Jump to content

Valor da Vida


O Informador

Posts Recomendados

há 4 minutos, SIM disse:

Na opinião de muito boa gente, o Vilhena só escreveu duas boas novelas. No entanto foi para a Globo.

Ninguém como Tu e Tempo de Viver foram muito boas, Sedução foi boazinha e ele ainda escreveu Equador, salvo erro, que foi uma bela produção. Mas lá está, não é fácil escrever 20 novelões uns atrás dos outros, o importante é ir adquirindo experiência para dar um salto na carreira se um dia a oportunidade surgir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Forbidden disse:

Mesmo, eu acho que Ouro Verde nem entra no top 5 das novelas portuguesas mais vistas da década.

Se contarmos com novelas que começaram a ter VOSDAL já depois de terem estreiado, então eu creio que não, não entra no top 5. Aliás, nesse caso, o top 5 é quase todo da SIC (Dancin' Days, Mar Salgado, Sol de Inverno e Coração D'Ouro). Espírito Indomável é a única da TVI que lá se encontra. E eu pessoalmente conto A Única Mulher como uma novela inteira e não como três temporadas separadas, senão AÚM T2 também tinha sido mais vista (e acho que a T1 também o foi).

Se só contarmos VOSDAL em novelas que começaram com ele desde o início, então sim, Ouro Verde entra no top 5 (e CDO cai muito dos 14 que fez c/VOSDAL).

há 23 minutos, SIM disse:

Falo do caso da TVI, senão incluía nomes como Alexandre Castro, Pedro Lopes ou Gonçalo Oliveira.

Na opinião de muito boa gente, o Vilhena só escreveu duas boas novelas. No entanto foi para a Globo.

Oh, então nesse caso, sim, tens razão. Mas eu diria que OV foi uma combinação de Moniz e MJC. AÚM deu-lhe um bom legado, sim, mas depois A Impostora baixou os resultados do 1º horário forte e feio. Liderou ali por um bocadinho e andava nos 13/14, mas eventualmente Amor Maior ganhou força, passou-lhe à frente, e partir daí foi o desapego. E AÚM também já não tinha tanta garra com aquela T3 horrível, ainda que os shares eram bons. A MJC tinha um bom produto e isso fez toda a gente confiar em OV, juntamente com as ideias mainstream do Moniz.

E eu não acho que as pessoas pensem que o Vilhena só escreveu duas boas novelas. Sim, Olhos nos Olhos foi controversa, mas eu não conheço ninguém que tenha visto Sedução e não achou pelo menos boazita (e sim, foi um megaflop na altura de transmissão original, mas se bem me lembro, na altura era a novela mais bem recebida em transmissão da TVI). Também foi, salvo erro, o autor principal do remake de Vila Faia, da minissérie 37 e (como o @Free Live referiu) de Equador. As três foram todas fortemente recebidas. O currículo/portfólio do Vilhena é bastante convincente.

Claro que pode haver quem ache que só NCT e TdV foram notáveis, mas até nesse caso, elas são normalmente consideradas como duas das melhores novelas portuguesas de sempre. Enquanto que Ouro Verde, claro que não está ainda nesse patamar. Quer dizer, eu gostei muito de OV, sei que muitas pessoas gostaram também, e diria que é das melhores da década até agora, mas das melhores de sempre.... é difícil dizer. Talvez no top 10. Mas não é nenhum marco da ficção portuguesa como NCT ou TdV foram.

Portanto, acho que o pessoal está justificado quando diz que a MJC ainda tem que provar antes de dizermos que ela merece um lugar na Globo. OV foi muita boa, mas qualquer autor é capaz de pelo menos uma boa novela (excepto a Muller).

Editado por Johnman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Johnman said:

Se contarmos com novelas que começaram a ter VOSDAL já depois de terem estreiado, então eu creio que não, não entra no top 5. Aliás, nesse caso, o top 5 é quase todo da SIC (Dancin' Days, Mar Salgado, Sol de Inverno e Coração D'Ouro). Espírito Indomável é a única da TVI que lá se encontra. E eu pessoalmente conto A Única Mulher como uma novela inteira e não como três temporadas separadas, senão AÚM T2 também tinha sido mais vista (e acho que a T1 também o foi).

