Jump to content

Grafismos Amadores


Ruben

Posts Recomendados

Quando alguém fez uma sugestão no tópico de A Teia comecei a imaginar aquilo que gostava de ver na TVI e acabei por fazer a minha pequena sugestão para um novo grafismo. Para uniformizar a questão das fontes, visto que a TVI utiliza pelo menos três num dia normal (a Myriad no logotipo, a Roboto nos informativos e a Azo Sans no grafismo), adaptei o logotipo à fonte Gilroy e é essa que utilizo na restante comunicação.

b2fdc872560117.5beb83350ec13.png

Não está completo nem perfeito, fiquei um bocado indeciso com cores e acabei por deixar tudo branco e simples. Gostava que a TVI deixasse de usar totalmente o nome dos programas no ecrã, mas como é impossível gostava de ver ou uma hashtag discreta ou o nome com transparência. 

bb6bd172560117.5beb83350f238.png

Gostava de ver na TVI um "separador final" com o género do programa à lá Globo.

  • Gosto 8
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Lembro-me que houve uns rumores de que o Nuno Artur Silva queria voltar a chamar “Canal 1” à RTP 1. Espero que tal nunca aconteça, uma vez que gosto mais dos nomes como estão agora.

Na altura eu achava que iriam voltar mas com uma derivação do símbolo dos anos 90. Até que veio a renovação gráfica de 2015/2016 e os planos foram descartados, felizmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ATVTQsV disse:

Na altura eu achava que iriam voltar mas com uma derivação do símbolo dos anos 90. Até que veio a renovação gráfica de 2015/2016 e os planos foram descartados, felizmente.

Também houve um projeto qualquer para chamar aos canais de RTP Um, RTP Dois... ao estilo da BBC. Também não gosto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separador de produção da Luso Central, numa dimensão paralela onde o português é uma das línguas oficiais de Singapura.

IeUswwJ.png

O canal (actualmente Luso, juro que um dia farei o seu símbolo) emite ficticiamente das 15 à meia-noite de segunda a sexta e aos fins-de-semana a emissão arranca às dez da manhã. A sua programação assenta em programas locais, noticiários, programas de debate, novelas e séries da RTP, SIC e Globo e filmes lusófonos, com alguns asiáticos com legendagem portuguesa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só para descansar e adiantar a segunda: um encerramento tipo Globo da Telecinquenta. Alguns utilizadores já ouviram falar, agora eis que tornei uma grelha em vídeo.

Infelizmente, como só quatro portugueses estão a ver regularmente a Salt Cover, mais ninguém poderá entender as piadas. Eu sei que é tarde mas se tiver tempo vou fazer umas notas adicionais qual vídeo da Salt Cover, como as dificuldades. E sim, o propósito é o de fazer uma comédia mais para o involuntário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, ATVTQsV disse:

Só para descansar e adiantar a segunda: um encerramento tipo Globo da Telecinquenta. Alguns utilizadores já ouviram falar, agora eis que tornei uma grelha em vídeo.

Infelizmente, como só quatro portugueses estão a ver regularmente a Salt Cover, mais ninguém poderá entender as piadas. Eu sei que é tarde mas se tiver tempo vou fazer umas notas adicionais qual vídeo da Salt Cover, como as dificuldades. E sim, o propósito é o de fazer uma comédia mais para o involuntário.

Nunca pensei que a tua voz fosse assim tão aguda.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, deixa-me rectificar algumas coisas qual descrição de vídeo da Salt Cover:

