Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Amando o clima que se vai gerar nas próximas horas, dias e semanas dentro da Europa. A vitória do "Não" era previsível. Agora que o futuro grego não se adivinha nada sorridente isso é claro. Sinceramente se fosse grego andava com o coração nas mãos, mas pelos vistos o povo está pouco preocupado com isso até porque mesmo sem dinheiro nos bancos estão todos na rua a festejar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou algum país fica na bancarrota e é obrigado a adotar um dracma que não valerá nada. Este resultado não garante nada.

O futuro da Grecia vai ser dificil, mas pelo menos tem a soberania nas maos, ao contrario de nos... os outros paises tem que se submeter a tirania financeira dos "mercados" e das "instituições", e sao obrigados a fazer o que a troika quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O futuro da Grecia vai ser dificil, mas pelo menos tem a soberania nas maos, ao contrario de nos... os outros paises tem que se submeter a tirania financeira dos "mercados" e das "instituições", e sao obrigados a fazer o que a troika quer.

O orgulho é muito forte quando se tem dinheiro. Hoje os gregos estão orgulhosos. Mas amanhã? De que lhes adianta a soberania se ficarem falidos, com um dracma que não iria valer nada?

Em Janeiro, o ambiente era semelhante... Todos diziam que o Syriza ia conseguir um acordo favorável, que iam mudar muita coisa na Europa. Estamos em Julho, nada mudou. Hoje é o referendo, e estão a fazer exatamente a mesma coisa. Mas, se meses de negociações não deram em nada, achas que vai ser um simples não que vai mudar as opiniões de praticamente todos os líderes da UE num espaço de dias? 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O orgulho é muito forte quando se tem dinheiro. Hoje os gregos estão orgulhosos. Mas amanhã? De que lhes adianta a soberania se ficarem falidos, com um dracma que não iria valer nada?

Em Janeiro, o ambiente era semelhante... Todos diziam que o Syriza ia conseguir um acordo favorável, que iam mudar muita coisa na Europa. Estamos em Julho, nada mudou. Hoje é o referendo, e estão a fazer exatamente a mesma coisa. Mas, se meses de negociações não deram em nada, achas que vai ser um simples não que vai mudar as opiniões de praticamente todos os líderes da UE num espaço de dias? 

A troika teve 5 anos na Grecia, e so pos o pais pior; acho que isso diz tudo sobre o "sucesso" destas politicas de austeridade, so nao ve quem nao quer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ganhasse o sim a Europa ia ajudar a Grécia. Mas claro que haveria austeridade. Agora com a vitória do não tenho muito medo do que vai acontecer aos gregos. Do que vale terem soberania se ficarem sem dinheiro? onde vão buscar o dinheiro? quem os vai ajudar? pois é...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A troika teve 5 anos na Grecia, e so pos o pais pior; acho que isso diz tudo sobre o "sucesso" destas politicas de austeridade, so nao ve quem nao quer.

2 em cada 3 gregos fogem ao fisco, várias profissões como cabeleireiros têm direito a reforma com 50 anos de idade, algumas partes da indústria como a naval está isenta de impostos, as pensões correspondem a 16% do PIB grego, mais que em qualquer outro país da UE.

Numa sociedade como esta, nenhuma política resulta. E com este "não", se houver acordo, vai trazer muito provavelmente um 3º resgate, que leva a mais medidas. E não esquecer que já tiveram um perdão de uma parte da dívida. De facto, pobrezinhos dos gregos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A troika teve 5 anos na Grecia, e so pos o pais pior; acho que isso diz tudo sobre o "sucesso" destas politicas de austeridade, so nao ve quem nao quer.

Nós e a Irlanda estivemos menos tempo com ela e conseguimo-nos livrar. A Grécia é que nunca conseguiu a estabilidade política que cá conseguimos alcançar com a coligação e foram crises atrás de crises internas, associadas a uma dívida incomparável à nossa. Terem metido no poder um partido de extrema esquerda, só podia dar nisto, e só posso prever o pior. Se eles querem ser pobres e soberanos, tudo bem, espero é que não se reflita no resto da europa, como certamente acontecerá de alguma forma, difícil é antever as proporções...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grécia - o devedor que contesta quem lhe deu a mão. Vamos todos fazer isto! Vamos chegar ali a um banco e dizer "Não pagamos!" e dizer "exigimos que nos perdoem 30% da divida"! Se eles não aceitarem, nós somos o POVO que não temos que pagar aos grandes banqueiros. Eles já são ricos demais... Para quê eu? Claro que não me vão buscar a casa... Porque eu sou altiva, prepotente ao ponto de dizer isso.

