Jump to content

Recommended Posts

Posted
On 26/04/2022 at 14:40, Rangel disse:

A TDT infelizmente já não tem solução, é encerrar e financiar quem não consegue pagar cabo. 

Sai bem mais barato ao Estado.

Tantos anos passaram e ainda não percebeste que o Estado não paga nada pela TDT... Já com o cabo é só meter dinheiro ao bolso com o IVA das subs, quanto mais subs houver mais dinheiro arrecada. O Estado é apenas o maior beneficiado desta situação, não admira que não tenham feito nada.

  • 2 months later...
Posted

ANACOM defende que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos

 

Hoje pouco se fala em TDT – televisão digital terrestre. Se por um lado é verdade que uma boa parte das famílias portuguesas têm aderido aos packs de serviço das operadoras, por outro lado há famílias que não têm posses para usufruir desse serviço.

A ANACOM vem agora defender que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos e assim "corrigir" a questão das antenas em cima do telhado.

TDT_capa.jpg

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) voltou hoje a defender que a televisão digital terrestre (TDT) seja disponibilizada por cabo gratuitamente a todos, recordando que o contrato com a Meo/Altice termina já em 2023.

A partir do momento "em que se define que o futuro passa por levar o cabo de fibra ótica a casa de todas as pessoas, aquilo que nos pareceria essencial era garantir que a televisão digital terrestre chegue por cabo gratuitamente a todos os portugueses", salientou João Cadete de Matos. Isto permitiria também corrigir a questão das antenas em cima do telhado.

TDT2-720x402.jpg

Trata-se de um desafio "que faz todo o sentido, de interesse quer para as televisões, quer para os consumidores" e que poderia ser complementado via satélite, acrescentou.

Já em dezembro passado, num encontro com jornalistas, o presidente da Anacom tinha defendido que a televisão gratuita "deveria ser possível por cabo".

Atualmente, a Meo/Altice Portugal detém a concessão da TDT, a qual termina em 2023.

A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.

A ANACOM disponibiliza, em TDT - Ações de monitorização, uma ferramenta que permite consultar as ações de monitorização do sinal de TDT que são realizadas. Através desta ferramenta podem ser consultados os relatórios das ações de monitorização realizadas no terreno por equipas da ANACOM, incluindo a distribuição e incidência geográfica dessas ações, a data da sua realização, o tipo de problemas identificados e os procedimentos desencadeados tendo em vista a sua resolução.

A pesquisa pode ser organizada pela entidade que deu origem à ação de monitorização (iniciativa da ANACOM ou na sequência de reclamações institucionais ou de particulares), pela causa dos problemas ou por tipo de resolução. Em termos geográficos, a pesquisa pode ser feita por distrito, concelho ou freguesia.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/informacao/anacom-defende-que-tdt-chegue-por-cabo-gratuitamente-a-todos/

  • Love 1
  • LOL 1
Posted

Entregar o que resta da população que ainda não tem cabo às mãos das operadoras, quer queiram quer não, sujeitando-as a despesas adicionais. E certamente que não haverá marketing abusivo das operadoras, nem vão (voltar a) endrominar os velhotes que só queriam ter os "4 canais" com pacotes de telecomunicações. :triste:

  • Like 6
Posted (edited)
1 hour ago, TekClub said:

ANACOM defende que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos

 

Hoje pouco se fala em TDT – televisão digital terrestre. Se por um lado é verdade que uma boa parte das famílias portuguesas têm aderido aos packs de serviço das operadoras, por outro lado há famílias que não têm posses para usufruir desse serviço.

A ANACOM vem agora defender que TDT chegue por cabo gratuitamente a todos e assim "corrigir" a questão das antenas em cima do telhado.

TDT_capa.jpg

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) voltou hoje a defender que a televisão digital terrestre (TDT) seja disponibilizada por cabo gratuitamente a todos, recordando que o contrato com a Meo/Altice termina já em 2023.

A partir do momento "em que se define que o futuro passa por levar o cabo de fibra ótica a casa de todas as pessoas, aquilo que nos pareceria essencial era garantir que a televisão digital terrestre chegue por cabo gratuitamente a todos os portugueses", salientou João Cadete de Matos. Isto permitiria também corrigir a questão das antenas em cima do telhado.

TDT2-720x402.jpg

Trata-se de um desafio "que faz todo o sentido, de interesse quer para as televisões, quer para os consumidores" e que poderia ser complementado via satélite, acrescentou.

Já em dezembro passado, num encontro com jornalistas, o presidente da Anacom tinha defendido que a televisão gratuita "deveria ser possível por cabo".

Atualmente, a Meo/Altice Portugal detém a concessão da TDT, a qual termina em 2023.

