Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 8 minutos, JM26 disse:

A mesma Trust in News que tem uma dívida ao estado superior a 10 Milhões

Num país pequeno como o nosso é impossível a permanência de tantos jornais e revistas de modo minimamente lucrativo, pelo que é mais que óbvio que muitos grupos de media têm patrocínios e interesses partidários por detrás, que lhes permitem sobreviver.

Concordo. Mas o JN e o DN são os dois jornais mais antigos do país, centenários. Deve ser por isso que não querem acabar com eles. Mas não prevejo grande futuro para estes jornais. 

Mas não esquecer que o JN é o terceiro jornal mais vendido do país só atrás do Expresso e do CM. Talvez se o grupo canalisasse todas as sinergias para este jornal e fechasse o DN as coisas poderiam melhorar.

Quanto à TSF, deve ser o motor do grupo e o que dá mais lucro.

  • Like 2
Posted
agora mesmo, D91 disse:

Concordo. Mas o JN e o DN são os dois jornais mais antigos do país, centenários. Deve ser por isso que não querem acabar com eles. Mas não prevejo grande futuro para estes jornais. 

Mas não esquecer que o JN é o terceiro jornal mais vendido do país só atrás do Expresso e do CM. Talvez se o grupo canalisasse todas as sinergias para este jornal e fechasse o DN as coisas poderiam melhorar.

Quanto à TSF, deve ser o motor do grupo e o que dá mais lucro.

Sim, o JN é uma marca forte na imprensa escrita, principalmente no norte do país onde até há uns anos era líder e à frente do CM (não sei se entretanto continua assim) e ganhou ainda mais destaque quando o DN deixou de ser jornal diário durante um tempo. 

Mas temos outros jornais que não se vendem e que revelam interesses políticos como O Novo, Jornal i ,Tal & Qual e O Diabo.

  • Like 2
Posted
há 2 horas, JM26 disse:

A mesma Trust in News que tem uma dívida ao estado superior a 10 Milhões

Num país pequeno como o nosso é impossível a permanência de tantos jornais e revistas de modo minimamente lucrativo, pelo que é mais que óbvio que muitos grupos de media têm patrocínios e interesses partidários por detrás, que lhes permitem sobreviver.

nunca investiguei a fundo, mas já tinha dito que a existência da Trust in News é para mim um mistério - que o mistério continue! :mosking: 

  • Like 1
Posted
há 3 horas, JM26 disse:

A mesma Trust in News que tem uma dívida ao estado superior a 10 Milhões

Num país pequeno como o nosso é impossível a permanência de tantos jornais e revistas de modo minimamente lucrativo, pelo que é mais que óbvio que muitos grupos de media têm patrocínios e interesses partidários por detrás, que lhes permitem sobreviver.

E também projectos como o Observador que apareceram do nada e de repente estavam com os copys deles a serem partilhados em tudo o que era rede social e com um investimento que lhes permitia ter jornalistas a cobrir tudo e mais qualquer coisa. Nada suspeito...

há 3 horas, JM26 disse:

Sim, o JN é uma marca forte na imprensa escrita, principalmente no norte do país onde até há uns anos era líder e à frente do CM (não sei se entretanto continua assim) e ganhou ainda mais destaque quando o DN deixou de ser jornal diário durante um tempo. 

Mas temos outros jornais que não se vendem e que revelam interesses políticos como O Novo, Jornal i ,Tal & Qual e O Diabo.

Diria que pelo menos no Porto (distrito) o JN ainda deve ser mais vendido que o CM, por questões "culturais", mas para o Interior Norte o CM deve ser mais vendido que o JN.

  • Like 2
Posted
33 minutes ago, JDaman said:

E também projectos como o Observador que apareceram do nada e de repente estavam com os copys deles a serem partilhados em tudo o que era rede social e com um investimento que lhes permitia ter jornalistas a cobrir tudo e mais qualquer coisa. Nada suspeito...

Diria que pelo menos no Porto (distrito) o JN ainda deve ser mais vendido que o CM, por questões "culturais", mas para o Interior Norte o CM deve ser mais vendido que o JN.