Isto vai ser a catástrofe. Um partido de extrema-esquerda - que adora o povo - está mais preocupada com o seu orgulho, em vez de estar preocupada em pagar as reformas. Isto vai dar um grande conflito e só prevejo um futuro negro para a Grécia. Nada de positivo lhes restam, creio. É que nem a Rússia - uma possível aliada - lhes vai dar dinheiro...  Foi a opinião do povo, reconheço e deve de ser ouvida. Agora essa opinião vai ter consequências danosas.

Uma nota para o discurso do PS. :rofl: Se quiserem rir, ouçam-no!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo a notícia que partilharam no tópico da sexualidade e mais abaixo deparo-me com uma bomba: Yanis Varoufakis demitiu-se.:ohmy:

http://www.sol.pt/noticia/400765

Viva à Grécia que fez frente à troika. :yes:  

Adoro, finalmente algum pais faz frente a troika!

Adoro, um país que quer sair da bancarrota à custa dos outros e pagar-lhes o que deve, nem pensar, deixa-te estar quieto e com o que não é teu que estás bem. Os portugueses que tem empréstimos nos bancos e tal deviam fazer a mesma coisa, pediam e depois resignavam-se a pagar o que pediram porque não tinham como o fazer, era uma boa ideia, viver uns à custa dos outros. :yes: 

Eu juro que não te consigo entender.... :| eu gostava sinceramente que fosses dono de um banco e fizesses 1001 empréstimos e depois os teus credores agissem como a junto de ti  tal como a Grécia faz com a UE/BCE, FMI e essas cenas todas, gostava mesmo de ver o que farias nessa situação. :| 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva à Grécia que fez frente à troika. :yes:  

Adoro, um país que quer sair da bancarrota à custa dos outros e pagar-lhes o que deve, nem pensar, deixa-te estar quieto e com o que não é teu que estás bem. Os portugueses que tem empréstimos nos bancos e tal deviam fazer a mesma coisa, pediam e depois resignavam-se a pagar o que pediram porque não tinham como o fazer, era uma boa ideia, viver uns à custa dos outros. :yes: 

Eu juro que não te consigo entender.... :| eu gostava sinceramente que fosses dono de um banco e fizesses 1001 empréstimos e depois os teus credores agissem como a junto de ti  tal como a Grécia faz com a UE/BCE, FMI e essas cenas todas, gostava mesmo de ver o que farias nessa situação. :| 

Tu achas o quê, que o FMI e as outras insituiçoes estao a fazer caridade?! Eles fizeram os emprestimos para terem os paises na mao, para os poderem manipular e subjugar; alem disso, fizeram esses empréstimos para proteger os bancos e a alta finança, que beneficiaram da austeridade (basta ver que a diferença entre pobres e ricos aumentaram). Por isso nao, desculpa mas nao consigo ter simpatia pela troika, não quando o que esta quer e destruir a classe media e enriquecer os bancos e a alta finança; nao quando destroi a vida de milhões de pessoas.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu achas o quê, que o FMI e as outras insituiçoes estao a fazer caridade?! Eles fizeram os emprestimos para terem os paises na mao, para os poderem manipular e subjugar; alem disso, fizeram esses empréstimos para proteger os bancos e a alta finança, que beneficiaram da austeridade (basta ver que a diferença entre pobres e ricos aumentou). Por isso nao, desculpa mas nao consigo ter simpatia pela troika, não quando o que esta quer e destruir a classe media, e enriquecer os bancos e a alta finança.

A Grécia é que "se destruiu" a ela própria, fez por merecer o estado em que se encontra. Por mais interesses que o FMI tenha, eles só querem é o que lhes pertence. Foram eles que provocaram a bancarrota na Grécia? 

É mais que óbvio que eles não estão a fazer caridade nenhuma, porque neste momento a Grécia nem se mostra merecedora de tal coisa, mas a partir do momento em que a Grécia necessitou dos "serviços deles" seja por empréstimos monetários ou ajuda para implementar a austeridade no país, não vejo razão para que o FMI ou o BCE não tenha de volta o dinheiro que lá injectaram naquele país. 

Se a Grécia não quer ficar na mãos de ninguém que se mexa e entregue aos credores o dinheiro que andou a pedir. Estás a vê-los a fazer isso? Eu não... portanto se não têm meios de encontrar uma solução digna nem de devolver o dinheiro que devem, acho que no mínimo deviam ouvir e aceitar algumas das sugestões do Eurogrupo/FMI (essas cenas todas), digo eu...

