Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 30 minutos, Ruben Fonseca disse:

Até tu consegues chegar facilmente à conclusão que essas noções culturais dos nossos antepassados pré-históricos correspondem a uma porção completamente insignificante atualmente. Grande parte de África, Médio Oriente, Índia e uma parte do Sudeste Asiático aceita a poligamia. Tal já não acontece na Europa, América do Sul, América do Norte, Austrália - ironicamente, onde o Cristianismo é a religião dominante. Uma grande porção das relações de poligamia acontece em países onde a religião dominante é o Islão. Ora, todos partimos dos mesmos antepassados, por isso as nossas noções culturais atuais não derivam, de forma maioritária, da genética, mas sim da religião. É por isso que duas crianças, uma europeia e outra criada no Médio Oriente, terá uma visão completamente distinta daquilo que é moral ou imoral, apesar de serem ambos seres humanos da mesma espécie. Aquilo que achamos moral e imoral, quer gostes ou não, está intrisecamente ligado à religião e à sua influência na sociedade. Os valores que te foram ensinados, quer gostes ou não, foram os valores cristãos que foram ensinados à enorme maioria da sociedade portuguesa - e do mundo ocidental, na sua generalidade. 

Pegando no caso da infidelidade, por exemplo, tem a sua graça que aches isso como infantil e imaturo e que penses que essas são as únicas razões pelo qual aches que a infidelidade é inaceitável. Questiono-me se estívessemos num país de maioria muçulmana acharias exatamente a mesma coisa. Tenho a certeza que não. 

Segundo a Igreja, deves a razão principal de teres sexo é para procriar. Se as relações são monógamas e apenas tens sexo depois do casamento, e se os filhos são vistos como um presente de Deus, usar contraceptivos é, obviamente, uma forma de não os teres, o equivalente a um aborto. É recusares um presente de Deus. Mas claro, vamos analisar as coisas separadamente, mostrando uma clara ignorância no assunto, só porque sim, e depois dizer que é abominável porque isso vai espalhar DSTs, mesmo que seja impossível apanhares uma DST do ar se não andares a correr os becos todos à procura de um homem. :rolleyes: Se ambos os parceiros forem virgens e tiverem relações sexuais apenas após o casamento, não apanhas DST de lado nenhum. E ninguém está aqui a dizer que isso é comum, apenas serve para provar que é isso que a Igreja defende e, que se seguires esses ensinamentos, então não há razão, de facto, para usares contraceptivos. Não é nenhuma falácia.

Outra coisa que também acho engraçado é culparem a igreja pelo atraso em que Portugal ficou ao longo dos séculos, como se isso fosse o único fator pelo qual Portugal tenha ficado para trás em relação ao resto da Europa. A Alemanha é um país bastante religioso, por acaso, e o mesmo se diz do Reino Unido ou até mesmo dos Estados Unidos. Engraçado como eles não ficaram atrasados em relação ao resto do mundo, não é? Se Portugal ficou atrasado em relação aos seus parceiros europeus, aos portugueses o deve. Unicamente. Vais-me dizer que foi a Igreja que nos mandou utilizar todo o ouro do Brasil em monumentos em vez de investi-lo como fizeram os holandeses? Vais-me dizer que foi a Igreja que nos mandou gerir as colónias da maneira como gerimos, sem retirar grande proveito delas e dos recursos que estas tinham, quando comparados ao Reino Unido? Até mesmo a Espanha, com a famosa Inquisição Espanhola, conseguiu tirar mais proveito das suas colónias, que os portugueses. E claro, não vamos esquecer que foi claramente a Igreja que nos levou à ditadura salazarista, até parece que a população, completamente farta do desastre que foi a 1ª República, nem queria essa mesma ditadura, nem a apoiava sequer. :rolleyes: Dizer que a Igreja nos colocou amarras é tem tanto de ridículo, como de ignorância. Ironicamente, foi a Igreja um dos grandes responsáveis pelo reatar de conversações entre os EUA e Cuba e também pela libertação de vários presos políticos e concessões por parte do estado cubano. "Mas... mas... a Igreja só faz coisas más e é unicamente responsável pelo atraso do desenvolvimento".

