Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2018


DanielLuis

Posts Recomendados

há 3 minutos, AGUI disse:

 

Isso do "mais do mesmo" é por ser uma balada? É que acho que nesta edição nem houve mais nenhum fado, nem levamos um fado há uns anos à Eurovisão e mais nenhum país leva, claro.

Não é por isso, é uma música ao estilo de que meio Portugal já ouviu em qualquer sitio. A Eurovisão pede originalidade cada vez mais e eu adoro fado atenção mas acho que esta música não corresponde a essa originalidade, para mim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 6,3k
  • Criado
  • Última Resposta
Agora mesmo, Fernandovisão disse:

Não é por isso, é uma música ao estilo de que meio Portugal já ouviu em qualquer sitio. A Eurovisão pede originalidade cada vez mais e eu adoro fado atenção mas acho que esta música não corresponde a essa originalidade, para mim

Percebo, mas acho como fado é um género que existe só em Portugal, acho que tem o seu quê de diferença (embora este seja um fado menos característico). Se fosse para ganhar, não aconselhava nada uma música assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Magazine disse:

Isso do Patati é um cover deste hit?

é que eu QUERO

:mosking:

Agora que ele vai lançar um novo cd é que podia ir à Eurovisão :ph34r: Se não ganhasse podia proferir ali no meio "Leave Me Alone" e, caso ganhasse, "Thank you, darlings" (naquele inglês macarrónico). A Lady Betty anunciava os votos de Portugal (mas ainda lhe rebentava o botox com o barulho :ph34r:). Divas da Eurovisão: Verka Serduchka, Conchita Wurst e José Castelo Branco :heart:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, AGUI disse:

Percebo, mas acho como fado é um género que existe só em Portugal, acho que tem o seu quê de diferença (embora este seja um fado menos característico). Se fosse para ganhar, não aconselhava nada uma música assim.

Sim, nisso concordo a 100% mas este ano eu queria algo (ainda mais ) irreverente pois cada vez mais a ESC quer isso, mas este ano prevejo uma edição um pouco fraca ao nível de originalidade e da irreverência 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho impressionante o “hate” que todos têm dado por aqui ao nosso festival e à respectiva semi-final. Como uma pessoa que gosta da música e que vai acompanhando as seleções nacionais lá fora, tenho muito orgulho naquilo que se tornou o nosso festival e não tenho dúvidas que é a melhor seleção nacional dos 43 países participantes. Se me perguntam se tem todo o pop fabricado por exemplo na Suécia? Claro que não e ainda bem. E por favor não me venham pedir artistas como April Ivy (cujas músicas são cópias do que se faz lá fora e que nem ao vivo sabe cantar) ou todos aqueles artistas com músicas fabricadas para durarem 2 meses. O verdadeiro problema está aí - o povo português tanto critica o pimba mas consome todo o pop português que passa na rádio (a sua maioria nada original). Pensava que com a vitória do Salvador, este panorama tinha mudado algo mas tudo me parece igual - continuam a insistir querer levar músicas sem significado e originalidade nenhuma. 

Dito isto, concordo também que falta alguma diversidade ao nosso leque embora também defenda que é nisto que somos melhores. Mesmo assim, não podemos criticar a RTP por não o ter tentado - há muita diversidade nos compositores (de gerações e de géneros). Ou seja, têm que criticar é os compositores, principalmente um nome - Diogo Piçarra. Está aqui o maior artista masculino pop português (e de qualidade), com sons modernos e mesmo este optou por compor uma balada - quando a RTP pede aos compositores para fazer trabalhos que pudessem incluir nos respetivos álbuns. É a mentalidade de alguns compositores que tem que mudar e não da RTP que tentou com este ano trazer o máximo de diversidade possível. Quanto à 1º Semi-Final, não me parece que haja nenhuma canção que vá a ter o impacto do Salvador mas destaco a do JP Simões, a do Janeiro e a da Catarina Miranda. Quanto aos snippets da 2º Semi-Final, tenho que ouvir melhor mas à primeira audição agradou-me imenso a da Claudia e da sobrinha do grande Tito Paris.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ana Maria Peres disse:
  1. Ainda assim, o método de votação está bastante rebuscado e pouco explicitado. Ganha o juri, ganha o televoto? :O Sem falar que são demasiadas músicas a competir, credo, para quê tantas apuradas? 4 chegavam e davam conta do recado;
  2. Por fim, mas que falta de respeita é essa dos votos? :O Que autêntica vigarice, desculpem lá. :O Não há auditoria para controlar as votações? :O Não houve controlo em apurar o vencedor, de forma completo e imparcial? :O Sei que erros acontecem, mas toda o processo depois é uma autêntica pouca vergonha. Andava eu a queixar-me da situação grega, mas anunciam assim um cantor do nada, que afinal obteve mais pontos do televoto do que outro? Isto é surreal, ainda para mais desqualificando outro? :O Mas foi a televisão bielorussa que controlou as votações? Parece. 

