Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 8 minutos, Tuor disse:

Isto é grave, muito grave. Pelo andar da carruagem, provavelmente é isso mesmo que irá acontecer, se nos for-mos a fiar na capacidade do governo tomar uma decisão, pois até agora, o problema da tdt advém da incapacidade do governo em tomar decisões. Simplesmente não foram tomadas decisões críticas necessárias.

Nos idos de 2012, quando o problema da TDT começou a vir ao de cima, e até se começaram a fazer programas de TV sobre o assunto, dizia-se que a ANACOM teria recebido mais de 30 propostas para emitir na TDT. Num programa de televisão em directo (já não sei qual) o representante da ANACOM atirou simplesmente com uma evasiva de que eram ''canais mais próprios para o cabo''. É claro, não compete à ANACOM licenciar canais, mas quase de certeza que o Governo e a ERC terão recebido propostas idênticas.

Em suma, a incapacidade dos sucessivos governos em tomar uma decisão (seja ela qual fosse) foi a morte do sistema.

Presumo que estejas a falar do Eduardo Cardadeiro. Foi possivelmente umas das piores pessoas que já vi numa posição de regulação de mercado. Notava-se a milhas estar capturado pelos interesses das operadores e mandava desculpas de tudo e mais alguma coisa para o estado da TDT em 2012.

Porque sim, a TDT já esteve bem pior do que está actualmente. Em 2012 a rede era um marasmo de frequência única (SFN) carregada de interferências e que em muitos casos funcionava mal e porcamente. Muitos dos problemas foram colmatados com a transição para MFN, mas ainda ficou algum trabalho por fazer. O mesmo para o número de canais, que por uma junção de circunstâncias acabou por ser finalmente melhorada em 2016 (podem agradecer ao BE e ao PCP, já agora). O problema é que estagnou a partir de 2016 e não tem havido novidades, nem parece que iremos ter.

Voltando à ANACOM, felizmente a situação neste regulador parece ter melhorado e temos lá agora alguém que não tem medo de meter o dedo na ferida e enfrentar o lóbi das operadoras. Têm feito um trabalho competente na questão do leilão 5G e das aberturas de redes de fibra óptica que deviam ter acesso "universal" e a preço de mercado a outros operadores. Se virem as três grandes operadoras a chorarem muito nos próximos tempos, é sinal de que a ANACOM fez alguma coisa de bom.

• Like 6
Posted
há 34 minutos, JDaman disse:

Presumo que estejas a falar do Eduardo Cardadeiro.

Só me lembro que era um tipo que usava óculos, não me lembro do nome.

Posted

Mais vale (Re)fundar a TDT.

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

• Thanks 1
Posted
há 1 minuto, Raiftv disse:

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

Exatamente. O ideal seria colocar pelo menos mais 2 canais na tdt. Um poderia ser a SIC K e outro a TVI Ficção. Provavelmente a Cofina iria protestar para a CMTV também ir para a tdt.

Posted
há 10 minutos, Raiftv disse:

Era mesmo por aí, quantos mais canais na TDT menos cada um paga.

Eu ia mesmo além disso, migrava o actual mux para o DVB-T2, que conseguiria transportar mais 4-5 canais SD, quantos mais na TDT, menos cada um paga. Afinal de contas é o que a MEO sempre quis, é vender todo o espectro do actual mux, e é precisamente o que o governo não tem deixado.

há 11 minutos, D91 disse:

Exatamente. O ideal seria colocar pelo menos mais 2 canais na tdt. Um poderia ser a SIC K e outro a TVI Ficção. Provavelmente a Cofina iria protestar para a CMTV também ir para a tdt.

No contexto actual, acho que a SIC alinha com a TVI, querem menos custos, não querem ainda mais custos.

Posted (edited)
há 16 minutos, Raiftv disse:

há 13 minutos, D91 disse:

há 5 minutos, SorNunz disse:

Mas assim não pagariam mais?

O grande problema do financiamento da TDT é que RTP, SIC e TVI nunca souberam negociar em condições os valores para a distribuição. Durante anos a TDT foi uma mina de ouro para a PT/Altice, porque estima-se que estas três empresas estavam a pagar valores semelhantes aos que pagavam no analógico, quando estes deviam ter sido reduzidos devido a terem passado todos para uma só frequência, em vez de quatro.

Edited by JDaman
  • Like 7
Posted
há 2 minutos, Tuor disse:

Era mesmo por aí, quantos mais canais na TDT menos cada um paga.

Eu ia mesmo além disso, migrava o actual mux para o DVB-T2, que conseguiria transportar mais 4-5 canais SD, quantos mais na TDT, menos cada um paga. Afinal de contas é o que a MEO sempre quis, é vender todo o espectro do actual mux, e é precisamente o que o governo não tem deixado.