Esses valores derivam maioritariamente da religião. No caso concreto da poligamia, na altura do Império Romano antes da expansão do Cristianismo, era tolerada. Aliás, a elite romana usava concubinas com frequência. Lá está, a tal noção de infidelidade que, por muito que a queiram pintar de secular, é, na verdade, meramente religiosa - o primeiro imperador romano a proibir a poligamia foi o imperador Constantino, que (surpresa surpresa) foi igualmente o primeiro imperador cristão. "Nenhum homem casado deve usar uma concubina durante o casamento".

90% das coisas que a Igreja fez são más.  E tu podes negá-lo à vontade, os argumentos estão à vista de todos: desde apoiar a escravatura com base na falsa premissa de que deus criou os pretos para servirem os brancos, apoiou a misoginia, ao afirmar que a mulher foi criada a partir de uma parte do honem, apoiou o nazismo e as ditaduras, mantendo relações com os ditadores, enganou, extorquiu dinheiro sob o falso pretexto das pessoas irem para o céu e terem os pecados absolvidos, torturou e matou pessoas, com base na intolerância religiosa, torturou e matou colónias inteiras de nativos, forçando-os a converterem-se ao cristianismo sob pena de morrerem. Tantos crimes e tanto sangue derramado para manter a sua hegemonia, portanto sim, a igreja fez mais mal que bem. E se os reis em Portugal decidiram gastar o ouro todo na construção de igrejas, mosteiros, etc, a culpa foi do Clero, que tinha um poder superior aos dos reis de Portugal. Tu sabes muito bem que Portugal e Espanha existem há muito mais tempo que a Alemanha, não percebo porque estás a comparar a Alemanha com Portugal, por exemplo, porque sabes tão bem como eu, que as influências religiosas nos dois paises são completamente diferentes.

Editado por Faded
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ruben Fonseca disse:

Bom saber que não trair alguém durante uma relação é uma utopia. Devo ter escapado do mundo real nos momentos em que tive relações amorosas com outras pessoas.

E não, não estou a complicar nada. Estou apenas a dizer que não é nenhuma falácia aquilo que a Igreja diz. Nem é nenhuma utopia. Lá porque 99% das pessoas atualmente tenham relações antes do casamento, não implica que seja impossível que existam pessoas que tenham relações amorosas apenas após o casamento e que não usem preservativo porque são casados e se tiverem filhos irão considerar isso como uma bênção de Deus. Vais-me dizer que isso é uma utopia e que não existem pessoas que pensam dessa maneira?

Ah, e tu vais confiar no teu cônjuge porque ele/ela é tão cristão que não vai trair... depois quando tiveres sida vamos ver de que te serve os preceitos cristãos. E o Papa vai pra África, um continente que é massacrado com DST's, espalhar essa ideia nociva, e tu defendes isso :O 

A maioria das pessoas trai nas relações a longo prazo (incluindo aqui o casamento, que se presume ser uma relação longa), é essa a realidade, e muitas das vezes nem sabes que foste traído sequer. Vai ver estatísticas, o que quiseres, as pessoas que se mantém fieis durante toda a relação são uma minoria. E vais pôr a tua saúde  em risco por isso? Que sentido isso tem?

Esta discussão nem tem sentido, é uma questão de saúde e tu vais defender as ideias mórbidas da igreja, por mim esta discussão acaba.

há 7 minutos, Mr. Robot disse:

90% das coisas que a Igreja fez são más.  E tu podes negá-lo à vontade, os argumentos estão à vista de todos: desde apoiar a escravatura com base na falsa premissa de que deus criou os pretos para servirem os brancos, apoiou a misoginia, ao afirmar que a mulher foi criada a partir de uma parte do honem, apoiou o nazismo e as ditaduras, mantendo relações com os ditadores, enganou, extorquiu dinheiro sob o falso pretexto das pessoas irem para o céu e terem os pecados absolvidos, torturou e matou pessoas, com base na intolerância religiosa, torturou e matou colónias inteiras de nativos, forçando-os a converterem-se ao cristianismo sob pena de morrerem. Tantos crimes e tanto sangue derramado para manter a sua hegemonia, portanto sim, a igreja fez mais mal que bem. E se os reis em Portugal decidiram gastar o ouro todo na construção de igrejas, mosteiros, etc, a culpa foi do Clero, que tinha um poder superior aos dos reis de Portugal. Tu sabes muito bem que Portugal e Espanha existem há muito mais tempo que a Alemanha, não percebo porque estás a comparar a Alemanha com Portugal, por exemplo, porque sabes tão bem como eu, que as influências religiosas nos dois paises são completamente diferentes.

