Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

há 5 minutos, Tito Diogo disse:

O Canal Panda chegou a meter no site Os Navegantes da Lua. É a loucura total, cada um chama como quer, acha imensa piada.:triste_teresa:

A SIC e a TVI sempre tiveram a má fama de trucidar os nomes das séries, como era em certos canais de cabo onde a dobragem contradizia tudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Tito Diogo disse:

A dobragem de Sailor Moon teve o cuidado de dobrar e respeitar o perfil da série e da sua história, pena que alguns apresentadores de televisão e alguns jornais achem imensa piada a adulterar as coisas. 

Desculpa, mas na versão original o gato Luna é uma gata e a Artemisa é um gato. Nem vou entrar em detalhes como as Navegantes de Urano e de Neptuno não serem primas, mas não conseguiram sequer manter o raio do sexo dos gatos! 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu referia-me ao nome oficial da série, retirar isso assim do contexto é que dá aso a más interpretações, né? Outro erro popular em Portugal é acharem que em Portugal duas navegantes eram primas quando isso nunca foi dito na nossa dobragem. Pegaram no que leram pela internet (que foi feito nos EUA) e aplicaram para Portugal como se isso tivesse acontecido cá...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tito Diogo disse:

Isso não é verdade. Quando 4 navegantes moravam na Lua não havia nenhuma Navegante da Lua, por isso não poderiam ser chamadas de navegantes da lua (quanto muito era Navegantes Na Lua: já agora fica a sugestão para mais um nome para o anime). Elas eram navegantes do seu planeta respetivo, destacadas a proteger a princesa da Lua (e não a rainha como disseste). E estás a ignorar as outras 4 navegantes que nunca punham os pés na lua e nunca tiveram de proteger a princesa. E também todas as outras navegantes da última temporada que nada tinham a ver com a Lua ou com o Sistema Solar, sequer.

Um erro popular não deixa de ser um erro na mesma.  Alguns portugueses chamarem ao anime navegantes da lua (Sailors Moon) é até motivo de piada junto da fandom internacional... Em mais nenhum país isto acontece. A dobragem de Sailor Moon teve o cuidado de dobrar e respeitar o perfil da série e da sua história, pena que alguns apresentadores de televisão e alguns jornais achem imensa piada a adulterar as coisas. O nome do anime é oficialmente no singular, tanto no estrangeiro como em Portugal...

O Canal Panda chegou a meter no site Os Navegantes da Lua, tanto que eu cheguei a mandar e-mail. É a loucura total, cada um chama como quer e acha imensa piada.:triste_teresa:

Migo eu sei disso tudo, tbm sou super fã dsd dos anos 90, mas vá, respila...inspila... e relaxa 😅 não há necessidade de ficares tão chateado com este erro 😅 maior erro para mim é a Netflix não ter versão dobrada tuga do que tem lançado...a nossa dobragem é sempre tao boa, com a rainha Cristina Cavalinhos "no comando" 🥰

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Tito Diogo disse:

Eu referia-me ao nome oficial da série, retirar isso assim do contexto é que dá aso a más interpretações, né? Outro erro popular em Portugal é acharem que em Portugal duas navegantes eram primas quando isso nunca foi dito na nossa dobragem. Pegaram no que leram pela internet (que foi feito nos EUA) e aplicaram para Portugal como se isso tivesse acontecido cá...

Efeito Mandela, então. :mosking: Mas concordo com a abordagem do @CarlosTeixeira. "Navegantes da Lua" não é um erro assim tão crasso para o contexto da série. Não é como no caso dos filmes que têm títulos que não têm nada que ver com o original. 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse erro inventa uma realidade inexistente na série e retira o protagonismo à personagem principal. O nome da série é em nome dela e não das outras, que nem são o que lhes estão a chamar: a maioria das navegantes não são da Lua nem estão nem estavam na Lua.:triste_teresa:

17 minutes ago, Phoenix said:

Não é como no caso dos filmes que têm títulos que não têm nada que ver com o original. 

Isso não se trata de um erro mas sim de uma opção da equipa de tradução. Que podemos gostar ou não gostar (como a troca do sexo dos gatos) mas são opções tomadas e oficiais. Nada a ver com adulterar informalmente o nome de Sailor Moon/Navegante da Lua para As Navegantes da Lua..

Editado por Tito Diogo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Phoenix disse:

Desculpa, mas na versão original o gato Luna é uma gata e a Artemisa é um gato. Nem vou entrar em detalhes como as Navegantes de Urano e de Neptuno não serem primas, mas não conseguiram sequer manter o raio do sexo dos gatos! 

