Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

De facto, não percebo o que é que o Syriza faz. É que não ata nem desata. Faz um referendo para aceitar ou não mais austeridade, o povo - por muito que esteja errado, conforme a minha e certas opiniões - diz que não quer e agora os iluminados gregos fazem isto? :huh: Isto é a gozar, não é? É que só pode... Ainda por cima, mais pesadas? Posto isto, assumo que o Syriza assume duas grandes características: empata até mais não (para evitar o inevitável) e não cumpre com as suas promessas. E por muito que eu discordasse com as suas políticas, reconhecer-lhes-ia alguma credibilidade; agora perderam-na toda. Isto sou eu, uma anti-Syriza, agora suponhamos quem votou não ou no partido que certamente ficará desiludido/desagradado com esta viragem.
Enfim, eu por muito que seja contra as ideias de certas pessoas, gosto de transparência, coerência e verdade. Características essas que o Syriza nunca teve em grande quantidade, sejamos sinceros; porém, parece que as perdeu todas. 

Por muito que me custe, concordo completamente... nao se percebe esta atitude do Syriza! Ganham o referendo e depois o ministro das finanças demite-se e fazem um acordo com tanta austeridade, ou seja, fazem o que a troika sempre quis... tanta coisa pra que? Se era para fazer o mesmo que os outros fazem nao sei para quê que andaram estes meses todos a negociar. Pensava que o referendo servisse para fazer um bom acordo, uma coisa diferente mas pelos vistos e mais do mesmo, que desilusão. Depois queixem-se que o povo nao quer saber da politica... e sempre a mesma coisa.

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tenho palavras para descrever as opiniões vindas da esquerda e mais precisamente de caras do PS fazendo alusão à aparição de Laura Ferreira com a cabeça rapada como manobra política de Pedro Passos Coelho. Acho de uma falta de compaixão e inteligência destas mentes que nem sequer respeitam o quão doloros é o drama de uma família que vive um cancro. É a vergonha de mentes que temos neste país ...

http://ionline.pt/artigo/401775/e-se-laura-ferreira-fosse-de-esquerda-?seccao=Opiniao_i

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2015-07-11-Massacre-de-Srebernica-foi-ha-20-anos

Esta noticia deve lembrar a todos que a ameaça de limpezas etnicas e genocidio na Europa ainda pairam sobre nos, e que podem vir a repetir-se.

Sem dúvida. Cada vez mais o sentimento de rejeição, derivado da crise e doutros fatores, por estrangeiros/outras "raças" cada vez mais se avoluma. :S E por mais estranho que possa parecer, não é só em países menos desenvolvidos, como o Ruanda ou a Bósnia; em nações como a Dinamarca, França, Alemanha (se bem que estes não tenham um historial nada favorável), Hungria, etc., que são considerados desenvolvidos, grupos xenófobos/fundamentalistas - que muitas vezes estão organizados em partidos de extrema direita - se têm multiplicado recentemente. Indiscutivelmente, é preocupante e simboliza um retrocesso.

Outra notícia que me chocou, tamanha a crueldade e vileza: 

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/oncologista-dos-eua-sujeitou-553-pacientes-a-quimioterapia-desnecessaria_v843840 

"Um médico norte-americano foi condenado a 45 anos de prisão por sujeitar mais de 500 pacientes a quimioterapia quando não precisavam. As seguradoras foram burladas em mais de 30 milhões de euros e o médico, Farid Fata, é já conhecido como "Doutor Morte".

Como é que alguém faz isto? Como é que alguém engana assim os outros só com a ambição de ganhar dinheiro? Eu compreendo que se tente fazê-lo, mas tratar duma maneira tão leviana um assunto tão sério como o cancro? Por muito que sejam as seguradoras a pagar, 500 pacientes fizeram quimioterapia, que tem inúmeros efeitos negativos, sem necessidade. 500 pessoas ficaram com a vida em suspenso. Meio milhar foi enganado e pensou que esteve às portas da morte. 5 centenas passaram decerto uma das piores fases da suas vida... Para quê? Para nada, para apenas um burlão ganhar dinheiro. Este monstro destruiu a vida a 500 cidadãos... Chocante, revoltante e desumano, mesmo. Pode-se brincar de muitas formas com o dinheiro de outros, mas com a saúde, com essa não se deve mesmo brincar. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito disso, nem sei bem o que dizer sobre isto:

http://www.publico.pt/mundo/noticia/primeiroministro-da-servia-teve-de-fugir-da-multidao-nas-cerimonias-de-srebrenica-1701749

Se o primeiro-ministro, devido ao seu passado, se calhar faria melhor em não comparecer às cerimónias, quem resolveu arremessar pedras e garrafas também não deixa de perder alguma razão... Além disso, tendo em conta o passado do homem, há aquele perigo de acordar um tigre adormecido.