A televisão digital terrestre ou TDT veio substituir a televisão tradicional. O sinal de televisão passou a ser transmitido de forma digital, em vez da forma tradicional (analógica), continuando a ser captado por uma antena exterior ou, em zonas de melhor receção, por uma antena interior.

A ANACOM disponibiliza, em TDT - Ações de monitorização, uma ferramenta que permite consultar as ações de monitorização do sinal de TDT que são realizadas. Através desta ferramenta podem ser consultados os relatórios das ações de monitorização realizadas no terreno por equipas da ANACOM, incluindo a distribuição e incidência geográfica dessas ações, a data da sua realização, o tipo de problemas identificados e os procedimentos desencadeados tendo em vista a sua resolução.

A pesquisa pode ser organizada pela entidade que deu origem à ação de monitorização (iniciativa da ANACOM ou na sequência de reclamações institucionais ou de particulares), pela causa dos problemas ou por tipo de resolução. Em termos geográficos, a pesquisa pode ser feita por distrito, concelho ou freguesia.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/informacao/anacom-defende-que-tdt-chegue-por-cabo-gratuitamente-a-todos/

E falta saber o que é que a Anacom entende por cabo, é a rede DOCSIS da NOS ou NOWO que têm vindo nas novas ligações a usar FTTH (fibra)?

Se a lógica é qualquer tipo de ligação fixa, quem é que paga e é responsável pelo equipamento conversor do sinal de luz para sinal elétrico para ligações de fibra ótica? Quem paga as ligações individuais a cada casa? Algum dos operadores está sequer interessado nisso? Que proteções haverá para os consumidores não serem enganados a pagar pelas operadoras?

Isto parece algo atirado para o ar, sem haver grande substância por detrás...

Edited by zent
  • Like 1
Posted

Quando leio isto o que me vem à cabeça é a expressão "dar um passo maior que a perna". Este tipo de situações implica um conjunto de alterações substanciais à lei de TV (talvez a ANACOM devesse ter falado primeiro com a ERC antes de dizer isto tipo de banalidades), bem como criar todo um conjunto de mecanismos para evitar os abusos de 2012.

Primeiro de tudo, a lei de TV teria que ser alterada para acabar com a distinção entre sinal aberto e canal aberto e tudo o que não fosse canal premium passaria a ser classificado como sinal aberto. Estou a ver SIC/TVI a adorar isto (sqn). Depois, quem é que paga os custos de transmissão a 4 operadores distintos? Neste momento, RTP, SIC e TVI pagam apenas a um operador para transmitir em aberto. Estarão dispostos a pagarem a MEO, NOS, Vodafone e Nowo para transmitirem o seu sinal gratuitamente? E a partir do momento em que isto acontece, o que impede de, sendo os restantes canais já em sinal aberto, as operadores começarem a cobrar a transmissão a estes em vez de serem as operadoras a pagarem a estes? Só por aqui, já é um berbicacho...

Cheira-me que alguém atirou esta solução para o ar e não pensou bem no que estava a dizer. Que reforcem o hertziano e deixem-se de invenções, mas é.

  • Like 1
  • 3 months later...
Posted (edited)
há 8 minutos, Tuor disse:

se for a continuidade nos termos que temos de a altice gerir um serviço onde tem interesse que este não evolua então não vale a pena... é obrigar os operadores de cabo a dar o pacote básico a quem não tem cabo e não precisamos da tdt para nada...

alias a proposta de 'os operadores de cabo fornecerem os canais tdt' é por aí mesmo... aniquilar qualquer esperança que a tdt possa ser uma alternativa ao cabo.

Edited by AndreRob
  • Like 3
Posted
há 2 horas, AndreRob disse:

se for a continuidade nos termos que temos de a altice gerir um serviço onde tem interesse que este não evolua então não vale a pena... é obrigar os operadores de cabo a dar o pacote básico a quem não tem cabo e não precisamos da tdt para nada...

alias a proposta de 'os operadores de cabo fornecerem os canais tdt' é por aí mesmo... aniquilar qualquer esperança que a tdt possa ser uma alternativa ao cabo.

Eu continuo a achar que é importante manter um sistema de livre acesso. quantas pessoas vão de férias e ficam sem televisão? por agora ainda têm acesso à tdt, com o cabo não sei não. E os campistas são outros.

  • Like 6
Posted
On 13/10/2022 at 15:13, Tuor disse:

Ainda fico à espera dos dois novos canais privados que prometeram há muito tempo.

E devido à escassez de canais na TDT, espero que os novos canais não sejam mais do mesmo.

  • Like 1
Posted
On 13/10/2022 at 15:13, Tuor disse:

O que é obscuro aqui é porque é que o governo iria orçamentar no OE se não estivesse a planear uma nacionalização à SIRESP?