E no litoral centro (Aveiro, Coimbra) o JN perdeu muito mercado para o CM.

Ainda assim há uns anos o jornal dava lucro ao grupo, ainda que ligeiro. Os grandes “buracos” eram o DN e a TSF. Actualmente não sei mas infelizmente a situação deve estar pior. Por isso é que digo que mais cedo ou mais tarde o grupo será “desmembrado”, sobretudo quando o património imobiliário for todo vendido.

  • Like 1
Posted
há 1 minuto, AG. disse:

E no litoral centro (Aveiro, Coimbra) o JN perdeu muito mercado para o CM.

Ainda assim há uns anos o jornal dava lucro ao grupo, ainda que ligeiro. Os grandes “buracos” eram o DN e a TSF. Actualmente não sei mas infelizmente a situação deve estar pior. Por isso é que digo que mais cedo ou mais tarde o grupo será “desmembrado”, sobretudo quando o património imobiliário for todo vendido.

Também. Eu tenho um caso desses aqui em casa: o meu pai comprava sempre o JN aos Domingos e quando não comprava e lia o do café, era sempre o JN. Desde 2014 para cá que passou a comprar CM. É fácil perceber quem é o "culpado" nesta situação, embora vender mais no contexto actual nem signifique grande coisa...

  • Like 1
Posted
há 6 horas, bacalhaucomnatas disse:

nunca investiguei a fundo, mas já tinha dito que a existência da Trust in News é para mim um mistério - que o mistério continue! :mosking: 

ainda sobre a Trust in News, eles agora têm uma parceria com o Público, e apresentam alguns destaques das suas publicações no site do jornal. namoro com o grupo Sonae em vista? 

Posted
há 7 horas, JDaman disse:

E também projectos como o Observador que apareceram do nada e de repente estavam com os copys deles a serem partilhados em tudo o que era rede social e com um investimento que lhes permitia ter jornalistas a cobrir tudo e mais qualquer coisa. Nada suspeito...

Mas o Observador tenho a certeza que dá lucro. É praticamente único jornal 100% online, a par do Notícias ao Minuto, e ainda por cima também tem a Rádio. 

É o projecto mais bem desenvolvido no online que temos no nosso país nesta área. 

Posted

O É ou Não É de hoje traz alguns dados interessantes sobre a CS em Portugal:

Destaco o Público no Digital só atrás do Expresso, o CM com muito poucas assinaturas digitais (nota se que estão a tentar melhorar isso mas não têm reportagens e cronistas relevantes para atrair o público, muito menos o tipo de leitor que tende a subscrever jornais online) e o DN com vendas pouco acima do milhar tanto em papel como digital. 

Posted (edited)
1 hour ago, D91 said:

Mas o Observador tenho a certeza que dá lucro. É praticamente único jornal 100% online, a par do Notícias ao Minuto, e ainda por cima também tem a Rádio. 

É o projecto mais bem desenvolvido no online que temos no nosso país nesta área. 

Mas estás enganado, pois o grupo tem apresentado prejuízos sistemáticos, embora a decrescerem de ano para ano:

https://portaltransparencia.erc.pt/entidades-ocs/observador-ontime-sa/?IdEntidade=5b32ce3e-1255-e711-80e0-00505684056e&anoFinanceiro=2020&geral=dafin

A verdade é que dos grandes grupos, a Cofina e a Impresa são os únicos que apresentam lucro praticamente todos os anos. O que diz muito da nossa CS em Portugal.

Edited by AG.
Posted
há 31 minutos, AG. disse:

Mas estás enganado, pois o grupo tem apresentado prejuízos sistemáticos, embora a decrescerem de ano para ano

Acho que os prejuízos do Observador só estão a decrescer devido às Assinaturas que começaram por volta de 2017. 

Ainda sou do tempo em que o jornal era só suportado por anúncios, isto no princípio.

Posted
2 minutes ago, TV1_22 said:

Acho que os prejuízos do Observador só estão a decrescer devido às Assinaturas que começaram por volta de 2017. 