  • Este fecho foi realizado com dois programas: o Paint para os slides e o Sony Vegas para a montagem. Para poupar espaço decidi fazer um slide com o mesmo nome e publicar o slide no Imgur sempre que mudava para fazer as bases e os símbolos dos programas.
  • Alguns dos slides foram feitos de improviso, até porque não tenho dotes gráficos suficientes. Tenho o GIMP mas não sei usar. Espero que um dia alguém faça alguns símbolos mais elaborados.
  • Gravei a minha voz sobre a música no gravador. Foi para poupar recursos, pois o meu Surface não aguenta com tantas pistas. Por causa disto só pude fazer isto com uma pista de vídeo e uma de som.
  • Sobre a música: é um vaporwave da Lambada, que só tem umas 250 visualizações, uma pena. Eu até gostava de ter o tema de encerramento da TV São Carlos, se o Igor C. Barros a disponibilizar no seu SoundCloud, é claro, mas pronto.
  • É claro, não podia faltar a Anamar, a nova diva do fórum. Infelizmente os dois programas que ela apresenta foram colocados quando a grelha estava a ser ultimada ontem de manhã. Isto prova que ainda tenho de trabalhar melhor na grelha.
  • Também o First Dates é uma referência no fórum, e é o porquê de estar na grelha :P
  • O Loto 2 é uma afronta ao Joker. Ambas as lotarias em teoria já não existem e o Vasco Palmeirinho é uma alusão a uma situação que sucedeu numa família no Natal de 2010: quando estavam a jogar o Jogo da Glória da Caderneta de Cromos, desataram a gritar "Eu quero ser o Nuno Markolo! Eu quero ser o Vasco Palmeirinho!". E pronto, programa feito.
  • Há referências da Salt Cover no vídeo: "recompor o nosso capital de giro" (adorei esta) é do vídeo do ÇBT (antes isto do que Copázio a começar às 11:32:54). No slide do Domingo com Manu há uma voz brasileira a dizer "pode isso, produção?", referência a Um Tigre na Libertadores (Salt Cover Nordeste). Eu até gostaria de supor que seja o Lediberto Ima, que é tipo aquelas personagens do multiverso da TV Maresol. Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez também. O 200% Portugal é uma sátira a um tal de 100% Brasil que até o Igor C. Barros da Cover já viu em 2003 e incluiu num dos seus encerramentos mais antigos. O facto de haver uma hora de Vergalhão Persa contribui. A música da mira é a da TV São Carlos.
  • Influências da Maresol: Gemidão do Zap com duas edições, noticiário de um segundo, Chocolates Pau (horário vendido) e a sessão Cópia Não Comédia (lida como "Copia Não Comédia"). Claro está, no Copia Não Comédia tinha de encaixar a série que um par de utilizadores (eu incluído) acha que é o ex-libris da produção nacional: Coisas de Família, da Kuriakos TV, o canal que parece ter sido vindo de uma dimensão paralela.
  • Infelizmente, como a locução foi feita de improviso e não tive oportunidades de regravar, hesito quando disse a hora do Telecinquenta em Um Segundo. Também a minha mente falhou ao dizer que o First Dates era "com as cassetes emprestadas da TVI". Não devia ter dito aquilo no 200% Portugal.
  • Era para incluir o Programa da Andradina, mas o programa dura mais do que uma hora, e ainda por cima com o Programa Mewry Silva e o Programa Rejany Pizon na grelha. A solução foi ir ver os vídeos mais recentes da Amaral TV e tentar escolher o primeiro programa que encontrei. Fiquei com o Domingo com Manu.
  • Porque é que das 10 às 13 temos programas da Amaral TV? Como eu disse em Dezembro, o nome do novo programa da manhã da SIC, Programa da Cristina, tem ares de ser da Amaral TV, o canal mais rasca da internet brasileira.
  • O símbolo da Telecinquenta Kids foi low-cost, mas havia um problema: saquei o "kids" do separador de produção da Kids Central (Okto da Mediacorp) e o problema é que o "kids" estava colado ao "central". Tive de retirar os resquícios verdes manualmente. É algo que só se nota em modo microscópico no Paint.
  • Era também para incluir uma novela depois do Telecinquenta Minutos, mas fiquei com o The Aloevera Show, até porque houve o ATV Christmas Show. Dupla homenagem pois havia um concurso que era o Alohomora (da qual não participei) e uns utilizadores chamaram a isto de "Aloevera". Crossover mais barato, talvez? É uma situação parecida ao vídeo da TV São Carlos, em que o génio da Cover se esqueceu completamente de parodiar o Som Brasil e enfiou o Siga Mais ou Menos Caminhoneiro. Malz aê.
  • Um dia destes vou fazer um encerramento dos anos 90, mas ao contrário da Salt Cover não vou tentar imitar vídeo analógico, não! A Cover já experimentou com a TV São Carlos e os resultados não eram muito animadores para ele.
  • Porque é que os Tarados do RIso aparecem sem o símbolo da Telecinquenta? Ora, infelizmente quando já tinha os slides no Sony Vegas, infelizmente tinha-me esquecido de fazer um para o programa. Usei a Ferramenta de Recorte (Surface é tramado, não há print screen) e pronto, slide feito.
  • Até alguns símbolos são fora de escala, e como o Programa Mewry Silva não tem genérico, usei uma foto da própria apresentadora! É, mas tentei.
  • Sim, Carrossel (do SBT, e desta década) às 18:30. O Gemidão do Zap é talvez uma alusão ao Fala Portugal pois na nossa Record passa logo a seguir. Mas pronto.
  • A propósito da novela do Vale a Pena Ver de Novo Outra Vez, o nome Chocolate com Açúcar é das mais antigas, porque tive esta ideia na própria época! Tinha eu seis anos e cantarolava "Chocolate com Açúcar" e "Morangos com Pimenta" de vez em quando. E há quem diga que Morangos com Açúcar é uma adaptação portuguesa desta clássica novela de época e não de Malhação/New Wave.
  • Prometo que num próximo encerramento da Telecinquenta irei melhorar a grelha. Ou talvez um encerramento SIC estilo Globo, mas numa dimensão paralela onde a SIC usa o símbolo da Globo e até se adaptou ao padrão deles. Eu até faria um encerramento da filial de Braga, para "satirizar" algumas filiais que nem colocavam música, ali por volta do auge da minha infância.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tendo a mesma opinião que o @ATVTQsV ao não me parecer muito provável que a SIC Notícias vá mudar de logótipo dia 27 (a ver vamos...), acho que seria importante à mesma que passasse a haver mais coerência, nesse aspeto, entre o canal generalista e o de notícias. Algo dentro deste género:

