Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 8 minutos, Francisca disse:

Fiz este ano, foi 10 valores para a interpretação e 10 para a gramática. Estragou-me a nota, nunca fui grande coisa a gramática...

 

Já algum de vocês fez um teste de QI? Lembro-me de ter feito uns testes no 9° (um de raciocínio lógico com sequências de números e outro sobre relações entre palavras) e tive muito acima da média nos dois, mas eram basicamente umas amostras e a psicológa disse para passar por lá e fazer um inteiro por causa dos resultados, mas nunca cheguei a lá ir. Só que há uns dias vi um programa sobre isso e agora fiquei cheia de curiosidade e queria fazer um à séria, apesar de sempre ter sido (e mesmo assim ainda sou) um bocado céptica em relação a estes ditos testes que medem a inteligência... Qual é a vossa opinião?

 

 

Também fiz na orientação com a psicóloga e tive em todos bons resultados exceto no de sólidos geométricos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Também fiz na orientação com a psicóloga e tive em todos bons resultados exceto no de sólidos geométricos...

O de sólidos não conheço, só conheço aqueles das figurinhas e da lógica (descobrir qual das figuras é o X através de informações que te dão conta, base em colunas e ordens e aquelas grelhas com espaços em branco para tu identificares qual das opções é a mais adequada). Por acaso tenho jeito para esses, tenho um livro cheio de problemas do género e costumava acertar. 

Eu acho que os testes de QI só testam a velocidade no nosso cérebro em certos padrões. Por exemplo, a minha inteligência emocional anda pelas ruas da amargura, mas a minha rapidez em reconhecer padrões é superior à dos meus amigos. Isto não interessa para nada no meu dia a dia. Até posso chegar primeiro à solução de um problema, mas não tiro proveito disso, a minha vida não depende de saber se a próxima figura é um quadrado ou um triângulo.

Não deixo de estar curiosa, mas não consigo decidir-me quanto à veracidade destes testes (falo mesmo dos oficiais elaborados por psicólogos conceituados, não aqueles do Blog da Maria). Por um lado, faz sentido para avaliar a capacidade lógica e a rapidez de um indivíduo, mas por outro lado são só números relativos a uma área muito específica do saber. Acho que o mais útil disto seria ter uma cotação elevada para me juntar à MENSA e por isso a embelezar o currículo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, goncalomr disse:

Não sei se ja algum de vocês fez isto ou faz, mas neste segundo teste de português (igualmente com o de inglês e de espanhol) não vamos fazer composição! É a primeira vez que vou fazer assim num teste de português mas confesso: estou com muito medo! A gramática vale 40% e a compreensão vale 60%. Eu queria ver se este período lá tirava o meu 5 a português mas agora não sei :haha: Vamos lá ver como é que corre o teste de amanhã!

Que valente estupidez a meu ver, que quiséssem reduzir a percentagem da composição ainda percebia agora eliminar a produção escrita é um disparate, no exame vais ter que fazee de certeza ou não? Isso não tem cabimento, para mim não dava a gramática sempre fui fracote mas compensava na interpretação e na composição, este ano em 5 valores tive 4, boa sorte mas é uma decisão arriscada do teu professor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Francisca disse:

Fiz este ano, foi 10 valores para a interpretação e 10 para a gramática. Estragou-me a nota, nunca fui grande coisa a gramática...

 

Já algum de vocês fez um teste de QI? Lembro-me de ter feito uns testes no 9° (um de raciocínio lógico com sequências de números e outro sobre relações entre palavras) e tive muito acima da média nos dois, mas eram basicamente umas amostras e a psicológa disse para passar por lá e fazer um inteiro por causa dos resultados, mas nunca cheguei a lá ir. Só que há uns dias vi um programa sobre isso e agora fiquei cheia de curiosidade e queria fazer um à séria, apesar de sempre ter sido (e mesmo assim ainda sou) um bocado céptica em relação a estes ditos testes que medem a inteligência... Qual é a vossa opinião?

 

 

Fiz um teste de QI no CADin, quando tinha 14 anos e deu-me acima da média, mas nunca fui um aluno brilhante, porque a minha ansiedade sempre me bloqueou o raciocínio, então na matemática, era uma desgraça, conseguia fazer os exercícios, mas quando ia para o teste baralhava tudoe  nunca tive mais de 10 num teste. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Francisca disse:

O de sólidos não conheço, só conheço aqueles das figurinhas e da lógica (descobrir qual das figuras é o X através de informações que te dão conta, base em colunas e ordens e aquelas grelhas com espaços em branco para tu identificares qual das opções é a mais adequada). Por acaso tenho jeito para esses, tenho um livro cheio de problemas do género e costumava acertar. 

Eu acho que os testes de QI só testam a velocidade no nosso cérebro em certos padrões. Por exemplo, a minha inteligência emocional anda pelas ruas da amargura, mas a minha rapidez em reconhecer padrões é superior à dos meus amigos. Isto não interessa para nada no meu dia a dia. Até posso chegar primeiro à solução de um problema, mas não tiro proveito disso, a minha vida não depende de saber se a próxima figura é um quadrado ou um triângulo.

