Jump to content

Grafismo e Promoção RTP2


Corppiz

Posts Recomendados

Primeira falha a apontar: os horários apontados na promoção ao horário nkbre não batem certo. Não sei se aquilo é feito com tanta antecedência que não se consegue ser mais rigoroso, mas a única coisa que está bem é o Jornal 2. O Criar é Fundamental, que na promo aparece às 2130, começa às 2137 e depois vai piorando sempre, sendo que o concerto, que na promo diz 0015, já só começa cerca das 0045

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeira falha a apontar: os horários apontados na promoção ao horário nkbre não batem certo. Não sei se aquilo é feito com tanta antecedência que não se consegue ser mais rigoroso, mas a única coisa que está bem é o Jornal 2. O Criar é Fundamental, que na promo aparece às 2130, começa às 2137 e depois vai piorando sempre, sendo que o concerto, que na promo diz 0015, já só começa cerca das 0045

 

Isso é muito mau... ou acertam isso ou sai do ar...

 

Mas isso é com base em 3 dias antes coisa menos coisa pois esses horarios aparecem no site da RTP mas são atualizados definitivamente dois a 3 dias antes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito mau... ou acertam isso ou sai do ar...

 

Mas isso é com base em 3 dias antes coisa menos coisa pois esses horarios aparecem no site da RTP mas são atualizados definitivamente dois a 3 dias antes

 

Pois se os horários na grelha já estão certos há 3 dias é um bocado mau promover horários que acabam por não ser os correctos... pode ter sido só agora por causa do lançamento mas mesmo assim não é muito agradável estes horários 'aproximados'. Mais vale não dizer as horas apresentam apenas o alinhamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se os horários na grelha já estão certos há 3 dias é um bocado mau promover horários que acabam por não ser os correctos... pode ter sido só agora por causa do lançamento mas mesmo assim não é muito agradável estes horários 'aproximados'. Mais vale não dizer as horas apresentam apenas o alinhamento.

Está a dar-me a impressão que esses 3 dias de antecipação para corrigir o horário nem sempre é respeitado. Já vi situaçoes de na véspera ainda não haver horário exato (sem ser com exatidão) para o dia depois do seguinte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a dar-me a impressão que esses 3 dias de antecipação para corrigir o horário nem sempre é respeitado. Já vi situaçoes de na véspera ainda não haver horário exato (sem ser com exatidão) para o dia depois do seguinte

 

Tirando atrasos por situações pontuais como esta semana com o atletismo ou alguma mudança de ultima hora não costuma estar errada... mas neste caso é a de horário nobre convinha que houvesse ali mais cuidado até porque como disseram ali alguns dos programas estão com o horário com meio hora de diferença.

 

Mas era comum as promos passarem com o horário 'provisório' isto deve ter a ver com a antecedência com que fazem as promos... falta de pessoal disponível para as corrigir de um dia para o outro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando atrasos por situações pontuais como esta semana com o atletismo ou alguma mudança de ultima hora não costuma estar errada... mas neste caso é a de horário nobre convinha que houvesse ali mais cuidado até porque como disseram ali alguns dos programas estão com o horário com meio hora de diferença.

Mas era comum as promos passarem com o horário 'provisório' isto deve ter a ver com a antecedência com que fazem as promos... falta de pessoal disponível para as corrigir de um dia para o outro.

Bastava pegar no ficheiro com o texto e editar os algarismos. Não acredito que a RTP não tenha, no meio das largas centenas de trabalhadores, alguém que não possa fazer isso. Claro que a situação muda de figura se isto for tudo feito no Porto. Aí já se compreende. Não só as condições de trabalho são precárias, como têm pouquíssima gente a trabalhar lá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi, além dessa promo com o alinhamento do horário nobre feita com antecedência (e com horários provisórios), também existe o habitual separador de continuidade "em directo" (em que o texto é acrescentado ao fundo e às vezes até vai para além do tempo do separador ou aparece tarde demais), e aí já vem com as horas correctas.

