Jump to content

Balanço do Ano


João_O

Posts Recomendados

há 30 minutos, tjspy disse:

Como o quê amig? /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/cryhappy.png Por acaso nunca uso /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/cryhappy.png 

Btw, ele é, entre outras coisas, dobrador de desenhos animados /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_read.gif Ele é o Teletubbie roxo da Eslovénia kk /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_read.gif 

Nem disse, mas se amei 2021 em termos de música, 2022 achei que foi um ano de retalhos e cuja sua identidade foi não ter identidade nenhuma e viver não só de inspiração de anos anteriores, mas mesmo literalmente de músicas de anos anteriores. Foi um ano mau para a música, embora o rap de que eu não gostava tivesse sucumbido. 

Em televisão, melhor nem dizer nada, porque nada foi aquilo que eu vi na tv portuguesa este ano off Festa é Festa porque a minha mãe e avó adoram aquilo e a tv está sempre ligada /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/ATV_read.gif Um ano completamente apático neste campo.  

@Maria Patiño @D23 muita força. Que 2023 seja muito superior a 2022 para vocês. Até me senti mal a falar do meu 2022 /cdn-cgi/mirage/bc9af95d9a69d831e735f83222c1d49ffad7d9c4ecda8aa7d4e2bb65d2d0e967/1280/https://forum.atelevisao.com/uploads/emoticons/cryhappy.png Mas dificilmente, com muita pena minha, vou ter um ano igualmente bom, e o coming out à minha família, quando acontecer, sei que ainda me irá trazer muitas dores, além de que nem tudo são rosas e uma relação à distância tem muitos desafios. 

Amig, tu andas a comer o teletubbie roxo? 

QUE ÍCONE 

há 1 hora, Pedro M. disse:

Eu em 2021 libertei-me de um trabalho que não me estava a fazer bem e estava a minar-me muito. Não por más condições nem nada que se parecesse, mas porque estava infeliz e deixei-me arrastar naquela situação por estar num meio mais pequeno e com poucas oportunidades. Foi também o ano em que comecei a dar mais atenção a sinais de ansiedade e a procurar enfrentar esse tipo de pensamentos e não evitá-los como tinha feito nos anos anteriores.

Portanto comecei este ano bem, só que depois não aconteceu nada. Parece que ficou tudo em suspenso. Não avancei em nada, nem na vida pessoal, nem na vida profissional, nada. A minha frustração em relação a 2022 é essa. Parece que o ano me passou à frente.

Aaaaar a minha palavra para 2022 também é frustração. Vamos ser amigos, Pedro 

  • Adoro 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2022 - o que dizer? 

Foi um ano de grandes realizações a nível profissional. Dirijo uma equipa fantástica, unida, trabalhadora e empenhada. Estou muito orgulhoso de mim próprio por conseguir guiar este grupo e por, juntos, conseguirmos fazer mais e, sobretudo, melhor. No entanto, as novas responsabilidades profissionais afastaram-me dos amigos e da família. Tenho uma avó que, embora esteja maravilhosa, não vai viver para sempre... Quero aproveitar para estar mais tempo com ela, principalmente. É uma das pessoas mais importantes da minha vida. Os amigos - os verdadeiros - já nem me convidam para sair, porque sabem que eu não vou aceitar. Trabalho noite e dia, não tenho tempo para dormir o suficiente... nem para ir ao ginásio - que era o meu "templo" - tenho tempo. Quis começar um doutoramento, mas não foi possível. Tenho pensado muito nestas mini-férias e acho que alguma coisa vai ter de mudar... No campo amoroso, nada a acrescentar. :nerves: 

Em relação à televisão: a Festa continua, infelizmente; o marasmo continua; as audiências estão cada vez piores - hoje em dia, quem chega aos 10 de rat. é rei; a entrada do Moniz na TVI não trouxe nada de positivo; os conteúdos interessantes continuam a passar na RTP. Queria muito dizer que a televisão estagnou, mas seria mentira, porque a televisão piorou. Para grande pena minha, nada me prende verdadeiramente às generalistas. Matem-nas definitivamente, em vez de as matarem devagar. Torna-se penoso para mim e para todos os apaixonados pela televisão vê-la morrer aos pouquinhos.