Esta noticia deve lembrar a todos que a ameaça de limpezas etnicas e genocidio na Europa ainda pairam sobre nos, e que podem vir a repetir-se.

Este aqui já não cometerá limpezas étnicas.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/lider-do-estado-islamico-no-afeganistao-e-paquistao-morto-por-um-drone-1701771

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito disso, nem sei bem o que dizer sobre isto:

http://www.publico.pt/mundo/noticia/primeiroministro-da-servia-teve-de-fugir-da-multidao-nas-cerimonias-de-srebrenica-1701749

Se o primeiro-ministro, devido ao seu passado, se calhar faria melhor em não comparecer às cerimónias, quem resolveu arremessar pedras e garrafas também não deixa de perder alguma razão... Além disso, tendo em conta o passado do homem, há aquele perigo de acordar um tigre adormecido.

Este aqui já não cometerá limpezas étnicas.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/lider-do-estado-islamico-no-afeganistao-e-paquistao-morto-por-um-drone-1701771

LOL, o que os EUA fazem no Afeganistao e no Iraque tambem e limpeza etnica e genocidio, e a mesmíssima coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, o que os EUA fazem no Afeganistao e no Iraque tambem e limpeza etnica e genocidio, e a mesmíssima coisa.

Tens razão, mas este tipo de genocídio - o de eliminar genes que predispõem as pessoas para matar - não me mete impressão. Gente ruim em mim não causa pena nenhuma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, mas este tipo de genocídio - o de eliminar genes que predispõem as pessoas para matar - não me mete impressão. Gente ruim em mim não causa pena nenhuma.

Eles nao estao a eliminar nada, pelo contrario, estão a aumentar o odio dos muçulmanos em relação ao Ocidente, que tem vindo em crescendo desde a invasão do Iraque e do Afeganistao, dois grandes crimes contra a humanidade. A unica diferença entre os exércitos ocidentais e muçulmanos sao o lado em que estao, uns sao terroristas  e os outros sao "herois" mas na verdade sao iguais e fazem o mesmo, e penso que isto e óbvio. Enquanto o Ocidente nao perceber que nao tem o direito de invadir países e massacrar as suas populações nunca vai ter paz, e vao continuar a sofrer o odio dos muçulmanos. Nao adianta fazerem-se de "heróis" e salvadores do mundo quando as suas açoes provocam tanta miséria e sofrimento, pensam o quê, que as populaçoes muçulmanas vao agradecer por trazerem o Inferno a sua vida e ao seu pais?! So se forem dementes! De onde e que acham que vem o Estado Islamico? Precisamente da invasao do Iraque, sem esta o EI nem sequer existiria, mas depois os muçulmanos e que sao sempre os terroristas e os ocidentais sao os salvadores que vao pra la matar e violar as populaçoes por uma boa causa :rolleyes:

Editado por Forbidden
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles nao estao a eliminar nada, pelo contrario, estão a aumentar o odio dos muçulmanos em relação ao Ocidente, que tem vindo em crescendo desde a invasão do Iraque e do Afeganistao, dois grandes crimes contra a humanidade. A unica diferença entre os exércitos ocidentais e muçulmanos sao o lado em que estao, uns sao terroristas  e os outros sao "herois" mas na verdade sao iguais e fazem o mesmo, e penso que isto e óbvio. Enquanto o Ocidente nao perceber que nao tem o direito de invadir países e massacrar as suas populações nunca vai ter paz, e vao continuar a sofrer o odio dos muçulmanos. Nao adianta fazerem-se de "heróis" e salvadores do mundo quando as suas açoes provocam tanta miséria e sofrimento, pensam o quê, que as populaçoes muçulmanas vao agradecer por trazerem o Inferno a sua vida e ao seu pais?! So se forem dementes! De onde e que acham que vem o Estado Islamico? Precisamente da invasao do Iraque, sem esta o EI nem sequer existiria, mas depois os muçulmanos e que sao sempre os terroristas e os ocidentais sao os salvadores que vao pra la matar e violar as populaçoes por uma boa causa :rolleyes:

Continuas a ter razão, mas acho que não me entendeste. Tipo, fazendo uma analogia, isto é como uma ditadura: não passa a uma democracia por meios democráticos (eu pelo menos não conheço uma); é preciso uma revolução e se não houver derramamento de sangue, ótimo.