A Grécia que se hipoteque a ela própria, não é mal pensado. Depois o FMI e a UE compram o país, dividem uma parte para cada um, e ficam os dois com um bocado de Grécia para eles, implementam lá cada um, um Governo e pronto, assunto resolvido. xD lol 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva à Grécia que fez frente à troika. :yes:  

Adoro, um país que quer sair da bancarrota à custa dos outros e pagar-lhes o que deve, nem pensar, deixa-te estar quieto e com o que não é teu que estás bem. Os portugueses que tem empréstimos nos bancos e tal deviam fazer a mesma coisa, pediam e depois resignavam-se a pagar o que pediram porque não tinham como o fazer, era uma boa ideia, viver uns à custa dos outros. :yes: 

Eu juro que não te consigo entender.... :| eu gostava sinceramente que fosses dono de um banco e fizesses 1001 empréstimos e depois os teus credores agissem como a junto de ti  tal como a Grécia faz com a UE/BCE, FMI e essas cenas todas, gostava mesmo de ver o que farias nessa situação. :| 

O Varoufakis já tinha dito há meses que nunca se queria agarrar ao poder e que se fosse preciso demitia-se quando tal fosse necessário. Fossem todos, e o mundo estaria melhor...

Quanto aos empréstimos, muitos deles foram feitos para comprar equipamento militar a empresas alemãs (Ferrostaal, que também vendeu os submarinos ao Portas, perdão, a Portugal) e francesas. E algumas dessas compras aconteceram mediante subornos de altos dirigentes dessas empresas a políticos da Nova Democracia e do PASOK, que foram os únicos partidos no poder na Grécia durante o seu regime democrático actual (até à chegada do SYRIZA em 2015). Os empréstimos não foram feitos para dar melhores cuidados de saúde e para melhorar educação, mas sim para porras desnecessárias e obtidas mediante subornos. Cheira a ilegalidade em tudo o que é sítio (aliás, um dos envolvidos no escândalo dos contratos de equipamento militar, pasme-se, era membro da Nova Democracia, e foi preso por ter aceitado subornos de empresas como a Ferrostaal).

Isto sem contar com os privilégios que altas fortunas e a Igreja Ortodoxa Grega tiveram durante anos...

Fiquem Bem.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejo a notícia que partilharam no tópico da sexualidade e mais abaixo deparo-me com uma bomba: Yanis Varoufakis demitiu-se.:ohmy:

http://www.sol.pt/noticia/400765

Não é nenhuma surpresa. O Varoufakis e o próprio Tsipras esbanjaram a credibilidade que tinham em Janeiro com declarações tristes e isso afeta a maneira como a Grécia está a negociar com os credores. Chamam de terrorismo ao que os credores fizeram na Grécia (maior vitimização só na Casa dos Segredos) mas precisam do terrorismo para o país sobreviver. Entretanto já disseram há uns tempos que o comportamento dos credores era criminoso, mas ironia das ironias, continuam dependes do dinheiro criminoso deles e ainda vão agora pedir mais. Eu se fosse um desses credores também me fartava de estar a negociar com uma pessoa que diz que sou terrorista e criminoso mas que precisa do dinheiro para evitar um default.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu espero que não lhes dêem mais dinheiro, não querem pagar? F*dam-se.

Essa tua logica e tao boa! Eles podem "foder-se" como dizes, mas a Europa vai pagar por isso mais tarde, acredita. Se deixares um povo na miseria demasiado tempo, pode ter consequências nefastas, e qualquer pessoa que sabe o minimo de Historia sabe isso.

Será que o governo do Syriza se preocupou em combater a fuga ao fisco e a economia paralela (era uma dos grandes problemas dos gregos)?

Eles estao no poder a 6 meses, sendo que tiveram focados nas negociações com a troika. Achas que tiveram tempo e oportunidade para começar sequer a fazer o que dizes?!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é nenhuma surpresa. O Varoufakis e o próprio Tsipras esbanjaram a credibilidade que tinham em Janeiro com declarações tristes e isso afeta a maneira como a Grécia está a negociar com os credores. Chamam de terrorismo ao que os credores fizeram na Grécia (maior vitimização só na Casa dos Segredos) mas precisam do terrorismo para o país sobreviver. Entretanto já disseram há uns tempos que o comportamento dos credores era criminoso, mas ironia das ironias, continuam dependes do dinheiro criminoso deles e ainda vão agora pedir mais. Eu se fosse um desses credores também me fartava de estar a negociar com uma pessoa que diz que sou terrorista e criminoso mas que precisa do dinheiro para evitar um default.

