Jump to content

Valor da Vida


O Informador

Posts Recomendados

há 25 minutos, Forbidden disse:

Eu acho que faz falta personagens doces e meigas, as "sofridas" não tem que ser todas cheias de garra e implacáveis, acho até que isso já cansa.

Tens a Margarida de Jogo Duplo, por exemplo, que é mesmo doce e meiga, é uma delicia vê-la na relação que tem com a irmã, com os amigos e até mesmo com o João em certos casos. No entanto, também não é nenhuma sonsa e atadinha, ela dá luta e não baixa os braços, não se fica quando é injustiçada ou quando tem de fazer frente a quem quer que seja. 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Forbidden disse:

Eu acho que faz falta personagens doces e meigas, as "sofridas" não tem que ser todas cheias de garra e implacáveis, acho até que isso já cansa.

Nisso concordo contigo, gostava de ver uma protagonista mais ingénua, que cai nas armadilhas, até pode virar corajosa mais para o meio/fim da novela após algumas situações, mas pelo menos numa boa parte da novela ser assim.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, HugoMiguel disse:

Nisso concordo contigo, gostava de ver uma protagonista mais ingénua, que cai nas armadilhas, até pode virar corajosa mais para o meio/fim da novela após algumas situações, mas pelo menos numa boa parte da novela ser assim.

Têm centenas de novelas assim... e haja paciência! :priest:

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, HugoMiguel disse:

Recentemente não me lembro de nenhuma sinceramente.

Amor Maior por exemplo. A protagonista fingia ser forte e muito lutadora, mas caía em todas as armadilhas dos vilões, era uma songamonga, só chorava... e haja paciência!

Editado por AGUI
  • Gosto 3
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A MJC consegue escrever bem personagens mais doces e simples, como a da Manuela Couto, mãe da Catarina, que mesmo com a dor e sofrimento da filha pelo seu problema de identidade sexual, manteve sempre esse registo, não virando justiceira. Acho que foi das personagens mais doces, simples e humanas recentemente escritas na ficção nacional. 

A MJC que vá por esse caminho!

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ZDK disse:

A MJC consegue escrever bem personagens mais doces e simples, como a da Manuela Couto, mãe da Catarina, que mesmo com a dor e sofrimento da filha pelo seu problema de identidade sexual, manteve sempre esse registo, não virando justiceira. Acho que foi das personagens mais doces, simples e humanas recentemente escritas na ficção nacional. 

A MJC que vá por esse caminho!

Exato, a personagem da Manuela era "deliciosa".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amor Maior por exemplo. A protagonista fingia ser forte e muito lutadora, mas caía em todas as armadilhas dos vilões, era uma songamonga, só chorava... e haja paciência!
Mas não era a isso que me referia. A Clara era chata e sonsa. Eu falo de uma personagem doce, meiga, inocente, etc, uma personagem por quem possamos simpatizar por ter uma índole nobre. Por exemplo a gémea da Impostora que desapareceu no avião era desse género.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:
há 27 minutos, AGUI disse:
Amor Maior por exemplo. A protagonista fingia ser forte e muito lutadora, mas caía em todas as armadilhas dos vilões, era uma songamonga, só chorava... e haja paciência!

Mas não era a isso que me referia. A Clara era chata e sonsa. Eu falo de uma personagem doce, meiga, inocente, etc, uma personagem por quem possamos simpatizar por ter uma índole nobre. Por exemplo a gémea da Impostora que desapareceu no avião era desse género.

Exato, há várias personagens "corajosas e guerreiras" que me fazem mais depressa torcer pelos vilões que por elas, por exemplo em SB, eu até gostava da Gabriela, mas às vezes ela estava lá com atitude de corajosa e guerreira mas não fazia mais nada da vida a ponto de eu chegar a torcer pela Antónia, enquanto que como o exemplo que deste, da Vitória, apesar de ter aparecido pouco, deixou-nos a torcer por ela, com pena dela e ficou marcada nas nossas memórias.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato, há várias personagens "corajosas e guerreiras" que me fazem mais depressa torcer pelos vilões que por elas, por exemplo em SB, eu até gostava da Gabriela, mas às vezes ela estava lá com atitude de corajosa e guerreira mas não fazia mais nada da vida a ponto de eu chegar a torcer pela Antónia, enquanto que como o exemplo que deste, da Vitória, apesar de ter aparecido pouco, deixou-nos a torcer por ela, com pena dela e ficou marcada nas nossas memórias.
Sim, e quem não se lembra da doce Leonor de Olhos de Agua, por exemplo? Marcou mais que muita vilã, pelo menos a mim.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

Exato, há várias personagens "corajosas e guerreiras" que me fazem mais depressa torcer pelos vilões que por elas, por exemplo em SB, eu até gostava da Gabriela, mas às vezes ela estava lá com atitude de corajosa e guerreira mas não fazia mais nada da vida a ponto de eu chegar a torcer pela Antónia, enquanto que como o exemplo que deste, da Vitória, apesar de ter aparecido pouco, deixou-nos a torcer por ela, com pena dela e ficou marcada nas nossas memórias.

