Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 21 minutos, Ruben Fonseca disse:

Por essa ordem de ideias, estás a dar razão a todos os que dizem que o ateísmo (que não deixa de ser uma ideia) também não merece respeito. Tem noção, eu também posso dizer oxalá e isso não faz de mim muçulmano. Quando as pessoas se acham moralmente superiores por acreditarem em X e Y, aí sim, é que não merecem respeito.

Nem ninguém está a dizer o contrário, mas é mesmo necessário fazer um drama em torno da religião por causa de uma expressão como "Deus queira que...", que é só imensamente comum dizer-se? Já dizia o outro, "um bocadinho de por favor"...

Desde quando é que o ateísmo é uma ideia?

Deixem "Deus" fora destas tragédias, porque mais hipócrita que isso não existe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, L'Arnaqueur disse:

Desde quando é que o ateísmo é uma ideia?

Deixem "Deus" fora destas tragédias, porque mais hipócrita que isso não existe.

Consegues provar que Deus existe? Não. Consegues provar que Ele não existe? Também não. Logo, se para ti o Cristianismo é uma ideia porque, acima de tudo, a existência de Deus não consegue ser provada, o ateísmo é também uma ideia porque não consegues, pura e simplesmente, provar o contrário também. Como podes ver, os argumentos que dás são exatamente os mesmos que eu dou para te refutar. Moral da história: o respeito entre todos é uma coisa muito bonita, principalmente em tragédias como esta. De onde venho, isso chama-se boa educação. :)

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ruben Fonseca disse:

Consegues provar que Deus existe? Não. Consegues provar que ele não existe? Também não. Logo, se para ti o Cristianismo é uma ideia porque, acima de tudo, a existência de Deus não consegue ser provada, o ateísmo é também uma ideia porque não consegues, pura e simplesmente, provar o contrário também. Como podes ver, os argumentos que dás são exatamente os mesmos que eu dou para te refutar. Moral da história: o respeito entre todos é uma coisa muito bonita, principalmente em tragédias como esta. De onde venho, isso chama-se boa educação. :)

Precisas de provas que ele não existe? Aqui vai uma breve lista:

- Fome

- Assassinatos

- Atentados

- Catástrofes naturais

E tudo isto em cima acaba em: Morte. Mortes injustas. Queres mais provas?

Quando acontece algo de bom, os créditos vão sempre para esse tal "deus", mas quando é o contrario, "deus" "não tem nada a ver com isso", "livre-arbítrio" bla bla bla. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, L'Arnaqueur disse:

Precisas de provas que ele não existe? Aqui vai uma breve lista:

- Fome

- Assassinatos

- Atentados

- Catástrofes naturais

E tudo isto em cima acaba em: Morte. Mortes injustas. Queres mais provas?

Quando acontece algo de bom, os créditos vão sempre para esse tal "deus", mas quando é o contrario, "deus" "não tem nada a ver com isso", "livre-arbítrio" bla bla bla. 

Mas eu não preciso que me digas provas nenhumas que Deus não existe porque eu nem sequer acredito, mas achas que se Deus existisse tudo isso deixava de acontecer? Por favor, isso é o argumento que espero de uma criança que descobriu o ateísmo há 5 segundos e que pensa que a existência de Deus impede todas essas coisas de acontecerem. 

Deus, para mim, é um conceito, uma ideia, um sentimento até. Não nego que há gente que vê em Deus um conforto e uma força, um suporte. Se achas que não, tens palas nos olhos, desculpa que te diga. Agora, claro, essa força ou sente-se ou não se sente. No meu caso, não sinto. Apenas isso... Não sou ninguém, ninguém mesmo, para contradizer uma pessoa que pratica a sua religião em paz. Desde que não me incomode a mim, as decisões da minha vida e daqueles que me rodeiam, têm exatamente o mesmo direito de a praticar como eu tenho o direito de não o fazer. É a beleza da diversidade de opiniões.