Se só contarmos VOSDAL em novelas que começaram com ele desde o início, então sim, Ouro Verde entra no top 5 (e CDO cai muito dos 14 que fez c/VOSDAL).

Oh, então nesse caso, sim, tens razão. Mas eu diria que OV foi uma combinação de Moniz e MJC. AÚM deu-lhe um bom legado, sim, mas depois A Impostora baixou os resultados do 1º horário forte e feio. Liderou ali por um bocadinho e andava nos 13/14, mas eventualmente Amor Maior ganhou força, passou-lhe à frente, e partir daí foi o desapego. E AÚM também já não tinha tanta garra com aquela T3 horrível, ainda que os shares eram bons. A MJC tinha um bom produto e isso fez toda a gente confiar em OV, juntamente com as ideias mainstream do Moniz.

E eu não acho que as pessoas pensem que o Vilhena só escreveu duas boas novelas. Sim, Olhos nos Olhos foi controversa, mas eu não conheço ninguém que tenha visto Sedução e não achou pelo menos boazita (e sim, foi um megaflop na altura de transmissão original, mas se bem me lembro, na altura era a novela mais bem recebida em transmissão da TVI). Também foi, salvo erro, o autor principal do remake de Vila Faia, da minissérie 37 e (como o @Free Live referiu) de Equador. As três foram todas fortemente recebidas. O currículo/portfólio do Vilhena é bastante convincente.

Claro que pode haver quem ache que só NCT e TdV foram notáveis, mas até nesse caso, elas são normalmente consideradas como duas das melhores novelas portuguesas de sempre. Enquanto que Ouro Verde, claro que não está ainda nesse patamar. Quer dizer, eu gostei muito de OV, sei que muitas pessoas gostaram também, e diria que é das melhores da década até agora, mas das melhores de sempre.... é difícil dizer. Talvez no top 10. Mas não é nenhum marco da ficção portuguesa como NCT ou TdV foram.

Portanto, acho que o pessoal está justificado quando diz que a MJC ainda tem que provar antes de dizermos que ela merece um lugar na Globo. OV foi muita boa, mas qualquer autor é capaz de pelo menos uma boa novela (excepto a Muller).

A Maria João Costa fez algo bom para primeira novela, juntou uma história até boa com personagens boas o que fez uma boa novela. Já o Vilhena fazia algo de se lhe tirar o chapéu, histórias fraquíssimas com personagens fortíssimas e fazia novelões, é um fenómeno estranho mas ele tem esse dom! Já o Barreira é daqueles que começa com histórias do melhor que há e as personagens são sempre um flop, não são fracas à partida mas ele não as sabe trabalhar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Johnman disse:

E eu não acho que as pessoas pensem que o Vilhena só escreveu duas boas novelas. Sim, Olhos nos Olhos foi controversa, mas eu não conheço ninguém que tenha visto Sedução e não achou pelo menos boazita (e sim, foi um megaflop na altura de transmissão original, mas se bem me lembro, na altura era a novela mais bem recebida em transmissão da TVI). Também foi, salvo erro, o autor principal do remake de Vila Faia, da minissérie 37 e (como o @Free Live referiu) de Equador. As três foram todas fortemente recebidas. O currículo/portfólio do Vilhena é bastante convincente.

Acabas de conhecer :P Do que vi de Sedução não gostei. Muito secante. E Olhos nos Olhos tinha algumas qualidades, mas era pesada de mais. Acho que estão extremamente longe da qualidade de TDV e NCT. E sim, Vila Faia e Equador foram bons produtos. 37 não vi. É a minha opinião. :P

Editado por Ivo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouro Verde tal como O Beijo do Escorpião foram curtas para acabarem em Setembro e a TVI poder estrear uma novela ao mesmo tempo que a da SIC. Simples.
A Maria Joao Costa escreve os episódios que lhe mandarem e se não quiser escrever é substituida por outro. Não estou a ver porque motivo uma autora recem estreada tem mais poder que os outros que estão lá há anos. Sim porque duvido que a Mira goste de escrever 600 episódios. 
 