 

2022 marca também o meu afastamento (não definitivo, espero) deste fórum. O meu desinteresse pela TV, a falta de tempo e o esforço de alguns foristas em querer ver-me fora deste espaço, faz com que nada me prenda aqui. Há pessoas excelentes por cá e é por elas que ainda venho "espreitar" este cantinho. 

Fico-me por aqui. Estou sem inspiração para mais. :mosking:

Votos de um feliz ano para todos, em especial para os meus queridos @Maria Patiñoe @D23. Que 2023 seja um ano em que o amor, a paz e a felicidade (se possível) estejam mais perto de nós. <3

Editado por Guida
  • Gosto 4
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última vez que fiz aqui um balanço do ano foi em 2019. Já praticamente não venho cá, mas 2022 foi um ano tão bom para mim que me entusiasmei e decidi voltar a fazê-lo! 

Depois de dois anos terríveis para mim (não só por conta do que aconteceu em todo o mundo, mas mesmo a nível pessoal), 2022 foi uma ótima surpresa :yes: Começou relativamente tranquilo: os primeiros meses serviram de certa forma para recuperar psicologicamente, para me focar mais em mim e aceitar-me melhor como sou e isso fez com que tenha decidido mudar de vida: de curso, de cidade, de rotinas... Ou seja, decidi começar do zero! Foi algo arriscado (demorei pouco tempo a tomar a decisão, embora já quisesse mudar há pelo menos dois anos), mas ao mesmo tempo senti que não tinha nada a perder, visto que não era feliz com a vida que levava. E posso dizer que foi a melhor coisa que fiz nos últimos anos! Conheci inúmeras pessoas novas, fiz ótimas amizades (uma delas bastante especial para mim), ganhei alguma independência (algo que desejava há muito tempo) e conheci novos sítios, além de me ter divertido bastante. Sinto também que consigo lidar melhor com a minha ansiedade e com a minha timidez, mas isto é algo que já vem de 2021. Já não deixo que ambas me limitem tanto, e por conta disso tenho feito amizades e aprofundado outras mais antigas muito mais facilmente, e tenho levado a vida de forma mais tranquila e sem criar grandes expectativas. A nível amoroso, nada de novo... Muitas desilusões, mas tenho aprendido com elas. Tenho conhecido também algumas pessoas e vamos ver evolui para algum lado :read:  Pelo menos já não é como em 2019, quando fiz aqui o meu último balanço do ano, aí a minha vida amorosa era praticamente inexistente :read: Aliás, a minha pessoa em 2019 e a de agora nem se devem comparar :read: Enfim, teria tanto para dizer sobre este meu 2022, mas nem sei bem o que escrever. Resumindo: Um ano de mudança. Foi talvez um dos melhores anos da minha vida, senão o melhor :D (sdds deste emoji, que me faz lembrar a Olívia, sempre sorridente :D).

No que toca ao fórum, acho que foi o ano em que estive mais afastado do mesmo. Muitas pessoas que conheci aqui falo com elas por outro lado (alguns já nem vêm cá ou vêm só cuscar) e em 2022 também mal vi televisão, daí o meu desinteresse em vir cá. Não organizei o Secret Santa pela primeira vez em muitos anos, uma decisão que já tinha tomado em 2021, mas longe de imaginar a volta que a minha vida iria dar. O último mês de dezembro foi bastante intenso, pelo que, mesmo que eu quisesse, ser-me-ia impossível organizar o concurso este ano :cryhappy: Não sei se alguma vez irei voltar a organizar, mas ficam as memórias das últimas edições, que muito me divertiram (e também me irritaram, nem preciso de dizer porquê, quem acompanhou sabe :read:) :santaclaus:Gostaria de vir mais vezes ao fórum agora em 2023, mas não prometo nada :read: 

A nível televisivo, não tenho grande coisa a comentar. Como disse atrás, não vi praticamente televisão este ano, mas a avaliar pelo que vi, sinto que não perdi nada :read: Vá, vi Pôr do Sol e fui vendo o RAP aos domingos. E fui vendo as notícias, mas até isso vi menos. 