No contexto actual, acho que a SIC alinha com a TVI, querem menos custos, não querem ainda mais custos.

mas se cada uma ficar com + 1 , pagam o mesmo. 

A RTP, SIC E A TVI Pagam o Mux em questão. que são 7 Canais. (1SH , 1,5 HD) se não me falha.

• Like 1
Posted
há 23 minutos, Raiftv disse:

mas se cada uma ficar com + 1 , pagam o mesmo. 

O mais provável é que é que não desça para metade, mas sim por uma percentagem. Mesmo que descesse para metade, eles já se estão a queixar que o preço é demasiado elevado, duvido que lá metessem outro canal seu.

há 25 minutos, Raiftv disse:

A RTP, SIC E A TVI Pagam o Mux em questão. que são 7 Canais. (1SH , 1,5 HD) se não me falha.

A ArTV também paga cerca de 400 mil euros, mas sim o mux é pago por esses.

Posted
há 23 minutos, Tuor disse:

O mais provável é que é que não desça para metade, mas sim por uma percentagem. Mesmo que descesse para metade, eles já se estão a queixar que o preço é demasiado elevado, duvido que lá metessem outro canal seu.

A ArTV também paga cerca de 400 mil euros, mas sim o mux é pago por esses.

ou seja a SIC e A TVI se ficarem com mais um canal, pagam o mesmo.

Isto num pais a serio, os canais se quisessem juntavam se a rede, só precisavam de encontrar "parceiros" de Mux, e  abriam um.

Caso Pratico:

Já que a Cofina e a SPTV  quer entrar na TDT,  juntava-se ao outros players e abriam um Mux.

Posted
há 34 minutos, Raiftv disse:

ou seja a SIC e A TVI se ficarem com mais um canal, pagam o mesmo.

Não percebeste o que escrevi :(. Para terem mais um canal e pagarem o mesmo, significa que por cada canal pagariam metade do que estão a pagar actualmente. O provável é que não desça mais de 15-20% por cada canal, o que significa que com dois canais pagariam mais do que estão actualmente a pagar.

De qualquer forma a SIC e a TVI são do contra, não têm nem nunca tiveram interesse na TDT. Chegaram mesmo a fazer chantagem com o Governo para este não meter lá mais canais.

há 38 minutos, Raiftv disse:

Isto num pais a serio, os canais se quisessem juntavam se a rede, só precisavam de encontrar "parceiros" de Mux, e  abriam um.

É preciso licenciamento da ANACOM, e demoraria uns bons 5 anos até que esse novo mux estivesse disponível.

• Like 1
Posted (edited)
On 5/23/2023 at 6:51 PM, Raiftv said:

Mais fácil é dar um subsídio aos poucos lares que usam o serviço da TDT (cerca de 150 mil ao que parece), tal poderia ser feito através da tarifa social da electricidade (que é atribuído de forma automática).

A rede de TDT existente seria transformada para o DAB+, isto é, para a rádio digital, que vergonhosamente Portugal ainda não tem. Ao mesmo tempo a gestão da rede passaria para uma empresa pública ou mesmo para a RTP.

Vamos ser realistas, o cabo em Portugal tem uma penetração acima dos 90% e não é a investir num "nado morto" que a situação vigente se alterará.

Isto tudo implica uma série de alterações legislativas à Lei da Televisão e da Rádio mas a meu ver seria francamente melhor que o cenário actual.

Edited by Rangel
  • Like 1
Posted

Não são só 150 mil lares que têm TDT, e a TVI sabe bem disso. Serão 150 mil lares sem TV paga, mas há quem tenha cabo e se sirva da TDT noutras divisões da casa, ou em habitações não permanentes. Obrigar todos a ter uma relação contratual com uma operadora de cabo para aceder a canais de sinal aberto, incluído o serviço público de televisão, parece-me até de duvidosa constitucionalidade.

Resumindo, é só conversa para as generalistas não serem tão chuladas pela Altice e negocearem melhores condições.

• Like 6
Posted

Tbf, a melhor solução poderia ser a rede ser operada por um consórcio de empresas que emitem na TDT, semelhante ao que a RTP e TVI faziam quando detinham as suas própria redes de transmissores. Contudo, não estou a ver nem SIC, nem a TVI actual muito interessadas nisso, embora pudesse ser uma forma de redução de custos, visto que a rede passaria a ser operada pelos próprios canais em vez de terceiros. Neste caso, o valor da participação seria correspondente ao número de canais na oferta.