Combater o EI é a mesma coisa. São assassinos. Eles não matam apenas ocidentais. Também matam outros muçulmanos. Eu não digo que os americanos que vão para lá combater são heróis; na minha opinião, são carrascos que cumprem as ordens vindas da White House, OTAN, whatever.

Só não concordo que o EI existe por causa da invasão do Iraque. Se calhar, o EI per si existe por causa da invasão, mas antes da guerra no Iraque, existia a Al Qaeda que só perdeu força (esperemos nós) com a morte do Bin Laden. O fraquejar (?) de uma levou à formação da outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuas a ter razão, mas acho que não me entendeste. Tipo, fazendo uma analogia, isto é como uma ditadura: não passa a uma democracia por meios democráticos (eu pelo menos não conheço uma); é preciso uma revolução e se não houver derramamento de sangue, ótimo.

Combater o EI é a mesma coisa. São assassinos. Eles não matam apenas ocidentais. Também matam outros muçulmanos. Eu não digo que os americanos que vão para lá combater são heróis; na minha opinião, são carrascos que cumprem as ordens vindas da White House, OTAN, whatever.

Só não concordo que o EI existe por causa da invasão do Iraque. Se calhar, o EI per si existe por causa da invasão, mas antes da guerra no Iraque, existia a Al Qaeda que só perdeu força (esperemos nós) com a morte do Bin Laden. O fraquejar (?) de uma levou à formação da outra.

Esta tudo interligado, o Bin Laden so teve o poder que teve porque foi apoiado pelos EUA nos anos 80 contra os sovieticos no Afeganistao, assim como o Hussein foi apoiado pelos EUA, assim como apoiaram outros ditadores enquanto lhes deram jeito (alias, os EUA apoiaram varios golpes de estado que deitaram abaixo democracias, como o Chile, e as substituíram por ditaduras). Isto e tudo economia e geopolítica, nao tem nada que ver com a democracia, ate porque esta nunca pode ser imposta por outro pais, apenas as populaçoes locais podem fazer a transição para a democracia e isso demora tempo. Eu nao conheço nenhum caso de uma democracia bem sucedida que tenha sido forçada por um invasor, isso nao existe...

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não existem. 

Mas não há gente que sente prazer no ato de matar?:dontknow: Isso só pode ser genético...

Supostamente há um gene chamado warrior cuja ação está relacionada com comportamentos antissociais e agressivos. :P Mas, claro, o ambiente tem uma influência enorme no nosso genótipo, e nestas questões relacionadas com psicopatia então basta ter certas convivências para estas atitudes virem ao de cima.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Supostamente há um gene chamado warrior cuja ação está relacionada com comportamentos antissociais e agressivos. :P Mas, claro, o ambiente tem uma influência enorme no nosso genótipo, e nestas questões relacionadas com psicopatia então basta ter certas convivências para estas atitudes virem ao de cima.

Olha, esse não conhecia (ou então deram outro nome ao gene que conheço). Conhecia uma mutação num gene, cuja função, quando normal, torna o lobo temporal ativo e assim as pessoas ficam mais... emotivas, sociais (não sei se estou a utilizar os melhores termos). Quando mutado e associado a um ambiente na infância traumático, a pessoa quando adulta, torna-se num psicopata. Mas se tiver um bom ambiente familiar e social na infância, não se torna num psicopata. Este estudo acho que foi a primeira tese que relacionou ambiente e predisposição genética como fatores essenciais na forma como um ser humano se relaciona na vida adulta. É muito interessante, porque o próprio autor do estudo descobriu que tinha psicopatas na família, fez o estudo do seu DNA e descobriu que tinha o gene mutado. Apesar de não ser psicopata, devido à sua educação, a família confessou que isso explicava alguns comportamentos que ele tinha de vez em quando. :P

