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GfK - Medição de Audiências


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há 2 horas, jc_71189 disse:

GfK vai continuar a medir as audiências à TVI, SIC e RTP

Vai ser aberto um concurso internacional para apresentação de candidaturas à prestação deste serviço

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A TVI, SIC e RTP anunciaram, em comunicado conjunto, que a GfK vai continuar a prestar o serviço de medição de audiências durante 12 meses a partir de janeiro de 2019 por falta de concordância no que diz respeito à renovação do contrato atualmente existente e para garantir a estabilidade no mercado.

As três televisões generalistas "reiteram a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente".

"Tendo presente que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de dezembro, não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses”, lê-se no comunicado das operadoras.

Mais ainda anunciam que, nesse período, vão criar um concurso internacional para apresentação de candidaturas à prestação deste serviço.

"Nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado”, esclarece o documento.

https://tvi24.iol.pt/economia/medicao-de-audiencias/gfk-vai-medir-as-audiencias-a-tvi-sic-e-rtp

 

No fundo a GfK assegura a medição durante mais um ano durante o processo de transição. Curioso para ver se vai haver tamanhas diferenças quando se mudou da Markest para a GfK. Quem mais perdeu com a mudança foi a RTP. 

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há 1 minuto, Tiago Madeira disse:

No fundo a GfK assegura a medição durante mais um ano durante o processo de transição. Curioso para ver se vai haver tamanhas diferenças quando se mudou da Markest para a GfK. Quem mais perdeu com a mudança foi a RTP

Espero que o contrato seja virado para o futuro e passe a incluir a medição das audiências extra TV (computador, telemóvel, etc.) e também fora de casa. Este último tem sido falado há muitos anos mas como a sua utilidade reduz-se a grandes eventos desportivos nunca avançou.

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há 11 minutos, skizzo disse:

Eu gostava é que revelassem as audiências a tempo real como o Ibope faz

Eu lembro-me de isso ser questionado na altura do concurso que deu a vitória à GFK. A posição na altura foi de que não fazia parte dos planos, porque não queriam que isso levasse, como em vários casos no Brasil, a alterações nos programas em tempo real, nomeadamente em coisas negativas como a exploração de situações com mortes, etc., porque estavam a aumentar as audiências.

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há 13 minutos, tjspy disse:

GFK de saída? Não posso :party: 

Engraçado que se prepara para sair exatamente na mesma situação que a Marktest, com as generalistas no fundo e o programa mais visto a sofrer para fazer um milhão :mosking: 

Ninguém disse que a GfK está de saída. Pelo contrário, foi garantido que vai ser a medidora por mais um ano. Deve haver novo concurso para o ano, e a GfK pode muito bem concorrer e voltar a ganhar.

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há 35 minutos, miguelalex23 disse:

Ninguém disse que a GfK está de saída. Pelo contrário, foi garantido que vai ser a medidora por mais um ano. Deve haver novo concurso para o ano, e a GfK pode muito bem concorrer e voltar a ganhar.

É verdade, mas segundo o que foi noticiado é que o contrato atual previa a possibilidade de renovação do mesmo mas que não houve acordo para que isso acontecesse . O que torna, diria eu, menos provável que a GFK seja novamente escolhida. Mas é como tudo, se no novo concurso a GFK tiver a melhor proposta é natural que seja a escolhida.

Editado por jc_71189
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há 36 minutos, miguelalex23 disse:

Ninguém disse que a GfK está de saída. Pelo contrário, foi garantido que vai ser a medidora por mais um ano. Deve haver novo concurso para o ano, e a GfK pode muito bem concorrer e voltar a ganhar.