Não vai ser Deus que te vai proteger de fome, assassinatos ou das mortes injustas dos que te rodeiam, quem pensa que sim é só muito ignorante. Agora, se as outras pessoas acham que a existência de Deus lhes dá algum conforto, seja nas alturas boas, como nas alturas menos boas, é apenas meu dever como cidadão de uma democracia respeitar isso mesmo e não criar o drama, o horror e a tragédia só porque alguém disse "Deus queira que", porque quem não respeita, está a fazer exatamente o mesmo que tanto condenam vindo das pessoas religiosas que são intolerantes para com quem não acredita em Deus ou para quem acredita em outras religiões que não a sua. E isso sim, é hipocrisia.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ruben Fonseca disse:

Mas eu não preciso que me digas provas nenhumas que Deus não existe porque eu nem sequer acredito, mas achas que se Deus existisse tudo isso deixava de acontecer? Por favor, isso é o argumento que espero de uma criança que descobriu o ateísmo há 5 segundos e que pensa que a existência de Deus impede todas essas coisas de acontecerem. 

Deus, para mim, é um conceito, uma ideia, um sentimento até. Não nego que há gente que vê em Deus um conforto e uma força, um suporte. Se achas que não, tens palas nos olhos, desculpa que te diga. Agora, claro, essa força ou sente-se ou não se sente. No meu caso, não sinto. Apenas isso... Não sou ninguém, ninguém mesmo, para contradizer uma pessoa que pratica a sua religião em paz. Desde que não me incomode a mim, as decisões da minha vida e daqueles que me rodeiam, têm exatamente o mesmo direito de a praticar como eu tenho o direito de não o fazer. É a beleza da diversidade de opiniões.

Não vai ser Deus que te vai proteger de fome, assassinatos ou das mortes injustas dos que te rodeiam, quem pensa que sim é só muito ignorante. Agora, se as outras pessoas acham que a existência de Deus lhes dá algum conforto, seja nas alturas boas, como nas alturas menos boas, é apenas meu dever como cidadão de uma democracia respeitar isso mesmo e não criar o drama, o horror e a tragédia só porque alguém disse "Deus queira que", porque quem não respeita, está a fazer exatamente o mesmo que tanto condenam vindo das pessoas religiosas que são intolerantes para com quem não acredita em Deus ou para quem acredita em outras religiões que não a sua. E isso sim, é hipocrisia.

O problema é que a religião afeta muito a sociedade e o mundo em que vivemos de forma negativa. Portugal por exemplo é um pais extremamente atrasado por causa de séculos da Inquisição e depois da aliança Igreja/Estado Novo. A religião foi uma coisa que afetou muito, mas mesmo muito negativamente o nosso pais e a nossa sociedade, em todos os aspetos, portanto não é apenas uma crença pessoal, é algo que tem implicações na nossa vida. Mas isto já é muito off-topic.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

O problema é que a religião afeta muito a sociedade e o mundo em que vivemos de forma negativa. Portugal por exemplo é um pais extremamente atrasado por causa de séculos da Inquisição e depois da aliança Igreja/Estado Novo. A religião foi uma coisa que afetou muito, mas mesmo muito negativamente o nosso pais e a nossa sociedade, em todos os aspetos, portanto não é apenas uma crença pessoal, é algo que tem implicações na nossa vida. Mas isto já é muito off-topic.

Mas a religião também ajuda pessoas. Alguém que está sozinho mas sente-se acompanhado por Deus. Alguém que tem confiança. É uma estrutura que pode apoiar. Eu acho que a fé é necessária, pois o mundo é tão cruel que é preciso acreditar nada de mal nos vai acontecer pois temos algo que nos protega, algo nos apoie, que nos ajude nos momentos difíceis,... Depois existem os fanáticos, mas também existem fanáticos no futebol e na TV e não é por isso que têm que acabar.

