Jump to content

TDT - Televisão Digital Terrestre


João

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...

A Anacom a dar a dicazinha de que há intenção de colocar os canais da tdt em HD.

Citação

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

14. Do que é que preciso para ter a TDT em alta definição (HD)?

Não é indispensável que o seu equipamento de receção de TDT suporte alta definição, mas é aconselhável.

O modelo de TDT adotado em Portugal prevê a  emissão dos canais abertos em definição standard (SD) e a emissão partilhada destes canais em alta definição (HD). Contudo, a capacidade de transmissão atual do serviço de TDT ainda não permite que todos os programas sejam emitidos em simultâneo em alta definição. A emissão de um programa em alta definição requer uma capacidade de transmissão muito superior à emissão do mesmo programa em definição normal.

Por outro lado, a evolução tecnológica aponta para que as emissões tendam a ser, no futuro, apenas em alta definição.

Para aceder à TDT em alta definição precisará, nessa altura, de ter uma televisão digital integrada ou um equipamento descodificador externo (set-top-box) com capacidade de descodificação de alta definição.

Precisa também de ter um televisor preparado para alta definição, ou seja, com uma resolução vertical mínima de 720 linhas (720p). Estes televisores vêm identificados com o selo "HD Ready" ou "Full HD", este último correspondente a uma resolução vertical de 1080 linhas.

Tenha em atenção que, se possuiu  ou vai adquirir um equipamento de receção que apenas suporta emissões em definição standard (SD), poderá vir a ficar sem acesso ao serviço de TDT se as emissões passarem exclusivamente para HD.

não percebi foi a parte "(...)e a emissão partilhada destes canais em HD(...)"

Editado por Nogueiraa03
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Anacom a dar a dicazinha de que há intenção de colocar os canais da tdt em HD.
PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)
14. Do que é que preciso para ter a TDT em alta definição (HD)?
Não é indispensável que o seu equipamento de receção de TDT suporte alta definição, mas é aconselhável.
O modelo de TDT adotado em Portugal prevê a  emissão dos canais abertos em definição standard (SD) e a emissão partilhada destes canais em alta definição (HD). Contudo, a capacidade de transmissão atual do serviço de TDT ainda não permite que todos os programas sejam emitidos em simultâneo em alta definição. A emissão de um programa em alta definição requer uma capacidade de transmissão muito superior à emissão do mesmo programa em definição normal.
Por outro lado, a evolução tecnológica aponta para que as emissões tendam a ser, no futuro, apenas em alta definição.
Para aceder à TDT em alta definição precisará, nessa altura, de ter uma televisão digital integrada ou um equipamento descodificador externo (set-top-box) com capacidade de descodificação de alta definição.
Precisa também de ter um televisor preparado para alta definição, ou seja, com uma resolução vertical mínima de 720 linhas (720p). Estes televisores vêm identificados com o selo "HD Ready" ou "Full HD", este último correspondente a uma resolução vertical de 1080 linhas.
Tenha em atenção que, se possuiu  ou vai adquirir um equipamento de receção que apenas suporta emissões em definição standard (SD), poderá vir a ficar sem acesso ao serviço de TDT se as emissões passarem exclusivamente para HD.
não percebi foi a parte "(...)e a emissão partilhada destes canais em HD(...)"

Isso seria referente ao canal HD que era suposto ser partilhado pela RTP, SIC e TVI.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os 3 a emitir num só? isso não daria certo..
a AXN já esteve em testes na tdt?!
 
Tanto não deu que o canal nunca emitiu nada, nunca chegaram a acordo quando cada um emitiria ou o que seria emitido.