Não agoires :priest:

E se os canais não a querem renovar duvido que vão lançar concurso para uma nova e depois ficar com a mesma :ph34r: 

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há 2 horas, tjspy disse:

Não agoires :priest:

E se os canais não a querem renovar duvido que vão lançar concurso para uma nova e depois ficar com a mesma :ph34r: 

Não são os canais que não a querem renovar. Foi a CAEM (que não inclui só as TVs, mas também as agências publicitárias, operadoras, etc) que não chegou ainda a consenso sobre o que fazer. E por isso os canais generalistas não ficaram à espera e fizeram este acordo temporário com a GfK para evitar que deixasse de haver medição no final deste ano.

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Anunciantes contestam posição “unilateral” dos canais sobre medição de audiências TV

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Na sequência do acordo transitório com a GfK anunciado pelos três canais generalistas para manter a medição de audiências até que se realize novo concurso, a APAN vem agora constestar aquilo que considera ser um “rompimento unilateral”. “A Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) registou com surpresa o anúncio por parte da RTP, SIC e TVI de que tencionam celebrar um novo acordo com a GfK para a medição de audiências televisivas”, pode ler-se no comunicado emitido pela associação, referindo que “tal anúncio materializa o rompimento unilateral por parte dos operadores televisivos em sinal aberto do consenso entre os principais stakeholders do mercado, mantido desde há oito anos no seio da CAEM”.

“Os anunciantes não aceitam e lamentam que seja colocada em causa uma instituição de autorregulação como a CAEM que tem dado provas da sua utilidade e que possa, assim, ficar abalada a confiança gerada ao longo dos últimos anos”, acrescenta o mesmo comunicado. A APAN, reitera Manuel Botelho, secretária-geral da associação, “foi sempre intransigente na defesa de um modelo de medição de audiências fiável e transparente, adaptado aos novos desenvolvimentos tecnológicos, já que eles são incontornáveis para planear e aferir os resultados dos investimentos feitos na promoção de produtos e serviços”.

Recorde-se que os três generalistas pretendem que o serviço de medição de audiências de televisão, actualmente prestado pela GfK, seja alvo de novo concurso durante o próximo ano de 2019, servindo o referido acordo para assegurar a medição até que o mesmo seja concluído. “Tendo presente que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de Dezembro, não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses”, explicavam, em comunicado conjunto, RTP, SIC e TVI.

No mesmo documento, as três estações adiantavam que “nesse intervalo, iniciar-se-á um procedimento concursal internacional para a prestação do serviço de medição de audiências por um período temporal mais alargado”, havendo disponibilidade “para incluir no referido acordo outros representantes do sector e do mercado”.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/11/anunciantes-contestam-posicao-unilateral-dos-canais-medicao-audiencias-tv/

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  • 2 semanas depois...

Audiências TV: Casados À Primeira Vista obtém melhor resultado desde a estreia

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O consumo televisivo na semana 46 voltou a cair, tendo diminuído cerca de sete minutos relativamente à semana anterior. O tempo diário de visionamento por indivíduo situou-se nas 4h51m.
Na repartição da audiência por canal, o share do Cabo subiu para os 36,6%. Sentido oposto registou a TVI, com a descida do share para os 19,3%. O retorno da SIC aumentou para os 17,3%; comportamento seguido pela RTP1, com a subida da quota de audiência para os 12,9%.
Pela quarta semana consecutiva que se verifica um aumento da audiência do canal Globo, atingindo esta semana um novo recorde: 57,9 mil telespectadores/dia. Nas mudanças de posições a SIC Notícias ultrapassa a TVI 24 e ocupa o terceiro lugar, com um desempenho de 35,2 mil telespectadores/diários. O Disney passa para o meio da tabela, à frente do Hollywood que cai para o sexto lugar. No top da semana de 12 a 18 de Novembro é ainda de assinalar o regresso dos canais AXN e Fox Life, respectivamente às nona e décima posições. Quanto à liderança reforça-se a posição da CMTV, com um retorno de audiência de 84,5 mil telespectadores.
Com 17,9% de audiência média o jogo da Liga das Nações/Itália x Portugal foi o programa que atraiu mais telespectadores. Segue-se Casados À Primeira Vista, com 13,0% de audiência que, refira-se, é o melhor resultado desde a sua estreia. Sem Pesadelo na Cozinha na oferta da programação desta semana, o programa de Diana Chaves revelou-se o líder de domingo vencendo o Jornal das 8 e o final da novela Jogo Duplo.
O top da programação dos Pay TV foi totalmente preenchido por conteúdos CMTV, cabendo a liderança à edição CM Jornal 20H com 253,4 mil telespectadores.
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Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/11/audiencias-tv-casados-primeira-vista-obtem-melhor-resultado-desde-estreia/

