Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

Eu 20 só tiro a Filosofia e Espanhol :haha:

No ano passado acabei com média de 16,5 este 1ºPeríodo acho que vou ter menos :S A MAT tive 16 no primeiro teste e agora ainda não recebi o segundo mas correu-me super mal porque estive doente e faltei a duas aulas de revisões, além de ter ficado nervoso no teste e bloqueei... FQ tive 15 no primeiro e o segundo correu-me melhor por isso acho que vou subir :) Português tive 12 no primeiro e o segundo ainda não sei. Por fim, a  Biologia ainda vou ter um trabalho final que me vai subir a nota... Acho que a média do 1ºPeríodo no mínimo vai ser 14 e no máximo 16... daqui a uns dias saberei :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Ambrósio disse:

Eu 20 só tiro a Filosofia

Fogo, parabéns! :O Acho a disciplina difícil!

há 45 minutos, Ambrósio disse:

No ano passado acabei com média de 16,5 este 1ºPeríodo acho que vou ter menos

Não te preocupes que ainda tens 2 períodos para subir, e duas fases de Exames Nacionais. E as notas do 10º também contam, então mesmo se desceres um valor este ano ficas com a nota interna do ano passado por causa da média arredondada :) 

Para vocês que vão fazer exame a FQ e/ou Biologia, quando é que vão (ou começaram a...) estudar para os exames? Eu fiquei chocada quando uma rapariga que conheço, o ano passado, passou a semana do Natal toda a estudar (e sim, estou a falar da noite de 24 e o dia 25 inteiro), quando adora a época do ano e tinha a família toda reunida em casa. Isto quando ela tinha 15 anos e a 6 meses dos exames nacionais...

Eu sei que o secundário é exigente, que a matéria é muita, que a universidade é bem pior nestes aspectos (apesar de eu achar que são realidades distintas que não merecem ser comparadas em todos os aspectos), e que já não somos nenhumas crianças de 6 anos, mas eu não acho saudável que seja posta esta pressão toda num adolescente só por causa de umas décimas que se ganham ou perdem em 2 horas, e que vão decidir o curso e respectiva vida profissional. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Francisca disse:

Fogo, parabéns! :O Acho a disciplina difícil!

Não te preocupes que ainda tens 2 períodos para subir, e duas fases de Exames Nacionais. E as notas do 10º também contam, então mesmo se desceres um valor este ano ficas com a nota interna do ano passado por causa da média arredondada :) 

Para vocês que vão fazer exame a FQ e/ou Biologia, quando é que vão (ou começaram a...) estudar para os exames? Eu fiquei chocada quando uma rapariga que conheço, o ano passado, passou a semana do Natal toda a estudar (e sim, estou a falar da noite de 24 e o dia 25 inteiro), quando adora a época do ano e tinha a família toda reunida em casa. Isto quando ela tinha 15 anos e a 6 meses dos exames nacionais...

Eu sei que o secundário é exigente, que a matéria é muita, que a universidade é bem pior nestes aspectos (apesar de eu achar que são realidades distintas que não merecem ser comparadas em todos os aspectos), e que já não somos nenhumas crianças de 6 anos, mas eu não acho saudável que seja posta esta pressão toda num adolescente só por causa de umas décimas que se ganham ou perdem em 2 horas, e que vão decidir o curso e respectiva vida profissional. 

Eu acho fácil, e só estudo na véspera :mosking: Nas disciplinas em que estudo na véspera tiro 20, nas outras em que estudo o quádruplo tenho muito menos xD Mas a Filosofia tb depende dos professores, a do ano passado mandava-nos por mail uma matriz do teste com um resumo muito detalhado da matéria e bastava decorar a folha (2 páginas) e tinha logo 19 ou 20. A nota mais baixa que tive foi 15,5 logo no primeiro teste. Este ano como estamos a dar lógica aristotélica basta fazer exercícios e nós basicamente estudamos durante a aula porque passamos aulas só a resolver exercícios depois em casa é só decorar as regras etc. e está feito :P

Sei lá quando vou começar a estudar xD Vou estudando para os testes e esse estudo já serve para os exames, até porque os nossos testes são baseados em exames. Depois quando entrar de férias dia 6 de Junho é que vou dedicar-me a 100% a estudar para os exames, até lá vou-me preparando com os testes, prefiro que os testes me corram melhor que o exame (se os dois correrem bem melhor xD). E ainda não sei se vou fazer o exame de Biologia ou de Filosofia... Depende. Ainda não sei que curso quero mas já tenho a certeza que não quero nada que tenha a ver com Biologia, quando chegar ao fim de Junho só me quero ver livre disto xD O de FQ vou fazer de certeza.

