Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

A informação da TVI é pouca vista e mal vista, portanto pergunto-me se não seria interessante a TVI avaliar a possibilidade de reduzir o tempo dedicado à informação ao limite mínimo. Sei que estamos sempre a pedir aqui que reduzam os tempos dos telejornais nas privadas, mas no caso da TVI cada vez se torna mais questionável a vantagem de ter cerca de 7 horas diárias dedicadas à informação. Sabemos que é mais barato produzir informação do que entretenimento, mas até financeiramente uma redução do tempo dedicado à informação poderá significar reduzir a redação e melhorar as contas do grupo. Havendo uma outra marca de informação debaixo do mesmo chapéu Media Capital, eu acho que seria interessante a TVI analisar a ideia de apostar todas as fichas na CNN e substituir de forma considerável o tempo dedicado à informação em sinal aberto por entretenimento. Até porque a coexistência de uma marca tão impopular com outra que ainda está a fazer o seu caminho é prejudicial para esta segunda.  

Editado por _Daniel_
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, _Daniel_ disse:

A informação da TVI é pouca vista e mal vista, portanto pergunto-me se não seria interessante a TVI avaliar a possibilidade de reduzir o tempo dedicado à informação ao limite mínimo. Sei que estamos sempre a pedir aqui que reduzam os tempos dos telejornais nas privadas, mas no caso da TVI cada vez se torna mais questionável a vantagem de ter cerca de 7 horas diárias dedicadas à informação. Sabemos que é mais barato produzir informação do que entretenimento, mas até financeiramente uma redução do tempo dedicado à informação poderá significar reduzir a redação e melhorar as contas do grupo. Havendo uma outra marca de informação debaixo do mesmo chapéu Media Capital, eu acho que seria interessante a TVI analisar a ideia de apostar todas as fichas na CNN e substituir de forma considerável o tempo dedicado à informação em sinal aberto por entretenimento. Até porque a coexistência de uma marca tão impopular com outra que ainda está a fazer o seu caminho é prejudicial para esta segunda.  

Não percebo esse ponto que um jornal mais curto pode ajudar a uma redução de custos com a redação, até acho que é o contrário. Ocupar mais tempo com informação rentabiliza o custo da media capital com a equipa de informação que deve ter um peso substancial nos custos operativos da estação. Até pode ter audiências miseráveis mas mesmo assim compensa. 

Os jornais de quase 2 horas é um case study, sem dúvida, mas como já vimos algumas vezes sempre que a TVI encurtou o jornal e deu a novela mais cedo as audiências foram piores e o JdN aproveitou. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, JM26 disse:

Não percebo esse ponto que um jornal mais curto pode ajudar a uma redução de custos com a redação, até acho que é o contrário. Ocupar mais tempo com informação rentabiliza o custo da media capital com a equipa de informação que deve ter um peso substancial nos custos operativos da estação. Até pode ter audiências miseráveis mas mesmo assim compensa. 

Os jornais de quase 2 horas é um case study, sem dúvida, mas como já vimos algumas vezes sempre que a TVI encurtou o jornal e deu a novela mais cedo as audiências foram piores e o JdN aproveitou. 

O meu ponto é que um jornal mais curto poderá significar reduzir o número de jornalistas (não querendo ver ninguém no desemprego, mas enfim). Por exemplo, a Sandra Felgueiras. Até hoje, não a utilizam na CNN PT (e ainda bem). Com a redução da redação que trabalha mais para a TVI, ela deixava de ter lugar (mais uma vez, não quero ninguém no desemprego, coitada :cryhappy:). 

Mas a minha pergunta é essa mesma: até que ponto as audiências miseráveis continuam a compensar? Nós vimos algumas vezes a TVI tentar reduzir o Jd8 e colocar a Festa mais cedo e vimos que o JdN continuou a dominar. No entanto, a mim parece-me que o telejornal de horário nobre da TVI atualmente está em mínimos históricos (não bastante o JdN também estar com números fracos nas últimas semanas). Daí a minha sugestão: analisar-se até que ponto dá para aguentar esta situação. Será que um programa de humor político não é capaz de fazer os mesmo 7 pontos de rating às 21h ao mesmo custo? Ou um game-show low-cost? Pergunto genuinamente, porque não sei.