A piece de resistance de tudo isto é que NINGUÉM FEZ O REGULAMENTO DO FESTIVAL 2018! O que se encontra no site da RTP é o de 2017 e eles dizem que é igual, o que é uma completa mentira!
Eu posso ser chato e tudo mais, mas se até nos 760 há regulamentos e adendas sucessivas, aqui nem isso!
Uma empresa de bem não pode comer estes erros e depois vem com um: "desculpa, nós enganámo-nos"!
Gente, vocês têm agora uma maquineta que faz automatiza os planos de câmara, mas ninguém consegue imprimir uma folha de papel de um computador com os votos e as percentagens? É tudo feito de papel e caneta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, AGUI disse:

Estive a ouvir outra vez Só Por Ela e que ganhe de uma vez o Festival. Que música ótima, tocante e com um estilo completamente diferente da do Salvador, embora também seja uma balada :cray: @Duarte @HugoMiguel Agora o culto é a Dog Years e Só Por Ela. Podem chorar :cray:

 

Chocado, que eu também comentei que gostava dessa música e você não me mencionou :bye2: Mas, no fundo, eu só não quero que ganhe o Janeiro. Mas gosto desta, atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ana Maria Peres disse:

Highlights do Festival da Canção - 1ª semfinal

  1. Tudo muito calmo, muito ao gosto que a RTP nos tem habituado. Já gastei o meu latim ontem, não vale a pena voltar a bater no ceguinho;
  2. A incrível falta de noção do Janeiro a comer uma banana. Eu sei que é giro armarmo-nos em alternativos, em ser como o Salvador, mas achei uma atitude arrogante de alguém que tem uma clara fraca de percepção sobre como estar num sítio público. Não sei como é que a RTP compactua com isto - mas deixem lá, é cool ser assim, foi assim que o Salvador nos levou a vitória, por isso não faz mal. :rolleyes: Ainda para mais, aquela atitude de desprezo para com o Festival... Enfim, bem sei que isto é um Festival de Canção e ele teve a melhor, mas pronto, não justifica a má-educação;
  3. De positivo: a votação dos jurados. Não concordei com algumas votações, mas regra geral foram boas, contrariamente ao televoto;
  4. Ainda assim, o método de votação está bastante rebuscado e pouco explicitado. Ganha o juri, ganha o televoto? :O Sem falar que são demasiadas músicas a competir, credo, para quê tantas apuradas? 4 chegavam e davam conta do recado;
  5. Por fim, mas que falta de respeita é essa dos votos? :O Que autêntica vigarice, desculpem lá. :O Não há auditoria para controlar as votações? :O Não houve controlo em apurar o vencedor, de forma completo e imparcial? :O Sei que erros acontecem, mas toda o processo depois é uma autêntica pouca vergonha. Andava eu a queixar-me da situação grega, mas anunciam assim um cantor do nada, que afinal obteve mais pontos do televoto do que outro? Isto é surreal, ainda para mais desqualificando outro? :O Mas foi a televisão bielorussa que controlou as votações? Parece. 

@Ana Maria Peres lê isto que o Daniel Deusdado, o diretor de programas, disse sobre o erro:

Um número mal transcrito alterou a ordem dos finalistas da 1ª semifinal. RTP está a avaliar novos métodos, diz o diretor de programas

Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP1, percebeu ainda antes do final do programa, olhando para os resultados do televoto, que tinha sido cometido um erro no apuramento das sete canções finalistas do Festival da Canção na semifinal de domingo. Não era a canção de Mallu Magalhães que passava à final, mas sim a de Jorge Palma. "Percebi, mas não havia tempo de recontar tudo", explica, em declarações ao DN, situando os acontecimentos: o anúncio dos finalistas, a celebração e a despedida do programa. A auditoria aos resultados começou logo a seguir. "Olha-se sempre para tudo e desta vez ainda com mais rigor."

O erro aconteceu no apuramentos do televoto. Os resultados das preferências do espectadores convertem-se numa percentagem que, por sua vez, corresponde a pontos - 12, 10, 8, e, partir daqui, 7, 5, 4, 3, 2. "A pessoa que tem essa tarefa escreve num papel e dá um aos apresentadores e outro vai para o grafismo", explica Daniel Deusdado.

Em casa, ouvimos Jorge Gabriel atribuir a pontuação à canção Eu Te Amo, da compositora Mallu Magalhães. "Sete pontos para a canção número 3, Beatriz Pessoa". E é também esse número que vemos surgir no gráfico. "Como é o momento final, não conseguimos perceber imediatamente tudo", justifica Daniel Deusdado.