 

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Quanto fez ?

Não deixa de ser interessante os valores começarem a baixar assim, de um momento para o outro.

Eu que de novas tecnologias entendo pouco, questiono, as audiências são medidas apenas através do aparelho de TV. certo?

E as meo go, e a tvi player que abrange o estrangeiro?Eu por exemplo, só vejo pela meo go, e como eu quantos tantos?

Fará sentido, estas medições, numa altura em que a televisão como aparelho é cada vez menos utilizada?

Repito, que não se sinto capaz de "discutir" este assunto, mas já não é a primeira vez que me interrogo quando falam de audiências...fará sentido?

Editado por Carla
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há 11 minutos, Carla disse:

Quanto fez ?

Não deixa de ser interessante os valores começarem a baixar assim, de um momento para o outro.

Eu que de novas tecnologias entendo pouco, questiono, as audiências são medidas apenas através do aparelho de TV. certo?

E as meo go, e a tvi player que abrange o estrangeiro?Eu por exemplo, só vejo pela meo go, e como eu quantos tantos?

Fará sentido, estas medições, numa altura em que a televisão como aparelho é cada vez menos utilizada?

Repito, que não se sinto capaz de "discutir" este assunto, mas já não é a primeira vez que me interrogo quando falam de audiências...fará sentido?

As audiências são medidas numa minoria, não são super precisas.

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há 3 minutos, Pedro M. disse:

Também não é minorias, é uma amostra. Como nas sondagens políticas. Temos de acreditar que a amostra é precisa.

Sim, falei em minoria porque medirem audiências em milhares de casas quando há milhões de telespetadores é uma minoria, foi só por aí. Sabes qual é o número de casas em que são medidas as audiências? 

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há 4 minutos, Duarte disse:

E isso é representativo da amostra? Ai que lol 

É assim, longe de mim ser advogado de defesa da GfK, mas se é assim há tantos anos e não houve mudanças, é porque lhe é atribuída credibilidade. Pelo menos temos de acreditar que sim. Até porque, mais importante do que o número em si das casas, é a representatividade.

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há 3 minutos, Pedro M. disse:

É assim, longe de mim ser advogado de defesa da GfK, mas se é assim há tantos anos e não houve mudanças, é porque lhe é atribuída credibilidade. Pelo menos temos de acreditar que sim. Até porque, mais importante do que o número em si das casas, é a representatividade.

Não sei se por aqui foi falado, mas 2019 é o último ano de medições pela GFK. Novo concurso vai ser aberto. O último ano de contrato era este, de 2018, mas chegou-se a acordo, para a GFK garantir mais este ano enquanto não se encontra substituto. As estações não quiseram renovar. Não estão satisfeitas. 

Editado por Rafael A.
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há 2 minutos, Rafael A. disse:

Não sei se por aqui foi falado, mas 2019 é o último ano de medições pela GFK. Novo concurso vai ser aberto. O último ano de contrato era este, de 2018, mas chegou-se a acordo, para a GFK garantir mais este ano enquanto não se encontra substituto. 

Não é bem assim. Até ao final de 2019 a GfK vai medir as audiências, mas depois será aberto um concurso, que pode ser ganho pela GfK ou por outra empresa qualquer. Nada garante que a GfK deixe de medir as audiências nacionais. 