Um excelente 2023 para todos!! :D 

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Bem, chega a altura de fazer um balanço a este ano. 

Em geral, foi um ano muito bom. Finalmente consegui arranjar um grupo de amigos estável e com pessoas que realmente gosto. A minha entrada no Secundário ajudou (em parte) isso. :mosking: Para além disso, visitei duas cidades (Londres e Sevilha) com parte da minha turma. Viagens essas que adorei e gostaria de regressar a ambas as cidades. Londres foi, sem dúvida, a melhor cidade estrangeira que visitei até hoje, embora também tenha adorado Berlim (que visitei em 2019). :cryhappy: E no próximo ano, lá irei visitar Cracóvia e Auschwitz, que será também muito bom, mas mais pesado, certamente. 

Em termos escolares, 2023 foi um ano muito trabalhoso, sobretudo este primeiro período do 10.° Ano, não desvalorizando os primeiros 9 meses com os exames de 9.° Ano e as 628920 disciplinas que tinha. :read: Mas acabou por correr bem no geral. Contudo, preciso de perder a mania de ajudar tudo e todos, porque muitas vezes acabo-me por prejudicar a mim também. :read: Tenho uma dificuldade em dizer um "Não" a alguém quando me pedem ajuda em alguma coisa... :ph34r: Talvez pareça um bocadinho arrogante, mas acaba mesmo por me prejudicar.

A nível político, sinto que não podia ser pior... Demissões, novelas e novelinhas... Um horror. Sinto que as pessoas não conseguem ter confiança num partido e recorrem ao CHEGA :ph34r::ph34r::ph34r: Talvez um dia percebam que o CHEGA é ainda pior que todos os outros partidos, com um programa eleitoral de 9 páginas (nas últimas legislativas) e que o André Ventura é um tipo muito muito duvidoso. :ph34r:

Em termos televisivos, não podia ter sido pior. :lol: Embora o ambiente no fórum continue bom, a televisão generalista está pela hora da morte. Temos cancros como Papel Principal em pleno horário nobre a fazer 10% de share e sábados inteiros de repetições. :cryhappy: Resta-nos pedir para que 2024 seja um ano televisivo melhor (porque bom não acredito) :read: 

Espero que 2024 seja um ano tão bom ou melhor que 2023. :clap:

Um bom ano a todos! 

  • Gosto 6
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a ver o balanço do meu ano 2022 e foi mesmo horrível. Apaga que dá tempo :confusa_julia:

2023 serviu para juntar os 'cacos' e começar a reorganizar a minha vida, com algumas mudanças significativas que me permitiram sair da zona de conforto. 

Em Maio, despedi-me da minha empresa de forma meio impulsiva, mas não aguentava mais o ambiente de trabalho e aquelas pessoas. Ou era a minha saúde mental ou o dinheiro ao final do mês. 

É incrível como aguentei dois anos a sofrer bullying de colegas mais velhas que eu (sim, colegas), normalmente é pelos patrões, nem era o caso. Há mesmo gente muito frustrada, senti que sempre dei o meu melhor e que às vezes até era reconhecido por isso, mas na mínima oportunidade era maltratado porque essas colegas são mesmo assim com toda a gente. Ainda me dói ter saído daquela maneira, mesmo que tenha saído "por cima" sem criar conflitos, mas foi um grande abalo na empresa na altura, mas eu sou sensível (Sou peixes) e não gosto de coisas mal-resolvidas, tinha de ser assim.