A ironia é que se Jesus fosse vivo teria vergonha da Igreja, porque ela foi contra TUDO o que Jesus pregava.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Mr. Robot disse:

90% das coisas que a Igreja fez são más.  E tu podes negá-lo à vontade, os argumentos estão à vista de todos: desde apoiar a escravatura com base na falsa premissa de que deus criou os pretos para servirem os brancos, apoiou a misoginia, ao afirmar que a mulher foi criada a partir de uma parte do honem, apoiou o nazismo e as ditaduras, mantendo relações com os ditadores, enganou, extorquiu dinheiro sob o falso pretexto das pessoas irem para o céu e terem is pecados absolvidos, torturou e matou pessoas, com base na intolerância religiosa, torturou e matou colónias inteiras de nativos, forçando-os a converterem-se ao cristianismo sob pena de morrerem. Tantos crimes e tanto sangue derramado para manter a sua hegemonia, portanto sim, a igreja fez mais mal que bem. E se os reis em Portugal decidiram gastar o ouro todo na construção de igrejas, mosteiros, etc, a culpa foi do Clero, que tinha um poder superior aos dos reis de Portugal. Tu sabes muito bem que Portugal e Espanha existem há muito mais tempo que a Alemanha, não percebo porque estás a comparar a Alemanga com Portugal, por exemplo, porque sabes tão bem como eu, que as influências religiosas nos dois paises são conpletamente diferentes.

 

A Alemanha, como país, pode não ser assim tão recente, mas existiam estados como, sei lá, Áustria, Prússia, Bavária, igualmente religiosos, e com bastante influência na política europeia. Tem a sua graça que não mencionaste a Inglaterra/o Reino Unido. Já não convém, pois não? Não venham com a desculpa da Igreja ser o principal responsável pelo atraso do desenvolvimento português. Qualquer um com um livro de história sabe perfeitamente que os portugueses geriram terrivelmente o seu império ao longo de toda a sua história. 

E esses exemplos todos é para provar o quê, mesmo? Acho piada a esses argumentos de "A Igreja fez coisas más, vamos acabar com a instituição". Só a União Soviética, como estado ateu, perseguiu e foi responsável pela morte de 14 a 22 milhões de pessoas só porque eram cristãs. Devemos acabar com os estados ateus também?

há 14 minutos, Forbidden disse:

Ah, e tu vais confiar no teu cônjuge porque ele/ela é tão cristão que não vai trair... depois quando tiveres sida vamos ver de que te serve os preceitos cristãos. E o Papa vai pra África, um continente que é massacrado com DST's, espalhar essa ideia nociva, e tu defendes isso :O 

A maioria das pessoas trai nas relações a longo prazo (incluindo aqui o casamento, que se presume ser uma relação longa), é essa a realidade, e muitas das vezes nem sabes que foste traído sequer. Vai ver estatísticas, o que quiseres, as pessoas que se mantém fieis durante toda a relação são uma minoria. E vais pôr a tua saúde  em risco por isso? Que sentido isso tem?

Esta discussão nem tem sentido, é uma questão de saúde e tu vais defender as ideias mórbidas da igreja, por mim esta discussão acaba.

Sim, Forbidden, uma pessoa virgem, em condições normais (isto é, que não lhe tenha sido transmitido pela mãe de forma direta) vai, de facto, ter SIDA. O que vem a seguir? O Pai Natal existe? :ball:

Que não confies no teu parceiro, isso já é algo completamente distinto. Eu não precisei de andar a vigiar as pessoas com quem namorava 24/7 para saber que não me traiam. Mas claro, isso sou eu, e a confiança é algo que se vai construindo aos poucos. Por exemplo, sou 100% a favor de pedires ao teu parceiro com quem estás junto, sei lá, há 15 anos um teste de HIV porque estás com receio que ele/ela te ande a trair, mesmo que isso seja completamente descabido na tua mente. Se bem que isso revela muito mais que uma desconfiança sobre o estado de saúde do teu parceiro. :haha: 

O que não podes negar, por muito ou pouco sentido que lhe aches, é que isso não é uma utopia. Podes achar mórbido e descabido, mas não é uma utopia. É um raciocínio e tem a sua lógica, mesmo que 99% das pessoas não o aplique. Nem venhas dizer que eu defendi isso, porque eu nunca disse tal coisa. Se as pessoas andam a ter relações sexuais com a cidade inteira, que se protejam obviamente. Apenas referi que o raciocínio da Igreja nesta matéria não é uma utopia e isso tu não consegues negar.