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há 2 minutos, Miguel S. disse:

Não é bem assim. Até ao final de 2019 a GfK vai medir as audiências, mas depois será aberto um concurso, que pode ser ganho pela GfK ou por outra empresa qualquer. Nada garante que a GfK deixe de medir as audiências nacionais. 

"Em comunicado conjunto, as três televisões generalistas reiteraram "a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente".

Tendo em conta que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de Dezembro e, "não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses", referiram." 

Se fosse para renovar contrato daqui a um ano renovavam já. No comunicado conjunto eles frisam: "existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente". Logo, não acham que o atual medidor corresponda a estas qualidades. 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/anunciantes-registam-com-surpresa-acordo-da-rtp-sic-e-tvi-com-gfk--

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há 4 minutos, Rafael A. disse:

"Em comunicado conjunto, as três televisões generalistas reiteraram "a importância da existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente".

Tendo em conta que o contrato de prestação de serviços de medição de audiências celebrado entre a CAEM e a GfK cessa no próximo dia 31 de Dezembro e, "não tendo as partes logrado alcançar um entendimento relativamente à renovação ou prorrogação do mesmo, os operadores televisivos em apreço acordaram com a GfK, para garantir a estabilidade no mercado, a prestação do serviço de medição de audiências, a partir do dia 1 de Janeiro de 2019, por um período transitório de 12 meses", referiram." 

Se fosse para renovar contrato daqui a um ano renovavam já. No comunicado conjunto eles frisam: "existência de um serviço de medição de audiências televisivas que seja transparente, fiável e independente". Logo, não acham que o atual medidor corresponda a estas qualidades

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/anunciantes-registam-com-surpresa-acordo-da-rtp-sic-e-tvi-com-gfk--

Isso és tu que estás a supor. Não é pelas estações televisivas dizerem que procuram um serviço transparente, fiável e independente que estão a atacar a GfK, até porque esta passou por auditoria que supostamente confirmou a qualidade do serviço. Qualquer notícia que vás ler sobre o assunto, reforça a ideia que tudo não passa de uma probabilidade. E nada impede que eles voltem a assinar com a GfK, porque também nada nos diz quando será feito o concurso. Pode ser em dezembro de 2019 como pode ser em junho; ou seja, o contrato pode ser assinado com tempo de antecedência "suficiente". Portanto, não podes dizer que a GfK vai deixar de medir as audiências porque ninguém sabe ainda. Se me perguntares a minha opinião pessoal sobre o assunto, digo-te que acho provável que a GfK não continue tendo em conta que a RTP, a SIC e a TVI vão contra o sistema que a empresa apresenta, mas isso é apenas a minha opinião (e acredito que seja também a tua). Ainda não se sabe nada factual daquilo que pode acontecer após esse período "transitório" da GfK. 

Em relação à amostra de que falavam, mil pessoas é muito pouco. Sempre pensei que fosse bem mais. As amostras, por convenção, normalmente devem estar compreendidas entre os 5% e os 10%, portanto isso é uma grande falha no sistema. Seja como for, se sempre assim foi, por alguma razão deve ser. :haha: 

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há 40 minutos, RIKIPOWER07 disse:

Porquê não fazem como no Brasil em que a amostra é com TODOS OS TELESPECTADORES ( é assim não é??? )

Não é com todos os telespectadores, isso não seria possível, é com uma amostra como aqui.

"O princípio é igual ao de qualquer outro tipo de pesquisa: os institutos de medição registram as preferências de uma quantidade bem pequena de pessoas. É a chamada amostragem. No Brasil, 87% das casas têm televisão. Isso dá cerca de 39 milhões de domicílios com telespectadores.

Para saber a que esse pessoal todo assiste, o instituto Ibope, por exemplo, verifica a audiência em 3 019 casas – ou 0,008% do total. "

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-medida-a-audiencia-de-tv/

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