Credo, isso não é lá muito normal... conheço pessoas que são capazes de não comer para estudar o dia todo ou que até estudam quando estão de férias na praia mas na noite de Natal... (no secundário, na universidade já compreendo melhor, embora o Natal é só uma noite e é preferível estar com a família!). Mas cada um sabe de si... se fosse minha filha na noite de Natal obrigava-a a largar os livros para estar com a família (que ainda por cima estava toda reunida)... No dia 25 para universitários já acho normal porque têm exames em Janeiro mas no secundário...

Daqui a uma semana quando chegarem as férias de Natal eu vou é arrumar a mochila só pegar nela no próximo ano :P Acho que mereço um descanso porque até agora ainda não tive um fim-de-semana daqueles em que não se faz nada mesmo xD Se tiver TPC's de férias despacho-os logo no próximo sábado... Aproveitar agora porque daqui a dois anos e por aí a diante já sei que não vou ter férias de Natal.

Editado por Ambrósio
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Francisca eu não te consigo explicar o porquê de ter tido 20 nos testes de Geografia :haha: Juro que não é para me gabar, mas não sei mesmo o que aconteceu :haha: Não errei nada! Acho que deve ser mesmo porque ADORO esta matéria e os testes não são díficeis... Estamos a estudar a demografia e a população. Nos testes são 10 valores para respostas múltiplas e 10 para análises e perguntas de desenvolvimento. Pronto, é isso, acertei tudo et voilá :P

@Ambrósio 20 a Filosofia? :O O meu stôr diz-nos o teste todo na aula anterior e diz especificamente NÃO ESTUDEM EM CASA, porque tudo o que fizeram já serviu, agora vão repousar e não olhem mais para os livros ( :rolleyes: eu não faço isso xD). Mas mesmo assim não passo dos 18 :haha: Tive 18 nos dois testes xD (Mas estou no 10º, não sei se tem a ver com a matéria :P ).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Ambrósio said:

Aproveitar agora porque daqui a dois anos e por aí a diante já sei que não vou ter férias de Natal.

Teres tens, mas estão drasticamente reduzidas :rofl: São umas "meias-férias". No primeiro dia não faço nada, no segundo faço. Dia 24 de manhã normalmente também faço alguma coisa porque ainda não estou com a família. Depois disso só volto a pegar nas coisas dia 26 e é até dia 31 à tarde. Depois dia 2 volta à carga :yes:  Isto claro quando não tenho muitos testes/exames, senão tem de ser mais puxado, embora acabe sempre por dividir os exames pelas duas fases. Fico com menos férias em Fevereiro, mas mantenho a minha sanidade :yes: 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Credo, isso não é lá muito normal... conheço pessoas que são capazes de não comer para estudar o dia todo ou que até estudam quando estão de férias na praia mas na noite de Natal... (no secundário, na universidade já compreendo melhor, embora o Natal é só uma noite e é preferível estar com a família!). Mas cada um sabe de si... se fosse minha filha na noite de Natal obrigava-a a largar os livros para estar com a família (que ainda por cima estava toda reunida)... No dia 25 para universitários já acho normal porque têm exames em Janeiro mas no secundário...

Senti aí uma indireta para a minha pessoa. xD

há 6 minutos, Jota disse:

Teres tens, mas estão drasticamente reduzidas :rofl: São umas "meias-férias". No primeiro dia não faço nada, no segundo faço. Dia 24 de manhã normalmente também faço alguma coisa porque ainda não estou com a família. Depois disso só volto a pegar nas coisas dia 26 e é até dia 31 à tarde. Depois dia 2 volta à carga :yes:  Isto claro quando não tenho muitos testes/exames, senão tem de ser mais puxado, embora acabe sempre por dividir os exames pelas duas fases. Fico com menos férias em Fevereiro, mas mantenho a minha sanidade :yes: 

x2 (quer dizer, o pouco que resta).

Editado por srcbica
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tiago João disse:

@Francisca eu não te consigo explicar o porquê de ter tido 20 nos testes de Geografia :haha: Juro que não é para me gabar, mas não sei mesmo o que aconteceu :haha: Não errei nada! Acho que deve ser mesmo porque ADORO esta matéria e os testes não são díficeis... Estamos a estudar a demografia e a população. Nos testes são 10 valores para respostas múltiplas e 10 para análises e perguntas de desenvolvimento. Pronto, é isso, acertei tudo et voilá :P

Eu também gosto dessa matéria, mas já acabei essa matéria. Agora já estou na unidade 1 do outro bloco (“Os recursos do subsolo”), isto no manual que eu tenho (“R@io-X 10”).

há 4 horas, Francisca disse:

Fogo, parabéns! :O Acho a disciplina difícil!