  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Ruben Fonseca disse:

Mas eu não preciso que me digas provas nenhumas que Deus não existe porque eu nem sequer acredito, mas achas que se Deus existisse tudo isso deixava de acontecer? Por favor, isso é o argumento que espero de uma criança que descobriu o ateísmo há 5 segundos e que pensa que a existência de Deus impede todas essas coisas de acontecerem. 

Deus, para mim, é um conceito, uma ideia, um sentimento até. Não nego que há gente que vê em Deus um conforto e uma força, um suporte. Se achas que não, tens palas nos olhos, desculpa que te diga. Agora, claro, essa força ou sente-se ou não se sente. No meu caso, não sinto. Apenas isso... Não sou ninguém, ninguém mesmo, para contradizer uma pessoa que pratica a sua religião em paz. Desde que não me incomode a mim, as decisões da minha vida e daqueles que me rodeiam, têm exatamente o mesmo direito de a praticar como eu tenho o direito de não o fazer. É a beleza da diversidade de opiniões.

Não vai ser Deus que te vai proteger de fome, assassinatos ou das mortes injustas dos que te rodeiam, quem pensa que sim é só muito ignorante. Agora, se as outras pessoas acham que a existência de Deus lhes dá algum conforto, seja nas alturas boas, como nas alturas menos boas, é apenas meu dever como cidadão de uma democracia respeitar isso mesmo e não criar o drama, o horror e a tragédia só porque alguém disse "Deus queira que", porque quem não respeita, está a fazer exatamente o mesmo que tanto condenam vindo das pessoas religiosas que são intolerantes para com quem não acredita em Deus ou para quem acredita em outras religiões que não a sua. E isso sim, é hipocrisia.

Exatamente!!! Deus, para mim, é uma força energética que as pessoas, neste caso o Padre Santo Agostinho criou. Uma aura energética criada pelos cristãos e não só para poderem fomentar a sua fé, força e até capacidade de viver. 

Para uns esse força energética por ser Deus, para outros pode ser o Universo, para outros pode nem existir qualquer energia superior... 

Editado por Fabien S.
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Forbidden disse:

O problema é que a religião afeta muito a sociedade e o mundo em que vivemos de forma negativa. Portugal por exemplo é um pais extremamente atrasado por causa de séculos da Inquisição e depois da aliança Igreja/Estado Novo. A religião foi uma coisa que afetou muito, mas mesmo muito negativamente o nosso pais e a nossa sociedade, em todos os aspetos, portanto não é apenas uma crença pessoal, é algo que tem implicações na nossa vida. Mas isto já é muito off-topic.

A meu ver estava-se mais a falar sobre crença em deus a nível individual do propriamente no papel da igreja. Outra coisa, a mentalidade cá ainda pode ser muito conservadora em vários aspectos, mas daí a sermos extremamente atrasados ainda vai um passo, porque independentemente do peso que a religião ainda possa ter, temos leis modernas que espero que vão ajudando na mudança de mentalidades.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

O problema é que a religião afeta muito a sociedade e o mundo em que vivemos de forma negativa. Portugal por exemplo é um pais extremamente atrasado por causa de séculos da Inquisição e depois da aliança Igreja/Estado Novo. A religião foi uma coisa que afetou muito, mas mesmo muito negativamente o nosso pais e a nossa sociedade, em todos os aspetos, portanto não é apenas uma crença pessoal, é algo que tem implicações na nossa vida. Mas isto já é muito off-topic.

Acho que até as pessoas que acreditam em Deus sabem que a Igreja já fez imensas atrocidades no passado. No entanto, não podemos apontar o dedo a alguém que recorre a Deus mesmo nas alturas mais aterradoras da sua vida. Eu não faço ideia daquilo que as pessoas que foram engolidas pelo fogo ontem terão pensado enquanto tal acontecia, mas se recorreram a Deus, nos momentos finais da vida deles, porque acharam que isso lhes daria, de alguma forma, algum conforto, não somos, de facto, ninguém para dizer que isso é certo ou errado.