É que sinto que a TVI continua a insistir em ter dois jornais de 2 horas achando que no longo prazo os números vão compensar. Mas o que se vê é uma tendência de lutar cada vez mais pelo segundo lugar, acompanhada de uma descredibilização junto do público.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, _Daniel_ disse:

O meu ponto é que um jornal mais curto poderá significar reduzir o número de jornalistas (não querendo ver ninguém no desemprego, mas enfim). Por exemplo, a Sandra Felgueiras. Até hoje, não a utilizam na CNN PT (e ainda bem). Com a redução da redação que trabalha mais para a TVI, ela deixava de ter lugar (mais uma vez, não quero ninguém no desemprego, coitada :cryhappy:). 

Mas a minha pergunta é essa mesma: até que ponto as audiências miseráveis continuam a compensar? Nós vimos algumas vezes a TVI tentar reduzir o Jd8 e colocar a Festa mais cedo e vimos que o JdN continuou a dominar. No entanto, a mim parece-me que o telejornal de horário nobre da TVI atualmente está em mínimos históricos (não bastante o JdN também estar com números fracos nas últimas semanas). Daí a minha sugestão: analisar-se até que ponto dá para aguentar esta situação. Será que um programa de humor político não é capaz de fazer os mesmo 7 pontos de rating às 21h ao mesmo custo? Ou um game-show low-cost? Pergunto genuinamente, porque não sei.

É que sinto que a TVI continua a insistir em ter dois jornais de 2 horas achando que no longo prazo os números vão compensar. Mas o que se vê é uma tendência de lutar cada vez mais pelo segundo lugar, acompanhada de uma descredibilização junto do público.

Mas isso podem fazer e a meu ver não tem relação directa com a duração dos jornais.

Acho que pior que a duração é a continuação do modelo de duplas que não trouxe audiências. 

O facto de insistirem num jornal tão longo é que é facilmente "consumido" por todo o tipo de público, em particular os targets comerciais, além que permite uma variedade de conteúdos dentro do jornal desde rubricas de comentário, reportagens especiais, entrevistas, polígrafo, etc, que podem encaixar facilmente conforme o alinhamento do jornal e as notícias do dia/última hora. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, JM26 disse:

Mas isso podem fazer e a meu ver não tem relação directa com a duração dos jornais.

Acho que pior que a duração é a continuação do modelo de duplas que não trouxe audiências. 

O facto de insistirem num jornal tão longo é que é facilmente "consumido" por todo o tipo de público, em particular os targets comerciais, além que permite uma variedade de conteúdos dentro do jornal desde rubricas de comentário, reportagens especiais, entrevistas, polígrafo, etc, que podem encaixar facilmente conforme o alinhamento do jornal e as notícias do dia/última hora. 

Para mim, é um mistério como as pessoas não aderiram ao sistema de duplas, quando faz todo o sentido para programas de duas horas. Em circunstâncias iguais (que não é o caso), eu preferia ver um programa mais dinâmico, apresentado por duas pessoas, do que um programa semelhante da concorrência, com a mesma duração, apresentado só por uma (mas eu também sou incapaz de ver um jornal de 2 horas). As duplas fazem sentido neste modelo atual de informativo generalista, escapa-me como o auditório não aderiu. 

Eu compreendo esse argumento e também sei que a informação ainda é o que vai mantendo a audiência com pouca erosão, tanto ao longo dessas 2 horas, como ao longo dos anos, naqueles horários. No entanto, acho que essa lógica assenta na SIC, mas já não na TVI. Enquanto na SIC esses conteúdos valorizam por estar dentro da marca Primeiro Jornal/ Jornal da Noite / informação SIC, na TVI esse tipo de conteúdo desvaloriza por estar numa marca pouco confiável e impopular como é o Jornal Nacional e a informação TVI. Não me chocaria que certos conteúdos que estão dentro dos jornais da TVI fossem mais vistos ou mais acarinhados enquanto programas independentes, porque de facto são ofuscados pela imagem que a informação da TVI tem neste momento. 

Penso mesmo que neste momento a TVI já ultrapassou o ponto de rentabilidade em ter o Esta Manhã + o Jornal + o JN a ocuparem tanto tempo de antena, mas obviamente que não tenho dados para o confirmar e também me parece que a TVI não investe o suficiente no estudo dessa hipótese porque continua a acreditar que o modelo atual é o único que faz sentido. 

