Jump to content

Informação RTP2


Ambrósio

Posts Recomendados

A mudança era necessária, mas em termos de grafismo já estava à espera que fosse para pior e confirma-se.

Genérico razoável, música melhor que a anterior, mas alguém avise a RTP que letras gigantes em genéricos já não se usa em lado nenhum. Já nos genéricos da RTP1 fica horrível.

Cenário pior. Passámos de um cenário sóbrio e discreto para esta algazarra visual ao nível do pior a que a RTP Porto nos tem habituado. A mesa (da RTP3) acaba por lhe dar um ar de um noticiário igual aos outros.

Oráculos horrorosos, também sem surpresas. Acharam boa ideia manter o rodapé mais inútil da televisão portuguesa, tornando-o feio e mais intrusivo. O relógio também está muito grande. Tem tudo um ar super amador, coisa que o Jornal 2 do João Fernando Ramos não tinha.

Quanto ao mais importante, os conteúdos, acho que mantém a linha editorial e isso é positivo. Hugo Gilberto é um bom pivot. Mas se o objectivo é continuar a ter foco na análise, não perdia nada em ter mais 5 minutos. Acaba por ficar muito assunto de fora.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 minutes ago, Miguel Lopes said:

Foi um grande retrocesso...

O cenário também está muito fraco e perdeu-se a identidade/estilo que distinguia este jornal dos restantes.

Parece que voltámos a isto:

 

Bem visto, mas esse ainda tem um rodapé e oráculos decentes.

Confesso que quando vi o grafismo deste Jornal 2 lembrei-me do pior que vi, que era este:

spacer.png

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estreia do novo Jornal 2, para poderem ver, além do genérico, o cenário e oráculos.

Na RTP, continua a mania de fazerem cenários virtuais gigantes. Talvez por ser pequeno o anterior cenário resultasse tão bem.

Nem vale a pena falar dos oráculos. Ao vê-los, até se fica com medo de um eventual futuro grafismo para a informação da RTP. :ph34r:

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o melhor é dar um desconto e ver o que acontece nos próximos dias, afinal já no grafismo anterior tiveram durante meses o maravilhoso site rtp.pt/jornal2 que nunca existiu. Nem devem ter revisto o grafismo antes de ir para o ar e já que estamos a falar do Monte da Virgem na régie estavam é todos com um olho no jogo do Porto :ph34r: (o timing da estreia foi mesmo escolhido a dedo para passar despercebido, enfim)

De resto não consigo levar a sério o Hugo Gilberto - e não devo ser o único - quando à semana estiver aqui mas ao domingo continuar a perguntar 40x se é penalty ou não. Como até parece ser um bom pivot pelo que vi, podia aproveitar e desaparecer do desporto de vez que só tem feito borradas.

Editado por canal7
  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, canal5 said:

De resto não consigo levar a sério o Hugo Gilberto - e não devo ser o único - quando à semana estiver aqui mas ao domingo continuar a perguntar 40x se é penalty ou não. Como até parece ser um bom pivot pelo que vi, podia aproveitar e desaparecer do desporto de vez que só tem feito borradas.

No último Trio esteve o Manuel Fernandes Silva, pode ser que fique em definitivo. Era a melhor solução.

Outra ideia para o grafismo:

 

spacer.png

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O genérico é bonito. 

Mas os oráculos são horríveis e amadores como os restantes da informação da RTP. Estão a precisar de novas ideias.

O estúdio nem se fala. Não podiam ter feito sem ser virtual? Que coisa mais amadora!

Faz falta este jornal ter uma identidade própria. A linha editorial é boa, mas falta um embrulho melhor.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Rangel disse:

No último Trio esteve o Manuel Fernandes Silva, pode ser que fique em definitivo. Era a melhor solução.

Outra ideia para o grafismo:

 

spacer.png

Essa seria a melhor opção, e a mais lógica.

Entretanto fiz a minha própria proposta, caso a RTP fizesse mesmo questão de manter o seu website permanentemente no rodapé:

Spoiler

i4Kwriz.png

 

  • Gosto 4
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, LP 98 disse:

Essa seria a melhor opção, e a mais lógica.

Entretanto fiz a minha própria proposta, caso a RTP fizesse mesmo questão de manter o seu website permanentemente no rodapé:

  Ocultar conteúdo

i4Kwriz.png

 

A RTP devia ver essa sugestão, está muito melhor que o grafismo que eles fizeram.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

A RTP devia ver essa sugestão, está muito melhor que o grafismo que eles fizeram.

