Jump to content

Jornais & Revistas


Jorge

Posts Recomendados

agora mesmo, thass_hot disse:

Eu estou em processo de completar o arquivo de capas das 3 revistas de TV. Tenho muitas digitalizadas. Umas que fotografei na biblioteca, outras que tenho, outras que circulam pela net...

O teu arquivo é até que ano?

Eu tenho que ir a uma biblioteca dessas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, D91 disse:

O teu arquivo é até que ano?

Eu tenho que ir a uma biblioteca dessas.

Tenho capas de todos os anos. Da TVGuia desde 1979, TV7 Dias desde 1987 e TVMais 1993. Da última década tenho quase todas. Das primeiras tenho poucas.

Para consultar revistas antigas tens a Biblioteca Nacional em Lisboa e a Biblioteca Pública Municipal do Porto. Antes havia a Hemeroteca Nacional no Bairro Alto (que agora está em Benfica), mas tens de requisitar com 1 semana de antecedência. Se vais a Lisboa o melhor é mesmo ir à BN.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que isto pode parecer ridículo, mas tenho dado alguma atenção à novela com destaque principal da revista Telenovelas. Esta semana veio BMQ na capa:

spacer.png

E depois pus-me a pensar: "Há quanto tempo uma novela da TVI não era destaque principal desta revista?". Fui ver ao arquivo da mesma e a última que encontro é de 11-01-2019, há mais de 2 anos quando VdV foi capa:

spacer.png

Eu sei que as novelas da SIC são as mais vistas (por acaso a última que liderou na TVI acho que foi mesmo VdV) e que a revista embora já não pertença oficialmente à Impresa (a Trust in news no fundo continua a pertencer indirectamente à Impresa), mas não acham estranho? Isto porque a TVMais que pertence à mesma editora traz para assunto de capa notícias de figuras/programas da TVI...

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, thass_hot disse:

Sei que isto pode parecer ridículo, mas tenho dado alguma atenção à novela com destaque principal da revista Telenovelas. Esta semana veio BMQ na capa:

E depois pus-me a pensar: "Há quanto tempo uma novela da TVI não era destaque principal desta revista?". Fui ver ao arquivo da mesma e a última que encontro é de 11-01-2019, há mais de 2 anos quando VdV foi capa.

 

Dado curioso, talvez seja mesmo por ter conseguido ser líder várias vezes, se calhar é uma regra da revista, de qualquer forma, merece <3 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, thass_hot disse:

QoD também liderou várias vezes ao sábado e chegou a ganhar contra Nazaré e nunca foi capa...

pois, QoD liderava por vezes aos sábados, mas esta semana acho que BMQ liderou mais vezes face a AA  nos dias úteis, claro que eu digo ser líder entre a edição nas bancas e a anterior. De qualquer das maneiras é pena pois QoD é uma novela 1000x melhor que Valor da Vida

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, thass_hot disse:

Eu sei que as novelas da SIC são as mais vistas (por acaso a última que liderou na TVI acho que foi mesmo VdV) e que a revista embora já não pertença oficialmente à Impresa (a Trust in news no fundo continua a pertencer indirectamente à Impresa), mas não acham estranho? Isto porque a TVMais que pertence à mesma editora traz para assunto de capa notícias de figuras/programas da TVI...

Recordo-me de haver uma altura em que a diretora da Telenovelas apresentava os destaques da revista no E-Especial. Talvez tenha existido algum tipo de acordo... :read:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

Recordo-me de haver uma altura em que a diretora da Telenovelas apresentava os destaques da revista no E-Especial. Talvez tenha existido algum tipo de acordo... :read:

Claro... isso é óbvio. Por muito que queiram que não acreditemos que apesar de já não serem publicadas pela Edimpresa não pertencem à SIC, isso é mentira. Basta pensar que existe um canal chamado SIC Caras, os Globos de Ouro continuam a ser uma festa da Caras, a directora da TVMais esteve muitas vezes sentada a comentar a Passadeira Vermelha e por aí fora...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não me parece muito inteligente favorecer as da SIC por isso, eram lideres por isso fazia sentido, mas eles podendo publicar de qualquer canal, é normal quererem vender e para isso metem a novela mais vista na capa. Digo eu, por isso que Amar Demais quase nunca está na capa, nem em destaque pequeno...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, thass_hot disse:

Sei que isto pode parecer ridículo, mas tenho dado alguma atenção à novela com destaque principal da revista Telenovelas. Esta semana veio BMQ na capa:

spacer.png

E depois pus-me a pensar: "Há quanto tempo uma novela da TVI não era destaque principal desta revista?". Fui ver ao arquivo da mesma e a última que encontro é de 11-01-2019, há mais de 2 anos quando VdV foi capa:

spacer.png

Eu sei que as novelas da SIC são as mais vistas (por acaso a última que liderou na TVI acho que foi mesmo VdV) e que a revista embora já não pertença oficialmente à Impresa (a Trust in news no fundo continua a pertencer indirectamente à Impresa), mas não acham estranho? Isto porque a TVMais que pertence à mesma editora traz para assunto de capa notícias de figuras/programas da TVI...

