Jump to content

TDT - Televisão Digital Terrestre


João

Posts Recomendados

há 8 minutos, Tuor disse:

Isto é grave, muito grave. Pelo andar da carruagem, provavelmente é isso mesmo que irá acontecer, se nos for-mos a fiar na capacidade do governo tomar uma decisão, pois até agora, o problema da tdt advém da incapacidade do governo em tomar decisões. Simplesmente não foram tomadas decisões críticas necessárias.

Nos idos de 2012, quando o problema da TDT começou a vir ao de cima, e até se começaram a fazer programas de TV sobre o assunto, dizia-se que a ANACOM teria recebido mais de 30 propostas para emitir na TDT. Num programa de televisão em directo (já não sei qual) o representante da ANACOM atirou simplesmente com uma evasiva de que eram ''canais mais próprios para o cabo''. É claro, não compete à ANACOM licenciar canais, mas quase de certeza que o Governo e a ERC terão recebido propostas idênticas.

Em suma, a incapacidade dos sucessivos governos em tomar uma decisão (seja ela qual fosse) foi a morte do sistema.

Presumo que estejas a falar do Eduardo Cardadeiro. Foi possivelmente umas das piores pessoas que já vi numa posição de regulação de mercado. Notava-se a milhas estar capturado pelos interesses das operadores e mandava desculpas de tudo e mais alguma coisa para o estado da TDT em 2012.

Porque sim, a TDT já esteve bem pior do que está actualmente. Em 2012 a rede era um marasmo de frequência única (SFN) carregada de interferências e que em muitos casos funcionava mal e porcamente. Muitos dos problemas foram colmatados com a transição para MFN, mas ainda ficou algum trabalho por fazer. O mesmo para o número de canais, que por uma junção de circunstâncias acabou por ser finalmente melhorada em 2016 (podem agradecer ao BE e ao PCP, já agora). O problema é que estagnou a partir de 2016 e não tem havido novidades, nem parece que iremos ter.

Voltando à ANACOM, felizmente a situação neste regulador parece ter melhorado e temos lá agora alguém que não tem medo de meter o dedo na ferida e enfrentar o lóbi das operadoras. Têm feito um trabalho competente na questão do leilão 5G e das aberturas de redes de fibra óptica que deviam ter acesso "universal" e a preço de mercado a outros operadores. Se virem as três grandes operadoras a chorarem muito nos próximos tempos, é sinal de que a ANACOM fez alguma coisa de bom.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Raiftv disse:

Mais vale (Re)fundar a TDT.

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

Exatamente. O ideal seria colocar pelo menos mais 2 canais na tdt. Um poderia ser a SIC K e outro a TVI Ficção. Provavelmente a Cofina iria protestar para a CMTV também ir para a tdt.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Raiftv disse:

Mais vale (Re)fundar a TDT.

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

Era mesmo por aí, quantos mais canais na TDT menos cada um paga.

Eu ia mesmo além disso, migrava o actual mux para o DVB-T2, que conseguiria transportar mais 4-5 canais SD, quantos mais na TDT, menos cada um paga. Afinal de contas é o que a MEO sempre quis, é vender todo o espectro do actual mux, e é precisamente o que o governo não tem deixado.

há 11 minutos, D91 disse:

Exatamente. O ideal seria colocar pelo menos mais 2 canais na tdt. Um poderia ser a SIC K e outro a TVI Ficção. Provavelmente a Cofina iria protestar para a CMTV também ir para a tdt.

No contexto actual, acho que a SIC alinha com a TVI, querem menos custos, não querem ainda mais custos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Raiftv disse:

Mais vale (Re)fundar a TDT.

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

 

há 13 minutos, D91 disse:

Exatamente. O ideal seria colocar pelo menos mais 2 canais na tdt. Um poderia ser a SIC K e outro a TVI Ficção. Provavelmente a Cofina iria protestar para a CMTV também ir para a tdt.

 

há 5 minutos, SorNunz disse:

Mas assim não pagariam mais?

O grande problema do financiamento da TDT é que RTP, SIC e TVI nunca souberam negociar em condições os valores para a distribuição. Durante anos a TDT foi uma mina de ouro para a PT/Altice, porque estima-se que estas três empresas estavam a pagar valores semelhantes aos que pagavam no analógico, quando estes deviam ter sido reduzidos devido a terem passado todos para uma só frequência, em vez de quatro.

Editado por JDaman
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tuor disse:

Era mesmo por aí, quantos mais canais na TDT menos cada um paga.

Eu ia mesmo além disso, migrava o actual mux para o DVB-T2, que conseguiria transportar mais 4-5 canais SD, quantos mais na TDT, menos cada um paga. Afinal de contas é o que a MEO sempre quis, é vender todo o espectro do actual mux, e é precisamente o que o governo não tem deixado.