• Like 5
  • 1 month later...
  • 5 weeks later...
Posted
há 1 minuto, Johnman disse:

A gozar, a gozar, Fox como novo canal do TDT a ameaçar as atuais generalistas em sinal aberto seria o equivalente português da chegada da La Sexta na Espanha :cryhappy: só que não, porque a Fox já está em, supostamente, 90% das casas portuguesas

Escrevi isto na brincadeira, mas a pensar bem no assunto, é só trágico como o nosso TDT está a milhas de distância de o de mercados mais desenvolvidos.

E para ser sincero, compreende-se, porque a oferta da TDT atual é muito escassa. Para frisar um ponto que referi ontem, se eu escolhesse não pagar Cabo e ter apenas o sinal digital terrestre + a Netflix, só teria acesso aos canais principais da RTP, a SIC, a TVI e ARTV (que nem funciona a maior parte do tempo). Com 40% do público a optar pelos canais exclusivos do Cabo, a transição para o linear em sinal aberto em massa só aconteceria se a oferta fosse muito mais variada.

O que é uma pena porque o sinal aberto não se trata apenas de uma opção, mas é também um direito do consumidor. Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Sinceramente, ainda para mais com os resultados em decréscimo da SIC, TVI e RTP, se eu fosse uma Cofina ou uma AMC Networks, fazia pressão séria para poder adicionar um canal generalista ao TDT. Detesto a CMTV, por isso não quero vê-la no TDT, mas uma Fox, com adição de alguns conteúdos nacionais generalistas, podia ter uma força excecional. Já para não falar dos prometidos canais de desporto, de música, etc. (e não, a RTP2 não conta).

• Like 2
Posted
há 6 horas, Johnman disse:

Escrevi isto na brincadeira, mas a pensar bem no assunto, é só trágico como o nosso TDT está a milhas de distância de o de mercados mais desenvolvidos.

E para ser sincero, compreende-se, porque a oferta da TDT atual é muito escassa. Para frisar um ponto que referi ontem, se eu escolhesse não pagar Cabo e ter apenas o sinal digital terrestre + a Netflix, só teria acesso aos canais principais da RTP, a SIC, a TVI e ARTV (que nem funciona a maior parte do tempo). Com 40% do público a optar pelos canais exclusivos do Cabo, a transição para o linear em sinal aberto em massa só aconteceria se a oferta fosse muito mais variada.

O que é uma pena porque o sinal aberto não se trata apenas de uma opção, mas é também um direito do consumidor. Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Sinceramente, ainda para mais com os resultados em decréscimo da SIC, TVI e RTP, se eu fosse uma Cofina ou uma AMC Networks, fazia pressão séria para poder adicionar um canal generalista ao TDT. Detesto a CMTV, por isso não quero vê-la no TDT, mas uma Fox, com adição de alguns conteúdos nacionais generalistas, podia ter uma força excecional. Já para não falar dos prometidos canais de desporto, de música, etc. (e não, a RTP2 não conta).

O grande problema é que houve lóbi, não só das operadoras pagas, como até da própria SIC/TVI para a TDT estar como está. Aliás, até digo que as grandes culpadas do estado actual da TDT é mais essa dupla que as operadoras de TV paga. Tiveram a oportunidade de ter maior iniciativa de duopolizar o mercado e escolheram, por óbvia ignorância, entregar o ouro ao bandido.

Se a TDT, e em especial da lei de TV em Portugal, fossem feitas para haver mais dinamismo no mercado televisivo em aberto, todos saíriam a ganhar. Os canais em abertos teriam maior fatia de mercado e exposição, as operadoras pagas teriam que vender TV com base em serviços mais premium e de valor acrescentado e os consumidores, que teriam um rol de escolhas, entre as quais:

1 - Uma maior oferta em aberto;

2 - Subscrever uma oferta mais premium, se assim desejassem;

3 - Debundling, que permitiria maior liberdade nos preços pagos em pacotes de telecomunicações e uma verdadeira escolha sobre os serviços que queremos ter, em vez do marasmo actual.

• Like 6
  • Thanks 1
Posted
há 10 horas, Johnman disse:

Qual é o interesse dessas empresas em adicionar novos canais à TDT, quando aí uns 90% de casas portuguesas tem acesso a cabo? E diria que a tendência é para o número ainda aumentar, já que a TDT deve estar bem mais disseminada na população mais envelhecida que nos jovens, que menos interesse terão nos conteúdos dos canais em aberto.