 

De facto, é verdade. Nunca tinha prestado atenção a isso.

A revista Maria segue o mesmo estilo e tem sempre uma novela em destaque na capa, mas vão variando entre as várias novelas no ar. Nota-se uma clara preferência pelas novelas da TVI, mas correm-nas todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regulador da imprensa trava publicação do novo semanário “Sol”

Além de ter recusado o registo do semanário, a ERC também recusou registar a Lapanewss como "empresa jornalística".

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/regulador-da-imprensa-trava-publicacao-do-novo-semanario-sol?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D91 disse:

Regulador da imprensa trava publicação do novo semanário “Sol”

Além de ter recusado o registo do semanário, a ERC também recusou registar a Lapanewss como "empresa jornalística".

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/regulador-da-imprensa-trava-publicacao-do-novo-semanario-sol?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

Vamos a ver: um jornal que diz que é conservador. Até aí tudo bem. Quer tirar 8-9mil cópias?? E pode subsistir só com essa tiragem? Isso ia ser financiado por quem? Por que interesses? Eu nunca percebi porque é que a ERC nunca se pronunciou sobre o i e o Sol (do Saraiva).

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TV 7 Dias dedicou duas páginas às capas na altura de cada aniversário (e censuraram o título da capa de 2012, sei lá como)

há 1 minuto, D91 disse:

Regulador da imprensa trava publicação do novo semanário “Sol”

Além de ter recusado o registo do semanário, a ERC também recusou registar a Lapanewss como "empresa jornalística".

https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/regulador-da-imprensa-trava-publicacao-do-novo-semanario-sol?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais

A ERC a fazer justiça. Tanto o Nascer do Sol como a Lapanews pareciam ter um ar de "clandestino" e "contra o sistema".

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

A TV 7 Dias dedicou duas páginas às capas na altura de cada aniversário (e censuraram o título da capa de 2012, sei lá como)

A ERC a fazer justiça. Tanto o Nascer do Sol como a Lapanews pareciam ter um ar de "clandestino" e "contra o sistema".

O Nascer do Sol é o novo nome do semanário Sol.

Mas sim fez justiça desta vez, não fazia sentido existir dois jornais com nomes parecidos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, D91 disse:

Mas sim fez justiça desta vez, não fazia sentido existir dois jornais com nomes parecidos. 

Já parece as 2 revistas Mariana em que existiam em 2003: a actual e uma da Impala.

há 8 minutos, ATVTQsV disse:

A TV 7 Dias dedicou duas páginas às capas na altura de cada aniversário (e censuraram o título da capa de 2012, sei lá como)

Há 2 anos fez a mesma coisa num poster:

spacer.png

A de 2012 o título aparece cortado porque provavelmente houve uma sentença em tribunal que desmentia a notícia.

Spoiler

spacer.png

tens aqui sem o título cortado.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo semanário “Sol” passa a chamar-se “Novo SOL” e sai esta sexta-feira

Alteração surge na sequência da recusa do regulador dos media em registar a marca “Sol”, por parte da Lapanews, como publicação periódica. "Novo Semanário Original e Livre" (ou Novo SOL) chega às bancas esta sexta-feira

https://expresso.pt/exclusivos/2021-04-15-Novo-semanario-Sol-passa-a-chamar-se-Novo-SOL-e-sai-esta-sexta-feira-71305617

  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Televisão 10 disse:

Novo semanário “Sol” passa a chamar-se “Novo SOL” e sai esta sexta-feira

Alteração surge na sequência da recusa do regulador dos media em registar a marca “Sol”, por parte da Lapanews, como publicação periódica. "Novo Semanário Original e Livre" (ou Novo SOL) chega às bancas esta sexta-feira

https://expresso.pt/exclusivos/2021-04-15-Novo-semanario-Sol-passa-a-chamar-se-Novo-SOL-e-sai-esta-sexta-feira-71305617

Mas já existe um "Nascer do SOL" para quê o "Novo SOL"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Televisão 10 disse:

Novo semanário “Sol” passa a chamar-se “Novo SOL” e sai esta sexta-feira

Alteração surge na sequência da recusa do regulador dos media em registar a marca “Sol”, por parte da Lapanews, como publicação periódica. "Novo Semanário Original e Livre" (ou Novo SOL) chega às bancas esta sexta-feira

https://expresso.pt/exclusivos/2021-04-15-Novo-semanario-Sol-passa-a-chamar-se-Novo-SOL-e-sai-esta-sexta-feira-71305617

