Jump to content

Informação RTP2


Ambrósio

Posts Recomendados

On 02/12/2020 at 00:08, canal5 disse:

De resto não consigo levar a sério o Hugo Gilberto - e não devo ser o único - quando à semana estiver aqui mas ao domingo continuar a perguntar 40x se é penalty ou não. Como até parece ser um bom pivot pelo que vi, podia aproveitar e desaparecer do desporto de vez que só tem feito borradas.

Podes crer que não és o único :p! Aliás, tendo em conta que se pretende imprimir ao Jornal 2 uma linha editorial totalmente distinta da dos restantes canais generalistas, nomeadamente com um grande enfoque nos assuntos internacionais, não dá para compreender por que motivo foram seleccionar um pivot que todos associamos imediatamente ao desporto. Mesmo que se alegue que "desporto é informação", o Hugo Gilberto não será certamente a melhor escolha para um noticiário que se pretende de reflexão... E que já foi apresentado por jornalistas infinitamente mais credíveis, como Carlos Fino ou Fátima Campos Ferreira, para citar apenas alguns exemplos.

Em todo o caso, não vale a pena perder muito tempo com estas análises. Para mim, a informação da RTP2 morreu no dia em que tiveram a brilhante ideia de acabar com o Hoje. E a julgar pelas audiências, não deverei ter sido o único a pensar assim...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

14 hours ago, pedrodepinto said:

Podes crer que não és o único :p! Aliás, tendo em conta que se pretende imprimir ao Jornal 2 uma linha editorial totalmente distinta da dos restantes canais generalistas, nomeadamente com um grande enfoque nos assuntos internacionais, não dá para compreender por que motivo foram seleccionar um pivot que todos associamos imediatamente ao desporto. Mesmo que se alegue que "desporto é informação", o Hugo Gilberto não será certamente a melhor escolha para um noticiário que se pretende de reflexão... E que já foi apresentado por jornalistas infinitamente mais credíveis, como Carlos Fino ou Fátima Campos Ferreira, para citar apenas alguns exemplos.

Em todo o caso, não vale a pena perder muito tempo com estas análises. Para mim, a informação da RTP2 morreu no dia em que tiveram a brilhante ideia de acabar com o Hoje. E a julgar pelas audiências, não deverei ter sido o único a pensar assim...

Não sejamos injustos para com o João Fernando Ramos, que ao longo destes 6 anos fez um excelente trabalho no relançamento do Jornal 2. 

Mas agora nota-se bem o porquê da sua saída... Sandra Sousa e Hugo Gilberto não deixa de ser um downgrade apreciável, mesmo considerando que o Hugo tem estado bem nesta nova "pele". Mas recursos humanos de qualidade indiscutível e RTP não tem combinado lá muito bem na RTP de 2010 para cá, salvo excepções. E informação na RTP2 é secundária, sobretudo desde que a RTP3 está na TDT.

Voltando ao Hugo Gilberto, a questão é que ele querendo assumir o Jornal 2 já tinha de ter deixado o desporto no início desta época, pelo menos. Assim não descola dessa imagem de "jornalista desportivo", que sabemos ser um estilo de jornalismo que não tem lá grande prestígio...

Editado por Rangel
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Televisão 10 disse:

Mudanças no oráculo com o título:

5LcdYlQ.png

No oráculo em que aparece o nome, inverteram as cores, passando o retângulo preto a conter o nome.

MpSsK5y.png

E quando estavam a falar dos 40 anos do acidente de Camarate, deu para ver um outro oráculo, com letras minúsculas e com duas linhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, LP 98 disse:

E quando estavam a falar dos 40 anos do acidente de Camarate, deu para ver um outro oráculo, com letras minúsculas e com duas linhas.

Estás a falar deste oráculo?

JXCFmlX.png

Bonito e com o tamanho ideal para quando renovarem os oráculos da RTP 3.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/12/2020 at 01:11, Rangel disse:

Não sejamos injustos para com o João Fernando Ramos, que ao longo destes 6 anos fez um excelente trabalho no relançamento do Jornal 2. 

