Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Você na TV!


Pedro

Posts Recomendados

há 19 minutos, DOCA disse:

As vestes africanas era uma associação ao cantor da música  La Bomba, o King Africa.  Não exagerem. 

O blackface é mau e ponto. O problema é que as redes sociais não educam e só cancelam, por isso as pessoas que fazem televisão não sabem o porquê de ser mau. Eu também achava, por exemplo no A Tua Cara, que era uma genuína homenagem à cultura africana e aos seus artistas, mas agora que li coisas e que procurei me informar, vejo que não é entendido assim pelos visados, pelas comunidades africanas. O blackface é sempre conectado à humilhação de negros, à redução de todo um continente à condição de piada, é sempre a ideia de que os brancos, superiores, só se lembram dos negros, inferiores, para divertimento próprio. Por estas e por todas as outras razões, mas principalmente porque os negros não aprovam este tipo de performance e ponto (não é preciso mais justificação nenhuma) os brancos simplesmente têm de parar JÁ de o fazer. Não há negociação. E isto tem de ser levado e explicado a estas elites televisivas que vivem numa bolha. 

  • Gosto 7
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Mar-Vell disse:

Sim, compreendo. Mas o que quero dizer é que esse escrutínio está cada vez mais histérico, na minha perspectiva.

Ainda não vi nada, só mesmo o que puseram aqui. No caso do Você na TV tem a ver com o conjunto de situações dos últimos anos.

A própria Cristina foi bastante criticada pelo que disse dos chineses e por aquele teatro com o Cláudio.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Em relação à blackface basta escrever a palavra no google. De resto, fica à consciência de cada um.

Mas o que se passa aqui? Não foi nada exagerado, aconteceu (e acontece ainda noutros países) na Tua Cara Não Me É Estranha para representar cantores negros, tal como alguns se punham mais brancos quando era necessário. Se um cantor é negro não vejo qualquer problema em representá-lo assim desde que não seja usado para o gozo.

Em relação à Cinha sim, esteve mal e continuará a estar tudo mal com ela.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, FilipeT disse:

Mas o que se passa aqui? Não foi nada exagerado, aconteceu (e acontece ainda noutros países) na Tua Cara Não Me É Estranha para representar cantores negros, tal como alguns se punham mais brancos quando era necessário. Se um cantor é negro não vejo qualquer problema em representá-lo assim desde que não seja usado para o gozo.

Em relação à Cinha sim, esteve mal e continuará a estar tudo mal com ela.

Não sou a melhor pessoa para explicar porque não é um tema que domine, mas já para aí um comentário sobre isso.

há 1 minuto, Manu Tenry disse:

Se uma pessoa vai imitar outra que é negra, vai manter a sua cor de pele? Não é uma característica física como qualquer outra? Dou o maior exemplo do A Tua Cara Não me É Estranha! Fazia imenso sentido a Luciana Abreu imitar a Whitney Houston e ficar branca! Tal como temos o contrário da Soraia Tavares que fez várias cantoras brancas e também se caracterizou para tal. Tal como se o fizessem se imitassem alguém com tom de pele mais moreno com indianos ou latinos! As pessoas exageram com migalhas! Nestes casos em  específico, não estão a ridicularizar os negros!

Não és tu que decides se os negros são ou não ridicularizados por isso.

  • Gosto 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem é ser sensível ou não, as pessoas já sabem ao que isto é associado. Portanto era totalmente dispensável este momento, qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe. Principalmente nos dias em que vivemos. 

Mas o você na TV também já está habituado a momentos de vergonha alheia, nada surpreendente. 

  • Adoro 1
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Manu Tenry disse:

Se uma pessoa vai imitar outra que é negra, vai manter a sua cor de pele? Não é uma característica física como qualquer outra? Dou o maior exemplo do A Tua Cara Não me É Estranha! Fazia imenso sentido a Luciana Abreu imitar a Whitney Houston e ficar branca! Tal como temos o contrário da Soraia Tavares que fez várias cantoras brancas e também se caracterizou para tal. Tal como se o fizessem se imitassem alguém com tom de pele mais moreno com indianos ou latinos! As pessoas exageram com migalhas! Nestes casos em  específico, não estão a ridicularizar os negros!

