Jump to content

Duas Caras


Moonstruck

Posts Recomendados

Eu acho que as pessoas ainda se lembram de novelas como "O Rei do Gado ", "O Clone ", "Cobras e Lagartos ", "O Profeta", entre outras. Por exemplo,  a minha irmã disse me um dia que tinha saudades de ver "Cobras e Lagartos "; a minha mãe lembra se perfeitamente de "O Rei do Gado ", pois marcou gerações!!! E "Senhora do Destino " foi reposta à dois anos porque foi um grande sucesso na SIC!! A SIC tem que repor grandes clássicos da teledramaturgia brasileira e não estou a desvalorizar "Duas Caras ", muito pelo contrário!! Custa muito reporem novelas brasileiras que fizeram sucesso cá em Portugal?  É certo que nós nunca saberemos se a substituta de"Duas Caras " irá ter grandes audiências, mas temos que jogar pelo seguro. 

Foi isso que disse. "O Rei do Gado" marcou gerações, até era capaz de liderar no horário, mas não iria levantá-lo ao ponto de ter valores como "A Outra", por exemplo, porque passou recentemente na Globo Portugal. Mas devia chegar para liderar, em princípio.

Mas a questão não está em ter sido um sucesso na SIC. A questão está em ter ficado marcado na memória das pessoas a longo prazo. Pode ter sido sucesso e as pessoas já não se lembrarem. É perfeitamente normal, visto que vivemos num país onde o que mais se transmitiu ao longo dos anos foram novelas. Muitas delas foram sucesso de audiências, mas quantas ficaram na memória popular? Muito poucas, comparado com as centenas que já foram transmitidas na televisão portuguesa. Acho que todas as que referiste foram sucesso, mas eu pergunto a um idoso, que é o público alvo daquele horário e o público que igualmente já assistiu a um monte de novelas, se se lembra de "Cobras e Lagartos" e ele ouve o nome e não sabe do que estou a falar. Mas se perguntar "Lembra-se do Rei do Gado?" a resposta já é "Isso foi uma novela, não foi? Sim, sim, essa novela foi muito boa. Hoje em dia já não há novelas dessas." Não há muitas novelas que provoquem este tipo de reação. As que conheço são "O Rei do Gado", "Tieta do Agreste" e "Roque Santeiro". Até hoje não conheci uma única pessoa que não se lembrasse instantaneamente dessas novelas. Outras igualmente marcantes como "Porto dos Milagres", "Sinhá Moça", "O Clone" ou outras já começam a ter uma pessoa ou outra que não se lembra, mas mesmo assim gozam de uma popularidade elevada para a SIC poder apostar nelas sem medo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 376
  • Criado
  • Última Resposta

Não contes com "Roque Santeiro"; aliás novelas anteriores à fundação da SIC e que passavam na RTP1, nunca serão repostas na SIC; por isso "Roque Santeiro", "Vale Tudo", "Tieta", não voltarão a ser repostas. Talvez "O Rei do Gado" (por ser uma novela marcante e uma das mais vistas pela SIC) ou uma novela do século XXI, tipo "Celebridade", "Cobras e Lagartos", "O Clone", "O Profeta", entre outras.

Quando a SIC começou em 1992 emitiu todos ou muitos dos sucessos para trás da era RTP, Roque Santeiro e Tieta foram alguns deles. Em 2004 emitiu a Gabriela de 1974, também às 14h, que começou com 40% mas depois foi caindo, e caindo, e lá devem ter imaginado, aquelas mentes brilhantes, que o pessoal não quer ver novelas antigas, o que é uma falha de interpretação enorme, pois 1) até que ponto a novela em si era ou não secante? Ter feito sucesso na estreia por ser novidade não quer dizer que faça agora, se for uma novela lenta e chata, e 2) vãome buscar uma novela de 1974, para eles ou é 8 ou 80, agora acham que só queremos ver novelas recentes. Enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer uma das novelas da globo das 8 da globo dos anos 90 é potencial sucesso... ok que a sic não se preocupe muito com o horário não é assim tão rentável mas se é para repetir ao menos que sejam novelas com grande memória afectiva... a escolha de duas caras não lembra ao menino jesus e como se vê faz valores bastante básicos nunca saindo do mesmo... não capta publico. Novelas como Renascer, Rei do Gado, Indomada, Por Amor, Clone, A próxima vitima, irmãos coragem, enormes sucessos cá, garantiam valores muito bons durante uns anos. A tvi não tem muita margem de manobra pois só tem novelas há uns 15 anos... e nunca se sabe o que vai ou n resultar.

