Jump to content

Esta Manhã


Pedro M.

Posts Recomendados

agora mesmo, frankoak disse:

Lá está, blocos identificados por sinalética + logótipo de notícias + ficha técnica. Dentro da lei. 

Na teoria: tudo bem
Na prática: Atirar poeira para os olhos dos espetadores que pensam que será um verdadeiro telejornal e fechar os olhos a situações muito mais graves como mostrar cadáveres em plenos atentados.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, DGA disse:

Mas ainda hoje apareceu antes do bloco “notícias“, e mais que uma vez, o Carvalhas na mesa em primeiro plano e o Eiró e a Sara ao fundo. 

Mas já percebi! Devia ser por não existir ficha técnica entre esses momentos de passagem. 
Mas pronto, se é lei é lei... e eles arranjaram forma. Estive a rever partes do programa e a ficha técnica ainda para mais como é em oráculo não chateia ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ERC que se preocupe e com o Correio da Manha.

Nem vou falar o nojo de jornalismo que eles praticam , um lar relativamente perto de onde vivo esteve um mini surto , nao morreu ninguém , a associação em questão recusaram a falar para o correio da manha , no dia seguinte apareceu uma noticia caluniosa para essa associação que estavam a desvalorizar o ocorrido  , isso  a erc nao se preocupa , mas com fichas técnicas , planos de camara e afins já. enfim.

Editado por Dafiel
  • Gosto 2
  • Obrigado 2
  • Haha 2
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Lt__ disse:

A ERC está a colocar imensas restrições a este programa. 

O separador das notícias, a ficha técnica no fim das notícias mais longas entre outras coisas, são tudo ordens da ERC. 

A ERC até implicou com alguns planos que foram feitos nos primeiros programas 

Infelizmente não se consegue criar livremente um programa 

Hum, interessante. Eu realmente tinha dúvidas quanto à possibilidade de haver um conflito entre jornalismo/entretenimento

Mas já agora: isto tudo acontece porque, imagino, o programa está descrito como "informativo", certo? Não podem simplesmente dizer que é um programa de entretenimento que por acaso passa notícias? Se calhar isso resolveria :haha: No papel, ficaria como entretenimento, mas na prática poderiam continuar a fazê-lo da mesma forma.

Imagino a quantidade de avisos ao Jornal da Noite, quando há uns anos faziam aquelas transições desesperadas e cortes quando a novela das 21h começava coladinha :sarcastic::sarcastic:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Magazine disse:

Hum, interessante. Eu realmente tinha dúvidas quanto à possibilidade de haver um conflito entre jornalismo/entretenimento

Mas já agora: isto tudo acontece porque, imagino, o programa está descrito como "informativo", certo? Não podem simplesmente dizer que é um programa de entretenimento que por acaso passa notícias? Se calhar isso resolveria :haha: No papel, ficaria como entretenimento, mas na prática poderiam continuar a fazê-lo da mesma forma.

Imagino a quantidade de avisos ao Jornal da Noite, quando há uns anos faziam aquelas transições desesperadas e cortes quando a novela das 21h começava coladinha :sarcastic::sarcastic:

Provavelmente o programa está descrito como informação, sim, mas creio que não devem ter forma de resolver esse problema, porque enquanto canal generalista, existe uma % de informação que deve ser cumprida, e colocar isto como mero programa de entretenimento provavelmente criaria outros problemas. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ERC é uma verdadeira palhaçada. Passa a vida preocupada com preciosismos técnicos e protocolares em vez de cumprir o que verdadeiramente cabe a um regulador de um determinado setor de atividade: regular. Discutir planos e fichas técnicas quando umas posições à frente está um canal que sistematicamente atropela ostensivamente todos e quaisquer princípios éticos e deontológicos do jornalismo. Eu sou um daqueles anti-teorias da conspiração, mas começa a tornar-se claro um certo protecionismo ao grupo Cofina.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Cláudio. disse:

Eu ainda gostava de perceber a implicância da ERC com a TVI. Enfim 

O programa, se deve nos outros canais, exatamente da mesma forma, teria também avisos.

--------------------------------------------------------------

O @frankoak já explicou tudo, não é preciso dizer mais nada.

Parece-me rebuscada um pouco a ideia que tenha sido a ERC a dizer agora alguma coisa, eles não agem dessa maneira.

Mas se está na lei, é para cumprir.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero chamar mentiroso a ninguém, mas vocês acham mesmo que na ERC alguém pegou no telefone e ligou para a TVI por causa de planos de câmera? Por favor. Não é assim que a ERC actua, muito menos com essa celeridade.

Essas fichas técnicas são certamente uma opção da TVI, precisamente para separar as duas vertentes e se poder defender a nível deontológico, ou eventualmente até com questões ligadas a publicidade e promoção de marcas, por exemplo.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, VascoSantos disse:

Parece-me rebuscada um pouco a ideia que tenha sido a ERC a dizer agora alguma coisa, eles não agem dessa maneira.

De facto, é rebuscado. Mas se te disser que houve caso, pelo menos que eu saiba, de um pormenor na emissão (creio que até foi da TVI) para o qual um membro da ERC advertiu um dos juristas da TVI por telefone, contacto pessoal, também acharias rebuscado, certo? Mas aconteceu.