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E uma nota: eu separo a Igreja como instituição de cristãos. É claro que o cristianismo inspirou ótimos valores em muita gente, pessoas que perceberam aquilo que Jesus realmente queria e não queriam simplesmente manter o seu poder.

Um exemplo claro disso é o movimento Rosa Branca:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Branca

Foi um dos poucos movimentos resistentes contra o Nazismo em pleno auge de Hitler, inspirado por valores cristãos. Essas pessoas entenderam os valores que Jesus queria passar, a Igreja não.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Forbidden disse:

E uma nota: eu separo a Igreja como instituição de cristãos. É claro que o cristianismo inspirou ótimos valores em muita gente, pessoas que perceberam aquilo que Jesus realmente queria e não queriam simplesmente manter o seu poder.

Um exemplo claro disso é o movimento Rosa Branca:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Branca

Foi um dos poucos movimentos resistentes contra o Nazismo em pleno auge de Hitler, inspirado por valores cristãos. Essas pessoas entenderam os valores que Jesus queria passar, a Igreja não.

 

Concordo, é isso que eu penso. Muitos hoje em dia fazem ao contrário do que Jesus pregou. Não vemos o amor ao próximo e a caridade passa longe disso nos dias de hoje. Acho com a caridade, a fome e doenças existentes hoje seriam exterminadas e viveríamos melhor, porém, o homem como é e não tem essa mentalidade, o poder e o dinheiro vem em primeiro lugar.  

Contudo sobre a ''Rosa Branca'' era um grupo cristão, então, se era um grupo cristão, deveria ter grupos religiosos no meio. Não vivi no tempo da segunda guerra e tão pouco em ditaduras que vieram a seguir depois desta guerra. Não sei se a igreja ajudava ou não, o dever da igreja é ajudar, esta é instituição obrigatória da igreja e ensinada pelo Jesus, quando lavou os pés dos discípulos (Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem eu o sou. Portando, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés um dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.). Aqui no Brasil quando há um refugiado estrangeiro saido em conflitos de guerra, de ditadura e miséria como o de agora o da Síria, Haiti Venezuela e entre tantos, o estado (país) tem como direção de abrigar em centros comunitários ou levar para as igrejas que acolhem. Em reportagens jornalísticas o que vejo a igreja abrigar estes refugiados, principalmente os que vieram do Haiti para cá (Brasil). 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, DanielNunes disse:

Concordo, é isso que eu penso. Muitos hoje em dia fazem ao contrário do que Jesus pregou. Não vemos o amor ao próximo e a caridade passa longe disso nos dias de hoje. Acho com a caridade, a fome e doenças existentes hoje seriam exterminadas e viveríamos melhor, porém, o homem como é e não tem essa mentalidade, o poder e o dinheiro vem em primeiro lugar.  

Contudo sobre a ''Rosa Branca'' era um grupo cristão, então, se era um grupo cristão, deveria ter grupos religiosos no meio. Não vivi no tempo da segunda guerra e tão pouco em ditaduras que vieram a seguir depois desta guerra. Não sei se a igreja ajudava ou não, o dever da igreja é ajudar, esta é instituição obrigatória da igreja e ensinada pelo Jesus, quando lavou os pés dos discípulos (Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem eu o sou. Portando, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés um dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.). Aqui no Brasil quando há um refugiado estrangeiro saido em conflitos de guerra, de ditadura e miséria como o de agora o da Síria, Haiti Venezuela e entre tantos, o estado (país) tem como direção de abrigar em centros comunitários ou levar para as igrejas que acolhem. Em reportagens jornalísticas o que vejo a igreja abrigar estes refugiados, principalmente os que vieram do Haiti para cá (Brasil). 