E para quê? Ainda vão sentir-se humilhados... ?

E não é para estar a gabar-me, mas uma coisa como essa faz-se literalmente em 5/10 minutos; não é nada do outro mundo. Daí eu perguntar-me onde é que anda a gente talentosa dentro da RTP... ?

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os oráculos têm ar de terem sido todos alterados na régie. Não me parece que um designer gráfico os mandasse assim...

há 12 minutos, D91 disse:

O estúdio nem se fala. Não podiam ter feito sem ser virtual? Que coisa mais amadora!

Na RTP Porto, é difícil. Tanto que todos os seus noticiários são feitos a partir de um estúdio virtual.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Na RTP Porto, é difícil. Tanto que todos os seus noticiários são feitos a partir de um estúdio virtual.

O que é pena... Até 2008 ou 2009 (para aí), ainda dava para ver a redação atrás do pivot. Dava uma maior sensação de dimensão e tinha mais personalidade, na minha opinião. Mas enfim, de qualquer forma, sempre achei estes cenários virtuais uma coisa um bocado low-cost.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Os oráculos têm ar de terem sido todos alterados na régie. Não me parece que um designer gráfico os mandasse assim...

Na RTP Porto, é difícil. Tanto que todos os seus noticiários são feitos a partir de um estúdio virtual.

Mas antes tinham um estúdio próprio no Porto. Agora só tem virtual é? Então que o fizessem a partir de Lisboa. Fica feio o único jornal da RTP2 nem ter um estúdio próprio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Mas antes tinham um estúdio próprio no Porto. Agora só tem virtual é? Então que o fizessem a partir de Lisboa. Fica feio o único jornal da RTP2 nem ter um estúdio próprio.

Nisso dou-te a razão... É uma pena terem tirado esse "privilégio" ao Jornal 2, de ter o seu próprio espaço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, D91 disse:

Mas antes tinham um estúdio próprio no Porto. Agora só tem virtual é? Então que o fizessem a partir de Lisboa. Fica feio o único jornal da RTP2 nem ter um estúdio próprio.

Estando a RTP 2 com sede no Porto, se eu não me engano, acho que faz sentido o noticiário ser feito a partir da mesma cidade. E, se fosse para Lisboa, era capaz de também ir para o estúdio virtual.

Não sendo fã de estúdios virtuais, acho que o anterior cenário virtual do Jornal 2 disfarçava bem a utilização do chroma key, ao contrário deste.

há 23 minutos, LP 98 disse:

O que é pena... Até 2008 ou 2009 (para aí), ainda dava para ver a redação atrás do pivot. Dava uma maior sensação de dimensão e tinha mais personalidade, na minha opinião. Mas enfim, de qualquer forma, sempre achei estes cenários virtuais uma coisa um bocado low-cost.

Também preferia um cenário real, mas, como gravam vários programas de vários géneros diferentes na RTP Porto, um estúdio virtual é mais versátil.

Não devem também ter espaço para dois estúdios.

há 49 minutos, Rangel disse:

No último Trio esteve o Manuel Fernandes Silva, pode ser que fique em definitivo. Era a melhor solução.

Li algures que o Hugo Gilberto ia ficar no programa até ao final da Taça (não sei qual, já que percebo pouco de futebol).

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Rangel disse:

Se for a Supertaça é já dia 23 de dezembro, se for Taça de Portugal é no fim da época, em Maio.

Encontrei o artigo:

Citação

"O profissional, que, além de ser director-ajunto de informação, tem o pelouro do desporto e é responsável pela redacção da estação no Porto, irá manter-se também na condução do programa de debate desportivo Trio d’ Ataque até ao final da época."

https://www.meiosepublicidade.pt/2020/11/hugo-gilberto-reforca-renovado-jornal-2/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Televisão 10 disse:

Estreia do novo Jornal 2, para poderem ver, além do genérico, o cenário e oráculos.

Na RTP, continua a mania de fazerem cenários virtuais gigantes. Talvez por ser pequeno o anterior cenário resultasse tão bem.

Nem vale a pena falar dos oráculos. Ao vê-los, até se fica com medo de um eventual futuro grafismo para a informação da RTP. :ph34r:

Mas esta gente não tem  um pingo de noção?

A impressão que me está a fazer esse oráculo não começar no rodapé, e o tamanho das horas, para a senhora Arlete estar a lavar a louça, e conseguir ver as horas para começar a novela.

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...