Editado por Maciel
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, Ivo disse:

Acabas de conhecer :P Do que vi de Sedução não gostei. Muito secante. E Olhos nos Olhos tinha algumas qualidades, mas era pesada de mais. Acho que estão extremamente longe da qualidade de TDV e NCT. E sim, Vila Faia e Equador foram bons produtos. 37 não vi. É a minha opinião. :P

Hum, interessante... quanto de Sedução viste? Admito que a 1ª fase foi um bocadinho seca, mas depois chegou a um ponto que eu achei que aquilo ficou ótimo, mesmo. Mas claro, opiniões diferentes :P

há 55 minutos, rodrigoo disse:

A Maria João Costa fez algo bom para primeira novela, juntou uma história até boa com personagens boas o que fez uma boa novela. Já o Vilhena fazia algo de se lhe tirar o chapéu, histórias fraquíssimas com personagens fortíssimas e fazia novelões, é um fenómeno estranho mas ele tem esse dom! Já o Barreira é daqueles que começa com histórias do melhor que há e as personagens são sempre um flop, não são fracas à partida mas ele não as sabe trabalhar...

O Barreira já teve boas novelas (Remédio Santo, Fascínios, O Beijo do Escorpião - se bem que acho que o João Matos fez mais por essa do que ele), e ele tem o dom de ressuscitação cardíaca para salvar flops (Tu e Eu, Jardins Proibidos). Mas ultimamente, nota-se que ele tem ótimas ideias e depois perde-se que nem uma criança na floresta a tentar desenvolvê-las. Ainda acredito que A Michelinostora sofreu muito por causa da Michelinostorice, já que a 1ª fase não foi má e a 2ª pareceu-me ter os seus momentos quando a deixavam ser uma novela a sério. Mas sejamos honestos: por mais que adoremos gozar com a novela, se formos a julgar honesta/objetivamente, aquilo não foi bom :haha: Mas Destinos Cruzados foi uma bosta do caraças.... tinha TUDO para ser uma bomba. Tudo. Uma das novelas portuguesas com maior potencial de sempre. E depois saiu-me aquela salganhada pseudo-Malucos do Riso, secante, mal escrita e sem lógica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Johnman disse:

Hum, interessante... quanto de Sedução viste? Admito que a 1ª fase foi um bocadinho seca, mas depois chegou a um ponto que eu achei que aquilo ficou ótimo, mesmo. Mas claro, opiniões diferentes :P

Na exibição original vi os primeiros 10 episódios, mas aquilo não me cativou nada e dava muito tarde, não ia ficar a ver uma novela que para mim não era grande coisa. Agora, por vezes faço zapping e ponho na novela, mas aquilo não me chama e mudo.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Se contarmos com novelas que começaram a ter VOSDAL já depois de terem estreiado, então eu creio que não, não entra no top 5. Aliás, nesse caso, o top 5 é quase todo da SIC (Dancin' Days, Mar Salgado, Sol de Inverno e Coração D'Ouro). Espírito Indomável é a única da TVI que lá se encontra. E eu pessoalmente conto A Única Mulher como uma novela inteira e não como três temporadas separadas, senão AÚM T2 também tinha sido mais vista (e acho que a T1 também o foi).

Se só contarmos VOSDAL em novelas que começaram com ele desde o início, então sim, Ouro Verde entra no top 5 (e CDO cai muito dos 14 que fez c/VOSDAL).

 

 

Pra mim o que conta é com VOSDAL, portanto é esse o top 5 que eu acho correto.

E sim, AUM é uma só novela, nem acho que tenha sentido estar a contar as "temporadas" como novelas separadas.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Johnman said:

Hum, interessante... quanto de Sedução viste? Admito que a 1ª fase foi um bocadinho seca, mas depois chegou a um ponto que eu achei que aquilo ficou ótimo, mesmo. Mas claro, opiniões diferentes :P

O Barreira já teve boas novelas (Remédio Santo, Fascínios, O Beijo do Escorpião - se bem que acho que o João Matos fez mais por essa do que ele), e ele tem o dom de ressuscitação cardíaca para salvar flops (Tu e Eu, Jardins Proibidos). Mas ultimamente, nota-se que ele tem ótimas ideias e depois perde-se que nem uma criança na floresta a tentar desenvolvê-las. Ainda acredito que A Michelinostora sofreu muito por causa da Michelinostorice, já que a 1ª fase não foi má e a 2ª pareceu-me ter os seus momentos quando a deixavam ser uma novela a sério. Mas sejamos honestos: por mais que adoremos gozar com a novela, se formos a julgar honesta/objetivamente, aquilo não foi bom :haha: Mas Destinos Cruzados foi uma bosta do caraças.... tinha TUDO para ser uma bomba. Tudo. Uma das novelas portuguesas com maior potencial de sempre. E depois saiu-me aquela salganhada pseudo-Malucos do Riso, secante, mal escrita e sem lógica.