Posted
há 9 horas, tozequio disse:

Qual é o interesse dessas empresas em adicionar novos canais à TDT, quando aí uns 90% de casas portuguesas tem acesso a cabo? E diria que a tendência é para o número ainda aumentar, já que a TDT deve estar bem mais disseminada na população mais envelhecida que nos jovens, que menos interesse terão nos conteúdos dos canais em aberto.

O interesse é precisamente reduzir o uso da televisão paga e expandir o direito de televisão em sinal aberto principalmente a pessoas mais necessitadas.

• Like 2
Posted
há 7 minutos, Johnman disse:

O interesse é precisamente reduzir o uso da televisão paga e expandir o direito de televisão em sinal aberto principalmente a pessoas mais necessitadas.

Obviamente concordo. Mas essas empresas têm interesses essencialmente económicos e não estão interessadas em prestar um serviço público às pessoas.

• Sad 2
Posted
On 08/08/2023 at 14:46, Johnman disse:

Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Eu não quero ser o advogado do diabo, mas dito de uma forma simples, os interesses da então PT e actual Meo sempre foram claros. Eles queriam um mux aberto e mais 5 com canais pagos, os 5 muxes pagos não avançaram porque a PT estava então a desenvolver uma rede de canais over ISP, que com o tempo foi convertida na actual rede fibra.

Quanto ao mux aberto, eles já tentaram de tudo para por lá mais canais, quem não deixa é o trio Governo/ERC/Anacom, em especial o Governo. Ao fim e ao cabo são uma empresa a tentar obter retorno de um investimento avultado que foi a rede de transmissores.

O resto já foi explicado por outros membros, a má projecção do sistema TDT pelo Governo do Sócrates, o facto de os canais não quererem manter as frequências próprias, e posteriormente a chantagem da SIC e da TVI contra novos canais na TDT (lembram-se da birra que fizeram com a RTP3 e RTP memória?).

Em suma más decisões e a incapacidade dos governos em alterar o paradigma, o resultado é o que vemos.

• Like 6
  • 2 months later...
Posted

Anacom revalida licença TDT da MEO por mais 7 anos.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/telecomunicacoes/anacom-confirma-renovacao-da-licenca-tdt-a-meo-ate-2030-17277364.html

Penso que a decisão ainda terá de ir ao conselho de ministros. Por agora ficam os 7 anos que esta nova licença terá, penso que os argumentos recentes da Media Capital terão tido algum peso. Note-se que a primeira licença tinha um prazo de 15 anos, esta tem metade, mais coisa menos coisa.

• Like 3
Posted (edited)
há 16 minutos, Tuor disse:

Anacom revalida licença TDT da MEO por mais 7 anos.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/telecomunicacoes/anacom-confirma-renovacao-da-licenca-tdt-a-meo-ate-2030-17277364.html

Penso que a decisão ainda terá de ir ao conselho de ministros. Por agora ficam os 7 anos que esta nova licença terá, penso que os argumentos recentes da Media Capital terão tido algum peso. Note-se que a primeira licença tinha um prazo de 15 anos, esta tem metade, mais coisa menos coisa.

Pelo menos que que atribuem as duas frequências disponíveis a Impressa e Media Capital, uma SIC Mulher/Caras e TVI Ficção, conseguia disfarçar a pobreza de TDT que temos em Portugal.  

Edited by Foid
  • Like 1
Posted
há 18 horas, Foid disse:

Pelo menos que que atribuem as duas frequências disponíveis a Impressa e Media Capital, uma SIC Mulher/Caras e TVI Ficção, conseguia disfarçar a pobreza de TDT que temos em Portugal.  

Eu a meu ver refornatava esses canais e mudava os nomes para SIC 2 e TVI 2, os principais passavam a SIC 1 e TVI 1.

• Like 2
Posted
há 18 horas, Foid disse:

nem a sic nem a tvi estão interessadas nisso, a tdt não é minimamente competitiva e esses canais teriam de pagar para estar na tdt (valores absurdos a rtp que o diga), estando no cabo são financiados pelos operadores. Logo esqueçam qualquer canal na TDT, o momento em que isso devia ter acontecido já se foi agora não vale mais a pena.

Este prazo de 7 anos acho que faz sentido porque a forma como as coisas estão a mudar acredito que nesse prazo já nem seja necessário manter a TDT, foi um fiasco muito similar à liberalização das redes fixas de telefone, só quem não estava atento ao mercado achou que aquilo levaria a algum lado. Hoje em dia o telefone fixo é uma coisa praticamente inutil.... e a TDT é igualmente inutil. Pode argumentar 'ah e tal mas há pessoas que apenas têm esses canais' são menos de 10% e facilmente se acordava com as operadoras de cabo o sinal dos canais basicos a qualquer pessoa.

• Thanks 1
  • Sad 2