No contexto actual, acho que a SIC alinha com a TVI, querem menos custos, não querem ainda mais custos.

mas se cada uma ficar com + 1 , pagam o mesmo. 

A RTP, SIC E A TVI Pagam o Mux em questão. que são 7 Canais. (1SH , 1,5 HD) se não me falha.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Raiftv disse:

mas se cada uma ficar com + 1 , pagam o mesmo. 

O mais provável é que é que não desça para metade, mas sim por uma percentagem. Mesmo que descesse para metade, eles já se estão a queixar que o preço é demasiado elevado, duvido que lá metessem outro canal seu.

há 25 minutos, Raiftv disse:

A RTP, SIC E A TVI Pagam o Mux em questão. que são 7 Canais. (1SH , 1,5 HD) se não me falha.

A ArTV também paga cerca de 400 mil euros, mas sim o mux é pago por esses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Tuor disse:

O mais provável é que é que não desça para metade, mas sim por uma percentagem. Mesmo que descesse para metade, eles já se estão a queixar que o preço é demasiado elevado, duvido que lá metessem outro canal seu.

A ArTV também paga cerca de 400 mil euros, mas sim o mux é pago por esses.

ou seja a SIC e A TVI se ficarem com mais um canal, pagam o mesmo.

Isto num pais a serio, os canais se quisessem juntavam se a rede, só precisavam de encontrar "parceiros" de Mux, e  abriam um.

Caso Pratico:

Já que a Cofina e a SPTV  quer entrar na TDT,  juntava-se ao outros players e abriam um Mux.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Raiftv disse:

ou seja a SIC e A TVI se ficarem com mais um canal, pagam o mesmo.

Não percebeste o que escrevi :(. Para terem mais um canal e pagarem o mesmo, significa que por cada canal pagariam metade do que estão a pagar actualmente. O provável é que não desça mais de 15-20% por cada canal, o que significa que com dois canais pagariam mais do que estão actualmente a pagar.

De qualquer forma a SIC e a TVI são do contra, não têm nem nunca tiveram interesse na TDT. Chegaram mesmo a fazer chantagem com o Governo para este não meter lá mais canais.

há 38 minutos, Raiftv disse:

Isto num pais a serio, os canais se quisessem juntavam se a rede, só precisavam de encontrar "parceiros" de Mux, e  abriam um.

É preciso licenciamento da ANACOM, e demoraria uns bons 5 anos até que esse novo mux estivesse disponível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 5/23/2023 at 6:51 PM, Raiftv said:

Mais vale (Re)fundar a TDT.

Se as privadas querem pagar menos terao que ceder, e por pelo menos + 2 canais privados, para elas tanto faz porque já tem a concorrência no cabo.

Mais fácil é dar um subsídio aos poucos lares que usam o serviço da TDT (cerca de 150 mil ao que parece), tal poderia ser feito através da tarifa social da electricidade (que é atribuído de forma automática).

A rede de TDT existente seria transformada para o DAB+, isto é, para a rádio digital, que vergonhosamente Portugal ainda não tem. Ao mesmo tempo a gestão da rede passaria para uma empresa pública ou mesmo para a RTP.

Vamos ser realistas, o cabo em Portugal tem uma penetração acima dos 90% e não é a investir num "nado morto" que a situação vigente se alterará.

Isto tudo implica uma série de alterações legislativas à Lei da Televisão e da Rádio mas a meu ver seria francamente melhor que o cenário actual.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são só 150 mil lares que têm TDT, e a TVI sabe bem disso. Serão 150 mil lares sem TV paga, mas há quem tenha cabo e se sirva da TDT noutras divisões da casa, ou em habitações não permanentes. Obrigar todos a ter uma relação contratual com uma operadora de cabo para aceder a canais de sinal aberto, incluído o serviço público de televisão, parece-me até de duvidosa constitucionalidade.

Resumindo, é só conversa para as generalistas não serem tão chuladas pela Altice e negocearem melhores condições.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tbf, a melhor solução poderia ser a rede ser operada por um consórcio de empresas que emitem na TDT, semelhante ao que a RTP e TVI faziam quando detinham as suas própria redes de transmissores. Contudo, não estou a ver nem SIC, nem a TVI actual muito interessadas nisso, embora pudesse ser uma forma de redução de custos, visto que a rede passaria a ser operada pelos próprios canais em vez de terceiros. Neste caso, o valor da participação seria correspondente ao número de canais na oferta.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 5 semanas depois...
há 1 minuto, Johnman disse:

A gozar, a gozar, Fox como novo canal do TDT a ameaçar as atuais generalistas em sinal aberto seria o equivalente português da chegada da La Sexta na Espanha :cryhappy: só que não, porque a Fox já está em, supostamente, 90% das casas portuguesas

Escrevi isto na brincadeira, mas a pensar bem no assunto, é só trágico como o nosso TDT está a milhas de distância de o de mercados mais desenvolvidos.