Eu lembro-me vagamente desse episódio, se me recordo corretamente na fase inicial da implementação da TDT a PT emitiu o AXN no tal canal HD da TDT que era suposto ser partilhado.
Só já não me lembro com certeza se era por erro ou como um teste, mas penso que era propositado e apenas aconteceu antes da data oficial de lançamento da TDT.
  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já quase me esquecia, na altura em que houve o plano para o canal em HD, as generalistas faziam emissões ocasionais neste formato, a TVI teve a sua primeira emissão em HD com o Euro 2008 na MEO e nada até 2019, a RTP com os Jogos Olímpicos de 2008, sendo que regressou para a Liga dos Campeões de 2009 e aos poucos cresceu e a SIC começou só com a Liga Europa (dois jogos) para depois voltar a emitir em regime experimental outra vez em Abril de 2016 e em definitivo em Outubro de 2016.

Assim sendo, na altura o canal HD iria dar jeito para algum jogo da Liga dos Campeões ou da Liga Europa, ou outro evento desportivo qualquer, mas de lá nada saiu.

Houve também um plano em 2012/2013 que estipulava o uso do canal pelo Ministério da Cultura, mas de lá nada saiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Nogueiraa03 disse:

espero que em 2023 quando a altice largar a tdt a mesma seja atribuida a uma empresa que lançe mais canais, de forma a que fique pelo menos um canal por cada categoria: Generalistas, Infantil, Filmes e Séries, Entretenimento, Documentários, Desporto, Música e Informação e que sejam todos em HD..

Não é a Altice que lança canais na TDT. É o Governo que emite licenças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, miguelalex23 disse:

Não é a Altice que lança canais na TDT. É o Governo que emite licenças.

Mas é a Altice que demonstra interesse em ter mais canais e ai o governo emite as licenças, ou é o governo que se lembra "vamos por mais canais" e mete?

já vi por ai reclamarem que a tdt não devia ter sido atribuida à MEO, mas se for o governo que decide se há mais canais ou não, então problema não é da MEO

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Nogueiraa03 disse:

Mas é a Altice que demonstra interesse em ter mais canais e ai o governo emite as licenças, ou é o governo que se lembra "vamos por mais canais" e mete?

já vi por ai reclamarem que a tdt não devia ter sido atribuida à MEO, mas se for o governo que decide se há mais canais ou não, então problema não é da MEO

Bem... quem decidiu em 2016 que a RTP3 e RTP Memória passassem a estar presentes na TDT foi o governo. Por muito que a Altice não goste, o governo estará sempre acima de qualquer empresa. Por isso, sim, é verdade o que tu dizes: o interesse em adicionar canais passa sobretudo pela Altice, mas é o governo quem emite as licenças.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/11/2020 at 21:19, Nogueiraa03 disse:

A Anacom a dar a dicazinha de que há intenção de colocar os canais da tdt em HD.

achei outro site da anacom a dizer que os canais vão passar a ser emitidos em HD

Spoiler

No futuro, as emissões da TDT passarão a ser disponibilizadas em alta definição (HD).

falta saber quando será o futuro

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TDT. Altice desmente valores da ANACOM

Citação

É do conhecimento do regulador que foi este a solicitar à LS Telcom um estudo no âmbito do concurso aberto pela ANACOM relativo ao “alargamento da oferta de serviços de programas na televisão digital terrestre” e no qual foram identificados 21 milhões de euros, pela empresa LS Telcom, como os custos previsíveis para uma solução de simulcast nacional, em que simultaneamente se faria a migração de tecnologia DVB-T para DVB-T2 para aumentar o número de canais de TV de 9 para 20 a 25".

uma parte interessante

Editado por Nogueiraa03
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, EFernando disse:

A RTP África até concordo, já o Canal Conhecimento não vejo em que moldes poderá existir para ser diferente de uma RTP2.

Parece que o concurso para os dois canais privados irá cair por terra, infelizmente. 

será uma pena se cair, mas também pode significar a abertura de um novo mux

quando é que será o lançamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Televisão 10 said:

A RTP África até é uma boa adição, tendo um senão. Tem imensas repetições, parecendo quase uma RTP Memória 2.0 muitas vezes.