Eu não tenho paciência para intolerância religiosa e sim, a intolerância religiosa já foi responsável (e ainda é) por imensas coisas igualmente aterradoras, atrasou o progresso e congelou imensas mentalidades. Mas, lá está, intolerância há em todo o lado, seja na religião, seja noutros aspetos. Desde que pessoas religiosas não se metam na vida de quem não pratique, não vejo razões para nós, pessoas que não acreditamos, fazer o mesmo e impor aquilo que acreditamos (ou, neste caso, não acreditamos) nos outros. Estaríamos a ser tão hipocrítas como aqueles que condenamos.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ruben Fonseca disse:

Mas eu não preciso que me digas provas nenhumas que Deus não existe porque eu nem sequer acredito, mas achas que se Deus existisse tudo isso deixava de acontecer? Por favor, isso é o argumento que espero de uma criança que descobriu o ateísmo há 5 segundos e que pensa que a existência de Deus impede todas essas coisas de acontecerem. 

Deus, para mim, é um conceito, uma ideia, um sentimento até. Não nego que há gente que vê em Deus um conforto e uma força, um suporte. Se achas que não, tens palas nos olhos, desculpa que te diga. Agora, claro, essa força ou sente-se ou não se sente. No meu caso, não sinto. Apenas isso... Não sou ninguém, ninguém mesmo, para contradizer uma pessoa que pratica a sua religião em paz. Desde que não me incomode a mim, as decisões da minha vida e daqueles que me rodeiam, têm exatamente o mesmo direito de a praticar como eu tenho o direito de não o fazer. É a beleza da diversidade de opiniões.

Não vai ser Deus que te vai proteger de fome, assassinatos ou das mortes injustas dos que te rodeiam, quem pensa que sim é só muito ignorante. Agora, se as outras pessoas acham que a existência de Deus lhes dá algum conforto, seja nas alturas boas, como nas alturas menos boas, é apenas meu dever como cidadão de uma democracia respeitar isso mesmo e não criar o drama, o horror e a tragédia só porque alguém disse "Deus queira que", porque quem não respeita, está a fazer exatamente o mesmo que tanto condenam vindo das pessoas religiosas que são intolerantes para com quem não acredita em Deus ou para quem acredita em outras religiões que não a sua. E isso sim, é hipocrisia.

Eu não preciso de acreditar num "deus" para diferenciar o mal do bem e não te preocupes, não tenho palas nos olhos, muito pelo contrario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A base da religião em si é acreditar em algo divino, a religião de uma forma ou de outra ela é mistica (não sabemos se é verdadeira ou não, ou se é apenas uma literatura em si), ou/e se houve mesmo estes fatos para levarem acreditar, que o chamamos de mistério. O ser humano em si ele recorre muito a isso, pois tem que recorrer em alguma coisa para que ele acredite que tem alguém superior e divino a ele. A igreja claro reprimiu muito o povo na antiguidade interesses por terras, dinheiro (temos que levar em conta que a religião é criada pelo homem e o homem tem erros e caráter duvidosos, tanto podemos levar para o bem ou para o mal), muitos se converteram obrigados e impuseram a religião católica por exemplo na marra, claro, se Jesus existiu, houve uma ''catequização'' para levar a boa nova entre os povos. Agora o que pega é a intolerância entre cristãos ''evangélicos'' por exemplo aqui no Brasil há uma banalização entre religiões afro religiosos, os evangélicos são muito intolerantes com estas religiões, houve até uma morte de uma menina que é atuante da religião do candomblé por conta dos evangélicos, além de atacar a fé católica, principalmente sobre Maria, aqui debocham dela, a colocam até como uma prostituta ou uma mulher qualquer, não quero desmoralizar esta fé, mas é algo frequente aqui no Brasil. Apesar que hoje em dia há perseguição de cristãos no continente africano, chegam a matar. Será que o homem é tão cruel ao ponto de discriminar uma fé?, será que a fé o cega e faz o ser humano ser um errante?, pois cada religião o predominante é levar amor e paz, o que vemos é dizimação do ódio entre as religiões, claro, depende da pessoa, se ela segue a doutrina conforme a igreja o ensinou, levar o amor, a caridade e a paz que são os pilares de tudo que se crê na vida e fé humana.