Sugestões não faltam... falta é capacidade de quem está lá a escolher as novelas de as escolher bem ou então façam estudos para ver o que agrada mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a substituta de Duas Caras vai ser um novela tuga, pois a SIC agora está a investir mais nisso, e cada vez mais o Brasil tem menos espaço e importância(os horarios são medonhos) na sua grelha.

Duvido... Eles já viram que as tugas flopam ali. A única que podia ter hipóteses era mesmo LdS, e mesmo essa... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade que temos que ter em conta a imagem e adoção do 16:9 já a partir deste Domingo, ou seja, vamos ter uma novela brasileira do século XXI, talvez dos anos 2004, 2005, 2006, 2007 ou 2008: tanto pode ser "Celebridade", "Cobras e Lagartos", "Cabocla", "Sinhá Moça", "O Profeta"!! Quanto às novelas portuguesas, não me cheira que a SIC vá repor "Laços de Sangue" ou "Sol de Inverno", pois está provado que ficção nacional reposta no horário das 14h não resulta em nada, lembremos dos casos de "Podia Acabar o Mundo", "Vingança" ou mais recentemente "Rosa Fogo"! E outra coisa ainda falta 1 mês para que "Duas Caras" termine??? É que já me disseram que faltavam 13 episódios para terminar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nesse horário não há necessidade de ser 16:9. No Brasil o Vale A Pena Ver De Novo na Globo também não se baseiam no formato da imagem para escolherem a novela - não faz qualquer sentido. Há coisas bem mais importantes que o 16:9, neste caso, o conteúdo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade que temos que ter em conta a imagem e adoção do 16:9 já a partir deste Domingo, ou seja, vamos ter uma novela brasileira do século XXI, talvez dos anos 2004, 2005, 2006, 2007 ou 2008: tanto pode ser "Celebridade", "Cobras e Lagartos", "Cabocla", "Sinhá Moça", "O Profeta"!! Quanto às novelas portuguesas, não me cheira que a SIC vá repor "Laços de Sangue" ou "Sol de Inverno", pois está provado que ficção nacional reposta no horário das 14h não resulta em nada, lembremos dos casos de "Podia Acabar o Mundo", "Vingança" ou mais recentemente "Rosa Fogo"! E outra coisa ainda falta 1 mês para que "Duas Caras" termine??? É que já me disseram que faltavam 13 episódios para terminar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, eu não estou a dizer que é obrigatório vir uma novela em 16:9... Mas com a SIC nunca se sabe. Não me admirava que estas mentes iluminadas da direção rejeitassem à partida as novelas em 4:3.

Estamos a falar dum canal que andou apaixonado e viciado no 4:3 até à semana passada... Não me parece que seja o caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porquê, mas eu ando com uma sensação que virá Caminho das Índias... espero estar redondamente enganado. Embora a reposição no Brasil até estar a cumprir, acho que não é novela para repôr cá pelo menos antes de 2020. E sim, a cena do 16:9 certamente terá peso na escolha da SIC :SMas espero estar bem enganado com tudo isto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porquê, mas eu ando com uma sensação que virá Caminho das Índias... espero estar redondamente enganado. Embora a reposição no Brasil até estar a cumprir, acho que não é novela para repôr cá pelo menos antes de 2020. E sim, a cena do 16:9 certamente terá peso na escolha da SIC :S Esperemos que não também!

 

A cumprir? Está um flop tremendo no Brasil e desabou a audiência toda de ORDG.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porquê, mas eu ando com uma sensação que virá Caminho das Índias... espero estar redondamente enganado. Embora a reposição no Brasil até estar a cumprir, acho que não é novela para repôr cá pelo menos antes de 2020. E sim, a cena do 16:9 certamente terá peso na escolha da SIC :S Esperemos que não também!

 

Parece-me pouco provável pois ainda há poucos meses estava a dar no canal de cabo... eu apostava mais no Clone que dos sucessos da última década era uma que merecia ser reposta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...