Jump to content

Tecnologia & Internet


_zapping_

Posts Recomendados

há 14 horas, Faded disse:

O artigo 13 ainda não foi aprovado e montes de youtubers já estão a queixar-se de que o sistema de content ID está a desmonetizar os vídeos antigos deles,  por conterem material protegido por direito de autor. Ou seja, antes de existir content ID, era permitido fazer upload de menos de 10 segundos de uma música protegida por direitos de autor, sem levar um copyright claim, mas neste momento basta um vídeo ter um segundo de uma música protegida por direitos de autor, que TODO o dinheiro que foi ganho pelos anúncios do vídeo, vai parar às mãos do detentor dos direitos daquela música e o youtuber não recebe nada pelas views do vídeo.

  Spoiler - mostrar conteúdo oculto

 

 

 

Em Portugal, o youtuber Wuant recebeu alertas de violação de direitos de autor em todos os seus vídeos antigos e viu esses mesmos vídeos serem desmonetizados, com o lucro gerado pela publicidade dos mesmos, a ir TOTALMENTE para os detentores dos direitos de autor do conteúdo inserido nesses vídeos:

 

Já começaram a surgirmemes, que ilustram a situação péssima que se vive atualmente no youtube, com os "copyright claims" abusivos:

 

Por um lado sou a favor do fair use, e acho que o artigo 13 pode introduzir problemas nisso em países onde o fair use não esteja regulado (caso de Portugal).

Por outro lado, o que malta como o Wuant faz às vezes nem sequer chega a ser fair use. É simplesmente roubar conteúdo dos outros e ganhar dinheiro com isso. Um canal de TV se quiser usar músicas de um artista numa promo ou produto tem de pagar licenças, ponto. O Wuant é provavelmente dos piores exemplos para se usar numa posição contra o artigo 13. Piores estão sites e plataformas pequenas que podem não ter os meios para introduzir os filtros exigidos nesse tipo de legislação e fechar portas, o que ironicamente, vai meter a Internet ainda mais no duopólio Google/Facebook. Mas disso ninguém fala, nem vende clicks.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JDaman disse:

Por um lado sou a favor do fair use, e acho que o artigo 13 pode introduzir problemas nisso em países onde o fair use não esteja regulado (caso de Portugal).

Por outro lado, o que malta como o Wuant faz às vezes nem sequer chega a ser fair use. É simplesmente roubar conteúdo dos outros e ganhar dinheiro com isso. Um canal de TV se quiser usar músicas de um artista numa promo ou produto tem de pagar licenças, ponto. O Wuant é provavelmente dos piores exemplos para se usar numa posição contra o artigo 13. Piores estão sites e plataformas pequenas que podem não ter os meios para introduzir os filtros exigidos nesse tipo de legislação e fechar portas, o que ironicamente, vai meter a Internet ainda mais no duopólio Google/Facebook. Mas disso ninguém fala, nem vende clicks.

 

Obrigada por alguém dizer o que eu queria ter dito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, HugoMiguel disse:

Sinceramente? Acho que isto é uma tempestade num copo de água, assim como analogia falo da presidência do Trump "ai ele vai acabar com os homossexuais, ai ele vai mandar os emigrantes todos embora, ai ele isto, ai ele aquilo" e depois não acontece nada demais.

Aqui é igual "ai que vamos ficar sem internet, ai que só vamos conseguir usar o email" e na verdade continua tudo igual. 

Claro que não, ele é que deve andar a dar nas drogas para dizer aquilo kkk. 

a internet não vai acabar, mas os filtros de upload que a UE quer forçar os estados membro a implementar, vão alterar significativamente a forma como se partilha na internet, pois vão filtrar e impedir a publicação de fotos/vídeos com direitos de autor associados. o que é um duro golpe na liberdade individual dos utilizadores da internet, e não deixa de ser irónico, o facto do artigo 13 ter sido proposto e aprovado por baby boomers, que praticamente não utilizam a internet nem entendem o ecossistema que ela gera. enfim, é um dia triste. e agora só resta aguardar pelas alterações que o artigo 13 vai provocar. no entanto espero que tenhas razão e que seja mais um caso em que "a montanha pariu um rato". 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Forbidden disse:

Com esta aprovação, os gis/memes passam a ser proibidos?

sim, a policia vem-te buscar se postares um meme/gif :cryhappy:

Spoiler

estou a brincar,  sou sincera também não sei bem como isso fica.  mas deve ser impossível controlar isso completamente, se calhar depende dos visados ou de caso para caso?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo como criador de conteúdo e acho que isto até poderá vir a ser benéfico. Estive a ler algumas coisas sobre o Artigo 13 /17 e isto trata-se apenas de uma regularização daquilo que já existe, que são os direitos de autor, mas que estão a ser transportados para a internet. 

Veremos como corre, eu sempre fui contra esses exageros como o Wuant apregoa. Esse só quer ganhar o dinheirinho dele com a desinformação que vende aos putos.

Neste thread explica mais ou menos como funciona e aquilo que ainda está sobre a mesa.
 

 

Editado por EFernando
  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 1 minuto, JoãoCruz disse:

A plataforma da Disney vai fazer estragos. Eles vão conseguir ter um catálogo super diversificado e único. Basta apostarem forte na produção exclusiva para o streaming, que conseguem facilmente ultrapassar a Netflix. Vai ser interessante esta guerra!

Eles confirmaram que vão ter em exclusivo as 30 temporadas de Simpsons. Isto é agradar a putos e aos pais. xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Cláudio. disse:

O vosso Facebook e Instagram estão a funcionar?

Todas as apps do Facebook estão down. Isto inclui Messenger, Instagram e Whatsapp.

https://downdetector.com/status/facebook

Parece ser global. Já na semana passada ou há duas semanas tinha acontecido isto.

Editado por Bloody
  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...