Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 10 horas, miguelalex23 disse:

Programa de Raquel Bulha (actualmente voz-off da SIC) que durou imensos anos na Antena 3, e que numa fase posterior me acompanhou muitas vezes em noites de Domingo no meu secundário e superior, a estudar o que não tinha estudado no fim de semana. :cryhappy: Graças a ele criei gosto pela world music na altura.

Antes e depois, passavam outros dois belíssimos programas de autor: o  de Mónica Mendes, ainda existente em podcast, e o Coyote de Pedro Costa, que se mantém no ar.

A Raquel Bulha foi minha professora num curso profissional que tirei, óptima comunicadora e sabe como tirar partido das vozes, seja da dela, seja a dos outros!

• Like 6
Posted
On 22/04/2026 at 16:04, LAboy 456 disse:

+ vários intervalos da encarnação anos 2000 da Rádio Clube Português - gravados algures em 2005:

Lembro-me demasiado bem disto. Ouvia o RCP durante demasiadas horas. :rofl:

A plástica do RCP em 2003 era muito boa (as gravações em que aparecem o Aurélio Gomes e a Teresa Gonçalves), assim como a playlist - tirando algumas "pirosadas" que por lá passavam. Mas comparado ao que se ouve agora na M80 e noutras rádios portuguesas é excepcional.

Já a de 2005 com a voz modificada do Pedro Marques não gostei mesmo nada. Achei uma regressão. 

É engraçado "desbloquear a memória" e a ouvir coisas que já pensava não serem possíveis de ouvir de novo.

• Like 5
Posted
On 23/04/2026 at 18:51, AG. disse:

Lembro-me demasiado bem disto. Ouvia o RCP durante demasiadas horas. :rofl:

A plástica do RCP em 2003 era muito boa (as gravações em que aparecem o Aurélio Gomes e a Teresa Gonçalves), assim como a playlist - tirando algumas "pirosadas" que por lá passavam. Mas comparado ao que se ouve agora na M80 e noutras rádios portuguesas é excepcional.

Já a de 2005 com a voz modificada do Pedro Marques não gostei mesmo nada. Achei uma regressão. 

É engraçado "desbloquear a memória" e a ouvir coisas que já pensava não serem possíveis de ouvir de novo.

Lembro-me mais do jingle normal do RCP por causa dos anúncios que passavam na TVI. Na altura quando ia almoçar fora ao sábado, a minha mãe costumava ouvir o programa Transatlântico (ou Trânsatlântxicu) que passava temas portugueses e brasileiros, daqueles artistas do naipe do Caetano Veloso, Tom Jobim etc. Só que havia um problema: em Braga o RCP era (e é) o 103.8 fora da cidade, logo, nalgumas zonas de Braga, o rádio apanhava a mensagem SEARCH e ficava sem sinal.

Em 2007 o Transatlântico acabou de vez (eu acho) quando passou a ser uma rádio de informação para tentar concorrer face à TSF. Depois em 2010 a rádio fechou de vez porque achavam que não era sustentável. Não sei o que se passou com a frequência em 2010 pois não ouvia naquela altura e não sabia se, das duas uma: ou passou a ser Star FM ou passou a ser M80. Ainda hoje, a M80 continua com o problema que eu já referi, o emissor está um pouco "deslocado" e não se apanha bem em certas zonas.

Posted
há 6 horas, ATVTQsV disse:

Lembro-me mais do jingle normal do RCP por causa dos anúncios que passavam na TVI. Na altura quando ia almoçar fora ao sábado, a minha mãe costumava ouvir o programa Transatlântico (ou Trânsatlântxicu) que passava temas portugueses e brasileiros, daqueles artistas do naipe do Caetano Veloso, Tom Jobim etc. Só que havia um problema: em Braga o RCP era (e é) o 103.8 fora da cidade, logo, nalgumas zonas de Braga, o rádio apanhava a mensagem SEARCH e ficava sem sinal.

Em 2007 o Transatlântico acabou de vez (eu acho) quando passou a ser uma rádio de informação para tentar concorrer face à TSF. Depois em 2010 a rádio fechou de vez porque achavam que não era sustentável. Não sei o que se passou com a frequência em 2010 pois não ouvia naquela altura e não sabia se, das duas uma: ou passou a ser Star FM ou passou a ser M80. Ainda hoje, a M80 continua com o problema que eu já referi, o emissor está um pouco "deslocado" e não se apanha bem em certas zonas.

RCP em Braga era em 92,9 até 2009. Mas a dona RTM (Rádio e Televisão do Minho) rescindiu o "aluguer" com a MCR e a frequência passou a emitir a Mega Hits até aos dias de hoje.

Já 103,8 foi sempre M80, era a antiga Rádio Clube de Fafe até 2009 também.

Nunca chegou a emitir o RCP, e lembro-me na altura de se comentar nos fóruns radiofónicos que a MCR ainda procurou frequências na região para emitirem o Rádio Clube.

Posted
há 19 minutos, AG. disse:

RCP em Braga era em 92,9 até 2009. Mas a dona RTM (Rádio e Televisão do Minho) rescindiu o "aluguer" com a MCR e a frequência passou a emitir a Mega Hits até aos dias de hoje.

Já 103,8 foi sempre M80, era a antiga Rádio Clube de Fafe até 2009 também.

