Unica Mulher por exemplo foi um bom começo

Edited by Dimitri
  • Like 1

há 1 minuto, BlueScorpion disse:

Mas vocês já deram vários exemplos aqui de personagens homossexuais e bissexuais em novelas recentes. Incluindo na SIC, que é aquela que pelos vistos representa menos . Por isso não estou a perceber. 

Se pegares 50 portugueses aleatórios, provavelmente 1 vai ter uma etnia ou orientação sexual diferente. Não é descabido que acontecesse o mesmo em todas as novelas.

Quem fala destas coisas, também fala de atores mais velhos. Já embirrámos bastante com Valor da Vida por causa disso aqui no fórum.

• Like 1

há 2 minutos, Dimitri disse:

Obviamente os brancos sao a maioria no nosso pais, e os heteros tambem. Como maioria é normal aparecerem mas nao signifca que nao possam dar o holofote secundario a outras realidades.

Eu gostava de ver um ator ou atriz negro como protagonista de uma novela. Seria interessante.

há 1 minuto, Miguel S. disse:

Para quê ter um personagem secundária gay quando se pode ter um protagonista? Sonhem alto, amigos :clap: 

Também já pensei nisso. Mas os autores e os canais devem ter medo de arriscar.

• Sad 1

agora mesmo, D91 disse:

Eu gostava de ver um ator ou atriz negro como protagonista de uma novela. Seria interessante.

Já tiveste em A Única Mulher e Ouro Verde (mais ou menos).

A Sharam podia perfeitamente protagonizar uma das próximas, por exemplo. É bonita, cumpre bem e é "influenciadora", por isso presumo que cumpra os requisitos.

• Like 1

há 3 minutos, Miguel S. disse:

Para quê ter um personagem secundária gay quando se pode ter um protagonista? Sonhem alto, amigos :clap: 

E era algo que seria muito interessante. Eu aqui a pensar que a Catarina Rebelo em Amar Demais podia muito bem ser fufona.

• Love 2

Eu acho que não é obrigatório as novelas terem um LGBT ou uma pessoa negra só por terem para fazer boneco, como acontecia há uns anos onde representavam os gays, principalmente os homens, e pessoas negros  de forma exagerada, ou só para vir dar um apontamento sobre o preconceito e sem mais nada para além disto.

A inclusão destes personagens deve ter como pano de fundo a história, estar tudo perfeitamente integrado. Concordo que devam ter um papel consciencializador , acho isso fundamental, mas que sejam personagens com mais background e fora dos clichês habituais ocos. Por exemplo, umas das melhores representações que gostei de uma pessoa LGBT foi a protagonista de AT, onde era bissexual mas a sua história não rodava à volta disso.

• Like 2
  • Thanks 1

há 1 minuto, Free Live disse:

Já tiveste em A Única Mulher e Ouro Verde (mais ou menos).

A Sharam podia perfeitamente protagonizar uma das próximas, por exemplo. É bonita, cumpre bem e é "influenciadora", por isso presumo que cumpra os requisitos.

A Soraia Tavares tambem é linda e uma excelente atriz/cantora, aliás devia era estar em Amor Amor

Edited by Dimitri
  • Like 1

3 minutes ago, Dimitri said:

e Valor da Vida tambem teve uma representatividade gay terrivel, é daquelas coisas que era melhor nao terem feito

Acho que foi mais um deserviço à violência doméstica porque as personagens tinha uma história interessante mas tiveram um final péssimo.

há 1 minuto, EFernando disse:

Eu acho que não é obrigatório as novelas terem um LGBT ou uma pessoa negra só por terem para fazer boneco, como acontecia há uns anos onde representavam os gays, principalmente os homens, e pessoas negros  de forma exagerada, ou só para vir dar um apontamento sobre o preconceito e sem mais nada para além disto.

A inclusão destes personagens deve ter como pano de fundo a história, estar tudo perfeitamente integrado. Concordo que devam ter um papel consciencializador , acho isso fundamental, mas que sejam personagens com mais background e fora dos clichês habituais ocos. Por exemplo, umas das melhores representações que gostei de uma pessoa LGBT foi a protagonista de AT, onde era bissexual mas a sua história não rodava à volta disso.

Exatamente, tal como o Rodrigo Trindade e o Frederico Barata em Na Corda Bamba que tiveram um mini plot por causa da bissexualidade mas ninguém se lembra disso porque a história deles era muito mais que isso.

Onde Está Elisa tivemos a Paula Neves e a Jessia Athayde aliás tiveram cenas ousadissimas, acho que a homossexualidade masculina nunca teve nada do genero em Portugal. Mas claro que numa serie é normal ser mais ousado, engraçado que no formato original eram dois homens, em portugal mudaram para mulheres