Editado por Dnunes
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Ruben Fonseca disse:

Consegues provar que Deus existe? Não. Consegues provar que Ele não existe? Também não. Logo, se para ti o Cristianismo é uma ideia porque, acima de tudo, a existência de Deus não consegue ser provada, o ateísmo é também uma ideia porque não consegues, pura e simplesmente, provar o contrário também. Como podes ver, os argumentos que dás são exatamente os mesmos que eu dou para te refutar. Moral da história: o respeito entre todos é uma coisa muito bonita, principalmente em tragédias como esta. De onde venho, isso chama-se boa educação. :)

Mas ninguém tem que provar que algo não existe, as coisas provam-se sempre pela positiva e nunca pela negativa, eu acho isso que tu dizes uma falácia. É assim que a ciência funciona, não se prova que x ou y não existe, tem que se provar pela positiva.

Mas claro, a questão de Deus é algo irracional, vai pela fé de cada um e apela às emoções humanas. Sim, emocionalmente Deus serve como um apoio para as pessoas, foi exactamente por isso que ele foi criado pelo Homem, porque servia para alguma coisa, o ajudava a viver e dá conforto/ajuda. Mas em termos racionais, usando a Razão, não existe nada que aponte para a sua existência. Como é óbvio, eu não vou impedir ninguém de seguir x religião, mas isso não me impede de criticar as ideias que ela propaga - e Deus em si mesmo é uma ideia, é uma construção do Homem. Isso não me impede de analisar o porquê da ideia de Deus em si existir, o porquê do Homem usa-lo para tentar melhorar a sua vida. Portanto criticar religião ou Deus não deve ser visto como falta de respeito, se não onde está a liberdade? Não se podem criticar ideias numa democracia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 9 horas, Manuel Silva disse:

Porque é que vocês não tentam descobrir isso? Metes o teu telemóvel a filmar por exemplo na sala ou na cozinha, depois metes uma revista na mesa e numa página que tenha um gajo sem camisa e todo bom e avalias a reacção. Se não prestar atenção na revista é hetero, se levar a mão a um certo sítio já sabes a resposta. Ou então se conheceres algum gajo gay mais velho que seja da mesma região do teu avô pergunta-lhe se o conhece. Se quiseres mais dicas envia mp.

 

Felizmente isso é muito raro para mim. Sou tão feio que ninguém me pergunta isso. Graças a Deus. Tentem andar com várias raparigas diferentes para os confundir. Quando eu digo andar é passear com elas ou ser visto nalgum café da vossa zona, não é para namorar. Digam que estão concentrados nos estudos para desviar esse assunto.Se vos chatearem muito digam que tem uma rapariga em mente e quando quiserem vê-la digam para esperar uns dias e depois inventem que foram traídos. Durante uns tempos não devem falar do assunto. Se os vossos pais são homofóbicos é melhor esperarem para contar a verdade depois de começarem a trabalhar e a ganhar dinheiro. De qualquer forma eles não precisam de saber da vossa orientação sexual. A vida é vossa.

Experimenta entrar numa sauna gay. És logo barrada à entrada acho eu.

Já se devia de falar há mais tempo afinal morrem cristãos todos os anos por causa dos islâmicos e não só. Na Europa já mataram vários inclusive um padre mas ninguém usou essa palavra. Bastou acontecer um atentado terrorista feito por um cristão contra islâmicos que os idiotas dos media falaram logo em islamofobia.  É triste acharem que só existe islamofobia. Os cristãos também são perseguidos mas isso não interessa à comunicação social.

No médio oriente, sim, porque na Europa é mais frequente ouvir criticas dos Cristãos aos Ateus, por exemplo.