Basta ler a notícia para se perceber que se trata de dum projeto de poder onde o jornalismo é apenas um pretexto. Basta ver as pessoas envolvidas: sociedades de advogados, um condenado pelo caso de Liliana Bettencourt. E nesta guerra de Sóis venha o diabo e escolha. O Sol do Saraiva conheço e aquilo é tudo menos jornalismo. Este novo sol parece ir pelo mesmo caminho ou pior...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não é Sol. Novo semanário chama-se Novo e inclui suplemento Olá

sol-300x106.jpg

O novo semanário em papel da Lapanews vai chegar às bancas esta sexta-feira com a designação Novo e não como Sol, como pretendiam os responsáveis. A ERC negou o pedido de registo de um novo jornal Sol.

O jornal Novo, de 64 páginas, apresentará quatro secções: Nação (política), Valor (economia e mercados), Global (internacional) e Vida (ambiente, cultura, desporto e tecnologia).

Encartado com o jornal irá sair a revista Olá, com 40 páginas, recuperando assim o histórico suplemento dedicado ao social e ao lifestyle, do extinto Semanário de Rui Teixeira dos Santos.

O Novo apresenta-se com uma equipa de 25 jornalistas e marcadamente de centro-direita, tal como reflecte a escolha de colunistas. Na lista de colunistas encontram-se Francisco Rodrigues dos Santos (líder do CDS),  Telmo Correia (líder parlamentar do CDS/PP), Aline Beuvink (PPM), Carlos Reis (PSD), Maria Castelo Branco (Iniciativa Liberal), Pedro Rodrigues (PSD), mas também o consultor político João Maria Jonet, o ex-presidente da FLAD Vasco Rato e os publicitários João Gomes de Almeida e Manuel Soares de Oliveira e o consultor João Villalobos, profissionais de comunicação que têm colaborado com vários partidos de centro-direita.

No primeiro número, o jornal irá apresentar uma sondagem às autárquicas de Lisboa e contar os detalhes de uma conversa entre o primeiro-ministro António Costa e o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves.

ERC não permite novo registo Sol

Dirigido por Octávio Lousada Oliveira  e Diogo Agostinho, o objectivo inicial da LapaNews era colocar o novo jornal nas bancas em Março com a designação Sol. No entanto, em Fevereiro, o M&P avançou que a Newsplex SA de Mário Ramires encontra-se registada na ERC como proprietária da publicações Sol e I desde 15 de Dezembro de 2015.

Os jornais Sol e I eram, até 2015, editados pela Newshold, empresa do universo Pineview Overseas. A Newshold foi encerrada, tendo Mário Ramires, director dos dois títulos, criado a Newsplex que passou a assegurar a continuidade do diário e do semanário. Desde 19 de Dezembro de 2020 que o semanário Sol se apresenta como Nascer do Sol, uma mudança de nome acompanhada semanas antes pelo diário I que adoptou a designação Inevitável.

As marcas Sol e I foram compradas por Rui Teixeira dos Santos à Pineview Overseas, de Álvaro Sobrinho, antigo proprietário da editora responsável pelo Sol e pelo I. A marca Sol foi licenciada por Rui Teixeira Santos à Lapanews. No entanto, o Correio da Manhã avançou esta quarta-feira que a ERC tinha chumbado o registo da marca Sol, assim como da Lapanews como “empresa jornalística”.

Ao M&P a ERC detalhou que a recusa de inscrição do título Sol “resulta do facto de o título se encontrar protegido pelo Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, nos termos do art.º 5.º, n.º 2.”. Por sua vez, a recusa da inscrição da sociedade Lapanews Edições e Comunicações, SA como empresa jornalística, “prendeu-se com o facto de a sociedade, à data, não ser detentora de nenhuma publicação periódica, nos termos do n.º 2 do Decreto Regulamentar n.º 8/99, de 9 de junho, republicado pelo Decreto Regulamentar n.º 2/09, de 27 de Janeiro.”

A Lapanews Edições e Comunicações foi constituída em 2020 com um capital social inicial de 100 euros, tendo como sócios Rui Teixeira Santos e João Botelho. A empresa passou por um aumento de capital para os 600 mil euros com a entrada dos novos sócios Abstract Sky, Lda, Lion Rock Investments-Investimentos Imobiliários e Mobiliários, Lda. e LFV – Des Vosges, Lda.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/ja-nao-sol-novo-semanario-chama-novo-inclui-suplemento-ola/

Semanário Novo já nas bancas e online

novo-300x237.jpg

O semanário Novo, anunciado quinta-feira à tarde, chegou esta sexta às bancas e ao online em www.onovo.pt. O novo título da Lapanews está também presente nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. O lançamento do jornal decorre esta sexta-feira, às 23h, na rede social Clubhouse, numa sala com a participação de Octávio Lousada Oliveira (director) e Diogo Agostinho (director-executivo).