 

Eu também acho um pouco, é possível ter uma visão muito abrangente... A pior nota que tive nos primeiros testes foi a Filosofia (15 valores), mas fiz hoje o segundo e correu muito melhor, pelo menos acertei as escolhas múltiplas e os verdadeiros e falsos! E descobri que a professora vai buscar as questões do teste a um livro da Areal Editores. Quem me dera ter esse livro!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Televisão 10 disse:

Eu também gosto dessa matéria, mas já acabei essa matéria. Agora já estou na unidade 1 do outro bloco (“Os recursos do subsolo”), isto no manual que eu tenho (“R@io-X 10”).

Eu também acho um pouco, é possível ter uma visão muito abrangente... A pior nota que tive nos primeiros testes foi a Filosofia (15 valores), mas fiz hoje o segundo e correu muito melhor, pelo menos acertei as escolhas múltiplas e os verdadeiros e falsos! E descobri que a professora vai buscar as questões do teste a um livro da Areal Editores. Quem me dera ter esse livro!

O meu chama-se apenas "Geografia A" e na capa só aparecem gráficos sobre a matéria:haha: Tenho a sensação que a minha média perfeita de 20 se vai espalhar ao comprido na nova matéria :S Detesto! Já fugi a CT mesmo por isso...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

O meu chama-se apenas "Geografia A" e na capa só aparecem gráficos sobre a matéria:haha: Tenho a sensação que a minha média perfeita de 20 se vai espalhar ao comprido na nova matéria :S Detesto! Já fugi a CT mesmo por isso...

A professora deu-nos a matéria numa aula e agora mandou-nos fazer um trabalho nas aulas... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Televisão 10 disse:

A professora deu-nos a matéria numa aula e agora mandou-nos fazer um trabalho nas aulas... 

Tenho o pressentimento que vai ser assim comigo :S Ela é toda de cultura geral e trabalhos de descoberta do país xD

Editado por Tiago João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, TheSecret disse:

20 a Filosofia? LOL

Nem eu sei como tiro xD Mas preferia antes ter 20 a FQ ou a MAT, disciplinas em que estudo imenso :P

há 7 horas, Tiago João disse:

20 a Filosofia? :O O meu stôr diz-nos o teste todo na aula anterior e diz especificamente NÃO ESTUDEM EM CASA, porque tudo o que fizeram já serviu, agora vão repousar e não olhem mais para os livros ( :rolleyes: eu não faço isso xD). Mas mesmo assim não passo dos 18 :haha: Tive 18 nos dois testes xD (Mas estou no 10º, não sei se tem a ver com a matéria :P ).

Eu decorava só a matriz que a nossa stora nos mandava, no primeiro teste não fiz isso e tive 15,5 depois fiz e tive sempre 19 e 20. Eu até te podia mandar por MP as matrizes mas já não sei onde é que as tenho :P

há 6 horas, srcbica disse:

Senti aí uma indireta para a minha pessoa. xD

Não estava a pensar em ti, mas sim numa pessoa da minha idade, não estou a falar de universitários ;) Dps conto melhor por mp.

 

há 5 horas, Televisão 10 disse:

Eu também acho um pouco, é possível ter uma visão muito abrangente... A pior nota que tive nos primeiros testes foi a Filosofia (15 valores), mas fiz hoje o segundo e correu muito melhor, pelo menos acertei as escolhas múltiplas e os verdadeiros e falsos! E descobri que a professora vai buscar as questões do teste a um livro da Areal Editores. Quem me dera ter esse livro!

Quem me dera que a minha pior nota fosse 15! xD

há 6 horas, Jota disse:

Teres tens, mas estão drasticamente reduzidas :rofl: São umas "meias-férias". No primeiro dia não faço nada, no segundo faço. Dia 24 de manhã normalmente também faço alguma coisa porque ainda não estou com a família. Depois disso só volto a pegar nas coisas dia 26 e é até dia 31 à tarde. Depois dia 2 volta à carga :yes:  Isto claro quando não tenho muitos testes/exames, senão tem de ser mais puxado, embora acabe sempre por dividir os exames pelas duas fases. Fico com menos férias em Fevereiro, mas mantenho a minha sanidade :yes: 

Eu sei disso mas para mim férias a estudar já não são férias, são mais uns dias de folga para adiantar trabalho xD Mas o ponto positivo é que podemos ter os nossos horários penso eu. Não é preciso acordar às 7 da manhã ;)

E por falar em férias, entro já na próxima sexta mais ainda tenho coisas para fazer: duas fichas de recuperação para subir notas e um relatório de biologia

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ambrósio disse:

Não estava a pensar em ti, mas sim numa pessoa da minha idade, não estou a falar de universitários ;) Dps conto melhor por mp.