Destinos é um bom exemplo de personagens mal trabalhadas. Quanto à Impostora penso que o problema esteve essencialmente em ter sido escrita como novela de primeiro horário e pronta para receber esse tipo de orçamento e tratamento e no final recebe tratamento e orçamento de novela das 19:00, aquele inicio com eles a irem à Venezuela, à China, ao Barreiro, à Amadora, à Namibia, a todo o lado foi só penoso de ver e de pensar e "agora como é que eles vêm todos parar a um sitio" e saber que teriamos que levar com o platon do resort e do bairro na África, já estando toda a gente saturada do musseque da Mara e do Luis Miguel, foi novela mal tratada e em mau timing, que se nota perfeitamente que tanto atores como autor se cansaram ao perceberem que iam ser mal tratados e que a novela iria para o ar toda gravada, algo que não acontecia à anos na TVI, ninguém esperava e foi um choque para a equipa. Porque quem viu o final arrasador da Dalila no primeiro episódio sabe que a novela não era para ser o que se tornou...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, SIM disse:

A Maria João Costa recusou-se a escrever mais do que os 225 episódios porque não tem capacidade mental para tal. Aliás, se a sua substituiu A Herdeira, podemos contar com o mesmo número de episódios de Ouro Verde e será um problema. A menos que lhe acenem com muitos euros :dry:

Eles se quisessem tinham posto esta a estrear em maio, a substituta em março de 2019, e a outra em janeiro de 2020...

Mas se não tivessem a preparar AH, achas que deixavam OV acabar? Lá teve a sorte de começar em janeiro, porque acabar na reentré nem é mau, estreia-se outra e pronto. Agora estou para ver como vai ser com a substituta de AH que será escrita pela MJC. Vai durar 1 ano à mesma e se fizer resultados semelhantes aos de OV/AH então arranjam maneira de a esticar... E se a MJC se recusar metem outro autor ou autora a continuar a história... Mas que era bom que a novela da MJC tivesse 225 eps, era, mas duvido que isso aconteça, caso seja um sucesso...

há 2 horas, SIM disse:

Mas Pedro, se ela não consegue dirigir 300 episódios por causa da sua saúde pode simplesmente colocar um atestado médico. Não se trata de caprichos dela, mas sim de questões que ela não consegue controlar.

Ele é que sabe. Não foi nem a Mira, nem o Ribeiro, nem o Barreira que conseguiram a segunda melhor média de uma novela da década.

Não sei se é por causa da saúde dela, acho que tem mesmo a ver com a capacidade criativa dela...

Eu vi muito pouco de OV mas do que vi parecia ser uma boa novela. Quero que venha esta para avaliar melhor o trabalho da MJC, porque além de uma novela não ser suficiente, ela disse que esta seria completamente diferente de OV. :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, João_O disse:

Mas se não tivessem a preparar AH, achas que deixavam OV acabar? Lá teve a sorte de começar em janeiro, porque acabar na reentré nem é mau, estreia-se outra e pronto. Agora estou para ver como vai ser com a substituta de AH que será escrita pela MJC. Vai durar 1 ano à mesma e se fizer resultados semelhantes aos de OV/AH então arranjam maneira de a esticar... E se a MJC se recusar metem outro autor ou autora a continuar a história... Mas que era bom que a novela da MJC tivesse 225 eps, era, mas duvido que isso aconteça, caso seja um sucesso...

Não sei se é por causa da saúde dela, acho que tem mesmo a ver com a capacidade criativa dela...

Eu vi muito pouco de OV mas do que vi parecia ser uma boa novela. Quero que venha esta para avaliar melhor o trabalho da MJC, porque além de uma novela não ser suficiente, ela disse que esta seria completamente diferente de OV. :P

Na minha opinião, só a TVI ficaria a perder. Seguramente que ela não teria problemas em arranjar emprego, ela que é famosa em todo lado :haha:

Acho que as pessoas estão a confundir a Maria João Costa com um comum autor novo na área.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, SIM disse:

Na minha opinião, só a TVI ficaria a perder. Seguramente que ela não teria problemas em arranjar emprego, ela que é famosa em todo lado :haha:

Acho que as pessoas estão a confundir a Maria João Costa com um comum autor novo na área.