A introdução da RTP África devia de passar pela criação de conteúdos sobre o espaço lusófono e mais programas feito por pessoas com origens africanas. Se é para vir com um rol de repetições, é um desperdício (literal) de espaço. 

O canal Conhecimento está-me a cheirar tanto a empecilho e não sei até que ponto não vão aproveitar conteúdos da Telescola e da RTP Lab e afins. Por isso, é que vai sair, na teoria, baratíssimo. Medo.

Se fosse eu, criava um canal mais voltado para o cinema/séries já que o Fragoso escorraçou tudo da RTP1. Assim, matavam-se dois coelhos numa cajadada só. Embora, o orçamento fosse mais pesado e parece-me que esse não é o objetivo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o Nuno Artur Silva e a maravilhosa Ministra da Cultura só espero que esse Canal do Conhecimento tenha coisas como documentários sobre a história da Micronésia nos anos 70 ou concertos de música norueguesa dos anos 50. Em Espanha um canal como este da TVE durou... 2 anos.
Quanto à RTP África... já sabemos que muitas das repetições da RTP1 irão ter melhores resultados que a atual RTP2, e seremos mesmo a primeiro país do mundo com um canal internacional no país de origem. Se era para isto faziam uma emissão dedicada para Portugal.

E com estas brincadeiras a RTP2 está cada vez mais encurralada. Genial... Só espero que a direcção da RTP rejeite mais este capricho de pseudo-intelectualidade atirado para cima dela, que eu saiba não estão obrigados a fazer todas as barbaridades que estes dizem (aliás, também já consigo perceber como a rádio pública está como está com interferências destas, principalmente a Antena 3...)

Editado por canal7
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, EFernando disse:

A introdução da RTP África devia de passar pela criação de conteúdos sobre o espaço lusófono e mais programas feito por pessoas com origens africanas. Se é para vir com um rol de repetições, é um desperdício (literal) de espaço. 

O canal Conhecimento está-me a cheirar tanto a empecilho e não sei até que ponto não vão aproveitar conteúdos da Telescola e da RTP Lab e afins. Por isso, é que vai sair, na teoria, baratíssimo. Medo.

Se fosse eu, criava um canal mais voltado para o cinema/séries já que o Fragoso escorraçou tudo da RTP1. Assim, matavam-se dois coelhos numa cajadada só. Embora, o orçamento fosse mais pesado e parece-me que esse não é o objetivo.

A questão é que a RTP África tem vários programas feitos com pessoas com origens africanas, inclusive feitos a partir das delegações da RTP nos PALOP. No entanto, não chega para encher uma grelha completa, nem há dinheiro para tal. Além disso, a RTP África funciona como um canal generalista, estando nas TDT de muitos dos PALOP, logo é normal que transmitam em simultâneo ou em diferido programas de outros canais da RTP.

O canal Conhecimento não me parece ter pernas para andar. Foi uma ideia para encher.

O Fragoso não escorraçou o cinema nem as séries da RTP 1. Continuam a existir filmes e séries no canal, podendo não ser nos melhores horários, mas continuam. Também existem na RTP 2 e Memória. Além disso, face à concorrência existente na TV Cabo, seria um canal caro.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, miguelalex23 disse:

O "Canal Conhecimento" é uma ideia já antiga, cuja possibilidade está prevista no contrato de concessão desde 2008. O #EstudoEmCasa deve ser o pretexto para a irem recuperar. Essas parcerias com as universidades são uma ideia bonita, mas não chega para alimentar um canal. Se é para se tornar um canal de documentários, torna-se um pouco uma redundância da RTP2. Não me admirava que fosse para o ar numa primeira fase só com a telescola e mais nada.

Quando até a BBC desiste da homónima BBC Knowledge ao fim de 3 anos, acho que está tudo dito.
É tudo muito bonito... na teoria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...