Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 11 horas, Televisão 10 disse:

Acho que neste vídeo dá para ter uma visão geral do antigo cenário, que também considero superior:

 

Sim, já estou a ver qual é. Também ficou imenso tempo no ar, penso eu.

Era de facto melhor mas tinham o mesmo problema com o green screen (não tao mau como o actual though).

Percebo que tenham mudado de grafismo para se distinguir da RTP1 e RTP3 (que também é azul) mas podiam ter feito algo melhor do que o actual.

  • Like 2
Posted

Janela Global vai voltar a passar na RTP2 de Sábado para Domingo após a 1h da manhã, depois do Cinema à Portuguesa. O programa da RTP3 ainda começou por passar na 2 nas primeiras semanas (à semelhança do que sempre aconteceu com o antecessor Olhar o Mundo, que até chegou a ter horários de maior destaque na 2 que na 3), mas depois desistiram.

Há mais programas da RTP3 que podiam aproveitar para o late night.

  • Like 5
Posted
há 14 horas, miguelalex23 disse:

Janela Global vai voltar a passar na RTP2 de Sábado para Domingo após a 1h da manhã, depois do Cinema à Portuguesa. O programa da RTP3 ainda começou por passar na 2 nas primeiras semanas (à semelhança do que sempre aconteceu com o antecessor Olhar o Mundo, que até chegou a ter horários de maior destaque na 2 que na 3), mas depois desistiram.

Há mais programas da RTP3 que podiam aproveitar para o late night.

Vários mesmo, a rtp3 tem tanto magazine que umas reprises na rtp2 até era vapaz de ajudar nas quotas.

  • Like 2
  • 3 months later...
Posted (edited)

Seguindo o exemplo da CNN Portugal ou da SIC Notícias, hoje, no Jornal 2, colocaram a identificação do interlocutor permanentemente no ecrã.

uaDjlSx.png

Mais um elemento gráfico mal feito. :cryhappy: Ainda por cima, a barra não desce quando tiram a barra branca.

Aproveitando a imagem, registe-se o facto de terem feito mudanças no local onde fazem as ligações em direto a Lisboa. Agora, o fundo vai mudando consoante o noticiário que está no ar (nos da RTP 3, usam um fundo azul, por exemplo).

Edited by Televisão 10
  • Like 4
Posted
há 4 horas, Televisão 10 disse:

Seguindo o exemplo da CNN Portugal ou da SIC Notícias, hoje, no Jornal 2, colocaram a identificação do interlocutor permanentemente no ecrã.

uaDjlSx.png

Mais um elemento gráfico mal feito. :cryhappy: Ainda por cima, a barra não desce quando tiram a barra branca.

Aproveitando a imagem, registe-se o facto de terem feito mudanças no local onde fazem as ligações em direto a Lisboa. Agora, o fundo vai mudando consoante o noticiário que está no ar (nos da RTP 3, usam um fundo azul, por exemplo).

Quanto tempo tem este design gráfico, quando foi a última mudança de grafismo do J2?

Posted
há 12 horas, Televisão 10 disse:

Seguindo o exemplo da CNN Portugal ou da SIC Notícias, hoje, no Jornal 2, colocaram a identificação do interlocutor permanentemente no ecrã.

uaDjlSx.png

Mais um elemento gráfico mal feito. :cryhappy: Ainda por cima, a barra não desce quando tiram a barra branca.

Aproveitando a imagem, registe-se o facto de terem feito mudanças no local onde fazem as ligações em direto a Lisboa. Agora, o fundo vai mudando consoante o noticiário que está no ar (nos da RTP 3, usam um fundo azul, por exemplo).

A breguice habitual da RTP. :haha:

  • Love 1
  • Sad 1
Posted
há 3 horas, Tiago TV disse:

Já faria bem uma mudança nos estúdios e grafismos.

Não diria que é urgente, mas sim, acho que sobretudo a nível de estúdio. Quero acreditar que vão proporcionar um espaço melhor para o J2 quando finalmente fizerem as obras na RTP-Porto.

  • Like 3
Posted
há 3 horas, Máquina do Tempo disse:

Não diria que é urgente, mas sim, acho que sobretudo a nível de estúdio. Quero acreditar que vão proporcionar um espaço melhor para o J2 quando finalmente fizerem as obras na RTP-Porto.

Acredito que devam mudam fazer alterações nos cenários da informação, quer da 1 e da 2, a nível de grafismo não sei na RTP 1 é recente na RTP 2 já convém uma alteração, até que seja significativa só.

  • Like 2
  • 2 months later...
Posted
há 23 minutos, Televisão 10 disse:

Não sei se é frequente, mas gostei de ver ontem a Sara Antunes de Oliveira, ex-jornalista da SIC e agora subdiretora do Observador, a comentar no Jornal 2.

Fazem bem em chamar figuras fora do habitual, as da RTP3 não aquecem nem arrefecem.

  • Like 5
  • 3 weeks later...
Posted

Hoje, colocaram um ticker de Última hora no Jornal 2, com o habitual rigor gráfico a que já nos habituaram. :cryhappy:

1lhKWMo.png

Creio que a última vez que o fizeram foi quando houve os atentados em Paris, ainda no anterior grafismo.

