Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 30 minutos, Mets TV disse:

:lol: Então não dá! :haha: Just Joking

:lol:

Outra coisa, estamos em 2017, a RTP comemora 60 Anos, um número redondo e importante, e não se nota nada... (e o aniversário é daqui a 2 meses!). A TVE fez 60 anos no ano passado e começaram com separadores especiais e tal logo em Janeiro, quando o aniversário foi apenas no final de Outubro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

A partir de amanhã, dia 7 de janeiro, a RTP1 terá novos separadores de emissão da autoria do artista visual e músico João Paulo Feliciano.

O conceito do novo visual, desenvolvido por João Paulo Feliciano, explora campos de expressão de imagem vídeo, luz, som e música. Estes pequenos fragmentos audiovisuais de televisão sublinham a importância da RTP em introduzir um discurso artístico na programação do seu canal mais generalista, bem como o estímulo à experimentação no campo das artes em televisão.

O trabalho é constituído por objetos artísticos inéditos de cariz audiovisual. Tem como base inspiracional a exploração das potencialidades dos recursos analógicos. “Fazer como se fazia antes de haver computadores”. (...) ”A “magia” foi produzida antes da captação pelas câmaras, e não com recurso a técnicas digitais”.

Os separadores foram filmados no estúdio do artista, em colaboração com a equipa e os meios da RTP. Além da equipa da RTP, João Paulo Feliciano convidou para trabalhar neste projeto: Vasco Viana, diretor de fotografia, e Bruno Pernadas, músico/compositor.

No decurso deste seu trabalho, João Paulo Feliciano mergulhou “no universo e património da RTP.” Visitou as reservas de equipamento, pesquisou antigas coleções de slides 35mm (arquivos RTP), visionando separadores, (...) e “material” de comunicação em Antena, utilizados pela RTP na sua existência pré-digital”. A mesma abordagem dita “analógica” foi levada inclusive à construção dos elementos gráficos da marca RTP1. (...) ”Foram produzidos fotolitos com os diferentes elementos do logótipo da RTP, que depois foram fisicamente manipulados e filmados.”

A RTP reforça desta forma a sua aposta num espaço (curadoria) dedicado à divulgação das artes plásticas contemporâneas e promoção dos artistas portugueses. Vhils foi o primeiro artista convidado, tendo o seu projeto iniciado no dia 07 de março de 2016 para assinalar os 59 anos da RTP.

 

image001.jpg

Editado por Telmo Alves
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Televisão 10 disse:

Também espero que sim, mas com esta direção nunca se sabe...

Eu cheguei a acreditar que nem iria haver separadores de Natal :P (por acaso em relação a estes, encontrei uma vez um vídeo na net de um noticiário da RTP3 em 2015 e o tema da notícia era o Natal e o fundo era o deste separador xD).

Spoiler

 

Já agora aqui estão umas criações que fiz no ano passado relativas aos 60 Anos da RTP, ainda tenho mais mas não cheguei a postar no YouTube, talvez um dia o faça :P

Spoiler

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi há pouco um separador novo da RTP1 na publicidade do concerto e fiquei desiludido...

Não há qualquer referência aos 60 anos da RTP. A música é mais animada (até demais), mas fica mal na parte final. A imagem não achei grande coisa. Mas a pior parte, para mim, é quando aparece o logótipo da RTP1. Já não tem fundo azul, optaram por um fundo branco e não colocaram qualquer animação. O logótipo já não encolhe e as letras estão enormes... 

 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Vi há pouco um separador novo da RTP1 na publicidade do concerto e fiquei desiludido...

Não há qualquer referência aos 60 anos da RTP. A música é mais animada (até demais), mas fica mal na parte final. A imagem não achei grande coisa. Mas a pior parte, para mim, é quando aparece o logótipo da RTP1. Já não tem fundo azul, optaram por um fundo branco e não colocaram qualquer animação. O logótipo já não encolhe e as letras estão enormes...

Muito gostam eles de inventar... para quê andarem a contratar artistas para isto? Contratem mas é pessoas especializadas em grafismos mesmo...

E agora para os 60 anos bastava uns separadores tipo estes da TVE, com umas imagens antigas do canal etc... simples mas agradável!

 

P.S. Eu tou aqui a falar mas nem vi ainda o novo separador, mas pelas descrições que deste não espero nada de especial...

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Ambrósio disse:

Já vi... A minha pergunta é...

  Hide contents

O QUE É ISTO? :O 

 

Está mesmo péssimo! O separador de Publicidade então ainda está pior! Mas aquela transição para o logótipo, devem ter recorrido ao PowerPoint...

Até a música é péssima!

O outro separador que vi também era deste género. Onde é que está a tal inspiração no arquivo da RTP?

Editado por Televisão 10
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Televisão 10 disse:

Está mesmo péssimo! O separador de Publicidade então ainda está pior! Mas aquela transição para o logótipo, devem ter recorrido ao PowerPoint...

Até a música é péssima!

O outro separador que vi também era deste género. Onde é que está a tal inspiração no arquivo da RTP?

Até eu faço melhor... que amadorismo... enfim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até posso estar para aqui a inventar, mas não deve ser díficil de perceber que estes efeitos e música todos psicadélicos são uma clara referência ao passado. Até aquelas transições com as cortinas passam essa ideia.
Agora, poderiam talvez fazer alguma referência aos 60 anos da RTP, só para tornar o objetivo mais claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Televisão 10 disse:

@Ambrósio Aqui está um exemplo dos separadores novos e, pelos vistos, também mudaram o de Publicidade:

Porém não foi este separador que eu vi, foi outro em que o símbolo da RTP1 aparecia num fundo branco...

Horrível!!! Para mim os melhores foram os de 2013/2014, depois disso parece que cada vez está a andar mais para trás...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...