Sim, vai manter a sua cor de pele, para ambos os casos. Não, não é uma característica física como qualquer outra a partir do momento que é tão fraturante na sociedade em que vivemos. Simplesmente, no passado, o blackface era usado para ridicularizar e humilhar, de maneira que vai ter sempre essa conexão. Só vai deixar de ter essa conexão quando os visados se chegarem à frente e decidirem que não há problema. A partir do momento que é consensual nas comunidades africanas de que o blackface é humilhante, os brancos só têm de aceitar isso e simplesmente não o fazerem. Parece-me bastante simples :huh:

  • Gosto 4
  • Adoro 1
  • Obrigado 4
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Se o esterco da Cinha Jardim já tivesse deixado de lá ir para cair aos bocados, o Marco Horácio tinha lá ido fazer as palhaçadas dele e ninguém dava por nada. O problema não está no Horácio, está na Cinha.

É verdade que a Cinha já devia ter sido afastada há muito tempo, mas a polémica do Horácio ia se dar de qualquer maneira. O Twitter é absolutamente implacável com estas questões... o problema é que em vez de educarem as pessoas partem logo para o cancelamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, FranciscoAmar disse:

É verdade que a Cinha já devia ter sido afastada há muito tempo, mas a polémica do Horácio ia se dar de qualquer maneira. O Twitter é absolutamente implacável com estas questões... o problema é que em vez de educarem as pessoas partem logo para o cancelamento.

Eu não queria entrar por aí, porque vai-se parar à discussão política e axiológica da sociedade, inundando este tópico com off. Em todo o caso, o problema da cultura do cancelamento é esse. Não se explica as coisas devidamente, e quem está à margem destas questões vai para o Ventura que capitaliza estes novos movimentos que, embora acredite que bem intencionados, são fundamentalistas

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Manu Tenry disse:

Se uma pessoa vai imitar outra que é negra, vai manter a sua cor de pele? Não é uma característica física como qualquer outra? Dou o maior exemplo do A Tua Cara Não me É Estranha! Fazia imenso sentido a Luciana Abreu imitar a Whitney Houston e ficar branca!? Tal como temos o contrário da Soraia Tavares que fez várias cantoras brancas e também se caracterizou para tal. Tal como se o fizessem se imitassem alguém com tom de pele mais moreno como os indianos ou latinos! As pessoas exageram com migalhas! Nestes casos em  específico, não estão a ridicularizar os negros!

Também tenho essa opinião. Mas, há várias versões do programa que imitavam com a cor da sua pele... acho ridículo, não ficava tão bom. Ninguém está a gozar

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Da ni el disse:

O blackface é mau e ponto. O problema é que as redes sociais não educam e só cancelam, por isso as pessoas que fazem televisão não sabem o porquê de ser mau. Eu também achava, por exemplo no A Tua Cara, que era uma genuína homenagem à cultura africana e aos seus artistas, mas agora que li coisas e que procurei me informar, vejo que não é entendido assim pelos visados, pelas comunidades africanas. O blackface é sempre conectado à humilhação de negros, à redução de todo um continente à condição de piada, é sempre a ideia de que os brancos, superiores, só se lembram dos negros, inferiores, para divertimento próprio. Por estas e por todas as outras razões, mas principalmente porque os negros não aprovam este tipo de performance e ponto (não é preciso mais justificação nenhuma) os brancos simplesmente têm de parar JÁ de o fazer. Não há negociação. E isto tem de ser levado e explicado a estas elites televisivas que vivem numa bolha. 

O que mais leva ao racismo é o medo de normalizar as coisas por isso levar a este dito "falatório". A cor é uma característica como qualquer outra, desde que não usada para gozar como já disse. Teríamos muitos problemas se atores não pudessem interpretar personagens com outra orientação sexual, transexuais, de outros países, ... Muitas dessas personagens desapareceriam das novelas e filmes, havendo uma menor quantidade de atores aptos para esses papéis, ou estaríamos sempre a ver os mesmos com as mesmas personagens.

