Jump to content

TDT - Televisão Digital Terrestre


João

Posts Recomendados

há 14 minutos, LP 98 disse:

Só sugeri esse canal porque quantas pessoas é que o devem ver, 500? 🤷🏻‍♂️

Tirando o ARTV não ias ter espaço para canais em HD. Tudo bem que os métodos de compressão em H.264 melhoraram imenso desde que temos TDT, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Para HD de fraca qualidade já temos na TV paga.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, ATVTQsV disse:

E se dessem mais canais, desde que dessem canais que já existem no cabo, ter a CM TV seria ter uma reviravolta (para pior ou para melhor, tanto faz) na televisão terrestre.

Eu sempre defendi diversidade na TDT. Já lá está um canal de notícias, não é preciso mais outro. Mas na ausência de interessados em entrar na TDT, aparentemente esses querem ir para a TDT, porque não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 10/11/2022 at 19:02, Tuor disse:

Eu sempre defendi diversidade na TDT. Já lá está um canal de notícias, não é preciso mais outro. Mas na ausência de interessados em entrar na TDT, aparentemente esses querem ir para a TDT, porque não?

Eu acho que há pelo menos três temáticas em falta na TDT: infantil, cinema e desporto. Aliás, tenho ideia que a ideia original para os dois canais privados era um ser de desporto e o outro ser um infantil.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JDaman disse:

Eu acho que há pelo menos três temáticas em falta na TDT: infantil, cinema e desporto. Aliás, tenho ideia que a ideia original para os dois canais privados era um ser de desporto e o outro ser um infantil.

Então podiam colocar na TDT a SIC K e um de desporto que até podia ser lançado pela TVI. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, D91 disse:

Então podiam colocar na TDT a SIC K e um de desporto que até podia ser lançado pela TVI. 

Para mim o mais lógico seria SIC K e o Canal 11, mas não vejo tal coisa a acontecer, até porque a própria FPF já disse que não queria o canal na TDT.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JDaman disse:

Para mim o mais lógico seria SIC K e o Canal 11, mas não vejo tal coisa a acontecer, até porque a própria FPF já disse que não queria o canal na TDT.

O problema da tdt é o valor que as empresas dos canais teriam de pagar para lá estarem... e acham que canais que são financiados sobretudo pelas operadoras de cabo iam abdicar disso para ir para a tdt nas condições e na já pouca relevância que tem a rede? a tvi nem a porcaria do tvi ficção tem nos operadores todos quanto mais apostar num canal da tdt. isso foi um navio que já afundou.

Enquanto a tdt não for um espaço livre das amarras da altice e low cost nenhum canal vai para lá, a rtp foi obrigada porque se não fosse também não teria abdicado dos canais apenas em cabo , esta mudança da memoria e da 3 fez um rombo nas contas que só a muito custo não deu prejuizo.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, AndreRob disse:

O problema da tdt é o valor que as empresas dos canais teriam de pagar para lá estarem... e acham que canais que são financiados sobretudo pelas operadoras de cabo iam abdicar disso para ir para a tdt nas condições e na já pouca relevância que tem a rede? a tvi nem a porcaria do tvi ficção tem nos operadores todos quanto mais apostar num canal da tdt. isso foi um navio que já afundou.

Enquanto a tdt não for um espaço livre das amarras da altice e low cost nenhum canal vai para lá, a rtp foi obrigada porque se não fosse também não teria abdicado dos canais apenas em cabo , esta mudança da memoria e da 3 fez um rombo nas contas que só a muito custo não deu prejuizo.

Exatamente. Se a SIC e a TVI quisessem colocar alguns dos seus canais no cabo, já o tinham conseguido, bastava fazer pressão. Mas nenhum canal tem esse interesse e por isso a TDT não vai passar disto. 

Editado por D91
  • Gosto 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/11/2022 at 12:37, D91 disse:

Exatamente. Se a SIC e a TVI quisessem colocar alguns dos seus canais no cabo, já o tinham conseguido, bastava fazer pressão. Mas nenhum canal tem esse interesse e por isso a TDT não vai passar disto. 