Eu reconheço que o João Fernando Ramos fez o que pôde... Embora nunca me tenha convencido muito. Na minha opinião, que pelos vistos continua a não ser muito popular por aqui, nunca se conseguiu aproximar daquela postura séria e rigorosa que o António Esteves imprimiu na perfeição ao Hoje. Por isso mesmo, parece-me que deveria ter continuado a apresentar o Jornal da Tarde. Convenhamos que a condução do noticiário da noite da RTP2 deve ter um estilo um pouco diferente da do noticiário da hora de almoço da RTP1. Ou não?

On 03/12/2020 at 01:11, Rangel disse:

Mas agora nota-se bem o porquê da sua saída... Sandra Sousa e Hugo Gilberto não deixa de ser um downgrade apreciável, mesmo considerando que o Hugo tem estado bem nesta nova "pele". Mas recursos humanos de qualidade indiscutível e RTP não tem combinado lá muito bem na RTP de 2010 para cá, salvo excepções. E informação na RTP2 é secundária, sobretudo desde que a RTP3 está na TDT.

Voltando ao Hugo Gilberto, a questão é que ele querendo assumir o Jornal 2 já tinha de ter deixado o desporto no início desta época, pelo menos. Assim não descola dessa imagem de "jornalista desportivo", que sabemos ser um estilo de jornalismo que não tem lá grande prestígio...

Pessoalmente, sempre simpatizei bastante com a Sandra Sousa. Embora muitos de vós considerem que "raramente parece entusiasmada", parece-me uma das mais competentes apresentadoras da RTP Porto. Aliás, nem compreendo por que motivo demoraram tanto tempo a apostar nela, especialmente depois de o Nuno Santos ter saído da Direcção de Informação! Afinal de contas, durante essa fase, conduziu bastante bem a Grande Entrevista na RTP1... E até chegou a participar em pelo menos uma entrevista importante. Dito isto, reconheço que começa a haver uma importante escassez de recursos humanos na informação da RTP... E quanto ao Hugo Gilberto não podia concordar mais contigo ;)!

Por último, não fazia ideia que o Henrique Garcia tinha também chegado a conduzir o Jornal 2, algures pelo final da década de 1990. Devo dizer que adorei vê-lo na quinta-feira na TVI24. Infelizmente, o nosso país continua a não dar o devido valor às suas grandes referências, só porque atingem os 70 anos...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, pedrodepinto disse:

Eu reconheço que o João Fernando Ramos fez o que pôde... Embora nunca me tenha convencido muito. Na minha opinião, que pelos vistos continua a não ser muito popular por aqui, nunca se conseguiu aproximar daquela postura séria e rigorosa que o António Esteves imprimiu na perfeição ao Hoje. Por isso mesmo, parece-me que deveria ter continuado a apresentar o Jornal da Tarde. Convenhamos que a condução do noticiário da noite da RTP2 deve ter um estilo um pouco diferente da do noticiário da hora de almoço da RTP1. Ou não?

Pessoalmente, sempre simpatizei bastante com a Sandra Sousa. Embora muitos de vós considerem que "raramente parece entusiasmada", parece-me uma das mais competentes apresentadoras da RTP Porto. Aliás, nem compreendo por que motivo demoraram tanto tempo a apostar nela, especialmente depois de o Nuno Santos ter saído da Direcção de Informação! Afinal de contas, durante essa fase, conduziu bastante bem a Grande Entrevista na RTP1... E até chegou a participar em pelo menos uma entrevista importante. Dito isto, reconheço que começa a haver uma importante escassez de recursos humanos na informação da RTP... E quanto ao Hugo Gilberto não podia concordar mais contigo ;)!

