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Comunicação Social em Portugal


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INQUÉRITO NACIONAL: AS DIFERENÇAS DE CONSUMO ENTRE TELEVISÃO E RÁDIO EM PORTUGAL

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A proporção de portugueses que veem diariamente televisão (90 por cento) é mais do dobro dos que diariamente ouvem rádio (40 por cento) ou se ligam à internet (41 por cento).

De acordo com o Inquérito Às Práticas Culturais dos Portugueses 2020, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais, a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian, os mais expostos à televisão são os idosos (65 ou mais anos) e os inquiridos de rendimentos mais baixos, em claro contraste com os mais jovens (15 a 34 anos), os mais instruídos e os de mais elevados rendimentos.

Os programas de televisão habitualmente mais vistos são as notícias, reportagens e informação (81 por cento), filmes (57 por cento), séries (43 por cento), telenovelas (40 por cento), documentários (36 por cento) e programas desportivos (33 por cento).

Se são raros os casos de inquiridos que visionam com pouca ou nenhuma frequência televisão, 36 por cento apontam que nunca ouvem conteúdos radiofónicos. “Os inquiridos apontam que visionam, em média, mais horas de televisão durante o fim de semana do que durante um dia de semana típico. Quanto à rádio, a tendência inverte-se: os respondentes passam, em média, menos horas a ouvir rádio durante o fim de semana do que num típico dia de semana. É o segmento da população com menos rendimentos e com mais idade que passa, em média, mais tempo frente ao ecrã da televisão, 5 horas, em média, durante o fim de semana e 4 horas durante um dia de semana típico. Pelo contrário, são os indivíduos mais novos, mais instruídos e com maiores rendimentos que, tendencialmente, passam menos tempo à frente do ecrã da televisão, no fim de semana e durante a semana. Praticamente toda a população usa o aparelho de televisão como o principal meio de visionamento de conteúdos televisivos e só uma ínfima minoria aponta o computador ou tablet ou o telemóvel como dispositivos preferenciais para consumo televisivo”, destacam as conclusões do estudo.

Entre os ouvintes de rádio, 66 por cento usam o rádio do carro, acima da proporção de respondentes que aponta o aparelho de rádio tradicional como um dos seus principais meios de audição (41 por cento), e bem acima da fração que indica o telemóvel (8 por cento) ou o computador ou tablet (4 por cento). Os que costumam ouvir rádio mostram preferência por programas noticiosos e de informação (59 por cento), e música popular (50 por cento), com preferência menor por outros programas de música (36 por cento), e tertúlias (exemplo: programas da manhã, com 28 por cento).

O inquérito decorreu entre os dias 12 de setembro e 28 de dezembro de 2020, tendo sido recolhidas duas mil entrevistas.

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https://www.meiosepublicidade.pt/2022/02/inquerito-nacional-as-diferencas-de-consumo-entre-televisao-e-radio/

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Alguns resultados surpreendentes.

Na TV pode servir para que o Fragoso pare de brincar às tardes de domingo ou que a SIC e TVI apostem verdadeiramente em séries.
Na rádio como existem tanto noticiários de 3/4 minutos na RFM como de 15 na TSF não dá para tirar grandes conclusões porque as audiências das rádios de informação andam uma miséria, e se os 12% que dizem que ouvem música clássica não fossem apenas do estudo a Antena 2 estaria no top 5 das mais ouvidas :smoke:

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  • 2 semanas depois...

Jornalistas portugueses na Guerra da Ucrânia:

RTP:

Cândida Pinto (Kiev)

SIC/ SIC Notícias:

Ana Peneda Moreira (Kiev)

Irina Shev (Kiev)

TVI/ CNN Portugal:

Pedro Mourinho (Kiev)

Filipe Caetano (Dnipro)

CMTV:

Francisco Penim (Kiev)

 

Editado por D91
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  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Segundo o Reuters Digital News Report 2022, a televisão como "principal fonte de notícias" para o público caiu mais de 4 por cento, 57,7% para 53,6% e cai juntamente com a imprensa em papel e a Internet (excluindo redes sociais que crescem, tal como a rádio).

Que sirva de reflexão profunda, estes 2 anos de notíciários monotemáticos e com um clima de alarmismo permanente sobre tudo e mais alguma coisa são simplesmente doentios.
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2022/06/20/portugueses-sao-dos-que-mais-confiam-nas-noticias-radio-cresce-como-fonte-principal/288917/

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  • 3 meses depois...

Vários jornalistas fizeram chegar à CCPJ (Comissão da Carteira Profissional de Jornalista) relatos de que,  ao abordarem o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, no âmbito da conferência Portugal Mobi Summit, este terá respondido que só prestaria declarações aos “media partners” do evento.

 

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/10/ccpj-alerta-para-condicoes-de-trabalho-de-jornalistas-em-eventos-com-media-partners/

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  • 4 meses depois...
  • 1 mês depois...

Global Media tem novo acionista. António Mendes Ferreira compra 10% da empresa

O grupo que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF é avaliado em 15 milhões de euros com esta entrada do novo acionista.

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/global-media-tem-novo-acionista-com-posicao-de-10?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

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  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

GLOBAL MEDIA INICIA PROCESSO DE CONSULTA, REFLEXÃO E ANÁLISE E PREPARA PLANO ESTRATÉGICO GLOBAL

Numa nota interna à qual o M&P teve acesso, a Global Media Group (GMG) informou os colaboradores que as alterações do Conselho de Administração e na Comissão Executiva têm como objetivo “criar as condições favoráveis à implementação de um ambicioso projeto estratégico com vista ao crescimento, desenvolvimento e reforço do investimento em todas as áreas e marcas da GMG”.