Isso aconteceu porque o diretor da dobragem gostou tanto da personagem Luna que quis ser ele a dar-lhe voz. Eles não faziam a mínima ideia que era uma gata até aparecer o Artémies/Artemisa. Eles não tinham acesso à informação toda como agora.

Depois no reboot SM Crystal, a Cristina Cavalinhos corrigiu isso e passou ela a dar voz à Luna, desta vez com o mesmo registo da Artemisa mas sem o sotaque afrancesado.

@Tito Diogo adoro ver os compactos que tens no teu canal com as personagens da Isabel Wolmar!! Aquelas vilãs e demónias histéricas eram icónicas :giveheart:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado :)

Outra curiosidade: o nome da série tanto é no singular em homenagem à personagem principal que o seu nome oficial completo é Pretty Soldier Sailor Moon ou Pretty Guardian Sailor Moon. Claro que em Portugal nunca foi traduzido assim mas reforça o que disse acima. (já agora como é que quem diz o nome da série no plural conjugaria isto? Bela Guerreira Navegantes da Lua? Belas Guerreiras Navegantes da Lua? Ignorava? Gente...:rolleyes:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este foi um dos momentos mais hilariantes da história dos realitys da TVI. A Teresa só metia lenha na fogueira. Hoje em dia com a Cristina ou o Cláudio acho que era impossível acontecer.

 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fui muito, muito mais fã de telenovelas do que sou hoje.

Porém, esta obra do Rui Vilhena regressou à minha memória recentemente. Talvez devido a uma cena em que envolvia o Diogo Amaral e a Sofia Ribeiro a literalmente roubarem um rim a um camano que ela seduziu num bar, sendo que depois, o cadáver estripado dele aparece mesmo no plano de frente.

Sinto que algo desse género jamais voltará a acontecer numa novela portuguesa, mesmo aquando de produtos como a Teia de 2018 ou Jogo Duplo de 2017 que até foram razoavelmente longe.

Mas sim, este trailer... é qualquer coisa. 2008 era um ano muito, muito diferente. Sinto que o progressismo social tem sido incrível desde então - and yet, uma obra tão à frente do seu tempo só podia ter saído do autor primórdio das novelas tugas.

 

  • Gosto 4
  • Adoro 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Johnman disse:

Já fui muito, muito mais fã de telenovelas do que sou hoje.

Porém, esta obra do Rui Vilhena regressou à minha memória recentemente. Talvez devido a uma cena em que envolvia o Diogo Amaral e a Sofia Ribeiro a literalmente roubarem um rim a um camano que ela seduziu num bar, sendo que depois, o cadáver estripado dele aparece mesmo no plano de frente.

Sinto que algo desse género jamais voltará a acontecer numa novela portuguesa, mesmo aquando de produtos como a Teia de 2018 ou Jogo Duplo de 2017 que até foram razoavelmente longe.

Mas sim, este trailer... é qualquer coisa. 2008 era um ano muito, muito diferente. Sinto que o progressismo social tem sido incrível desde então - and yet, uma obra tão à frente do seu tempo só podia ter saído do autor primórdio das novelas tugas.

 

Este novela pisa tudo que está em exibição atualmente e muitas de uns 6 anos para trás. Não teve audiências incríveis como outras que apesar de menos boas tiveram, mas foi maravilhosa :adoro:

Editado por Pt1111
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Johnman disse:

Já fui muito, muito mais fã de telenovelas do que sou hoje.

Porém, esta obra do Rui Vilhena regressou à minha memória recentemente. Talvez devido a uma cena em que envolvia o Diogo Amaral e a Sofia Ribeiro a literalmente roubarem um rim a um camano que ela seduziu num bar, sendo que depois, o cadáver estripado dele aparece mesmo no plano de frente.

Sinto que algo desse género jamais voltará a acontecer numa novela portuguesa, mesmo aquando de produtos como a Teia de 2018 ou Jogo Duplo de 2017 que até foram razoavelmente longe.

Mas sim, este trailer... é qualquer coisa. 2008 era um ano muito, muito diferente. Sinto que o progressismo social tem sido incrível desde então - and yet, uma obra tão à frente do seu tempo só podia ter saído do autor primórdio das novelas tugas.

 

onde é que está disponível para de ser essa novela? 