Mas uma coisa que aprendi em genética é que muita coisa no nosso genótipo e posterior fenótipo não é assim tão linear. Tipo, às coisas mais lineares que têm uma penetrância de 100% chama-se hereditariedade mendeliana. Depois, quando entra a epigenética (influência de outros fatores na expressão genética), por exemplo, a hereditariedade é não-mendeliana, ou seja, pode ser herdado, mas não tem de ser obrigatoriamente expresso e, mesmo quando expresso, pode ser muito ou pouco. Pessoalmente, tendo em conta que o comportamento humano é muito complexo, eu acho que a hereditariedade não-mendeliana tem um papel maior do que a mendeliana (não sei se me fiz entender).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma coisa que aprendi em genética é que muita coisa no nosso genótipo e posterior fenótipo não é assim tão linear. Tipo, às coisas mais lineares que têm uma penetrância de 100% chama-se hereditariedade mendeliana. Depois, quando entra a epigenética (influência de outros fatores na expressão genética), por exemplo, a hereditariedade é não-mendeliana, ou seja, pode ser herdado, mas não tem de ser obrigatoriamente expresso e, mesmo quando expresso, pode ser muito ou pouco. Pessoalmente, tendo em conta que o comportamento humano é muito complexo, eu acho que a hereditariedade não-mendeliana tem um papel maior do que a mendeliana (não sei se me fiz entender).

Eu tive este semestre uma cadeira de Genética onde falamos exatamente do mesmo e fiquei maravilhado. É uma área absolutamente fascinante. Um dos aspetos que mais gostei de aprender foi o efeito materno - o genótipo da mãe influencia o fenótipo dos descendentes, como no caso da concha de um molusco qualquer, que pode virar para a direita ou para a esquerda dependendo dos genes maternos. :P Há muita coisa que foge à herança mendeliana típica, para o bem ou para o mal, e é isso que faz destas ciências as mais interessantes de todas; as exceções são brilhantes.

Quanto ao assunto do gene warrior, esqueci-me de referir um facto bastante curioso: estudos indicam que está ligado ao cromossoma X, razão pela qual os homens têm mais tendência ao desenvolvimento de tendências psicopatas, uma vez que basta apenas uma cópia mutada do gene para o fenótipo se expressar (com o ambiente em conta, obviamente). No caso das mulheres, é mais improvável receberem duas cópias mutadas do mesmo gene, já que são XX.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, esse não conhecia (ou então deram outro nome ao gene que conheço). Conhecia uma mutação num gene, cuja função, quando normal, torna o lobo temporal ativo e assim as pessoas ficam mais... emotivas, sociais (não sei se estou a utilizar os melhores termos). Quando mutado e associado a um ambiente na infância traumático, a pessoa quando adulta, torna-se num psicopata. Mas se tiver um bom ambiente familiar e social na infância, não se torna num psicopata. Este estudo acho que foi a primeira tese que relacionou ambiente e predisposição genética como fatores essenciais na forma como um ser humano se relaciona na vida adulta. É muito interessante, porque o próprio autor do estudo descobriu que tinha psicopatas na família, fez o estudo do seu DNA e descobriu que tinha o gene mutado. Apesar de não ser psicopata, devido à sua educação, a família confessou que isso explicava alguns comportamentos que ele tinha de vez em quando. :P

Mas uma coisa que aprendi em genética é que muita coisa no nosso genótipo e posterior fenótipo não é assim tão linear. Tipo, às coisas mais lineares que têm uma penetrância de 100% chama-se hereditariedade mendeliana. Depois, quando entra a epigenética (influência de outros fatores na expressão genética), por exemplo, a hereditariedade é não-mendeliana, ou seja, pode ser herdado, mas não tem de ser obrigatoriamente expresso e, mesmo quando expresso, pode ser muito ou pouco. Pessoalmente, tendo em conta que o comportamento humano é muito complexo, eu acho que a hereditariedade não-mendeliana tem um papel maior do que a mendeliana (não sei se me fiz entender).

A psicopatia tem a ver com "lesões" no cerebro, nao e propriamente um gene... simplesmente nasceram com o cérebro assim. Ainda assim, esses sao casos raros, para ai 1% da populaçao. A maioria dos assassinos ou violadores nao sao psicopatas no sentido verdadeiro do termo.

Ha uma frase que diz "Evil isn't born, it's made", e penso que isso se aplica a maioria dos casos. No entanto, ha sim pessoas que nascem com a falta de empatia (psicopatas), o que pode ou nao levar a violencia fisica (ha psicopatas que sao politcos, CEO's, etc, e nao os tipicos assassinos em serie como se associa sempre). Mas eu nao considero isso genes, e uma malformação do cerebro. Alias, supostamente a diferença entre um psicopata e um sociopata esta na origem: os psicopatas tem origem biologica (e portanto e impossivel de curar), e os sociopatas tem origem na infância/adolescência traumáticas (e por isso podem vir a mudar, ainda que seja difícil).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada haver, o Muro de Berlim era uma divisão dentro de um mesmo país, aqui o caso é outro, é uma espécie de barreira a tapar a fronteira. 