A auditoria confirmou que tinha sido canção número 13 (e não 3), A Mesma Canção, do compositor Paulo Praça, interpretada por Maria Amaral, que obteve os 7 pontos da votação do público, como a RTP esclareceu ontem, cerca das 13.00, em comunicado.

"No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos", lê-se.

Daniel Deusdado explica ao DN que logo após o programa falaram com Mallu Magalhães e Beatriz Pessoa. "Chamámos os elementos da canção nº3, reunimos com eles, tiveram um fair play absoluto". O erro na contagem dos pontos resultava numa alteração da composição do lote de sete finalistas do Festival. A canção interpretada por Beatriz Pessoa deixou de ter os 11 pontos com que terminou a semifinal (4 do júri e 7 do televoto), mas apenas 4, valor insuficiente para chegar aos semifinalistas.

"Apurada a votação correta, como o regulamento determina que em caso de empate prevalece a classificação do júri, ficaram apuradas para a final do Festival da Canção de Guimarães as canções nº 6 e nº 2, respetivamente no 6º e 7º lugares", diz o texto. Simplificando: A canção de Jorge Palma, Sem Medo, que tinha terminado com 7 pontos (2 do júri e 5 do televoto) empatou com a composição de Benjamim, Zero a Zero, e o tema de José Cid. O desempate foi feito pelo júri.

"Sendo este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade, a RTP apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP", termina a televisão pública.

O que muda na próxima semana?

Com a segunda semifinal no horizonte (é no domingo), impõe-se saber o que muda. "Essa avaliação já está a ser feita. Temos de arranjar mecanismos de redundância. Estamos a poucas horas do caso, mas haverá um novo método", adianta Deusdado.

Nas contas oficiais do programa nas redes sociais sobressaiu uma pergunta: está a RTP preparada para um evento como a Eurovisão, a 12 de maio, em Lisboa? "Toda a organização está balizada pelo que é referência neste sector", começa por esclarecer Daniel Deusdado. E acrescenta: "O Festival da Canção não é a Eurovisão, não tem os meios nem o orçamento da Eurovisão. Um erro não pode pôr em causa toda a gente e tudo. Não tira o mérito e profissionalismo de toda a equipa". O momento foi "muito duro", admite, e completa: "Jamais não tornaríamos público um erro. Procuramos a verdade e a transparência. Mas vamos tentar não errar."

https://www.dn.pt/media/interior/percebi-o-erro-mas-nao-havia-tempo-de-recontar-tudo-diz-daniel-deusdado-9130337.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 hours ago, Billie said:

E por favor não me venham pedir artistas como April Ivy (cujas músicas são cópias do que se faz lá fora e que nem ao vivo sabe cantar)

Engraçado como um post a queixar-se do "hate" aos vocalistas do FdC também começa ele próprio a ser um "hater" e a fazer acusações sem sentido :P 

P.S. Não sei se tens noção, mas o tipo de músicas da April fazem-se tanto nos EUA, como no Reino Unido, como na Alemanha, França, Bélgica, Holanda, etc... e vendem. São músicas comerciais. De certeza que ela tem mais sucesso comercial do que 99.9% dos cantores que passaram pelo FDC deste ano (excepto o Piçarra, basicamente é o único com sucesso). E na Eurovisão as pessoas votam nas músicas que ficam no ouvido - coisa que não acontece com a grande maioria das músicas do Festival da Canção, as melodias são muito fracas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, ATVTQsV disse:

Vou fazer figas para que as canções em inglês passem ambos para a final.

Porque? :huh:

 

há 39 minutos, Cable Guy disse:

Engraçado como um post a queixar-se do "hate" aos vocalistas do FdC também começa ele próprio a ser um "hater" e a fazer acusações sem sentido :P 

P.S. Não sei se tens noção, mas o tipo de músicas da April fazem-se tanto nos EUA, como no Reino Unido, como na Alemanha, França, Bélgica, Holanda, etc... e vendem. São músicas comerciais. De certeza que ela tem mais sucesso comercial do que 99.9% dos cantores que passaram pelo FDC deste ano (excepto o Piçarra, basicamente é o único com sucesso). E na Eurovisão as pessoas votam nas músicas que ficam no ouvido - coisa que não acontece com a grande maioria das músicas do Festival da Canção, as melodias são muito fracas.

Zé Cabra também era muito comercial e acho que nunca ninguém quis que fosse à Eurovisão. E as melodias podem ser "fracas" a ficar no ouvido, porque não são iguais a mais meio milhão de outras músicas, com o mesmo ritmo e os mesmos 2 acordes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...