Jump to content

Cantinho do Off-Topic


Rodolfo

Posts Recomendados

Há palavras que ficam tão entranhadas que tenho dificuldade de dizer em pt e até acho estranho, tipo, budget (orçamento), box office (bilheteira), networking (estabelecer um relacionamento social), download (nunca digo que vou descarregar xD).

Isso está relacionado com o conceito de "aldeia global".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Mr. Robot disse:

Há palavras que ficam tão entranhadas que tenho dificuldade de dizer em pt e até acho estranho, tipo, budget (orçamento), box office (bilheteira), networking (estabelecer um relacionamento social), download (nunca digo que vou descarregar xD).

Isso está relacionado com o conceito de "aldeia global".

Os italianos usam também alguns termos em inglês, e isto já veio dos tempos da pré-internet.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, BBFF disse:

O @Duarte fez-me aprender que "tbh" significa "to be honest" :heart: Obrigado, 'migo!

Já que não tenho nada para ensinar na gramática portuguesa, consulte-me sempre que precisar de inglês. Felizmente bilingue 

há 18 minutos, AGUI disse:

Como disse???

x9dnBGH.png

Ai não posso no pisão. Meu AGUI <3 

  • Adoro 2
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Bloody disse:

Vou partilhar aqui uma situação que me ocorreu ontem, no meu local de trabalho. Sinto que é importante transmitir a outras pessoas quando coisas destas acontecem, pois mostra os perigos que pode haver no atendimento ao público.

Ora no Hotel onde trabalho tinha pouco trabalho/movimento ontem, o que justificava estar apenas um rececionista na Receção. Quando é assim, vem sempre uma colega de outro departamento para tomar conta da Receção enquanto o rececionista vai jantar (estava a fazer o turno da tarde). Quando vem um cliente, a colega chama o outro colega para ir atender. Como já estou habituado a isto, quando ontem tocou o telefone, fui para a receção. No entanto a minha colega disse que já não era nada, era apenas um passante para o Restaurante que queria ver a Carta. E que se tinha cortado (como, não sei). 

Voltei para a minha refeição e terminei. Ao voltar à receção, a colega que me tinha substituído diz-me que afinal o senhor quer fiar no hotel uma noite, e deu-me as identificações para proceder à reserva. Fiz a reserva, tudo direitinho. Entretanto a colega vem-me com um prato de queijos e um "frapé" com uma garrafa de vinho e gelo, e pede-me para ir colocar ao quarto, o que fiz. Entretanto volto à receção, faço o check-in ao senhor, e ele sobe para o quarto. Até aqui tudo bem. 

Entretanto passado uma hora, o senhor desce pois quer uma bebida do bar, e eu amavelmente vou lá servir. É quando dispara com a pergunta: "Desculpe perguntar, e se não puder responder não faz mal, mas tem números de acompanhantes?". A minha reação foi momentânea - fiquei incrédulo. E disse que não. O senhor continuou no entanto a dizer que "não queria passar a noite sozinho" e "já há muito tempo que estou sozinho", ao que eu disse "pois". :mosking: A minha atitude com o senhor já não seria a mesma a partir daqui. Entretanto o senhor bebe 5 doses de whiskey na receção. Eu pensei que ele ia ficar "mais para lá do que para cá", no entanto o senhor manteve sempre uma postura bastante sóbria. 

São 23h10, 50 minutos para terminar o meu turno, e o senhor sai do bar e vai até à receção, ao que apenas diz "Estou à espera de uma mensagem... sua". Eu olhei para o senhor e não lhe disse nada, fiquei apenas com expressão estática. O senhor decidiu ir até ao elevador. Não andava zonzo, as palavras saíram perfeitamente, estava completamente sóbrio, ainda. No entanto, quando o elevador chegou ao piso, voltou à receção, vir-ase para mim e diz "Se fores tu o meu acompanhante, dou-te 50 ou 100€. Pensa nisso". A expressão que fiz ao senhor deve ter feito entender que não estava para isso, nem estava para avançar mais com aquela m*rda de conversa. Não posso responder ao cliente, ma na altura esava para mandá-lo para um certo sítio. Entretanto o senhor foi definitivamente para cima, sem resposta minha obviamente. 