Para mim foi uma surpresa, acredita! O Varoufakis falou que se demitiria caso o Sim ganhasse. Ganha o Não e ele fala que se demite porque a sua demissão é que levará a um acordo? Epá, se isto não é estar a brincar com os colegas do resto da Europa e com o povo grego, parece.

Vocês vão achar piada ao que vou escrever e é mesmo para achar piada. Atualmente, a única coisa que me leva a crer que a Grécia conseguirá um acordo é o "Borda d'Água". Na contracapa está escrito "A presença de Júpiter favorece os entendimentos e as negociações no campo político, económico e social." Mas depois desta demissão, até Júpiter terá dificuldades em estar presente nas negociações.

A Grécia que se hipoteque a ela própria, não é mal pensado. Depois o FMI e a UE compram o país, dividem uma parte para cada um, e ficam os dois com um bocado de Grécia para eles, implementam lá cada um, um Governo e pronto, assunto resolvido. xD lol 

Acreditas que já pensei que isso pode vir a acontecer? Algo tipo Grécia do Norte e Grécia do Sul, mas neste caso fica o contrário das Coreias: a do Norte continua democrática e a do Sul fica numa ditadura.

Tu achas o quê, que o FMI e as outras insituiçoes estao a fazer caridade?! 

Eles ainda não estão a fazer caridade, mas já se esteve mais longe disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu espero que não lhes dêem mais dinheiro, não querem pagar? F*dam-se.

Mas quem é que disse que não queria pagar? Só tu e mais uns quantos iluminados que se andam no comboio dirigido pelo Eurogrupo, Merkel e afins. Aliás, as únicas pessoas que ouvi a referir que a Grécia poderia sair do Euro foram pessoas como Dijsselbloem (este é tão bom que até tira mestrados que não existem), Merkel, Draghi, etc. E não é por nada, mas eles não fazem parte do governo grego.

E sim, deixa o país ir à bancarrota. A seguir cai Portugal, e olha, f*d*m*-n*s, como acabaste de desejar aos gregos... É tudo muito giro quando se pensa que a beleza do nosso umbigo não vai criar problemas aos outros. Hey, foi assim que os britânicos e os franceses fizeram à Alemanha. Depois ficaram admirados por ver um racista genocida chegar ao poder e este começar subitamente a invadir meia Europa...

Fiquem Bem.

Editado por JDaman
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas quem é que disse que não queria pagar? Só tu e mais uns quantos iluminados que se andam no comboio dirigido pelo Eurogrupo, Merkel e afins. Aliás, as únicas pessoas que ouvi a referir que a Grécia poderia sair do Euro foram pessoas como Dijsselbloem (este é tão bom que até tira mestrados que não existem), Merkel, Draghi, etc. E não é por nada, mas eles não fazem parte do governo grego.

E sim, deixa o país ir à bancarrota. A seguir cai Portugal, e olha, f*d*m*-n*s, como acabaste de desejar aos gregos... É tudo muito giro quando se pensa que a beleza do nosso umbigo não vai criar problemas aos outros. Hey, foi assim que os britânicos e os franceses fizeram à Alemanha. Depois ficaram admirados por ver um racista genocida chegar ao poder e este começar subitamente a invadir meia Europa...

Fiquem Bem.

Não fazem parte do governo grego mas são eles a quem o governo grego está dependente. O governo grego vê este "não" como uma palmadinha nas costas, que está a fazer as coisas bem. Se está a fazer as coisas bem, não pode ceder em muito mais do que já cedeu, caso contrário está a ir contra os radicais do próprio partido, e o povo grego que votou neles em Janeiro e aquele que agora votou "não". Se não cedem muito mais, o Eurogrupo também não o vai fazer, logo não há acordo. Se houver acordo, esse acordo provavelmente implica um 3º resgate, resgate que vai ter de passar pelos parlamentos dos países da UE e escusado dizer que nalguns deles, vai ser algo difícil (se bem que gostava de ver o mesmo referendo pelos países da UE a perguntar se aceitavam emprestar mais X à Grécia, acredito que teria alguns resultados surpreendentes).

A continuar assim, a saída do euro da Grécia é inevitável. Economia paralela "só" ronda os 50% e 2 em cada 3 gregos fogem ao fisco. Mesmo com cedências de parte a parte, isso não garante que a Grécia vá precisar de mais dinheiro, de mais perdões, de mais referendos onde vão dizer não mas que na verdade dizem sim a um acordo mas com ainda mais facilidades. Vai chegar a uma altura em que não é só a Grécia que estará farta, é a Europa.