Ainda sou do tempo em que o jornal era só suportado por anúncios, isto no princípio.

E tem também muito mais anúncios na rádio.

  • Thanks 1
Posted
há 2 horas, AG. disse:

A verdade é que dos grandes grupos, a Cofina e a Impresa são os únicos que apresentam lucro praticamente todos os anos. O que diz muito da nossa CS em Portugal.

A Cofina já pagou o que devia à Segurança Social?

  • LOL 1
  • Shock 2
  • 2 weeks later...
Posted

MBO GANHA NEGÓCIO DA COFINA

Reunida em assembleia geral agendada para 22 de setembro, a administração da Cofina SGPS concluiu que a proposta do consórcio liderado por Luís Santana e outros quatros do grupo que integram o Management Buy Out (MBO), juntamente com Cristiano Ronaldo, para a compra da Cofina Media, a unidade de comunicação social, é mais vantajosa e defende melhor os interesses dos acionistas.

A proposta apresentada pelo MBO, com uma oferta de 56,8 milhões de euros, foi considerada mais favorável por ser mais elevada face à proposta da Media Capital, que oferecia 54,5 milhões de euros, sem incluir a dívida da Cofina, que ascende a cerca de 40 milhões de euros.

A decisão já foi comunicada aos dois grupos candidatos, mas a aprovação final do negócio vai ser submetida à assembleia-geral de acionistas, que deverá tomar a decisão final com a maior brevidade possível.

A Cofina convidou a Media Capital a estar disponível para a assinatura do contrato de compra e venda das ações da Cofina Media, conforme minuta incluída na BAFO da Media Capital, em caso de não aprovação, em sede de assembleia-geral de acionistas da Cofina SGPS.

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/mbo-ganha-negocio-da-cofina/

  • Like 1
  • LOL 5
Posted (edited)
há 16 horas, D91 disse:

MBO GANHA NEGÓCIO DA COFINA

Reunida em assembleia geral agendada para 22 de setembro, a administração da Cofina SGPS concluiu que a proposta do consórcio liderado por Luís Santana e outros quatros do grupo que integram o Management Buy Out (MBO), juntamente com Cristiano Ronaldo, para a compra da Cofina Media, a unidade de comunicação social, é mais vantajosa e defende melhor os interesses dos acionistas.

A proposta apresentada pelo MBO, com uma oferta de 56,8 milhões de euros, foi considerada mais favorável por ser mais elevada face à proposta da Media Capital, que oferecia 54,5 milhões de euros, sem incluir a dívida da Cofina, que ascende a cerca de 40 milhões de euros.

A decisão já foi comunicada aos dois grupos candidatos, mas a aprovação final do negócio vai ser submetida à assembleia-geral de acionistas, que deverá tomar a decisão final com a maior brevidade possível.

A Cofina convidou a Media Capital a estar disponível para a assinatura do contrato de compra e venda das ações da Cofina Media, conforme minuta incluída na BAFO da Media Capital, em caso de não aprovação, em sede de assembleia-geral de acionistas da Cofina SGPS.

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/mbo-ganha-negocio-da-cofina/

O previsível.

Agora só estou à espera da "Grande Entrevista" no "Grande Jornal" a Cristiano Ronaldo :adoro:

Edited by dav01
  • LOL 5
Posted
há 16 horas, D91 disse:

MBO GANHA NEGÓCIO DA COFINA

Reunida em assembleia geral agendada para 22 de setembro, a administração da Cofina SGPS concluiu que a proposta do consórcio liderado por Luís Santana e outros quatros do grupo que integram o Management Buy Out (MBO), juntamente com Cristiano Ronaldo, para a compra da Cofina Media, a unidade de comunicação social, é mais vantajosa e defende melhor os interesses dos acionistas.

A proposta apresentada pelo MBO, com uma oferta de 56,8 milhões de euros, foi considerada mais favorável por ser mais elevada face à proposta da Media Capital, que oferecia 54,5 milhões de euros, sem incluir a dívida da Cofina, que ascende a cerca de 40 milhões de euros.