 

O que também me chateou nesse separador era dizerem que hoje o concerto do Bana ia dar às 24:15, seja lá a que horas isso for.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi, além dessa promo com o alinhamento do horário nobre feita com antecedência (e com horários provisórios), também existe o habitual separador de continuidade "em directo" (em que o texto é acrescentado ao fundo e às vezes até vai para além do tempo do separador ou aparece tarde demais), e aí já vem com as horas correctas.

O que também me chateou nesse separador era dizerem que hoje o concerto do Bana ia dar às 24:15, seja lá a que horas isso for.

Não estou a ver qual o separador de continuidade de que falas...

Pois.. Também notei isso é ainda notei que quando fazem promoção ao programa em especifico (não a promo ao horário nobre em conjunto) já dizem, por exemplo, 00.15 e não 24.15 (que, diga se, nem existe)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi bem essa opção por usar o 24h em vez das 00h fica um bocado estranho... mas pelos vistos tem sido assim em todos nem é por erro.

Eles usam 24 na promo ao horário nobre e 00 na promo individual ao programa. Anyway, um dia tem 23h59m56s aproximadamente, pelo que não é correto nem faz sentido escrever 24 até porque nenhum relógio tem essa hora (até que vemos o top 50 da gfk que vai até às 26h30m xD)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yes não sei repararam, mas empurraram o dog para o canto. Ele está mais para cima e para a esquerda! :D

Para ficar perfeito só faltava tirar as cores, aplicar transparência de 75% e reduzir um nadita as proporções, embora quanto à cor não me incomoda, como ele é quase todo branco. E mesmo comparando o atual, que tem cor, com o anterior, todo branco, prefiro o atual. Confesso que nem sei bem explicar porquê, mas o novo é mais agradável. E agora mais chegado ao canto, ainda melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yes não sei repararam, mas empurraram o dog para o canto. Ele está mais para cima e para a esquerda! :D

Para ficar perfeito só faltava tirar as cores, aplicar transparência de 75% e reduzir um nadita as proporções, embora quanto à cor não me incomoda, como ele é quase todo branco. E mesmo comparando o atual, que tem cor, com o anterior, todo branco, prefiro o atual. Confesso que nem sei bem explicar porquê, mas o novo é mais agradável. E agora mais chegado ao canto, ainda melhor

Também reparei, ficou muito melhor.

Eu normalmente defendo os logos transparentes e sem cor mas neste caso prefiro este com cor, fica muito melhor que o anterior.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do logo é que em tv's mais antigas como a minha o logo está demasiado encostado e um parte fica fora do ecrã... isso geralmente acontece quando se usa o 14:9 em que parte lateral da imagem era cortada porque não encaixava no formato da minha tv... mas enfim nada de grave dado que exibem em 16:9.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do logo é que em tv's mais antigas como a minha o logo está demasiado encostado e um parte fica fora do ecrã... isso geralmente acontece quando se usa o 14:9 em que parte lateral da imagem era cortada porque não encaixava no formato da minha tv... mas enfim nada de grave dado que exibem em 16:9.

E porque é que não configuras a tua box para 16:9 letterbox? Assim não perdias imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho desnecessário encostarem tanto o DOG às margens. No CRT do meu quarto também corta a barra da esquerda, e está em 16:9 letterbox. E julgo que isto não é só um problema de televisões antigas.

Confesso que já não compreendo esse problema. Aparentemente há boxes que fazem isso, outras vezes são as próprias televisões. Parece difícil a emissão chegar direita a todos os espectadores e andam todos a pagar por todos. Uns ficam com as coisas no meio do ecrã para que nada fique de fora àqueles que não vêem tudo, outros ficam com tudo cortado nas bordas para que outros não fiquem com tudo no meio do ecrã.