Num ano normal não gastam nada com a TDT, quem paga são os canais, RTP, SIC e TVI.

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Ainda fico à espera dos dois novos canais privados que prometeram há muito tempo.

E devido à escassez de canais na TDT, espero que os novos canais não sejam mais do mesmo.

Mais do mesmo :(, canais sem interesse. Eu pessoalmente actualmente nem me dou ao trabalho de ligar a televisão, não vale a pena, é só telenovelas, reality shows e talk-shows.

  • Like 1
  • 2 weeks later...
Posted
há 33 minutos, Televisão 10 disse:

Amanhã, reportagem sobre a TDT no programa A Prova dos Factos, da RTP 1.

 

Estou à espera disto, vamos ver se será como a que fizeram no Sexta às 9 há oito anos

  • Like 1
Posted

Eu só não percebi qual foi a intenção daquele presidente da Junta. Para quê já afligir aquelas idosas quando ainda nada está decidido?
E a ANACOM mais uma vez com um cromo ao poder, nada de novo.

  • LOL 5
Posted
há 1 hora, canal5 disse:

Eu só não percebi qual foi a intenção daquele presidente da Junta. Para quê já afligir aquelas idosas quando ainda nada está decidido?
E a ANACOM mais uma vez com um cromo ao poder, nada de novo.

B Roll para a reportagem, basicamente. Acho que nenhum presidente de Junta faria isto por livre e espontânea vontade, só porque sim.

Quanto à ANACOM, o actual presidente não é nenhum Cardadeiro, mas infelizmente, a forma como decidiu abordar o tema TDT é de um derrotismo completo. Há potencial no hertziano e é um serviço essencial, especialmente para quem está em movimento. Além disso, como já abordei anteriormente, acabar com a TDT em hertziano e alguém (ele nem sabe bem quem...) subsidiar operadores pagos como forma das pessoas continuarem a aceder à TV gratuita é mais complicado a nível legal do que parece. Há demasiadas alterações a fazer-se a certas enquadramentos legais que não estou a ver SIC e TVI a apoiarem.

  • Like 3
  • 2 weeks later...
Posted

Boas e más notícias, comecemos com as boas:

https://observador.pt/2022/11/07/governo-da-a-garantia-nao-ha-nenhum-risco-da-tdt-em-portugal-acabar/

 

E as más...

https://eco.sapo.pt/2022/11/09/ministro-da-cultura-afasta-ideia-de-mais-canais-da-rtp-na-tdt/

Primeiro vinham dois canais privados, não vieram. Depois vinham as RTP África e o canal conhecimento, não veem, mas afinal ficamos em águas de bacalhau?

Já disse anteriormente, o grande problema da TDT é a incapacidade do Governo tomar uma decisão e levá-la adiante.

  • Like 1
  • Sad 1
Posted
há 4 minutos, Tuor disse:

Boas e más notícias, comecemos com as boas:

https://observador.pt/2022/11/07/governo-da-a-garantia-nao-ha-nenhum-risco-da-tdt-em-portugal-acabar/

 

E as más...

https://eco.sapo.pt/2022/11/09/ministro-da-cultura-afasta-ideia-de-mais-canais-da-rtp-na-tdt/

Primeiro vinham dois canais privados, não vieram. Depois vinham as RTP África e o canal conhecimento, não veem, mas afinal ficamos em águas de bacalhau?

Já disse anteriormente, o grande problema da TDT é a incapacidade do Governo tomar uma decisão e levá-la adiante.

deviam era colocar em HD os canais :cryhappy:

  • Like 5
Posted
há 1 hora, dav01 disse:

deviam era colocar em HD os canais :cryhappy:

Pois. Possivelmente compactando um pouco o espaço de multiplex da ARTV, por exemplo, talvez já desse para pôr a RTP1, SIC e TVI em HD.

  • Like 2
Posted

E se dessem mais canais, desde que dessem canais que já existem no cabo, ter a CM TV seria ter uma reviravolta (para pior ou para melhor, tanto faz) na televisão terrestre.

  • Like 2
Posted
há 6 horas, LP 98 disse:

Pois. Possivelmente compactando um pouco o espaço de multiplex da ARTV, por exemplo, talvez já desse para pôr a RTP1, SIC e TVI em HD.

Só se gostares de banda desenhada, porque ias ver tudo aos quadrados.

  • LOL 1
Posted
há 8 horas, JDaman disse:

Só se gostares de banda desenhada, porque ias ver tudo aos quadrados.

Só sugeri esse canal porque quantas pessoas é que o devem ver, 500? 🤷🏻‍♂️

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...