On 24/11/2022 at 12:19, JDaman disse:

Para mim o mais lógico seria SIC K e o Canal 11, mas não vejo tal coisa a acontecer, até porque a própria FPF já disse que não queria o canal na TDT.

Uma alternativa razoável para a TDT lusitana seria a lista gratuita de canais oferecidos pelas marcas de televisores LG (LG Channels) e Samsung (Samsung TV Plus). A oferta de programação é bem razoável e conta com alguns canais da PlutoTV. Recém adquiri um televisor QLED da Samsung e ele veio com tal lista. São 54 canais, quase todos com tradução (dobragem ou legendagem). Não é a melhor programação do Mundo, mas é bem razoável. Algo bem curioso nesta aplicação é que vieram 3 canais em PT-PT: Euronews, FuelTV e Motorvision. 
 

 

Editado por PierreDumont
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/11/2022 at 15:37, D91 disse:

Exatamente. Se a SIC e a TVI quisessem colocar alguns dos seus canais no cabo, já o tinham conseguido, bastava fazer pressão. Mas nenhum canal tem esse interesse e por isso a TDT não vai passar disto. 

Exctamente, por outro lado tem sido as próprias a fazer pressão para que não entre mais nenhum canal :(.

Alguns canais, para além dos da SIC e TVI:

-Sportv+

-Cinemundo

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

TDT: ANACOM aceita renovar licença do serviço à MEO

A MEO deverá continuar a fornecer serviço de TDT aos portugueses. A ANACOM já decidiu o sentido de decisão, não devendo ser levantada qualquer tipo de barreiras à continuidade da Altice Portugal na prestação deste serviço. Há uma consulta pública para ouvir todos os interessados neste tema até ao dia 29 de março.

tdt00-720x430.jpg

TDT: renovação à MEO deverá ser por 7 anos

A ANACOM aprovou, a 14 de fevereiro de 2023, o sentido provável de decisão sobre a renovação do direito de utilização de frequências - o qual, em coerência com a Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) agora em vigor, passará a designar-se Direito de Utilização do Espectro de Radiofrequências (DUER) - atribuído à MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia (MEO) para o serviço de radiodifusão televisiva digital terrestre (TDT) - Multiplexer A (MUX A).

A ANACOM considera que nada obsta à renovação do DUER pelo prazo de 7 anos (até 10 de dezembro de 2030), o que terá um impacto em significativos estratos da população, bem como no mercado retalhista de televisão gratuita e no mercado grossista de teledifusão digital terrestre gratuito para os utilizadores finais. Mais considera que não devem ser impostas condições distintas das fixadas anteriormente, mantendo-se estas aplicáveis.

TDT_01.jpg

Este sentido provável de decisão foi submetido a audiência prévia das entidades interessadas (MEO, RTP, SIC, TVI e ARTV - Canal Parlamento), nos termos do Código de Procedimento Administrativo, bem como ao procedimento geral de consulta estabelecido no artigo 10.º da LCE.

Uma vez concluído o processo de consulta, proceder-se-á à divulgação pública dos contributos recebidos, pelo que os interessados deverão remeter também uma versão expurgada dos elementos considerados confidenciais para efeitos de publicação neste sítio.

Fonte:https://pplware.sapo.pt/informacao/tdt-anacom-aceita-renovar-licenca-do-servico-a-meo/

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/media/detalhe/media-capital-quer-sair-da-tdt-sic-e-rtp-defendem-precos-mais-baixos

 

Pagam muito para servir poucos.

Eu estive na tdt entre 2012 e dezembro de 2020.

 

E aquilo tem vários problemas.

 

Pode acontecer a imagem ficar aos quadradinhos, congelar ou ficar o ecrã preto só por causa do sinal GPS dos carros.

Isso obriga a redirecionar a atena. 