Mas não vou entrar nestas discussões porque cada um tem direito a ter a sua opinião. Só espero que se lembrem que estes cancelamentos por verdades que não podem ser ditas só levam a mais problemas na sociedade.

  • Gosto 7
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Tomás Rodrigues Lopes disse:

Se o esterco da Cinha Jardim já tivesse deixado de lá ir para cair aos bocados, o Marco Horácio tinha lá ido fazer as palhaçadas dele e ninguém dava por nada. O problema não está no Horácio, está na Cinha.

Exacto, se fosse uma polémica isolada não teria a mesma "dimensão" do que com histórico de polémica associado.

Mas olhem, eu não vi nada nas redes sociais ainda, acho que passou ao lado...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, FilipeT disse:

O que mais leva ao racismo é o medo de normalizar as coisas por isso levar a este dito "falatório". A cor é uma característica como qualquer outra, desde que não usada para gozar como já disse. Teríamos muitos problemas se atores não pudessem interpretar personagens com outra orientação sexual, transexuais, de outros países, ... Muitas dessas personagens desapareceriam das novelas e filmes, havendo uma menor quantidade de atores aptos para esses papéis, ou estaríamos sempre a ver os mesmos com as mesmas personagens.

Mas não vou entrar nestas discussões porque cada um tem direito a ter a sua opinião. Só espero que se lembrem que estes cancelamentos por verdades que não podem ser ditas só levam a mais problemas na sociedade.

Eu não cancelei ninguém, também não acredito nisso. Acredito na educação e foi isso que tentei fazer. Em relação à cor, eu também gostaria que a cor de pele fosse uma característica como outra qualquer, o problema é que não é. Essa é a realidade em que vivemos, infelizmente, e não é fingindo que os problemas não existem que eles se resolvem. Só isso. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, joanna disse:

mas quem é que foi cancelado em portugal? muito gostam de usar a palavra à toa. :cryhappy:

Em Portugal só há polémicas de curto prazo e normalmente com poucas consequências, mas do outro lado da barricada há quem se aproprie do termo "cancelamento" para fazer choradinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, FilipeT disse:

O que mais leva ao racismo é o medo de normalizar as coisas por isso levar a este dito "falatório". A cor é uma característica como qualquer outra, desde que não usada para gozar como já disse. Teríamos muitos problemas se atores não pudessem interpretar personagens com outra orientação sexual, transexuais, de outros países, ... Muitas dessas personagens desapareceriam das novelas e filmes, havendo uma menor quantidade de atores aptos para esses papéis, ou estaríamos sempre a ver os mesmos com as mesmas personagens.

Mas não vou entrar nestas discussões porque cada um tem direito a ter a sua opinião. Só espero que se lembrem que estes cancelamentos por verdades que não podem ser ditas só levam a mais problemas na sociedade.

É isso. Se vamos por certos caminhos, o Levanta-te e Ri! também tinha de ser cancelado porque tem lá o Rocha a fazer piadas com loiras, homossexuais e etc. Mas todos sabem que ele não está a ferir ninguém com aquilo. São baboseiras. Na minha perspectiva, estas situações devem ser avaliadas casuisticamente, no sentido de perceber se ofende, goza ou ostraciza alguém ou alguma comunidade. Neste caso, embora tenha não tenha visto o momento, mas conhecendo o Horácio, parece-me óbvio que o propósito e a intenção dele não é, como nunca foi, gozar com alguém nem fazer uma performance de índole racista, como o blackface o faz. Isto é, parece-me precipitado e leviano associar um fenómeno como o blackface à caracterização de um branco para se assemelhar a um negro. O que está no âmago de tudo, para mim, é sempre o propósito com que as coisas se fazem. No entanto, isto não invalida o mau gosto da coisa.

há 6 minutos, Lu Bloqueada até 03.08 disse:

Exacto, se fosse uma polémica isolada não teria a mesma "dimensão" do que com histórico de polémica associado.

Mas olhem, eu não vi nada nas redes sociais ainda, acho que passou ao lado...

Ainda não é tarde. Mas como foi com o Horácio, talvez a coisa passe.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...