E o que vai fazer um racista genocida na Grécia? Não perderam território, não ficaram com uma parte dele ocupado e desmilitarizado por países da UE como aconteceu com Renânia, não viram o seu exército cortado em 100 mil homens, sem submarinos e força aérea. Ficaram falidos, que embora tenha consequências devastadoras a curto prazo, a longo prazo eles iam crescer muito mais rapidamente que os países da zona euro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazem parte do governo grego mas são eles a quem o governo grego está dependente. O governo grego vê este "não" como uma palmadinha nas costas, que está a fazer as coisas bem. Se está a fazer as coisas bem, não pode ceder em muito mais do que já cedeu, caso contrário está a ir contra os radicais do próprio partido, e o povo grego que votou neles em Janeiro e aquele que agora votou "não". Se não cedem muito mais, o Eurogrupo também não o vai fazer, logo não há acordo. Se houver acordo, esse acordo provavelmente implica um 3º resgate, resgate que vai ter de passar pelos parlamentos dos países da UE e escusado dizer que nalguns deles, vai ser algo difícil (se bem que gostava de ver o mesmo referendo pelos países da UE a perguntar se aceitavam emprestar mais X à Grécia, acredito que teria alguns resultados surpreendentes).

A continuar assim, a saída do euro da Grécia é inevitável. Economia paralela "só" ronda os 50% e 2 em cada 3 gregos fogem ao fisco. Mesmo com cedências de parte a parte, isso não garante que a Grécia vá precisar de mais dinheiro, de mais perdões, de mais referendos onde vão dizer não mas que na verdade dizem sim a um acordo mas com ainda mais facilidades. Vai chegar a uma altura em que não é só a Grécia que estará farta, é a Europa.

E o que vai fazer um racista genocida na Grécia? Não perderam território, não ficaram com uma parte dele ocupado e desmilitarizado por países da UE como aconteceu com Renânia, não viram o seu exército cortado em 100 mil homens, sem submarinos e força aérea. Ficaram falidos, que embora tenha consequências devastadoras a curto prazo, a longo prazo eles iam crescer muito mais rapidamente que os países da zona euro.

Durante as negociações houve uma intransigência ridícula por parte dos credores em quererem continuar a apostar numa receita que falhou ao longo de 5 anos. Isso é mais do que claro. Aliás, o governo grego apresentou um conjunto de propostas e o FMI disse claramente não a todas. Isto nem sequer é deixar procurar uma alternativa. "Comam o que vos damos e calem-se." E o que é engraçado é que tudo isto poderia ter sido evitado se houvesse uma reestruturação da dívida grega (algo que o bancos alemães e franceses não gostariam muito, porque iriam perder dinheiro...) em vez deste assalto gigante a uma nação, que a deixou ao ponto de ter um sistema de saúde reduzido a cinzas.

Quanto à questão de um terceiro resgate, uma votação num parlamento ou referendo teria de ser colocar a seguinte pergunta: querem tentar salvar o barco ou deixá-lo afundar e voltarmos a passar o que aconteceu em 2008 ou algo pior ainda?

E achas mesmo que alguns dos membros do Eurogrupo está mesmo interessado em ver a Grécia fora do Euro? Se a Grécia, o sistema colapsa quase todo. Não podemos ser como o Cavaco e pensar que agora são 18+1. Porque se esse 1 sai, depois vai ser 17, 16, 15, 14, und so weiter... ;) Nenhum dos credores pode levar esta questão da Grécia da forma intransigente como tem levado, tendo em conta que a saída da Grécia do Euro seria um desastre não só para o projecto do Euro como para toda a Europa em si. Como se costuma dizer: são preciso dois para se dançar o tango. E neste caso, a Grécia deu alguns passos. A bola está do lado dos credores.

Quanto ao ter pegado na questão da ascensão do Hitler ao poder, foi mais para demonstrar ao user em questão que as coisas não se podem levar de ânimo leve e que nem tudo é preto no branco. Se o Euro colapsa, países como a França e a Holanda ficam ainda mais à mercê das Front Nationale e Partij voor Vrijheid da nossa vida. Tal como os britânicos e os franceses pensavam que podiam brincar com a Alemanha, até que depois apareceu um sujeito austríaco de nome Adolph Hitler, que moderou o seu discurso racista e xenófobo e conseguiu atrair uns bons votos em várias eleições, ao ponto de ter até acumulado os cargos de Kanzler e Bundespräsident e depois é o que se sabe.

Fica Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...