Tem outro defeito se vossa atena apanhar o sinal de vários transmissores faz o mesmo que mencionei acima.

Em dias de chuva apanha pior o sinal.

Em fim a nivel de sinal ficamos pior que as moscas do analógico que ainda experimentei na primeira metade dos anos 90 antes de começar a haver cabo .

 

 

 

  • Surpresa 5
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, ATVTQsV disse:

Se se concretizar, a TVI sairá da rede terrestre

Ou seja, na pior das hipóteses, Portugal terá só UM canal privado generalista terrestre à escala nacional

até me espanta isto não ter sido ponderado há mais tempo... no fundo a sic e a tvi sairem da tdt a perda de espetadores seria pouco significativa... ou seja o que se perdia em publico acabava por ter um ganho financeiro, devido ao elevado custo de estar na tdt.

A TDT não serve quase ninguém nem tem grande utilidade...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O grande problema da TDT é que está envolta em demasia burocracia para sair do marasmo actual. A questão da licença acaba por ser prova disso.

À custa disto é pouco provável que haja o tipo de mudanças que são necessárias para a plataforma ser mais do que um "extra". A plataforma tem seriamente que melhor do ponto de vista das tecnologias usadas (passar canais para HD, DVB-T2, etc.), tem que melhorar na qualidade de recepção, entre outros. Parte disto precisa que haja alguma flexibilização no regime jurídico que regula esta área, mas outras podiam passar pela iniciativa dos próprios canais. A TDT podia servir como mote para universalizar o HD e o som 5.1. Tal não aconteceu em parte porque os próprios canais da plataforma não quiseram e estamos neste marasmo com canais em SD e som estéreo.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, AZT_STB disse:

Se querem que diga, o pior nem é a saída da TVI, canal que nem sequer me digno a fazer zaping, o pior é a intenção dos privados, o que significa que para além dos que lá estão actualmente, provavelmente não haverá quem queira entrar na TDT, à excepção, se calhar, dos canais com interesses religiosos como a Record. É triste.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ou seja que daqui a alguns anos, televisão só se for a pagar mensalidades das operadoras. Querem é acabar com a base da televisão portuguesa, a televisão terrestre.

Infelizmente a TDT foi um fiasco em Portugal, porque em vez de aumentar a qualidade, em certas zonas diminuíram de propósito com a desculpa de venderem forçadamente pacotes da MEO e da NOS. Sei que os meus familiares mais idosos rescindiram da TDT e passaram a ter serviços de satélite da NOS ou da MEO (alguns passaram à fibra).

Éramos país para ter 20 ou mais canais terrestres e acabámos com uns míseros sete com falta de variedade. Pelo andar da carruagem, nunca o grupo ocidental dos Açores terá a TDT a funcionar.

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Ou seja que daqui a alguns anos, televisão só se for a pagar mensalidades das operadoras.

Isto é grave, muito grave. Pelo andar da carruagem, provavelmente é isso mesmo que irá acontecer, se nos for-mos a fiar na capacidade do governo tomar uma decisão, pois até agora, o problema da tdt advém da incapacidade do governo em tomar decisões. Simplesmente não foram tomadas decisões críticas necessárias.

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Éramos país para ter 20 ou mais canais terrestres e acabámos com uns míseros sete com falta de variedade.

Nos idos de 2012, quando o problema da TDT começou a vir ao de cima, e até se começaram a fazer programas de TV sobre o assunto, dizia-se que a ANACOM teria recebido mais de 30 propostas para emitir na TDT. Num programa de televisão em directo (já não sei qual) o representante da ANACOM atirou simplesmente com uma evasiva de que eram ''canais mais próprios para o cabo''. É claro, não compete à ANACOM licenciar canais, mas quase de certeza que o Governo e a ERC terão recebido propostas idênticas.

Em suma, a incapacidade dos sucessivos governos em tomar uma decisão (seja ela qual fosse) foi a morte do sistema.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...