E para ser sincero, compreende-se, porque a oferta da TDT atual é muito escassa. Para frisar um ponto que referi ontem, se eu escolhesse não pagar Cabo e ter apenas o sinal digital terrestre + a Netflix, só teria acesso aos canais principais da RTP, a SIC, a TVI e ARTV (que nem funciona a maior parte do tempo). Com 40% do público a optar pelos canais exclusivos do Cabo, a transição para o linear em sinal aberto em massa só aconteceria se a oferta fosse muito mais variada.

O que é uma pena porque o sinal aberto não se trata apenas de uma opção, mas é também um direito do consumidor. Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Sinceramente, ainda para mais com os resultados em decréscimo da SIC, TVI e RTP, se eu fosse uma Cofina ou uma AMC Networks, fazia pressão séria para poder adicionar um canal generalista ao TDT. Detesto a CMTV, por isso não quero vê-la no TDT, mas uma Fox, com adição de alguns conteúdos nacionais generalistas, podia ter uma força excecional. Já para não falar dos prometidos canais de desporto, de música, etc. (e não, a RTP2 não conta).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Johnman disse:

Escrevi isto na brincadeira, mas a pensar bem no assunto, é só trágico como o nosso TDT está a milhas de distância de o de mercados mais desenvolvidos.

E para ser sincero, compreende-se, porque a oferta da TDT atual é muito escassa. Para frisar um ponto que referi ontem, se eu escolhesse não pagar Cabo e ter apenas o sinal digital terrestre + a Netflix, só teria acesso aos canais principais da RTP, a SIC, a TVI e ARTV (que nem funciona a maior parte do tempo). Com 40% do público a optar pelos canais exclusivos do Cabo, a transição para o linear em sinal aberto em massa só aconteceria se a oferta fosse muito mais variada.

O que é uma pena porque o sinal aberto não se trata apenas de uma opção, mas é também um direito do consumidor. Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Sinceramente, ainda para mais com os resultados em decréscimo da SIC, TVI e RTP, se eu fosse uma Cofina ou uma AMC Networks, fazia pressão séria para poder adicionar um canal generalista ao TDT. Detesto a CMTV, por isso não quero vê-la no TDT, mas uma Fox, com adição de alguns conteúdos nacionais generalistas, podia ter uma força excecional. Já para não falar dos prometidos canais de desporto, de música, etc. (e não, a RTP2 não conta).

O grande problema é que houve lóbi, não só das operadoras pagas, como até da própria SIC/TVI para a TDT estar como está. Aliás, até digo que as grandes culpadas do estado actual da TDT é mais essa dupla que as operadoras de TV paga. Tiveram a oportunidade de ter maior iniciativa de duopolizar o mercado e escolheram, por óbvia ignorância, entregar o ouro ao bandido.

Se a TDT, e em especial da lei de TV em Portugal, fossem feitas para haver mais dinamismo no mercado televisivo em aberto, todos saíriam a ganhar. Os canais em abertos teriam maior fatia de mercado e exposição, as operadoras pagas teriam que vender TV com base em serviços mais premium e de valor acrescentado e os consumidores, que teriam um rol de escolhas, entre as quais:

1 - Uma maior oferta em aberto;

2 - Subscrever uma oferta mais premium, se assim desejassem;

3 - Debundling, que permitiria maior liberdade nos preços pagos em pacotes de telecomunicações e uma verdadeira escolha sobre os serviços que queremos ter, em vez do marasmo actual.

  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Johnman disse:

Sinceramente, ainda para mais com os resultados em decréscimo da SIC, TVI e RTP, se eu fosse uma Cofina ou uma AMC Networks, fazia pressão séria para poder adicionar um canal generalista ao TDT. Detesto a CMTV, por isso não quero vê-la no TDT, mas uma Fox, com adição de alguns conteúdos nacionais generalistas, podia ter uma força excecional. Já para não falar dos prometidos canais de desporto, de música, etc. (e não, a RTP2 não conta).

Qual é o interesse dessas empresas em adicionar novos canais à TDT, quando aí uns 90% de casas portuguesas tem acesso a cabo? E diria que a tendência é para o número ainda aumentar, já que a TDT deve estar bem mais disseminada na população mais envelhecida que nos jovens, que menos interesse terão nos conteúdos dos canais em aberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, tozequio disse:

Qual é o interesse dessas empresas em adicionar novos canais à TDT, quando aí uns 90% de casas portuguesas tem acesso a cabo? E diria que a tendência é para o número ainda aumentar, já que a TDT deve estar bem mais disseminada na população mais envelhecida que nos jovens, que menos interesse terão nos conteúdos dos canais em aberto.