Não tenho certeza se a Igreja apoio a Rosa Branca, até porque era um movimento secreto e pequeno. Os Católicos foram perseguidos pelos Nazis, muitos foram assassinados.

https://en.wikipedia.org/wiki/Nazi_persecution_of_the_Catholic_Church_in_Germany

O Hitler era idiota, ele nunca iria conseguir retirar o cristianismo dos alemães, assim como Estaline e todos os outros ditadores pós-segunda guerra não conseguiram faze-lo na Russia e nos paises de leste, que continuaram sendo cristãos após décadas de um ateismo forçado (que nunca foi real na maioria da população).

Pessoalmente eu vejo Jesus como um filósofo, e os seus ensinamentos tem valor mesmo sem a componente religiosa. Em termos morais e éticos eu acho que ele deu um grande contributo para o pensamento humano. O Sermão da Montanha é um ótimo texto na minha opinião, e sumariza bem o que Jesus queria passar (e o que a Igreja claramente não seguiu ao longo da História).

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, ATVTQsV disse:

Eu também comi carne na Sexta-feira Santa. Alguém que me salve sff

Lamento informar-te, mas já não tens salvação possível e não foi por teres comido carne :angel:

há 8 minutos, titafcp disse:

eu sou catolica praticamente, tenho comido carne à sexta-feira e não sou menos católica pro causa disso

Este tópico está ao rubro :angel: Era uma brincadeira :angel:

Editado por Ivo
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ivo disse:

Sou um pecador :angel: Comi carne :angel:

Já tenho um lugar reservado no inferno :diablo:

Eu também sou católico e como carne na sexta-feira santa, não sou muitos dessas tradições e também não ligo à Páscoa pior era se não comesse o tradicional bacalhau na noite da Consolada. 

há 1 hora, Forbidden disse:

Este tópico é uma comédia :haha:

Obrigado  @ATVTQsV por me fazeres rir.

Ele está aqui para isso :victory:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, RQ7T disse:

Eu também sou católico e como carne na sexta-feira santa, não sou muitos dessas tradições e também não ligo à Páscoa pior era se não comesse o tradicional bacalhau na noite da Consolada. 

Eu normalmente sigo a tradição e não como carne na santa-feira santa, mais porque a minha mãe assim o deseja. Mas a tomar o pequeno almoço esqueci-me completamente e comi broa com chouriço :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ivo disse:

Eu normalmente sigo a tradição e não como carne na santa-feira santa, mais porque a minha mãe assim o deseja. Mas a tomar o pequeno almoço esqueci-me completamente e comi broa com chouriço :P

Bem-vindos ao meu mundo :diablo: vamos ambos para o inferno

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tradição é, na realidade, fazer jejum na Sexta-Feira Santa (e na Quarta-Feira de Cinzas). As restantes sextas do ano é que são dedicadas à abstinência (não se pode comer carnes de animais de sangue quente). Nos restantes dias da Quaresma, sextas ou não, também é recomendado abstinência - ou, mais ligeiramente, nas restantes sextas da Quaresma.

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ivo disse:

Eu normalmente sigo a tradição e não como carne na santa-feira santa, mais porque a minha mãe assim o deseja. Mas a tomar o pequeno almoço esqueci-me completamente e comi broa com chouriço :P

Broa com chouriço ao pequeno-almoço? :ph34r: Credo, eu não consigo comer essas coisas logo ao acordar. :mosking:

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 3 horas, Ivo disse:

Eu normalmente sigo a tradição e não como carne na santa-feira santa, mais porque a minha mãe assim o deseja. Mas a tomar o pequeno almoço esqueci-me completamente e comi broa com chouriço :P

estás um pouco como eu,  já não ligo muito à religião, mas a minha mãe faz muita questão nesta tradição e pronto lá lhe faço a vontade.
também é só um dia, não custa nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao menos vocês ainda comeram qualquer coisa.

A minha mãe também gosta de cumprir a tradição de não se comer carne neste dia, e decidiu fazer apenas filetes de sardinha fritas.

Ora, quando todos estávamos a comer, aquilo soube um pouco ao... azedo.

Conclusão: o meu almoço foi... fruta :victory::sleep::(:haha:

Tou aqui com uma fome...

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...