Hoje em dia todos os televisores que se vendem são em 16/9, as emissões são em 16/9, os conteúdos são em 16/9 (ou 21/9 com barras pretas em cima e em baixo) e será que não é possível a imagem seguir na íntegra?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fenómeno que se tem referido nos últimos posts chama-se "overscan". Todas as TVs têm, umas mais do que outras. Nas TVs mais recentes até há forma de acabar com o overscan, caso seja uma fonte com resolução 1920x1080 (box ligada por HDMI ou Componentes com essa resolução escolhida), que se chama "pixel mapping 1:1" (ou como algumas marcas chamam, "Just Scan"). Nos CRTs e fontes SD, como é óbvio, isso é próximo do impossível (nos CRTs, só mesmo abrindo a TV e ajustando, e isso tem de ser feito por alguém que tenha conhecimento e não por qualquer Zé Ninguém).

 

Fiquem Bem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho desnecessário encostarem tanto o DOG às margens. No CRT do meu quarto também corta a barra da esquerda, e está em 16:9 letterbox. E julgo que isto não é só um problema de televisões antigas.

Tal como o JDaman explicou, é do televisor.

Eu tenho um LCD com vários anos e não tenho qualquer problema. A conclusão que tiro é que o Overscan nos CRTs é maior pois ainda a alguns meses quando ainda tinha por cá um CRT por vezes também me acontecia essa situação com a RTP 2 (embora no meu caso tivesse a imagem esticada ao alto).

Enviem um email para a RTP 2 a relatar a situação, talvez afastem um pouco o logo da margem.

Editado por NEQ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o JDaman explicou, é do televisor.

Eu tenho um LCD com vários anos e não tenho qualquer problema. A conclusão que tiro é que o Overscan nos CRTs é maior pois ainda a alguns meses quando ainda tinha por cá um CRT por vezes também me acontecia essa situação com a RTP 2 (embora no meu caso tivesse a imagem esticada ao alto).

Enviem um email para a RTP 2 a relatar a situação, talvez afastem um pouco o logo da margem.

 

o caso mais flagrante que me aconteceu foi quando a tvi deu a série Bairro, o genérico tinha os nomes muito encostados e como eles deram em 14:9 eu via nomes cortados nas primeiras letras. é mesmo da tv ser antiga. mas não é grande problema na rtp2 porque é apenas o logo e como a emissão da é no geral em 16:9 não há grandes conflitos com o resto da imagem como aconteceu no caso da tvi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o caso mais flagrante que me aconteceu foi quando a tvi deu a série Bairro, o genérico tinha os nomes muito encostados e como eles deram em 14:9 eu via nomes cortados nas primeiras letras. é mesmo da tv ser antiga. mas não é grande problema na rtp2 porque é apenas o logo e como a emissão da é no geral em 16:9 não há grandes conflitos com o resto da imagem como aconteceu no caso da tvi.

É de facto bastante chato. Mas mais chato é saber que em certas áreas parece haver uma inexplicável inercia da sociedade no geral. Em certas coisas evolui-se tanto, às vezes até demais, e outras ficam paradas no tempo, à espera de soluções ou de vontade.

Quando eu tinha uma TV sony 4/3 de 37cm, aquilo é que era ver a imagem toda cortada, toda fora de sítio (o melhor é que à vezes ficava a imagem toda verde, uma delicia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o JDaman explicou, é do televisor.

Eu tenho um LCD com vários anos e não tenho qualquer problema. A conclusão que tiro é que o Overscan nos CRTs é maior pois ainda a alguns meses quando ainda tinha por cá um CRT por vezes também me acontecia essa situação com a RTP 2 (embora no meu caso tivesse a imagem esticada ao alto).

Enviem um email para a RTP 2 a relatar a situação, talvez afastem um pouco o logo da margem.

E a RTP ouve alguém? Além disso, dirigimos a nossa mensagem para onde?

Não faz muito sentido ter o DOG tão para a esquerda. Mas ainda pior do que issi é a aplicação de um fundo no 884 e no 888... E ainda por cima azul....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a RTP ouve alguém? Além disso, dirigimos a nossa mensagem para onde?

Não faz muito sentido ter o DOG tão para a esquerda. Mas ainda pior do que issi é a aplicação de um fundo no 884 e no 888... E ainda por cima azul....

Dirigido à própria RTP 2. Procura no site da RTP.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...