 

Editado por _Daniel_
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No entanto, apesar de tudo, a audiência ainda que fraca do TVI J e JN ainda é superior à da CNN. Embora não tenha dados, tenho quase a certeza que acaba por ser a informação da TVI a ajudar bastante a sustentar a redação necessária para ter o poder de fogo que a CNN tem. Se não fosse a estrutura da TVI, a CNN não podia contar com a redação com que conta e isso, acredito, teria impacto no output da CNN.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, canal5 disse:

Andam a passar uma promo com o slogan: Informação TVI, Informação clara cheia de desgraceira em que apenas se safam o Venturita a ter um gesto simpático e o Monizito :perdida:
Já não sei o que dizer...

Não pode ser :shok:

Se isto for verdade então agora é que bateram definitivamente no fundo...

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tudo tão mau na informação da TVI que até dá dó.

O menos mau ainda é o estúdio, ainda que o anterior fosse mais clássico e mais sóbrio mas nem isso eles sabem aproveitar. 

O pior é a estrutura do jornal e o grafismo. Tiveram uma oportunidade de ouro para vir com um estilo clean e soft, regressaram com as cores, os brilhos, etc. 

Então agora que vi a mudança de grafismo do Nightly News da NBC (que o grafismo anterior até era bastante parecido ao da tvi 2020/22)... Em vez de a TVI se aproximar de um registo mais clean está a rivalizar com a cmtv e a perder público. 

Editado por JM26
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Patiño disse:

Continuo sem entender o terceiro lugar do TVI Jornal, quando vem um líder Dois às Dez. Alguém vê o tvi jornal e saiba explicar? 

Primeira parte ainda se vê, segunda parte é caótica, mas isso já acontecia no Jornal da Uma.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, dav01 disse:

Primeira parte ainda se vê, segunda parte é caótica, mas isso já acontecia no Jornal da Uma.

Será que faria sentido encurtar para 1hora os informativos da TVI? Pelo menos ao almoço... aumentavam a duração da novela ou assim. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Patiño disse:

Continuo sem entender o terceiro lugar do TVI Jornal, quando vem um líder Dois às Dez. Alguém vê o tvi jornal e saiba explicar? 

Porque há um pico de audiência à uma da tarde, presumo, público que não é o típico de daytime (donas de casa, reformados e o costume) que durante a hora do almoço liga a TV só durante a refeição para ver as notícias (ainda por cima hoje, com o trabalho remoto, acredito que seja ainda mais frequente).

Isto é público que não se "herda" do lead-in. É público que se vai buscar fora, porque não estava disponível no "mercado" e que ficam disponíveis durante aquele período de tempo. Se cruzarmos este factor, com o perfil típico da audiência de ambos os canais, vemos que esse tipo de público extra à hora do almoço mais facilmente se identifica com a informação da SIC do que com o da TVI.

But just my ten cents... não tenho dados para justificar isto... just a feeling

Editado por Tomás_RL
  • Gosto 8
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Patiño disse:

Continuo sem entender o terceiro lugar do TVI Jornal, quando vem um líder Dois às Dez. Alguém vê o tvi jornal e saiba explicar? 

o tvi jornal nao recebe lead-in lider :mosking:

a essa hora esta tudo ligado na sic, o casa feliz sobe muito a audiencia a partir das 12h30m (efeito de espera para o primeiro jornal)

Editado por jt9
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai algo que fazia de muito profundo.

  • Reduzir os Blocos informativos ao minino legal
  • Acabar com a Marca Informação TVI (Isso engloba acabar com a linha editorial de péssimo gosto)
  • Adotar a Marca CNN ( Adotar a Linha editorial da CNN, grafismo etc)
  • Desculpem ,mas despedir os péssimos Jornalistas Sandra Felgueiras e o Pedro Benevides e restante pseudos jornalistas da TVI)
  • Acabar com as duplas é ir buscar jornalistas da CNN, para os blocos CNN na tvi como: Ana Sofia Cardoso (J1) é o regresso do Júlio Magalhães (J8) por exemplo
  • Afastar José Alberto Carvalho por um grande período de tempo de pivot dos jornais. 
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faria assim em Outubro:

13:00 TVI Jornal

14:15 Big Brother: Ligação à Casa

14:55 A Herdeira

16:15 Goucha

18:15 Big Brother: Diário

19:15 Vai ou Racha

20:00 Jornal Nacional

21:30 Cacau

22:15 Festa

23:00 Queridos Papás

00:00 Big Brother: Extra

 

 

Editado por SorNunz
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...