Por último, não fazia ideia que o Henrique Garcia tinha também chegado a conduzir o Jornal 2, algures pelo final da década de 1990. Devo dizer que adorei vê-lo na quinta-feira na TVI24. Infelizmente, o nosso país continua a não dar o devido valor às suas grandes referências, só porque atingem os 70 anos...

Também concordo. A Sandra Sousa e o Vítor Gonçalves fizeram uma excelente entrevista ao José Sócrates. Recordo-me bem. Foi quando comecei acompanhar mais o trabalho dela. Depois li, numa revista, que, infelizmente, teve uma doença grave e teve que sair da Grande Entrevista. Provavelmente, ia ter mais visibilidade na Rtp1. Quanto ao Hugo Gilberto, estou a gostar da prestação enquanto pivô. É bastante competente. Eu gosto deste jornal. Curto ("sem encher chouriços"), mas claro que é para um nicho muito específico. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/11/2020 at 23:09, LP 98 disse:

Talvez fiquem ao fim de semana, quem sabe?

Curiosamente, foi mesmo o que aconteceu. A Fátima Araújo apresentou a edição de hoje e apresentará a edição de amanhã.

Já o Página 2 foi apresentado pela Sandra Sousa, que nas mãos tinha cartões com o logótipo antigo. :mosking: O logótipo é semelhante, mas com fundo laranja. Achei curioso o estúdio virtual ser diferente e mais sóbrio do que o do Jornal 2.

Editado por Televisão 10
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Hugo Gilberto participou no podcast do EF e falou sobre o desafio de apresentar o Jornal 2 e sobre as mudanças no noticiário.

https://espalhafactos.com/2020/12/05/hugo-gilberto-jornal-2-o-mundo-em-30-minutos/?fbclid=IwAR0S0-RrtDA0QPFw3F-AtsgCpfuvGfunzLlCGoxIlpkFwBtMPsbJaKpW468

Falaram-lhe que houve algumas críticas ao cenário virtual e ao visual dos oráculos. Infelizmente, a resposta ficou-se pelo cenário. O Hugo disse que não era a área dele, mas que, por norma, um cenário gera sempre opiniões favoráveis e pouco favoráveis, que a RTP tem dos melhores profissionais na conceção de cenários virtuais e que a conceção do cenário assentou em 3 pontos: modernidade, urbanidade e sofisticação. :ph34r:

 

Na 6.ª feira, o noticiário atingiu o melhor resultado desde a renovação, com 1,2%/2,2%.

Editado por Televisão 10
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Falaram-lhe que houve algumas críticas ao cenário virtual e ao visual dos oráculos. Infelizmente, a resposta ficou-se pelo cenário. O Hugo disse que não era a área dele, mas que, por norma, um cenário gera sempre opiniões favoráveis e pouco favoráveis, que a RTP tem dos melhores profissionais na conceção de cenários virtuais e que a conceção do cenário assentou em 3 pontos: modernidade, urbanidade e sofisticação. :ph34r:

Sim, claro... Muito sofisticado... para os padrões de 2015, só se for! ?

Editado por LP 98
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/6/2020 at 11:10 PM, Televisão 10 said:

Voltaram a fazer alterações nos oráculos. 

O relógio voltou ao tamanho anterior e subiram o lado esquerdo do oráculo. Assim, a barra do título ficou ao nível da do relógio. 

Hoje já voltaram ao estilo de oráculos usados na sexta e sábado. :riso:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Para quem tiver fobia de agulhas, recomenda-se o Jornal 2. :clown:

Citação

Telespectadora insatisfeita com o novo Jornal 2 - "Sim...mas o novo formato de telejornal... Já enviei mail a demonstrar a minha resistência... é um canal público... porque fazer igual aos outros??"

Citação

RTP 2/Teresa Paixão - "permita-me discordar , não é igual, só tem 30 minutos, tem notícias internacionais e, nos últimos dias nem mostrou agulhas. Muito obrigada por ver a 2."

 

  • Adoro 1
  • Haha 11
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...