Quem me dera que a minha pior nota fosse 15! xD

Eu sei disso mas para mim férias a estudar já não são férias, são mais uns dias de folga para adiantar trabalho xD Mas o ponto positivo é que podemos ter os nossos horários penso eu. Não é preciso acordar às 7 da manhã ;)

E por falar em férias, entro já na próxima sexta mais ainda tenho coisas para fazer: duas fichas de recuperação para subir notas e um relatório de biologia

Está bem.

Muitos de nós queríamos que a pior nota fosse 15. xD

Eu falo sempre que estou em pseudo-férias. Venho estudar para casa. Uau... A questão dos horários depende da faculdade para onde vais. Nas Farmacêuticas, quando eu lá andei pelo menos, fazia-se um sorteio: chamavam as pessoas por ordem alfabética para ir pegar um número num saco; depois por ordem numérica escolhia-se a turma. Pronto, fazia-se assim para nós termos um mínimo de hipótese de escolha, principalmente se se tivesse a sorte de ter um dos números iniciais. Ficava-se com o melhor horário (para a opinião de cada um) e no final as turmas ficavam preenchidas. Em medicina, as turmas vão preenchidas a priori e sorteia-se um horário para cada turma. Na área de saúde, não é obrigatório ir às teóricas e nas Engenharias, em Coimbra, não é obrigatório ir às práticas, mas penso que a malta do pólo II tem uma liberdade muito maior para fazer os horários. Penso que cada um escolhe, dentro das hipóteses dadas, em que horário quer ter a prática de tal cadeira.

Eu também tenho aulas até sexta, mas considero que entro em pseudo-férias na quarta, quando fizer uma avaliação.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
10 minutes ago, Televisão 10 said:

Na minha escola enviam as avaliações para os e-mails dos encarregados da educação. Para quem não tem e-mail enviam por carta.

E na vossa escola, como é que fazem?

Que avaliações? As notas finais de período? No meu tempo eram postas numa plataforma online a que tínhamos acesso :mosking: E depois era feita uma reunião para os pais em que a diretora de turma lhe dava uma folha com as notas que tivemos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Jota disse:

Que avaliações? As notas finais de período? No meu tempo eram postas numa plataforma online a que tínhamos acesso :mosking: E depois era feita uma reunião para os pais em que a diretora de turma lhe dava uma folha com as notas que tivemos.

Sim, são essas notas. Até ao 8° ano havia reunião para os pais, a partir do 9° acabaram com essas reuniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/12/2016 at 21:38, Televisão 10 disse:

Na minha escola enviam as avaliações do final de período para os e-mails dos encarregados da educação. Para quem não tem e-mail enviam por carta.

E na vossa escola, como é que fazem?

Afixam na escola 3 ou 4 dias úteis após o final do período e depois fazem uma reunião para os pais irem buscar as folhas com as avaliações. 

Nunca estive numa que use plataforma online para comunicar as notas, mas conheço casos em que as pessoas souberam os resultados dos Exames Nacionais antes de serem afixados a nível nacional porque as escolas colocaram antecipadamente as notas no sistema. Não acho que seja muito significativo, mas acho piada que cada escola, apesar de funcionarem todas sob as mesmas ordens e normas, funcione à sua maneira e haja tanta disparidade :P

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Francisca disse:

Afixam na escola 3 ou 4 dias úteis após o final do período e depois fazem uma reunião para os pais irem buscar as folhas com as avaliações. 

Nunca estive numa que use plataforma online para comunicar as notas, mas conheço casos em que as pessoas souberam os resultados dos Exames Nacionais antes de serem afixados a nível nacional porque as escolas colocaram antecipadamente as notas no sistema. Não acho que seja muito significativo, mas acho piada que cada escola, apesar de funcionarem todas sob as mesmas ordens e normas, funcione à sua maneira e haja tanta disparidade :P

Agora dão muita autonomia às escolas. Às vezes parecem do ensino privado, pois umas têm aulas de 45 minutos, outras de 50 minutos... Acho que deveriam ser todas iguais, pois são públicas... Mas até já ouvi que querem passar as escolas para as Câmaras Municipais...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...