O interesse é precisamente reduzir o uso da televisão paga e expandir o direito de televisão em sinal aberto principalmente a pessoas mais necessitadas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Johnman disse:

O interesse é precisamente reduzir o uso da televisão paga e expandir o direito de televisão em sinal aberto principalmente a pessoas mais necessitadas.

Obviamente concordo. Mas essas empresas têm interesses essencialmente económicos e não estão interessadas em prestar um serviço público às pessoas.

  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/08/2023 at 14:46, Johnman disse:

Mas considerando que o TDT português está nas mãos de uma operadora de cabo que provavelmente tem muito mais interesse em manter os contratos atuais (não sei se este é o caso pelo mundo fora), as probabilidades de expansão da oferta portuguesa são escassas.

Eu não quero ser o advogado do diabo, mas dito de uma forma simples, os interesses da então PT e actual Meo sempre foram claros. Eles queriam um mux aberto e mais 5 com canais pagos, os 5 muxes pagos não avançaram porque a PT estava então a desenvolver uma rede de canais over ISP, que com o tempo foi convertida na actual rede fibra.

Quanto ao mux aberto, eles já tentaram de tudo para por lá mais canais, quem não deixa é o trio Governo/ERC/Anacom, em especial o Governo. Ao fim e ao cabo são uma empresa a tentar obter retorno de um investimento avultado que foi a rede de transmissores.

O resto já foi explicado por outros membros, a má projecção do sistema TDT pelo Governo do Sócrates, o facto de os canais não quererem manter as frequências próprias, e posteriormente a chantagem da SIC e da TVI contra novos canais na TDT (lembram-se da birra que fizeram com a RTP3 e RTP memória?).

Em suma más decisões e a incapacidade dos governos em alterar o paradigma, o resultado é o que vemos.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Anacom revalida licença TDT da MEO por mais 7 anos.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/telecomunicacoes/anacom-confirma-renovacao-da-licenca-tdt-a-meo-ate-2030-17277364.html

Penso que a decisão ainda terá de ir ao conselho de ministros. Por agora ficam os 7 anos que esta nova licença terá, penso que os argumentos recentes da Media Capital terão tido algum peso. Note-se que a primeira licença tinha um prazo de 15 anos, esta tem metade, mais coisa menos coisa.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Tuor disse:

Anacom revalida licença TDT da MEO por mais 7 anos.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/telecomunicacoes/anacom-confirma-renovacao-da-licenca-tdt-a-meo-ate-2030-17277364.html

Penso que a decisão ainda terá de ir ao conselho de ministros. Por agora ficam os 7 anos que esta nova licença terá, penso que os argumentos recentes da Media Capital terão tido algum peso. Note-se que a primeira licença tinha um prazo de 15 anos, esta tem metade, mais coisa menos coisa.

Pelo menos que que atribuem as duas frequências disponíveis a Impressa e Media Capital, uma SIC Mulher/Caras e TVI Ficção, conseguia disfarçar a pobreza de TDT que temos em Portugal.  

Editado por Foid
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Foid disse:

Pelo menos que que atribuem as duas frequências disponíveis a Impressa e Media Capital, uma SIC Mulher/Caras e TVI Ficção, conseguia disfarçar a pobreza de TDT que temos em Portugal.  

Eu a meu ver refornatava esses canais e mudava os nomes para SIC 2 e TVI 2, os principais passavam a SIC 1 e TVI 1.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Foid disse:

Pelo menos que que atribuem as duas frequências disponíveis a Impressa e Media Capital, uma SIC Mulher/Caras e TVI Ficção, conseguia disfarçar a pobreza de TDT que temos em Portugal.  

nem a sic nem a tvi estão interessadas nisso, a tdt não é minimamente competitiva e esses canais teriam de pagar para estar na tdt (valores absurdos a rtp que o diga), estando no cabo são financiados pelos operadores. Logo esqueçam qualquer canal na TDT, o momento em que isso devia ter acontecido já se foi agora não vale mais a pena.

Este prazo de 7 anos acho que faz sentido porque a forma como as coisas estão a mudar acredito que nesse prazo já nem seja necessário manter a TDT, foi um fiasco muito similar à liberalização das redes fixas de telefone, só quem não estava atento ao mercado achou que aquilo levaria a algum lado. Hoje em dia o telefone fixo é uma coisa praticamente inutil.... e a TDT é igualmente inutil. Pode argumentar 'ah e tal mas há pessoas que apenas têm esses canais' são menos de 10% e facilmente se acordava com as operadoras de cabo o sinal dos canais basicos a qualquer pessoa.

  • Obrigado 1
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...