Não deixo de estar curiosa, mas não consigo decidir-me quanto à veracidade destes testes (falo mesmo dos oficiais elaborados por psicólogos conceituados, não aqueles do Blog da Maria). Por um lado, faz sentido para avaliar a capacidade lógica e a rapidez de um indivíduo, mas por outro lado são só números relativos a uma área muito específica do saber. Acho que o mais útil disto seria ter uma cotação elevada para me juntar à MENSA e por isso a embelezar o currículo.

Sim, é desses que estou a falar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Ambrósio disse:

Hoje íamos ter um teste e foi adiado porque a maioria das minhas colegas ia faltar para ir ver o Justin Bieber... Agora só o vamos fazer no dia 9 de Dezembro...

Wtf como o ensino está, mas as tuas colegas disseram ao professor com antecedência que iam faltar porque iam ver o concerto? Deu-te jeito ou preferias ter feito já?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Factos Televisos disse:

Wtf como o ensino está, mas as tuas colegas disseram ao professor com antecedência que iam faltar porque iam ver o concerto? Deu-te jeito ou preferias ter feito já?

Não sei porque eu faltei no dia em que falaram com o professor sobre isso... mas foi com antecedência sim. E preferia ter feito já, assim no dia 5 já ficava livre, agora vou ter de passar o feriado 8 de Dezembro a estudar. Mas pronto... E as outras turmas fizeram-no ontem, só a nossa é que aconteceu isto. :| Já no 7ºAno aconteceu o mesmo por causa do concerto dos One Direction... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Ambrósio disse:

Não sei porque eu faltei no dia em que falaram com o professor sobre isso... mas foi com antecedência sim. E preferia ter feito já, assim no dia 5 já ficava livre, agora vou ter de passar o feriado 8 de Dezembro a estudar. Mas pronto... E as outras turmas fizeram-no ontem, só a nossa é que aconteceu isto. :| Já no 7ºAno aconteceu o mesmo por causa do concerto dos One Direction... :rolleyes:

Na minha escola não deixavam fazer isso, davam a quem estava e depois mediante justificação davam teste a quem tinha faltado, embora justificar seja tranquilo, mas até percebo o teu professor evita fazer 2 testes diferentes mas é chato para ti e para os outros que não foram.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, João F. disse:

"Os escravos do café":

https://creactivism.wordpress.com/2016/11/12/ensaio-sobre-a-educacao-universidade-ou-os-escravos-do-cafe/

 

Um texto que ilustra tão bem a podridão do atual sistema de ensino "superior". Superior só em nome, pelo menos quando falamos em licenciaturas. 

É mesmo, obrigam-nos a ler tanta coisa e metade é palha... Temos que aprender quase tudo em casa, principalmente nas cadeiras de Biologia que é só slides e mais slides pra decorar. :sleep:

Os cursos deviam ser mais práticos e menos teóricos, eu vou chegar ao fim do curso e esquecer-me de metade do que andei a decorar :haha:

Resumo o texto numa grande verdade:

" avalia não a inteligência e a aprendizagem de cada um mas sim a capacidade de dar aos professores e aos corretores de exame aquilo que eles querem. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando os meus colegas faltam a um teste, os professores dão-lhes exatamente o mesmo teste uns dias depois... Tenho de começar a fazer o mesmo, assim sei as perguntas que saem, tenho mais tempo para estudar e estudo só aquilo que já sei que sai, poupo tempo e ainda tiro 20 :rolleyes:

E gostava de estar a gozar, mas às vezes nota-se que fazem isto de propósito e ainda têm melhor nota que os outros. 

Editado por Francisca
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Francisca disse:

Quando os meus colegas faltam a um teste, os professores dão-lhes exatamente o mesmo teste uns dias depois... Tenho de começar a fazer o mesmo, assim sei as perguntas que saem, tenho mais tempo para estudar e estudo só aquilo que já sei que sai, poupo tempo e ainda tiro 20 :rolleyes:

E gostava de estar a gozar, mas às vezes nota-se que fazem isto de propósito e ainda têm melhor nota que os outros. 

A minha DT diz que havia um aluno que também faltava os testes para os fazer depois, os colegas e professores revoltaram-se e deixaram de aceitar justificações de faltas sem justificação médica...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Francisca disse:

Quando os meus colegas faltam a um teste, os professores dão-lhes exatamente o mesmo teste uns dias depois... Tenho de começar a fazer o mesmo, assim sei as perguntas que saem, tenho mais tempo para estudar e estudo só aquilo que já sei que sai, poupo tempo e ainda tiro 20 :rolleyes:

E gostava de estar a gozar, mas às vezes nota-se que fazem isto de propósito e ainda têm melhor nota que os outros. 