Nunca chegou a emitir o RCP, e lembro-me na altura de se comentar nos fóruns radiofónicos que a MCR ainda procurou frequências na região para emitirem o Rádio Clube.

Ai ai, a minha memória é traiçoeira! É que lembro-me de ouvir o RCP noutra frequência a não ser os 92,9, dado que a RTM tinha um emissor decente (e que a Mega Hits infelizmente ainda tem), logo não sei de onde tirei a ideia do emissor que não cobria bem partes de Braga. Entendo que a RCF/M80 ainda padece do problema da cobertura, porque a minha mãe das vezes que usava o carro pela cidade notava que a M80 não tinha cobertura de jeito, e notava-se a falta de sinal quando chegava a casa.

Posted
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Ai ai, a minha memória é traiçoeira! É que lembro-me de ouvir o RCP noutra frequência a não ser os 92,9, dado que a RTM tinha um emissor decente (e que a Mega Hits infelizmente ainda tem), logo não sei de onde tirei a ideia do emissor que não cobria bem partes de Braga. Entendo que a RCF/M80 ainda padece do problema da cobertura, porque a minha mãe das vezes que usava o carro pela cidade notava que a M80 não tinha cobertura de jeito, e notava-se a falta de sinal quando chegava a casa.

O emissor da ex-RCF não tem uma cobertura espectacular em Braga, longe disso. Aliás, ouvir a M80 num autorádio pelo Minho fora tem a sua graça, aquilo alterna entre 4 frequências: 103,8, 90,0 (Monte da Virgem, Gaia) 97,4 (Vila Real), 105,8 (Valongo). Indo para Norte, a partir de Ponte de Lima, morre o sinal por completo.

A outra hipótese que tinhas para ouvir o RCP era os 89,5 de Matosinhos. Aí sim, o sinal devia ser fraco. Mas claro que a frequência ideal para ouvir o RCP em Braga era 92,9.

• Like 1
Posted

O evento organizado pela Rádio Comercial de nome Carrossel, que ia decorrer este ano no Campo Pequeno foi cancelado. Dizem eles que vão repensar isto e dedicar-se este ano mais ao Christmas in The Night. Se já tinham bilhetes eles devolvem o dinheiro.

Posted
há 2 horas, tuscano disse:

O evento organizado pela Rádio Comercial de nome Carrossel, que ia decorrer este ano no Campo Pequeno foi cancelado. Dizem eles que vão repensar isto e dedicar-se este ano mais ao Christmas in The Night. Se já tinham bilhetes eles devolvem o dinheiro.

As vendas deviam estar a ser muito fracas, por acaso eu estive para comprar bilhete para uma das datas e quando estive a ver na Blueticket (para aí no início desta semana) ainda havia setores quase 100% disponíveis, devem ter chegado à conclusão que seria inviável.

• Like 3
Posted
há 24 minutos, RenatoSimões disse:

As vendas deviam estar a ser muito fracas, por acaso eu estive para comprar bilhete para uma das datas e quando estive a ver na Blueticket (para aí no início desta semana) ainda havia setores quase 100% disponíveis, devem ter chegado à conclusão que seria inviável.

Acredito que com tantos eventos este verão, poucos iriam gastar dinheiro num evento só com música portuguesa.

• Like 1
Posted
há 10 horas, tuscano disse:

Não era esse evento aonde iria estar o Markl?

• Shock 2
Posted
há 39 minutos, User3468 disse:

Não era esse evento aonde iria estar o Markl?

Sim, no primeiro dia. Suponho que isso tenha sido um plano para aumentar as vendas (porque não estava anunciado ao início), que não resultou.

• Thanks 2
Posted
On 02/05/2026 at 11:46, tuscano disse:

Entretanto como o TNT deve ser gravado na sexta-feira, no programa hoje os apresentadores ainda estavam a promover o "Carrossel" que já não vai acontecer.

• Like 2
Posted
há 12 horas, RenatoSimões disse:

Entretanto como o TNT deve ser gravado na sexta-feira, no programa hoje os apresentadores ainda estavam a promover o "Carrossel" que já não vai acontecer.

Programas temáticos ou de autor ao fim-de-semana ou inícios de madrugada em todas as rádios são quase todos gravados, por exemplo o programa do Nuno Galopim aos Domingos à noite na Antena 2 pelas 22h, quase sempre uns dias antes já pode ser ouvido no RTP play e eles nem escondem, no caso das rádios públicos não é exemplo único. Aos Sábados de tarde na Antena 1, se não houver futebol, é uma sucessão enorme de programas gravados, com alguém no estúdio a controlar a coisa e a falar de hora a hora, também vai acontecendo por vezes nas manhãs de fim-de-semana. Na M80, o TOP feito pela Ana Moreira, passa duas vezes gravado, na Comercial o TOP dos anos 90 aos Domingos de manhã e em que vai variando quem faz as escolhas, também passa gravado, esse de que falas também, etc, etc. Até o Hotel California aos Sábados de manhã na R(agora diz-se assim)  é gravado no dia anterior e até as madrugadas  00h- 5h da manhã, muitas vezes os takes são gravados, etc etc.

Posted

Nova rubrica no programa da manhã da RFM, feita pelo comediante brasileiro Fábio Porchat, será a partir da próxima semana, sendo transmitida pelas 8h50 e chama-se PorchatGPT.

• Like 2