Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 6 horas, Televisão 10 disse:

Não percebo muito desses termos técnicos.

Simulcast é a transmissão (cast) em simultâneo (simul-) para dois sítios. Neste caso, eu achava que eles apenas transmitiam um sinal em HD para o canal HD e que, para o canal SD, baixavam a resolução, o tamanho do vídeo desse mesmo sinal.

Como disseste que a RTP1 SD ficou a negro, quer dizer que, provavelmente, eles emitem dois sinais separados, mais iguais. Não sei até que ponto económica e tecnicamente viável, mas eles lá saberão.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, OTalAntiquado disse:

Simulcast é a transmissão (cast) em simultâneo (simul-) para dois sítios. Neste caso, eu achava que eles apenas transmitiam um sinal em HD para o canal HD e que, para o canal SD, baixavam a resolução, o tamanho do vídeo desse mesmo sinal.

Como disseste que a RTP1 SD ficou a negro, quer dizer que, provavelmente, eles emitem dois sinais separados, mais iguais. Não sei até que ponto económica e tecnicamente viável, mas eles lá saberão.

Por acaso, tenho ideia de já terem falado que a emissão é só uma, em simultâneo.

Antes, quando a RTP 1 tinha "HD" no DOG, é que as emissões eram separadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/06/2021 at 21:22, OTalAntiquado disse:

Simulcast é a transmissão (cast) em simultâneo (simul-) para dois sítios. Neste caso, eu achava que eles apenas transmitiam um sinal em HD para o canal HD e que, para o canal SD, baixavam a resolução, o tamanho do vídeo desse mesmo sinal.

Como disseste que a RTP1 SD ficou a negro, quer dizer que, provavelmente, eles emitem dois sinais separados, mais iguais. Não sei até que ponto económica e tecnicamente viável, mas eles lá saberão.

A emissão é apenas uma. A era do simulcast acabou no final de 2017. O que acontece é que podem fazer downscale internamente para não serem a operadoras a tratar disso. Mas a emissão é apenas uma produzida em HD.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/06/2021 at 10:57, JDaman disse:

A emissão é apenas uma. A era do simulcast acabou no final de 2017. O que acontece é que podem fazer downscale internamente para não serem a operadoras a tratar disso. Mas a emissão é apenas uma produzida em HD.

Então como explicarias o facto de, no tal problema de emissão da semana passada, o feed HD ainda se manter no ar com parte do programa e publicidade, enquanto que o feed SD esteve em negro durante esses 20 minutos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, OTalAntiquado disse:

Então como explicarias o facto de, no tal problema de emissão da semana passada, o feed HD ainda se manter no ar com parte do programa e publicidade, enquanto que o feed SD esteve em negro durante esses 20 minutos?

Porque o problema só deve ter afetado o sistema de downconverter de emissão. Só não consigo explicar o facto das moscas terem surgido fora da grid. 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Frank disse:

Porque o problema só deve ter afetado o sistema de downconverter de emissão. Só não consigo explicar o facto das moscas terem surgido fora da grid. 

 

Ok, faz sentido. As moscas também não consigo explicar, mas posso teorizar que, supondo que é um feed à parte que é sobreposto, decerto que ouve algum problema com esse sinal (talvez com a sincronia vertical), que fez com que mudasse de posição. Isso, ou alguém simplesmente mexeu na posição, sem querer.

Editado por OTalAntiquado
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Magazine disse:

Hoje no Telejornal, minuto 20:06, o retângulo acima das horas abriu para promover um debate a seguir. Nunca tinha visto esse tipo de coisas no Telejornal

Já é usado há algum tempo. Na RTP3 usam para promover os programas que têm às 23h, na RTP1 acho que só usam no Telejornal de Domingo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...