Lembro-me de quando foi a visita do Papa (13 de Maio), muita gente comentou que não acreditava nas aparições, que Fátima é um negócio, etc..... e as respostas dos crentes não foram nada bonitas, algumas roçavam o fanatismo. O Catolicismo pode ser maioritário em Portugal, mas ao menos que haja respeito pelos ateus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/07/2017 at 00:26, Ambrósio disse:

O que me choca mais é que o tal apartamento é da Congregação da Doutrina da Fé que é o "descendente" directo da Inquisição. Isto é algo que não me espanta muito, pois há um tempo tive uma conversa com um homem gay que me disse que fez um retiro num mosteiro há uns anos e participou nessas brincadeiras. Ele disse-me que quase todos os padres e seminaristas participavam nisso. 

É triste que depois venham cá para fora falar mal dos gays.

Editado por Manuel Silva
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

http://www.direitapolitica.com/ainda-nao-vi-o-papa-francisco-dar-um-pio-sobre-a-venezuela/ Totalmente verdade. Para julgar o Trump que não mata pessoas em manifestações, nem tem as pessoas a morrer à fome está ele pronto a criticar, mas o Maduro que é católico é isento de criticas. Era melhor que este papa socialista/comunista se dedicasse à religião e a ajudasse os mais desfavorecidos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

http://observador.pt/2017/11/24/igreja-da-suecia-pede-ao-clero-que-nao-trate-deus-por-senhor-nem-por-ele/

Não é de todo descabido. Se Deus é uma entidade Superior, Omnipresente, Imaterial, Imortal, porque é que haveria de ter género, como os seres vivos? E porque é que tinha de ser do género masculino? Isto é só mais uma forma "escondida" de manter o machismo, ou a ideia da superioridade do sexo masculino, sobre o sexo feminino, QUE É TOTALMENTE ERRADA!

 
 
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, João F. disse:

http://observador.pt/2017/11/24/igreja-da-suecia-pede-ao-clero-que-nao-trate-deus-por-senhor-nem-por-ele/

Não é de todo descabido. Se Deus é uma entidade Superior, Omnipresente, Imaterial, Imortal, porque é que haveria de ter género, como os seres vivos? E porque é que tinha de ser do género masculino? Isto é só mais uma forma "escondida" de manter o machismo, ou a ideia da superioridade do sexo masculino, sobre o sexo feminino, QUE É TOTALMENTE ERRADA!

 
 

Porque por razões pragmáticas tem que se chamar alguma coisa às entidades? Querem mudar o ele pra ela?!

Deus não tem género como é óbvio, apenas na linguagem humana torna-se necessário falar-se/escrever-se desse modo.

Editado por Forbidden
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Porque por razões pragmáticas tem que se chamar alguma coisa às entidades? Querem mudar o ele pra ela?!

Deus não tem género como é óbvio, apenas na linguagem humana torna-se necessário falar-se/escrever-se desse modo.

Por isso mesmo é que não faz sentido usar os termos "Senhor" ou "Ele", e apenas Deus. 

Isso só fazia sentido nas sociedades dos séculos passados, que eram fundamentalmente patriarcais, subjugando a mulher e o seu papel, na sociedade. 

Por isso é que havia necessidade de haver pronomes agénero, para conceitos metafísicos, como Deus.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, João F. disse:

Por isso mesmo é que não faz sentido usar os termos "Senhor" ou "Ele", e apenas Deus. 

Isso só fazia sentido nas sociedades dos séculos passados, que eram fundamentalmente patriarcais, subjugando a mulher e o seu papel, na sociedade. 

Por isso é que havia necessidade de haver pronomes agénero, para conceitos metafísicos, como Deus.

Eu sempre associei a palavra Deus do mesmo sentido como tambem nos referimos à nossa espécie como o Homem. Não tem que levar necessariamente para o lado masculino da palavra... aliás quando dizem o Senhor e Ele a referir a ele também se usa (neste caso é escrever) em maiúscula. Acho que atualmente também já há uma implicância exagerada com pormenores irrelevantes....

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...