Além disso, não é a primeira vez que a ERC, e isso acontece muitas vezes nas suas deliberações, atém-se nos pormenores e esquece o essencial.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Tomás_RL disse:

De facto, é rebuscado. Mas se te disser que houve caso, pelo menos que eu saiba, de um pormenor na emissão (creio que até foi da TVI) para o qual um membro da ERC advertiu um dos juristas da TVI por telefone, contacto pessoal, também acharias rebuscado, certo? Mas aconteceu.

Além disso, não é a primeira vez que a ERC, e isso acontece muitas vezes nas suas deliberações, atém-se nos pormenores e esquece o essencial.

Não acho estranho isso.

Mas aqui foi uma coisa que supostamente aconteceu, num espaço de 2 dias.

A ERC não age assim tão rápido.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, VascoSantos disse:

Não acho estranho isso.

Mas aqui foi uma coisa que supostamente aconteceu, num espaço de 2 dias.

A ERC não age assim tão rápido.

No caso que digo foi literalmente de um dia para o outro.

Mas fui ver a primeira emissão do EM e, apesar de não ter visto ficha técnica, eles já no primeiro dia colocavam a sinalética de copyright TVI 2021 no final dos blocos de notícias. Por isso, agora não deve ter havido intervençao da ERC neste sentido. Deve mesmo ser opção da TVI.

Retiro o que disse, nesta circunstância, pese embora o facto de achar que se mantém válida para outras circunstâncias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, VascoSantos disse:

O programa, se deve nos outros canais, exatamente da mesma forma, teria também avisos.

--------------------------------------------------------------

O @frankoak já explicou tudo, não é preciso dizer mais nada.

Parece-me rebuscada um pouco a ideia que tenha sido a ERC a dizer agora alguma coisa, eles não agem dessa maneira.

Mas se está na lei, é para cumprir.

Concordo que a Lei é para cumprir e em qualquer canal (cabo incluído), mas nesta situação não vejo muita lógica. É a essência do programa e existem programas que bebem da mesma "fonte" em outros Países e não se vê este falatório. 

Agora ninguém pode negar que existe uma perseguição até frenética da imprensa à Cristina e a todos os projetos que ela dá a cara ou coordena. Algumas críticas legítimas, já outras não...

Se a Lei é para cumprir porquê que a ERC não age contra o jornalismo horripilante da CMTV? Que fazem coisas horríveis por audiências ou até mesmo situações questionáveis que já aconteceram nos dois canais privados? Ou até em alguma da nossa imprensa? Por exemplo...

A explicação dada neste tópico, para mim não tem grande lógica, muito derivado a usar o assunto para virar "o bico ao prego", em mais uma das críticas algo constantes e gratuitas que faz ao canal e principalmente a uma das suas responsáveis (coisa que tem acontecido desde julho)...

É a minha opinião e vale o que vale. Mas acho que deveria haver era controlo em muito do que se escreve ou se produz só para vender ou lucrar!

 

  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

Mort, parece a Rita Ferro Rodrigues a defender a liderança por segmentos do Juntos à Tarde. Nunca se metam com uma Capaz. :victory2:

Não tem comparação, desculpa. A Rita usava isso para atacar um site de televisão que publicava as audiências e por despeito. Além dos seus comentários serem ridículos e mal educados. A Iva foi cordial e simplesmente disse a realidade. Acho legítimo defender programa a qual dá a cara, de ataques gratuitos! 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Dafiel disse:

ERC que se preocupe e com o Correio da Manha.

Nem vou falar o nojo de jornalismo que eles praticam , um lar relativamente perto de onde vivo esteve um mini surto , nao morreu ninguém , a associação em questão recusaram a falar para o correio da manha , no dia seguinte apareceu uma noticia caluniosa para essa associação que estavam a desvalorizar o ocorrido  , isso  a erc nao se preocupa , mas com fichas técnicas , planos de camara e afins já. enfim.

Uma coisa não invalida a outra. Não devemos desculpar os erros da TVI com os erros do CM. 

Editado por clferreira
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Maciel said:

A Iva aparece muito pouco tempo aqui.

Devia aparecer muito mais.

O segmento dela traz aquilo que marca a diferença neste programa.

Nas primeiras 2 horas, ela praticamente não aparece. E as Popnews apenas ganham mais tempo a partir das 9h. 

Não percebo porque andam tão timidos no que respeita ao entretenimento, se aqui se trata de um programa de infotainment  :O

Por mim, havia 5 minutos de Popnews a cada meia-hora entre as 7h e as 9h... e 15 minutos entre as 9h e as 10h :6:Se ha sempre muitos minutos para noticias do desporto...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Magazine disse:

O programa está a ficar muito bem composto. Tem imensas entrevistas em estúdio :clap:

Aquele "Mundo num Minuto" usa mesmo o mítico tema musical de 2009 do Jornal Nacional, mort :haha: Já não bastava toda a sonoridade atual ser baseada nele

 

Que saudades desse som. Foi a ‘banda sonora’ do meu estágio na TVI nessa altura. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...