Eu tenho uma teoria: num confronto entre uma vilã e uma protagonista, uma acaba sempre por se destacar e ofuscar a outra, durante a novela toda. E eu acho que, já que isso acontece, tem que ser a protagonista a sobressair, pois é ela que dá vida e representa a novela. É, por isso, que gosto tanto das novelas do Carlos Lombardi: o protagonista é mesmo protagonista e a história gira em torno dele, ele é construído de modo a que saia sempre por cima e que se sobressaia, e não por isso que o confronto e a história deixam de se desenrolar. Um exemplo, tal como o @SIM citou, e que tinha as características que o @Forbidden referiu, era a Lola de Kubanacan (interpretada pela grande Adriana Esteves) muito doce, meiga, era uma mulher dona de casa, que cuidava dos filhos, fascinada pelo mundo, sonhava com um grande amor, era ingénua,... no entanto era uma personagem cómica, com uma comédia ingénua e doce, mas que, quando tinha que agir, agia e defendia os seus ideais e nunca ninguém a pisou nem a humilhou, e nem era considerada sofrida nem chata (mesmo tendo aquela características todas de uma mulher humilde e que tudo o que conhecia do mundo era pela rádio).

Acho que é isto que tu descreves, @Forbidden. Neste vídeo tem todas as suas camadas:

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois também há um outro tipo de personagens que eu adorava e deixaram de fazer, que eram aquelas personagens puras e muito ligadas a Natureza (como a Mariana da Ilha dos Amores e o Alex de Flor do Mar). O Candinho de Eta Mundo Bom era nesses moldes, mas isso já foi na ficção brasileira e não na portuguesa.

  • Gosto 5
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, HugoMiguel disse:

Exato, há várias personagens "corajosas e guerreiras" que me fazem mais depressa torcer pelos vilões que por elas, por exemplo em SB, eu até gostava da Gabriela, mas às vezes ela estava lá com atitude de corajosa e guerreira mas não fazia mais nada da vida a ponto de eu chegar a torcer pela Antónia, enquanto que como o exemplo que deste, da Vitória, apesar de ter aparecido pouco, deixou-nos a torcer por ela, com pena dela e ficou marcada nas nossas memórias.

A interpretação da Dalila também ajudou muito nesse sentido, ela é excelente a fazer-nos criar empatia com as personagens dela. Eu também fiquei a torcer pela Vitória no início de AI.

Também temos a Margarida de Mulheres, que era uma mulher sofrida que se rebaixava constantemente porque tinha sido trocada pelo marido, mas criou-se uma empatia por ela. Escrever personagens doces e meigas é difícil, pois podem cair no ridículo e tornarem-se sonsas, mas isso também depende da maneira como a personagem é escrita e a MJC já deu provas que escreve boas personagens. Mas imaginar a São numa mulher doce e meiga é difícil, vou ter sempre presente aquela imagem da mulher implacável. :haha:

há 1 hora, Forbidden disse:

Depois também há um outro tipo de personagens que eu adorava e deixaram de fazer, que eram aquelas personagens puras e muito ligadas a Natureza (como a Mariana da Ilha dos Amores e o Alex de Flor do Mar). O Candinho de Eta Mundo Bom era nesses moldes, mas isso já foi na ficção brasileira e não na portuguesa.

O Miguel de Remédio Santo não era ligado à Natureza mas era uma personagem dita "pura" pois era surdo, e o Lourenço Ortigão esteve bastante bem nessa novela.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Depois também há um outro tipo de personagens que eu adorava e deixaram de fazer, que eram aquelas personagens puras e muito ligadas a Natureza (como a Mariana da Ilha dos Amores e o Alex de Flor do Mar). O Candinho de Eta Mundo Bom era nesses moldes, mas isso já foi na ficção brasileira e não na portuguesa.

Em Ouro Verde houve essa personagem mais pura, apesar de não ter grande ligação à natureza, a Aparecida era muito assim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, BBFF disse:

Eu também não me importaria de que viesse uma boazinha mais doce e não sei quê, mas sem ser o exagero da Clara de AM ou da Inês de LDS, por favor!

Ou pior, a Esperança de DT :lol: Acho que me irritou mais que a Aurora de RS, mas essa era mesmo pra ser um símbolo de ingenuidade :D 

Editado por skizzo
  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...