Assim, vai ser iniciado esta semana “um processo de consulta, reflexão e análise, extensível a todas as áreas do grupo, e que será um passo fundamental para a elaboração e conclusão do Plano Estratégico Global”, que irá refletir “a modernização e a expansão a todo o espaço de língua portuguesa, que marcará a ação da Global Media nos próximos anos”.

Direções mantêm-se, com excepção da TSF

De acordo com o comunicado, durante este período, “todas as direções editoriais das diferentes marcas e títulos se manterão, com exceção da TSF – Radio Jornal“, em consequência das “alterações e mudanças na gestão de topo do Grupo e perante a opção estratégica, nomeadamente a de extinguir todas as situações executivas onde exista duplicação de funções”.

Face às alterações estratégicas, deixa de existir o cargo de Diretor-Geral Editorial da Global Media Group (GMG), até aqui exercido por Domingos Portela Andrade, a quem a Comissão Executiva agradece “o empenho e dedicação mostrados ao longo do tempo em que exerceu estas funções”.

O comunicado termina com uma nota adicional: “Sem tibiezas, assumimos que queremos e vamos concretizar um dos mais ambiciosos projetos de crescimento de um grupo Media em Portugal, convictamente independente, plural e com os olhos postos no futuro”.

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/global-media-inicia-processo-de-consulta-reflexao-e-analise-e-prepara-plano-estrategico-global/

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há 35 minutos, D91 disse:

GLOBAL MEDIA INICIA PROCESSO DE CONSULTA, REFLEXÃO E ANÁLISE E PREPARA PLANO ESTRATÉGICO GLOBAL

Numa nota interna à qual o M&P teve acesso, a Global Media Group (GMG) informou os colaboradores que as alterações do Conselho de Administração e na Comissão Executiva têm como objetivo “criar as condições favoráveis à implementação de um ambicioso projeto estratégico com vista ao crescimento, desenvolvimento e reforço do investimento em todas as áreas e marcas da GMG”.

Assim, vai ser iniciado esta semana “um processo de consulta, reflexão e análise, extensível a todas as áreas do grupo, e que será um passo fundamental para a elaboração e conclusão do Plano Estratégico Global”, que irá refletir “a modernização e a expansão a todo o espaço de língua portuguesa, que marcará a ação da Global Media nos próximos anos”.

Direções mantêm-se, com excepção da TSF

De acordo com o comunicado, durante este período, “todas as direções editoriais das diferentes marcas e títulos se manterão, com exceção da TSF – Radio Jornal“, em consequência das “alterações e mudanças na gestão de topo do Grupo e perante a opção estratégica, nomeadamente a de extinguir todas as situações executivas onde exista duplicação de funções”.

Face às alterações estratégicas, deixa de existir o cargo de Diretor-Geral Editorial da Global Media Group (GMG), até aqui exercido por Domingos Portela Andrade, a quem a Comissão Executiva agradece “o empenho e dedicação mostrados ao longo do tempo em que exerceu estas funções”.

O comunicado termina com uma nota adicional: “Sem tibiezas, assumimos que queremos e vamos concretizar um dos mais ambiciosos projetos de crescimento de um grupo Media em Portugal, convictamente independente, plural e com os olhos postos no futuro”.

https://www.meiosepublicidade.pt/2023/09/global-media-inicia-processo-de-consulta-reflexao-e-analise-e-prepara-plano-estrategico-global/

não entendo a existência deste grupo de média. por mim deveria ser desmembrado, vendido a players mais fortes 

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há 18 minutos, canal5 disse:

O Jornal de Notícias ainda dá bom lucro, se dependessem do resto já tinham ido ao fundo há muito.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk
 

também já houve uma época em que a TSF foi relevante. por mim, a TSF era vendida ao grupo da Rádio Comercial; e os jornais e revistas à Trust in News, do Luís Delgado e etc., de capital obscuro, dono das antigas revistas da Impresa 

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5 hours ago, bacalhaucomnatas said:

também já houve uma época em que a TSF foi relevante. por mim, a TSF era vendida ao grupo da Rádio Comercial; e os jornais e revistas à Trust in News, do Luís Delgado e etc., de capital obscuro, dono das antigas revistas da Impresa 

A TSF podia ir para a Impresa e estabelecer sinergias com o Expresso, era o cenário ideal. O grupo da Rádio Comercial só tem rádios musicais.

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há 2 minutos, AG. disse:

A TSF podia ir para a Impresa e estabelecer sinergias com o Expresso, era o cenário ideal. O grupo da Rádio Comercial só tem rádios musicais.

precisamente por o grupo da Comercial ser estrangeiro e só ter rádios musicais, era uma garantia de maior pluralismo. o grupo Impresa já tem demasiado poder com o semanário e a tv mais consumidas do país. obviamente não vai acontecer, estava a pensar numa situação ideal. 

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há 16 horas, bacalhaucomnatas disse:

também já houve uma época em que a TSF foi relevante. por mim, a TSF era vendida ao grupo da Rádio Comercial; e os jornais e revistas à Trust in News, do Luís Delgado e etc., de capital obscuro, dono das antigas revistas da Impresa 

Essa seria a melhor solução. 

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há 17 horas, bacalhaucomnatas disse:

também já houve uma época em que a TSF foi relevante. por mim, a TSF era vendida ao grupo da Rádio Comercial; e os jornais e revistas à Trust in News, do Luís Delgado e etc., de capital obscuro, dono das antigas revistas da Impresa 

A mesma Trust in News que tem uma dívida ao estado superior a 10 Milhões

Num país pequeno como o nosso é impossível a permanência de tantos jornais e revistas de modo minimamente lucrativo, pelo que é mais que óbvio que muitos grupos de media têm patrocínios e interesses partidários por detrás, que lhes permitem sobreviver.

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