Só esta quinta-feira deu entrada na ERC um novo pedido de inscrição da sociedade Lapanews Edições e Comunicações, SA como empresa jornalística, registo que tinha sido antes chumbado, confirmou ao M&P a entidade reguladora. Apesar de se apresentar com a designação Novo, o jornal encontra-se registado provisoriamente na ERC com o nome “Novo Semanário Original e Livre”. A ERC adianta que não deu entrada qualquer pedido de registo com o título Novo ou Novo Sol. Já o pedido de registo do jornal com a designação Sol foi chumbado.

O primeiro número do Novo apresenta 64 páginas e inclui o suplemento Olá com 40 páginas. O preço de capa é de 4 euros. “Queremos ser a vacina para o vírus do respeitinho que assola o país. Somos um semanário irreverente e incómodo por natureza, temperado e rigoroso por obrigação, livre e consequente por princípio. Viemos para desinquietar. E sobretudo para recordar que não nos conformamos com o estado a que chegámos: em que, cegos por escapar à morte, renunciamos à própria vida”,  escreve Octávio Lousada Oliveira, nas páginas do jornal.

A Lapanews tem como presidente do conselho de administração João Botelho e conta com Miguel Côrte-Real e Francisco Oom Peres como administradores. A empresa declara ter como accionistas a Abstract Sky (47 por cento), Rui Teixeira Santos (22 por cento), João Leitão Botelho (22 por cento) e Lion Rock Investment (6 por cento).

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/04/semanario-novo-ja-nas-bancas-online/

Editado por TekClub
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Índice da liberdade de imprensa: Portugal sobe para 9º lugar

Portugal é o 9º país mais bem classificado no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2021 elaborado pelos Repórteres Sem Fronteiras (RSF), subindo uma posição em relação a 2020.

Entre os países lusófonos que constam no índice, Brasil é o pior (111º), tendo descido quatro posições. Cabo Verde desceu dois lugares (para 27), Timor-Leste subiu sete (71º), Guiné-Bissau desceu um (95º) e Moçambique quatro (108º), enquanto Angola subiu três (103º).

Os RSF sublinham ainda que houve uma "deterioração dramática" da liberdade de imprensa desde o início da pandemia da Covid-19.

Fonte: CM

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

TAL & QUAL REGRESSA EM JUNHO ÀS BANCAS

jose-paulo-fafe-1-768x512-300x200-1.jpg

 

O Tal & Qual deverá regressar às bancas já a 9 de Junho, com periodicidade semanal, 16 páginas e preço de capa de um euro. “Será um jornal de informação geral. Vai mostrar o que está por detrás dos grandes temas, como os bastidores da política, da economia e da sociedade. Será um jornal leve, que irá recuperar a irreverência do Tal & Qual, o que não quer dizer que não encare os assuntos com seriedade”, afirma ao M&P José  Paulo Fafe, um dos nove sócios que compõem a Parem as Máquinas – Edições e Jornalismo, empresa responsável pelo regresso do título às bancas.

O semanário, que sairá às quartas, tem como director Jorge Morais, jornalista que passou pelo República, A Luta, Correio da Manhã e O Independente. Foi ainda director do Tal & Qual e do 24 Horas.

O Tal & Qual foi lançado em 1980 com oito páginas pela empresa Repórteres Associados, tendo sido vendido ao grupo suíço Edipresse e posteriormente à Lusomundo. Encerrou em 2007 com vendas a rondar os 10 mil exemplares. O titulo estava no portfólio da Global Media, que o cedeu por 10 anos à Parem as Máquinas.

“Será um jornal para ler do início ao fim, bem escrito e para deixar as pessoas bem dispostas”, reforça José Paulo Fafe que, no ano passado, juntamente com Gonçalo Pereira Rosa, lançou o livro “Tal & Qual – Memórias de um jornalismo”, que reunia as melhores histórias do tablóide que chegou a vender 150 mil exemplares por semana. A expectativa é que agora as vendas em banca rondem os sete a oito mil exemplares.

A equipa do jornal terá seis a sete pessoas. Joaquim Letria, fundador do título, assegura uma coluna de opinião na última página. O Tal & Qual estabeleceu uma parceira com dois jornais regionais: Minho Digital, de Manso Preto, e o Notícias de Coimbra, de Fernando Moura.

Fonte:https://www.meiosepublicidade.pt/2021/05/tal-qual-regressa-em-junho-as-bancas/

  • Gosto 1
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...