Que sorte aqui não é assim, e tanto podem ser muito mais fáceis (quase dados) como dificílimos. No ano passado faltei às aulas mais de uma semana e faltei aos testes de Port. e FQ, o de Port que os outros fizeram era super fácil, o meu era horrível, tirei só 12,5. O de FQ foi ao contrário, o deles foi difícil e o meu foi muito fácil e tirei 18.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/11/2016 at 14:48, goncalomr disse:

Amanhã vou ter teste de Matemática, algo me diz que não vai correr lá muito bem mas esperemos que seja só o meu subconsciente a falar e que chegue lá e faça aquilo com uma perna à costas :haha:  

E eu vou ter depois de amanhã. Não me sinto tão preparado como para o outro, mas logo se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, André Sousa disse:

Acreditam q a minha stora andou nos a preparar para o exame de alemao num modelo que costuma ser o habitual e a meia duzia de meses para o exame eles mudam completamente o modelo e inserem listening e mudam as cotações e tudo?
Novamente, a geração 2000 a ser a cobaia do sistema...

Nós devemos ter feito alguma coisa de mal noutra vida para sermos sempre os sacrificados... :rolleyes: No meu caso não é em Alemão mas sim em FQ com a calculadora...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês falam como se só a vocês é que tivessem acontecido coisas menos boas, alterações do nada e tal... :rolleyes: 

Até ao início do meu 12º ano era permitido usar notas tanto da primeira como da segunda fase para concorrer à primeira fase de candidaturas ao ensino superior. A partir do ano em que comecei a fazer o 12º ano, isso deixou de ser possível. Os de 98 foram os primeiros a apanhar com os 3 anos de matemática e português nos exames nacionais. 

Portanto, como vêem, vocês não são nenhuns alvos específicos e até aqui sobrevivemos todos :sleep: 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Jota disse:

Vocês falam como se só a vocês é que tivessem acontecido coisas menos boas, alterações do nada e tal... :rolleyes: 

Até ao início do meu 12º ano era permitido usar notas tanto da primeira como da segunda fase para concorrer à primeira fase de candidaturas ao ensino superior. A partir do ano em que comecei a fazer o 12º ano, isso deixou de ser possível. Os de 98 foram os primeiros a apanhar com os 3 anos de matemática e português nos exames nacionais. 

Portanto, como vêem, vocês não são nenhuns alvos específicos e até aqui sobrevivemos todos :sleep: 

Exato, era isso que também vinha dizer. Vai havendo sempre mudanças de vez em quando. Só uma correção, os primeiros a apanhar os três anos de matemática e português nos exames foram os de 97.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutes ago, Pedro M. said:

Exato, era isso que também vinha dizer. Vai havendo sempre mudanças de vez em quando. Só uma correção, os primeiros a apanhar os três anos de matemática e português nos exames foram os de 97.

Tens razão, estava a fazer contas com 3 anos, mas foram 2 a seguir ao meu, logo 97 sim. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos os de 99 é que tiveram mais sorte, apanharam as últimas coisas boas xD

Mas nós não temos só azar xD Por exemplo para nós EF não conta para a média e agora vai voltar a contar para os de 2002. E tb os mais novos têm um programa de MAT no 2ºCiclo muito pior que o que eu tive, e já dão frações no 3ºAno e raízes quadradas no 5º, eu só dei frações no 5º e raízes no 7º.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Ambrósio disse:

Pelos vistos os de 99 é que tiveram mais sorte, apanharam as últimas coisas boas xD

Mas nós não temos só azar xD Por exemplo para nós EF não conta para a média e agora vai voltar a contar para os de 2002. E tb os mais novos têm um programa de MAT no 2ºCiclo muito pior que o que eu tive, e já dão frações no 3ºAno e raízes quadradas no 5º, eu só dei frações no 5º e raízes no 7º.

Eu sou de 99 e é verdade apanhámos as ultimas coisas boas, somos os melhores.  :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota disse:

Vocês falam como se só a vocês é que tivessem acontecido coisas menos boas, alterações do nada e tal... :rolleyes: 

Até ao início do meu 12º ano era permitido usar notas tanto da primeira como da segunda fase para concorrer à primeira fase de candidaturas ao ensino superior. A partir do ano em que comecei a fazer o 12º ano, isso deixou de ser possível. Os de 98 foram os primeiros a apanhar com os 3 anos de matemática e português nos exames nacionais. 

Portanto, como vêem, vocês não são nenhuns alvos específicos e até aqui sobrevivemos todos :sleep: 

Se reparares, eu podia estar aqui a fazer uma lista até amanha de coisas boas que acabaram quando chegou a minha vez de usufruir delas ahahahah
Mas sim são todas as gerações que sofrem.

há 6 minutos, Ambrósio disse:

Pelos vistos os de 99 é que tiveram mais sorte, apanharam as últimas coisas boas xD

Mas nós não temos só azar xD Por exemplo para nós EF não conta para a média e agora vai voltar a contar para os de 2002. E tb os mais novos têm um programa de MAT no 2ºCiclo muito pior que o que eu tive, e já dão frações no 3ºAno e raízes quadradas no 5º, eu só dei frações no 5º e raízes no 7º.

Sem dúvida. EF é um terror!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...