Foquei-me no meu mestrado, nos primeiros meses do ano andava a trabalhar 7 horas por dia, ia para a faculdade à noite e ainda tinha um micro-negócio, portanto foi muito desafiador mas no Verão acalmou. 

De Abril até Outubro, andei a tentar vender um apartamento para comprar uma casa (horrível), e comprei uma moradia fora da cidade de Lisboa, depois de ter vivido no centro de LX durante sete anos, agora moro na Margem Sul e estou a adorar viver aqui! É tão mais calmo, Lisboa tem uma energia demasiado má e está a ser direcionada para que as únicas pessoas que lá estejam a viver sejam turistas + estrangeiros. 

- O melhor momento do ano foi a minha viagem sozinho à Bélgica (Antuérpia) para ver dois concertos da Madonna, em Outubro. Foi lindo. Além disso, também vi dois dela em Lisboa e foram sem dúvida as quatro noites mais especiais do ano. Um dia aprofundo isto, não sei onde, para explicar o que senti. :adoro_xmas:

Sobre a televisão e o fórum:

- Uma das coisas que mais me surpreendeu este ano foi o ambiente aqui no fórum, nós conseguimos fazer parecer a televisão generalista mais interessante do que realmente é, é algo que sinto muita vez. :confusa_julia:

- Também tenho carinho por alguns foristas, ou porque têm sentido de humor ou porque são apenas cómicos por natureza (vocês não sabem quem são, nem nunca vou dizer) 

- Acho que o que se safa é mesmo o sentido de humor que há no fórum, para aguentar uma programação fraca dirigida por diretores que estão mais preocupados em lutar por centésimas do que a pensar no seu público, enfim, uma gestão ligada às máquinas (da verdade). :ok:

- Diverti-me muito mais (sem comparação) a comentar o fórum do que a ver televisão. Mas não posso deixar de enumerar os ícones: Galas da TVI, tipo a de aniversário, acho que nunca me diverti tanto aqui no fórum a comentar aquilo, mas one love para Louco Amor, Noite das Estrelas, Topíssima, TVI Extra, Queridas Feras, Domingão, que são programas que um piadão fazer caricatura e que eu sou a fã nº 1. :nostalgia: 

 

BOM ANO! <3 

 

  • Gosto 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chegamos ao fim de mais um ano, de vitórias e derrotas, de frustrações, mas também de novas oportunidades...

2023 foi, sem dúvida, um ano de reinvenção. Parei de trabalhar como um louco e decidi dedicar mais tempo às pessoas que gostam de mim. Viajei (voltei a Praga :yahoo:), li imensos livros, conheci pessoas novas e voltei a dar-me atenção (coisa que já não fazia há anos...). Creio que 2023 foi o trampolim para o ano que vem, porque ainda me quero superar. Ainda quero começar um doutoramento (e não passa do próximo ano!!), ainda quero encontrar *A* pessoa da minha vida (porque a vida lôka dá trabalho :lol:), ainda quero comprar um carro novo... De resto, não podia estar mais feliz onde trabalho, tenho amigos fantásticos e uma família a crescer (vem aí sobrinhoooo!!). Sou grato! 

A nível televisivo... bom... o que é que se pode dizer? :ph34r: Um dos meus maiores falhanços foi ter "escolhido" a televisão como a grande paixão da minha vida. E é uma paixão que se prolonga no tempo, que não acaba. Mas, como em todas as paixões, há desilusões - algumas que nos magoam profundamente. 2023 foi um ano de desilusões. Quando eu pensava que o estado da televisão não podia descer mais baixo, eis que me surpreendo. E não falo só de audiências. Para um apaixonado, ver uma estação líder a fazer 13% de share num dia banal é terrível... mas ver que não há qualidade, não há inovação e não há vontade de fazer melhor, mais terrível é. Não acho que, nesta altura, haja solução. Agora, resta-nos chorar o passado majestoso, não guardar rancor ao presente e não trazer ilusões para o futuro. É a caixa que já não é mágica...