A receção tem uma central telefónica que liga todos os telefones dos quartos. Quando alguém faz uma chamada, aparece no ícone do quarto a indicação que está a fazer uma chamada. Ora, obviamente que isto aconteceu no quarto do senhor, e não foi uma vez mas cinco vezes. Entretanto o Hotel recebe uma chamada exterior, e o meu colega da noite atende. Um homem quer falar com o hóspede do quarto 510. A chamada é transmitida, e ficam 4 minutos à conversa. A falar do quê, não sei. 

A situação ficou por aqui, pois entretanto fui-me embora. Eu passei esta situação à Direção logo quando aconteceu, mas não deixo de sentir raiva por não ter posto o cliente logo de lado. O pior é que o senhor era estranho como tudo: chegou ao hotel com uma mão cortada, tinha um telemóvel novo e um número novo, e um Nokia daqueles velhinhos completamente partido. Sim, conseguiu partir um daqueles tijolos! E ainda tinha mais que 50 anos. Entretanto a Direção disse-me que se situação similares acontecerem, que não há problema em responder com a mesma letra ao cliente, pois está-se a dispor-se de um serviço sério e que não deve ser afetado por coisas destas. Eu fiquei verdadeiramente afetado, pois o homem disse tudo isto com bastante convicção e sempre a encarar-me de forma muito incomodativa. 

Portanto estou a partilhar esta situação para todos terem noção. Quem trabalha nestas condições de atendimento, e quem está a pensar o fazer.

Às vezes, as pessoas não têm mesmo a mínima noção do quão complicado pode ser trabalhar em atendimento ao público. Aproveito a deixa e partilho aqui também o relato do que me aconteceu na noite de 1 para 2 de Abril (exato, de domingo, para segunda de Páscoa).

Estava eu muito descansadinho a trabalhar (para quem não sabe, trabalho num McDrive), tendo entrado às 23:30h, saía às 6h da manhã de segunda. Os domingos são dias relativamente parados em relação ao restante, não temos muitos clientes nessas madrugadas. Eis que, às 5 e pouco da manhã, aparece um cliente que estava notoriamente embriagado, algo relativamente normal àquela hora (quando não estão completamente drogados é que é mesmo de bradar aos céus). Atendi-o através do head set, que dá para o speaker (aquela coluna do lado de fora dos McDrive que todos aqui já devem ter visto), onde o cliente balbuciava de forma arrastada algumas palavras em inglês. Seguindo o procedimento, disse o meu nome e perguntei-lhe pelo seu pedido em inglês, para não haver o risco de o senhor não perceber. Mas o cliente não dizia coisa com coisa, pelo que tive que lhe pedir para avançar até à janela e lá finalizar o pedido. Ele fê-lo e, ao chegar à janela, em vez de me fazer o pedido, apenas me ia perguntando onde é que podia ir para beber um copo. Eu respondi-lhe que, muito honestamente, não sabia pois não custumo sair por aqueles lados. Insisti que me fizesse o pedido e ele lá pediu uma sanduíche McChicken. Pedi-lhe o dinheiro e ele, em vez de pagar, convidou-me a ir beber um copo com ele quando eu saísse do trabalho, ao que eu respondi "Yeah, I'll think about it!", sorrindo. Eu estava perplexo e não tinha qualquer intenção de sair com o homem, queria era despachá-lo o mais rápido possível, porque já não estava com paciência para a conversa. Ele insistiu e insistiu que "tinha uma proposta de trabalho para mim". Cada vez mais assustado, eu continuava a sorrir e a dar respostas vagas, porque o labor assim o obriga. Praticamente no fim, vou a dar-lhe o troco e ele, que durante toda a conversa falou em inglês e meio aéreo devido à embriaguez (assumi eu), mudou o semblante de um momento para o outro, mudou o tom de voz para um mais sóbrio e olhou-me nos olhos, dizendo "Mas não te rias assim para mim." EM PORTUGUÊS!!! Posso dizer com toda a certeza que foi o momento em que fiquei mais assustado desde que comecei a trabalhar. Disse-lhe "Bom Apetite" e fechei a janela de imediato.

Expus a situação à direção e atualmente, posso recusar-me a atender aquele cliente, mas alguns colegas meus não têm noção nenhuma de bom senso e brincam com a situação :/ Assédio é um assunto sério, além de que o que mais me assustou foi a repentina mudança de atitude, postura, voz, linguagem... Parecia um autêntico psicopata ali à minha frente!