  • Like 1
  • Sad 1
Posted
há 21 minutos, Televisão 10 disse:

Hoje, colocaram um ticker de Última hora no Jornal 2, com o habitual rigor gráfico a que já nos habituaram. :cryhappy:

1lhKWMo.png

Creio que a última vez que o fizeram foi quando houve os atentados em Paris, ainda no anterior grafismo.

Já o fizeram neste grafismo mais de uma vez.

Posted
há 17 horas, Televisão 10 disse:

Hoje, colocaram um ticker de Última hora no Jornal 2, com o habitual rigor gráfico a que já nos habituaram. :cryhappy:

1lhKWMo.png

Creio que a última vez que o fizeram foi quando houve os atentados em Paris, ainda no anterior grafismo.

Os dois tons de amarelo quase iguais, mas diferentes, irritam-me :ph34r:

  • Like 3
  • Thanks 1
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

Tenho pena que o Jornal 2, como os restantes noticiários produzidos no Porto (à exceção dos da RTP3), não tenho um estúdio físico e tenha de usar o virtual. Tenho saudades dos tempos da RTP2 de 2002, e deste estúdio em específico (e formato):

Não era nada de especial, mas dava um toque mais real ao cenário. O estúdio virtual faz perder um pouco da qualidade estética do noticiário.

Para além disso, a informação da RTP2 devia ter uma mudança, para ganhar um dinamismo maior. Por exemplo, deviam passar a transmitir o Jornal 2 com o atual formato, de segunda à sexta, e ao fim de semana, podia-se substituir por uma síntese informativa (como era em 2013), e o horário do Jornal 2 seria preenchido por um formato alargado do Página 2 (ao sábado, e que contaria com uma entrevista a uma personalidade marcante da semana, feita por um painel de jornalistas da imprensa e da rádio, um pouco à semelhança do Roda Vida, da TV Cultura), e um novo espaço de informação de análise do tema mais importante da semana (podia chamar-se "Informação 2" e ter o mesmo logótipo de 1980, e seria algo do formato internacional da BBC Newsnight - https://www.bbc.co.uk/programmes/n13xtmdh -, e do Urix, da NRK - https://tv.nrk.no/serie/urix) , que consistiria numa reportagem explicativa do tema, debate ou entrevista com especialistas). Também poderia incluir uma rubrica de fact-checking). Ambos teriam uma duração de 40-60 minutos, e podiam começar às 21h.

Também acho que seria interessante conjugar o jornalismo explicativo atual, com fact-checking (como o BBC Verified Live - https://en.wikipedia.org/wiki/Verified_Live), e passar a ter um painel, diferente a casa dia, como o Jornal da Cultura, da TV Cultura:

Edited by Televisão21
  • Like 1
  • Love 3
Posted
há 1 hora, Televisão21 disse:

Tenho pena que o Jornal 2, como os restantes noticiários produzidos no Porto (à exceção dos da RTP3), não tenho um estúdio físico e tenha de usar o virtual. Tenho saudades dos tempos da RTP2 de 2002, e deste estúdio em específico (e formato):

Não era nada de especial, mas dava um toque mais real ao cenário. O estúdio virtual faz perder um pouco da qualidade estética do noticiário.

 

O estúdio era o mesmo da renovação de 2000 do Jornal 2, que incluiu um genérico concebido pela BBC. Em 2002 mudaram apenas o logótipo que estava atrás do pivot. 

Também acho que o Jornal 2 podia e devia ter um estúdio físico.

 

  • Like 4
  • Love 1
  • 3 weeks later...
Posted
há 36 minutos, Televisão 10 disse:

Amanhã, por causa dos Jogos Olímpicos, o Jornal 2 só vai para o ar às 22h30.

Devem é ter saudades dos tempos do TV2 Jornal (quando passou a ter este nome, era às 22:30) e dos primeiros do Jornal 2 antes de passar às 22. Mas é perceptível por ser um dia de muitas finais.

  • Like 2
Posted
há 43 minutos, Televisão 10 disse:

Amanhã, por causa dos Jogos Olímpicos, o Jornal 2 só vai para o ar às 22h30.

No Sábado, não amanhã. Isto devido à transmissão em directo da final do basquetebol masculino.

Hoje, como o jogo gravado de voleibol de praia feminino foi a um 3º set, deve começar perto das 22h.

  • Thanks 1
Posted (edited)
há 11 minutos, miguelalex23 disse:

No Sábado, não amanhã. Isto devido à transmissão em directo da final do basquetebol masculino.

Hoje, como o jogo gravado de voleibol de praia feminino foi a um 3º set, deve começar perto das 22h.

Verdade, obrigado. Já não vou é a tempo de corrigir. :cryhappy:

Edited by Televisão 10
  • 1 month later...
Posted
On 13/04/2024 at 23:02, Televisão 10 disse:

Hoje, colocaram um ticker de Última hora no Jornal 2, com o habitual rigor gráfico a que já nos habituaram. :cryhappy:

1lhKWMo.png

Creio que a última vez que o fizeram foi quando houve os atentados em Paris, ainda no anterior grafismo.

Hoje, adotaram o rodapé-padrão da informação da RTP:

sZ8sdZF.png

  • Like 4

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...