“Uma média de mil imigrantes ilegais chega, todos os dias à Hungria. Por isso, a imigração ilegal tornou-se um problema grave e o seu controlo é uma missão prioritária”, lê-se no documento divulgado pela AP.

Não considero a medida um retrocesso é apenas uma forma mais "rígida" de ter as fronteiras controladas. Nós, que estamos na zona Euro é que não temos agora esses problemas e podemos andar de país em país (dos do Euro) sem impedimentos, mas fora isso o controlo de fronteiras continua a ser algo perfeitamente normal. E se é para travar imigrantes ilegais, não vejo um mal maior nisto, visto que trata-se de um problema grave entre estes dois países. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive este semestre uma cadeira de Genética onde falamos exatamente do mesmo e fiquei maravilhado. É uma área absolutamente fascinante. Um dos aspetos que mais gostei de aprender foi o efeito materno - o genótipo da mãe influencia o fenótipo dos descendentes, como no caso da concha de um molusco qualquer, que pode virar para a direita ou para a esquerda dependendo dos genes maternos. :P Há muita coisa que foge à herança mendeliana típica, para o bem ou para o mal, e é isso que faz destas ciências as mais interessantes de todas; as exceções são brilhantes.

Quanto ao assunto do gene warrior, esqueci-me de referir um facto bastante curioso: estudos indicam que está ligado ao cromossoma X, razão pela qual os homens têm mais tendência ao desenvolvimento de tendências psicopatas, uma vez que basta apenas uma cópia mutada do gene para o fenótipo se expressar (com o ambiente em conta, obviamente). No caso das mulheres, é mais improvável receberem duas cópias mutadas do mesmo gene, já que são XX.

Se fizeste em Coimbra, a tua localização ainda se aplica a mim.:mosking: Sobre o efeito materno, lembro-me que dei o exemplo da fenilcetonúria: uma mulher grávida que não tem controlo na alimentação durante a gravidez pode ter um filho com o fenótipo típico da doença. É de facto interessante e difícil. Mas o que gostei mais foi o imprinting. Certos genes só são expressos se forem passados pela mãe e outros pelo pai.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Supostamente há um gene chamado warrior cuja ação está relacionada com comportamentos antissociais e agressivos. :P Mas, claro, o ambiente tem uma influência enorme no nosso genótipo, e nestas questões relacionadas com psicopatia então basta ter certas convivências para estas atitudes virem ao de cima.

Ser agressivo =/= ser um assassino. >_>

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Israel tem muros na fronteira com a Cisjordânia; os EUA tem muros na fronteira com o México, não vejo onde esteja o choque. Só porque é da EU? Escândalo seria fazer-se isso nas fronteiras com outros países da EU, violando o acordo de Schengen. A Sérvia não assinou o acordo como fez por exemplo a Suíça ou a Noruega, portanto eles estão no seu direito de construirem o muro. Afinal de contas, se vários partidos eurocépticos ganham cada vez mais força é porque faltam mecanismos eficientes para controlar a imigração ilegal e a EU pouco faz para combater isso. Nós aqui é que não vemos isso como um grande problema, porque o número não é assim tão elevado como em outros países.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Israel tem muros na fronteira com a Cisjordânia; os EUA tem muros na fronteira com o México, não vejo onde esteja o choque. Só porque é da EU? Escândalo seria fazer-se isso nas fronteiras com outros países da EU, violando o acordo de Schengen. A Sérvia não assinou o acordo como fez por exemplo a Suíça ou a Noruega, portanto eles estão no seu direito de construirem o muro. Afinal de contas, se vários partidos eurocépticos ganham cada vez mais força é porque faltam mecanismos eficientes para controlar a imigração ilegal e a EU pouco faz para combater isso. Nós aqui é que não vemos isso como um grande problema, porque o número não é assim tão elevado como em outros países.

Porque a UE e suposto ser um continente de uniao, solidariedade e livre circulação mas parece que isso esta a acabar. Porventura daqui a uns anos vao ver este ano como o fim do espirito da UE, o que e uma pena. Se a Hungria quer construir muros devia sair da UE, e o que eu acho, nao deve lugar para isso aqui. Infelizmente, o escândalo foi pouco, muito pouco, pouco se fala disto nas noticias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...