Comecei a ver no YouTube mas passado uns tempos retiraram.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, carolinaferreira disse:

onde é que está disponível para de ser essa novela? 

Comecei a ver no YouTube mas passado uns tempos retiraram.

Eu também queria rever essa novela. Acho que ainda teve no TVI Player mas depois retiraram.:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Já fui muito, muito mais fã de telenovelas do que sou hoje.

Porém, esta obra do Rui Vilhena regressou à minha memória recentemente. Talvez devido a uma cena em que envolvia o Diogo Amaral e a Sofia Ribeiro a literalmente roubarem um rim a um camano que ela seduziu num bar, sendo que depois, o cadáver estripado dele aparece mesmo no plano de frente.

Sinto que algo desse género jamais voltará a acontecer numa novela portuguesa, mesmo aquando de produtos como a Teia de 2018 ou Jogo Duplo de 2017 que até foram razoavelmente longe.

Mas sim, este trailer... é qualquer coisa. 2008 era um ano muito, muito diferente. Sinto que o progressismo social tem sido incrível desde então - and yet, uma obra tão à frente do seu tempo só podia ter saído do autor primórdio das novelas tugas.

 

Passou-me ao lado quando foi exibida originalmente - e que arrependimento eu tenho de não a ter acompanhado!... só apanhei a estreia, há uns anos, no youtube, e deixou-me rendida. Que episódio piloto do caraças! Está na hora de repetir nas madrugadas ou na TVI Ficção (@AnaRitaClara, faça a sua magia!!!)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quais são os programas da TVI aqui mostrados? Reconheço o Queridos Inimigos e o Luzes da Ribalta. Mas há um terceiro (que é o que abre o video) que também foi apresentado pelo Júlio Isidro que não me lembro do nome.

Curiosamente este vídeo deve ter servido de base para a TVI encontrar estas performances dos Onda Choc para o seu especial de 2015 na Tarde É Sua porque mostraram precisamente os três programas do vídeo :rofl: com eles sempre a cantar a mesma canção, tirando o Luzes da Ribalta que no mesmo dia cantaram outra música "Deixa-me em Paz" que também foi mostrada.

vlcsnap-2024-01-25-18h45m39s530.png?ex=65c52183&is=65b2ac83&hm=d0756e6c4a709bc54758928c9c7430a3412a9e934f0c8e22f81269acde0f1184&vlcsnap-2024-01-25-18h45m46s686.png?ex=65c52183&is=65b2ac83&hm=7134b1d7d703c313ff7e24516ac2b5bcee2673b4ab7beacfe6b936418031b989&

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Dimitri disse:

 

Quais são os programas da TVI aqui mostrados? Reconheço o Queridos Inimigos e o Luzes da Ribalta. Mas há um terceiro (que é o que abre o video) que também foi apresentado pelo Júlio Isidro que não me lembro do nome.

 

"Turno Da Noite"

Editado por FraisesSucrées
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entrevista com a chefe de arquivo da TVI (2021):

1024

O digital é fascinante, mas há um grande problema para uma estação com 28 anos, que é o facto de o nosso arquivo estar todo em cassete. A partir de 2005, começámos a arquivar, em ficheiros, as peças do Jornal das 8. Mas os desafios do digital são vários. É preciso perceber que o “storage” tem um limite, com a aposta numa maior qualidade e definição da nossa imagem, os ficheiros são mais pesados e ocupam mais espaço. De qualquer modo, temos todo um arquivo para gerir nestes dois mundos, mas estamos a trabalhar no sentido de acabar com as cassetes.

A Mediateca tem 588.007 cassetes arquivadas. Temos um arquivo desde 1993 com todos os conteúdos que são produção nossa. Calcular o número de horas é praticamente impossível. Basta pensarmos na quantidade de horas diárias emitidas pelos nossos canais para quantificar as horas que temos em arquivo. Há materiais que nunca foram exibidos e que estão guardados. O acervo da TVI é um pouco da história do nosso país, isto é, dos últimos 28 anos de Portugal.

Com a quantidade de material que se produz em televisão, é impossível haver “backups” para tudo. É impossível! Porque o arquivo é muito caro. Nem em cassete isso acontecia. 

É um arquivo privado do grupo Media Capital, que se destina sobretudo a uso interno. Mas temos clientes externos. No futuro, o que mais gostava era de ter um website onde cada pessoa pudesse ver, no seu computador, as nossas produções, o nosso banco de imagens e fazer a requisição das mesmas.

 

  • Gosto 7
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...