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta o tmi - too much information. usado quando alguém escreve algo considerado inapropriado ou que não acrescenta nada de valor ao conhecimento da outra pessoa

Exemplo: alguém diz num chat: "hoje entrei em casa e encontrei os meus pais a fazerem sexo"

E a outra pessoa responde com: tmi

@srcbica

Editado por Faded
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srcbica disse:

Heavens é o que eu costumo mesmo escrever às vezes nos meus comentários.

E, obrigado, João, por explicares as siglas. Foste muito gentil.

Se googlasses elas estariam lá todas, mas assim poupo-te trabalho. xD 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Mr. Robot disse:

falta o tmi - too much information. usado quando alguém escreve algo considerado inapropriado ou que não acrescenta nada de valor ao conhecimento da outra pessoa

Exemplo: alguém diz num chat: "hoje entrei em casa e encontrei os meus pais a fazerem sexo"

E a outra pessoa responde com: tmi

@srcbica

Anote aí @Tiago João

mbYLNUe.gif

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, iBoy disse:

Não acho, sapatilhas é muito ridículo, soa a sapatilhas de bailarina, é uma palavra usada essencialmente no Norte.

Ridículo? É uma palavra muito usada e vejo com normalidade. Tanto Sapatilhas como Ténis são termos que se aceitam.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/24/2017 at 19:22, Alice disse:

Eu quero enviar um grande beijinho a todos vocês amiguinhos que me recebem com amor e me enviam mensagens e bonequinhos de afecto e aceitação. O meu netinho Rafi que me ajuda sempre a encontrar os sítios para escrever também vos manda carinhos e vos agradece porque ele fica muito feliz de ver a sua querida "vóvi" a sorrir. Obrigada por me ouvirem porque é muito triste viver só e não ter com quem partilhar um pensamento. Muitos corações e carinhas amarelas a todos. Estou muito emocionada, tenho nevoeiro nos óculos, diz o meu netinho.

Um throwback ao último post da querida Dona Alice. Depois do #NãoAdotoEsteSilêncio eis que chega o #VolteDonaAlice, um movimento que fará com que a PIDE liberte a querida D. Alice das suas prisões e a traga de volta para nós. EU ACREDITO! :heart:

  • Gosto 2
  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte disse:

Gentem, cancelem o youtube pt. nós não merecemos

 

Lembram-se daquilo dos estrangeiros dizerem que Portugal é uma província de Espanha? Então... é o melhor para todos e, assim, apenas sujamos a identidade espanhola...

gIbdtGL.gif

Andou Luís de Camões, durante anos, nadando com um só braço para salvar o seus escritos do naufrágio, a enaltecer os "feitos do povo ilustre lusitano" para, no final, acabarmos numa casa de pseudo-youtubers. Esqueçam, Portugal já era. Hoy voy a cambiar mi nacionalidad y voy a hablar con mis contactos en el gobierno. Es lo mejor que hacer, no lloren, por favor.

gIbdtGL.gif

Spoiler

Onde é que arranjaram tanto desconhecido para juntar numa casa? Qual é o objetivo? "Somos uma família", quantas horas dão para a primeira discussão? Fernando Pessoa, perdón, yo intenté...

gIbdtGL.gif

 

  • Adoro 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, AGUI disse:

Lembram-se daquilo dos estrangeiros dizerem que Portugal é uma província de Espanha? Então... é o melhor para todos e, assim, apenas sujamos a identidade espanhola...

gIbdtGL.gif

Andou Luís de Camões, durante anos, nadando com um só braço para salvar o seus escritos do naufrágio, a enaltecer os "feitos do povo ilustre lusitano" para, no final, acabarmos numa casa de pseudo-youtubers. Esqueçam, Portugal já era. Hoy voy a cambiar mi nacionalidad y voy a hablar con mis contactos en el gobierno. Es lo mejor que hacer, no lloren, por favor.

gIbdtGL.gif

  Ocultar conteúdo

Onde é que arranjaram tanto desconhecido para juntar numa casa? Qual é o objetivo? "Somos uma família", quantas horas dão para a primeira discussão? Fernando Pessoa, perdón, yo intenté...

gIbdtGL.gif

 

gIbdtGL.gif

¡Hala Madrid! 

  • Gosto 1
  • Adoro 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...