@Patiño, nós, foristas do aTV, somos como os músicos do Titanic: o barco está a afundar, mas nós continuamos a tocar, com a mesma garra e com a mesma paixão. :cryhappy: Talvez seja isso que me faça vir aqui, pelo menos, uma vez por dia. Sinto-me em boa companhia!

Espero que 2024 seja um ano grandioso e que tudo de bom se concretize nas nossas vidas! Que a felicidade e a paz no mundo sejam uma prioridade <3

  • Gosto 5
  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, 2023 foi, para mim, a parte 4 de 2020, contudo parece-me ser a parte final deste período da minha vida. :manas: 

Fui, finalmente, promovido no meu emprego e entrarei nas novas funções já para a semana após uma semana de férias merecidas. Estou muito entusiasmado e feliz por ter terminado este capitulo de atendimento ao público. Espero nunca mais ter que voltar a trabalhar nessa área. :rezando:

Também mudei de casa e estou de volta a Arruda, que saudades! :adoro:

Estou a pensar ver agora para este ano forma de conciliar o trabalho com a retoma aos estudos já para um plano a médio-longo prazo. 

Tive alguns dates neste ano contudo é algo tão esgotante que tenho que ver outra forma de conhecer boys, assim para mim não dá. :manas:

A nível de lazer, fui novamente de férias de verão para Espanha e fui em novembro a Bilbao conhecer a cidade e também a um concerto da Aitana. Maravilhoso :clap: 


Bem, parece-me que 2024 será um ano muito melhor comparado aos 4 anos passados, especialmente a nível profissional. Pelo menos assim espero. :) 

Um bom ano a todos malta! :bebeda:

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leio os vossos textos com tanto a dizer e penso que o meu ano não teve nada de relevante. :ph34r: Terminei a licenciatura e entrei no mestrado, mas, quanto ao resto, sinto que a minha vida estagnou. Esperava chegar à idade que tenho tendo feito muito mais conquistas do que as que fiz até então. Vejo as vidas dos outros a comporem-se e eu cada vez menos confiante quanto ao futuro. 

Veremos se no próximo ano as coisas melhoram... 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Luisão disse:

Simplesmente, o meu pior ano de sempre :clap: Até nunca mais 2023! :bye:

2024 vai ser melhor :adoro_xmas: 

Tens de fazer os rituais da Maria Helena :galderia: Eu já vou por a folha de louro colado na parte de trás do telemóvel como sabiamente Maria Helena ensinou :rezando:

Editado por JM26
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Televisão 10 disse:

Leio os vossos textos com tanto a dizer e penso que o meu ano não teve nada de relevante. :ph34r: Terminei a licenciatura e entrei no mestrado, mas, quanto ao resto, sinto que a minha vida estagnou. Esperava chegar à idade que tenho tendo feito muito mais conquistas do que as que fiz até então. Vejo as vidas dos outros a comporem-se e eu cada vez menos confiante quanto ao futuro. 

Veremos se no próximo ano as coisas melhoram... 

Eu é mais ou menos o que sinto também. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, carioquins disse:

Este ano foi tão bom que meu maior feito foi não ter morrido :giveheart:

Meu desejo para 2024 é ser abençoado pela chuva dourada de Ângelo Rodrigues :rezando:

----

TV:

Naked Attraction apresentado por Ana Guiomar JÁ!!!!!!!

Obrigado e bom ano e bom dia e boa semana e bom coiso :adoro:

:confusa_julia: (Amei) mas still: :confusa_julia:!