A decisão já foi comunicada aos dois grupos candidatos, mas a aprovação final do negócio vai ser submetida à assembleia-geral de acionistas, que deverá tomar a decisão final com a maior brevidade possível.

A Cofina convidou a Media Capital a estar disponível para a assinatura do contrato de compra e venda das ações da Cofina Media, conforme minuta incluída na BAFO da Media Capital, em caso de não aprovação, em sede de assembleia-geral de acionistas da Cofina SGPS.

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/mbo-ganha-negocio-da-cofina/

Seja como for a compra pela media capital provavelmente iria ser refeitada pelo regulador da concorrencia... só restava ajoelharem ao Ronaldo.

Agora nunca mais abrem a boca para dizer algo dele.

há 8 minutos, dav01 disse:

O previsível.

Agora só estou à espera da "Grande Entrevista" no "Grande Jornal" a Cristiano Ronaldo :adoro:

Qual foi a ultima vez que o Ronaldo deu uma entrevista a um canal portugues? :clink:

  • Like 1
  • Thanks 1
Posted
há 42 minutos, AndreRob disse:

Seja como for a compra pela media capital provavelmente iria ser refeitada pelo regulador da concorrencia... só restava ajoelharem ao Ronaldo.

Agora nunca mais abrem a boca para dizer algo dele.

Qual foi a ultima vez que o Ronaldo deu uma entrevista a um canal portugues? :clink:

Ontem na Peixeirada D'Ouro já estavam todos excitadinhos por uma suposta foto dele a ver o melhor canal do mundo :adoro_jj:

  • LOL 3
Posted
há 43 minutos, AndreRob disse:

Qual foi a ultima vez que o Ronaldo deu uma entrevista a um canal portugues? :clink:

Deve ter sido a entrevista que deu à Judite Sousa na TVI em 2014.

  • Like 1
  • Shock 2
Posted (edited)

com o Cristiano Ronaldo e amigos como acionistas, a linha sensacionalista da Cofina será para manter ou o grupo tornar-se-á mais politicamente correto estilo Global Media /JN(TSF)? eu espero que se mantenha sensacionalista, sempre acrescenta variedade ao panorama mediático português

Edited by bacalhaucomnatas
Posted
2 hours ago, bacalhaucomnatas said:

com o Cristiano Ronaldo e amigos como acionistas, a linha sensacionalista da Cofina será para manter ou o grupo tornar-se-á mais politicamente correto estilo Global Media /JN(TSF)? eu espero que se mantenha sensacionalista, sempre acrescenta variedade ao panorama mediático português

Só sou mais favorável a isto porque a Media Capital iria ficar um grupo de media demasiado "grande". Apesar do sensacionalismo gostava que regressassem ao meio rádio, com o regresso da CMR nem que fosse numa rede como a Observador tem. Penso que iria enriquecer o meio.

O grupo Impresa também devia estar na rádio, já agora.

  • Like 2
Posted (edited)
há 2 horas, bacalhaucomnatas disse:

com o Cristiano Ronaldo e amigos como acionistas, a linha sensacionalista da Cofina será para manter ou o grupo tornar-se-á mais politicamente correto estilo Global Media /JN(TSF)? eu espero que se mantenha sensacionalista, sempre acrescenta variedade ao panorama mediático português

Ele é só um acionista não é dono da maioria da empresa... muito pouco provavel que tenha alguma coisa a dizer sobre os conteudos, mas obviamente no que se refere a ele é obvio que vão passar a ter mais cuidado... na linha do que a tvi\ cnn fez quando acusaram o senhor dos barcos de ter levado dinheiro do estado indevidamente... andaram dois dias caladinhos .

Edited by AndreRob
  • Like 6
Posted
há 11 horas, AG. disse:

Só sou mais favorável a isto porque a Media Capital iria ficar um grupo de media demasiado "grande". Apesar do sensacionalismo gostava que regressassem ao meio rádio, com o regresso da CMR nem que fosse numa rede como a Observador tem. Penso que iria enriquecer o meio.

 

Ainda acredito numa "CNN Rádio" :cryhappy:

 

  • Like 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...