r0Xg4yw.png

(Usei a fonte Gotham, a mesma que a SIC usa na informação)

  • Gosto 3
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai que símbolo bonitinho

Deixo-vos com mais vídeos do lore da Telecinquenta.

Fiz isto na brincadeira, é o hino de Natal do Viver de 2005, mas com uma música raríssima de uma tal Daniela Abrusses, da qual soube da sua existência num programa da Amaral TV. Aqui é a Telecinquenta que comprou, junto com a Amaral TV, os direitos do extinto canal, que fechou por volta de 2006 (acho que esteve mais algum tempo na Cabovisão). Sim, eu tentei cantar, mas representa alguma rasqueza.

A TV Maresol Portugal faz parte do conglomerado da Telecinquenta na qualidade de canal por cabo. Aqui uma espécie de passagem entre a programação normal e o horário vendido da Amaral TV, com um separador feito para a TV Maresol portuguesa. Infelizmente tentar pegar no símbolo simplificado é complicated, e foi um desastre. Basicamente uma analogia com a passagem da Record à IURD, à meia-noite.

O genérico dos noticiários da Telecinquenta em meados da década passada (pus o do jornal das 20 porque o resto é igual, só muda o título). O nome do canal a voar é uma espécie de homenagem (rasca) ao Globo de Vidro da primeira metade dos anos 2000. Música (e grafismos) do canal 11 tailandês, do governo, de 2007. Fiz também o da manhã com texto amarelo e os separadores temáticos do dito que estão no meu canal.

Se a TVI vai ter o seu programa de converseta com o Ricardo Araújo Pereira no Jornal das 8 aos domingos, esperem para ver o trunfo que a Telecinquenta presta prá vocês: Gente Que Acha Que Rir é uma Desgraça, uma espécie de programa de vídeos que supostamente dão risota mas infelizmente são o contrário (inspirado em programas do género no início da década, e que a SIC popularizou por causa de César Mourão). Porém é outro tipo de programa, muito mais desgraçado.

E para acabar com chave de ouro, a abertura e encerramento das emissões diárias da TV Maresol Baião, uma televisão clandestina cujo nome era em homenagem à TV Maresol brasileira. Direi apenas que um entusiasta "gravou" o separador no Brasil e depois passou as imagens para cá. Usei um separador da TV Maresol (não fui eu que fiz) e juntei umas imagens do edifício da TV Cabo Branco (alterei ligeiramente as cores para ficar mais "estértco") e uns segundos do separador de início e fim da televisão do Níger dos anos 90 (a banda sonora também). Se as condições de espaço do meu Surface melhorarem, em breve vão ver uma espécie de tua história de subestação a gozar sobre esta televisão clandestina "mal-feita e decadente".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...