  • Gosto 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/12/2023 at 17:50, Televisão 10 disse:

Leio os vossos textos com tanto a dizer e penso que o meu ano não teve nada de relevante. :ph34r: Terminei a licenciatura e entrei no mestrado, mas, quanto ao resto, sinto que a minha vida estagnou. Esperava chegar à idade que tenho tendo feito muito mais conquistas do que as que fiz até então. Vejo as vidas dos outros a comporem-se e eu cada vez menos confiante quanto ao futuro. 

Veremos se no próximo ano as coisas melhoram... 

O meu conselho para ti e para pessoas na mesma situação: não pensem dessa forma, porque vão começar seriamente a deprimir e a questionar toda a vossa vida. Os feitos dos outros não são os vossos, nem devem servir como medição para o sucesso ou falta dele. Ninguém deve almejar à força toda ter uma vida linear e perfeitinha, porque infelizmente, há muitos obstáculos e nem tudo está dependente de vocês. Trabalhem para que as oportunidades vos cheguem, parem quando tiverem que parar, mas acima de tudo, criem vocês os vossos próprios objectivos e estejam preparados para os rever quando o ambiente à vossa volta mudar.

Eu falo por mim: estes últimos 3 anos têm sido uma autêntica montanha russa. Contava até já ter a liberdade da minha própria casa, mas ainda vivo com os meus pais. Tenho tido momentos de bastante realização profissional e pessoal, mas também alguns em que vou ao charco, por vários motivos. Por outro lado, ando a dar porrada à minha cabeça e a tentar acabar "de vez" com os meus problemas de saúde mental e fico de sorriso feito quando vejo a minha namorada a apresentar o trabalho dela a vários possíveis futuros clientes e com um feedback brutal da parte deles. Magico sempre formas de melhorar a qualidade do meu trabalho e tentar melhorar a minha gestão de horários e respostas a clientes para poder ganhar mais dinheiro.

A vida é um processo sem conclusão lógica. Não queiram pensar demasiado em planos e vida lineares com tudo planeado. Desfrutem e façam as vossas coisas. Orgulhem-se das vossas conquistas e aproveitem os momentos para se reerguerem como pessoas melhores do que já foram. Perfeição não existe e futuros perfeitos também não. Existem é melhoria contínua e reerguer.

Editado por JDaman
  • Gosto 3
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais videos vejo das passagens de ano nas ruas mais deprimente fica o evento...

As pessoas todas de telemovel no ar e pronto pouco mais... vou gravar o momento e ignorar a celebração.

As imagens de nova york com pessoa desde as 6 da manha em times square e confusao com influencers que queriam gravar assim e assado no meio da multidao... um horror sem descrição possivel.

Em vez do clima de festa tansformou-se num monte de videos de luzinhas e fogos... a festa fica para as redes sociais ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, AndreRob disse:

Quanto mais videos vejo das passagens de ano nas ruas mais deprimente fica o evento...

As pessoas todas de telemovel no ar e pronto pouco mais... vou gravar o momento e ignorar a celebração.

As imagens de nova york com pessoa desde as 6 da manha em times square e confusao com influencers que queriam gravar assim e assado no meio da multidao... um horror sem descrição possivel.

Em vez do clima de festa tansformou-se num monte de videos de luzinhas e fogos... a festa fica para as redes sociais ?

A PdA é quase sempre um evento bastante deprimente por sinal, por muito que a "alegria" disfarce. Não é por nada que Janeiro costuma ter a fama de ser o mês mais deprimente do ano: frio e mudança de ciclo que provocam algumas dúvidas e somos animais preparados a lidar com a certeza. Mesmo o próprio Natal ou festas parecidas são uma celebração bastante pesada para muitos que perderam familiares e amigos nos últimos tempos ou que a braços com a sua vida profissional, perderam qualquer compaixão pela generalidade das pessoas (experimentem falar com quem faz atendimento ao público nesta altura do ano...) e vivem a época de forma bastante pesada e sem grande racional para a mesma.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...