Eu acho que tu estás a confundir quem de facto manda na TVI.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SIM disse:

Na minha opinião, só a TVI ficaria a perder. Seguramente que ela não teria problemas em arranjar emprego, ela que é famosa em todo lado :haha:

Acho que as pessoas estão a confundir a Maria João Costa com um comum autor novo na área.

Ninguém está a confundir, mas ela é uma autora nova, ainda tem bastante a provar, porque tivémos casos de autores que desiludiram no segundo projeto (Inês Gomes - de MS para AM, Artur Ribeiro - de B para SB). Não quer dizer que seja o caso dela mas pode vir a acontecer, daí que estou ansioso que venha esta nova novela para poder avaliar já que uma novela não é suficiente. :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a dizer que ela manda, mas acho que está em posição de aceitar um projeto mediante as suas condições.

Agora mesmo, João_O disse:

Ninguém está a confundir, mas ela é uma autora nova, ainda tem bastante a provar, porque tivémos casos de autores que desiludiram no segundo projeto (Inês Gomes - de MS para AM, Artur Ribeiro - de B para SB). Não quer dizer que seja o caso dela mas pode vir a acontecer, daí que estou ansioso que venha esta nova novela para poder avaliar já que uma novela não é suficiente. :)

Oh, sim, não me referia à qualidade da novela, porque nada está ganho nesta vida :P Refiro-me às condições delaao aceitar fazer a novela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, SIM disse:

Não estou a dizer que ela manda, mas acho que está em posição de aceitar um projeto mediante as suas condições.

Oh, sim, não me referia à qualidade da novela, porque nada está ganho nesta vida :P Refiro-me às condições delaao aceitar fazer a novela.

Sim mas se a TVI não aceitar e disser que tem que escrever X eps quando ela só queria/podia escrever Y, das duas uma: ou ela abandona o barco ou sujeita-se às condições impostas pela TVI. Tão simples quanto isto :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João_O disse:

Sim mas se a TVI não aceitar e disser que tem que escrever X eps quando ela só queria/podia escrever Y, das duas uma: ou ela abandona o barco ou sujeita-se às condições impostas pela TVI. Tão simples quanto isto :P

Pois, duvido que aconteça, pois todos nós precisamos de dinheiro para sobreviver, mas se a mulher não consegue escrever porque se sente extremamente cansada fisicamente, não vai por em risco por causa do emprego :mosking: É que há pessoas que desenvolveram problemas devido ao extremo cansaço/stress.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiver mais episódios que Ouro Verde, mas estreiar em Setembro, das três uma: ou a TVI encomenda mais episódios, a MJC sai da cena e entra outra pessoa para acabar a novela (não apoio esta decisão de todo); ou voltam a fazer uma à Michelinostora e metem toneladas de palha para chegar à reentré de 2018; ou então a novela acaba entre Maio e Junho, e depois vai Onde Está Elisa para o 1º horário (o que seria um risco à grande, mas considerando que o Mundial é em Junho-Julho e que só tem 100 e poucos episódios, acho que era uma hipótese económica, e tinha a TVI tempo de esperar até Setembro para criar uma novela nova).

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Johnman disse:

Se não tiver mais episódios que Ouro Verde, mas estreiar em Setembro, das três uma: ou a TVI encomenda mais episódios, a MJC sai da cena e entra outra pessoa para acabar a novela (não apoio esta decisão de todo); ou voltam a fazer uma à Michelinostora e metem toneladas de palha para chegar à reentré de 2018; ou então a novela acaba em Junho, e depois vai Onde Está Elisa para o 1º horário (o que seria um risco à grande, mas considerando que o Mundial é em Junho-Julho e que só tem 100 e poucos episódios, acho que era uma hipótese económica, e tinha a TVI tempo de esperar até Setembro para criar uma novela nova).

Mas essa novela pode passar em primeiro horário sem levar cortes? A questão é essa, porque se a TVI põe uma novela explícita antes das 22:30 pode levar multa, e eles já não andam bons de finanças :mosking:

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...