Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Memórias TVI


_zapping_

Posts Recomendados

On 01/02/2024 at 01:10, D91 disse:

Voltem a dar esta novela na TVI Ficção ou na TVI:wub:

No outro dia lembrei-me que esta foi a primeira novela da Rita Pereira pós-Morangos, mas pelo que me lembro a personagem dela era planta, e se calhar muita gente pensa que depois da Soraia, o papel seguinte da Ritona foi a Estrelinha.
 

  • Obrigado 2
  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, FraisesSucrées disse:

No outro dia lembrei-me que esta foi a primeira novela da Rita Pereira pós-Morangos, mas pelo que me lembro a personagem dela era planta, e se calhar muita gente pensa que depois da Soraia, o papel seguinte da Ritona foi a Estrelinha.
 

Sim. Era irmã da Kolodzig e filha da Marinho e do Esparteiro. Uma personagem secundária mesmo. Facilmente esquecível na carreira dela.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, FraisesSucrées disse:

No outro dia lembrei-me que esta foi a primeira novela da Rita Pereira pós-Morangos, mas pelo que me lembro a personagem dela era planta, e se calhar muita gente pensa que depois da Soraia, o papel seguinte da Ritona foi a Estrelinha.
 

Dessa novela uma das personagens mais marcantes para mim era a personagem da Adriana Moniz que sofria de violência doméstica, ela teve sublime no papel, mais uma atriz que podia voltar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria rever Dei-te Quase Tudo, por ser uma novela da qual até tenho boas memórias e lembro-me que teve muito sucesso na altura, até teve mais audiências que Ninguém como Tu. Talvez até seja a novela mais vista da TVI de sempre, mas isso não tenho a certeza. Deviam repetir na TVI Ficção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, RRtelenovelas disse:

Dessa novela uma das personagens mais marcantes para mim era a personagem da Adriana Moniz que sofria de violência doméstica, ela teve sublime no papel, mais uma atriz que podia voltar.

E se não estou em erro, quem fazia de agressor era o Hélio Pestana aka o 79.º Maior Português De Sempre. (Foi a única telenovela dele na TVI pós-Morangos.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, FraisesSucrées disse:

E se não estou em erro, quem fazia de agressor era o Hélio Pestana aka o 79.º Maior Português De Sempre. (Foi a única telenovela dele na TVI pós-Morangos.)

E se não estou em erro a personagem do Hélio Pestana era apaixonado pela Joana (Vera Kolodzig) e penso que casaram ou estiveram quase a casar.

Ou será que estou a confundir com a personagem do Gonçalo Dinis?:cryhappy:

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, FraisesSucrées disse:

E se não estou em erro, quem fazia de agressor era o Hélio Pestana aka o 79.º Maior Português De Sempre. (Foi a única telenovela dele na TVI pós-Morangos.)

 

há 43 minutos, D91 disse:

E se não estou em erro a personagem do Hélio Pestana era apaixonado pela Joana (Vera Kolodzig) e penso que casaram ou estiveram quase a casar.

Ou será que estou a confundir com a personagem do Gonçalo Dinis?:cryhappy:

Ao início a Joana namorava com o personagem do Gonçalo (Hélio Pestana) que era um jovem agressivo, depois ele casou ou juntou-se com a personagem da Adriana Moniz que sempre foi apaixonada por ele, só que começou a beber e tornou-se alcoólico, chegando mesmo a atropelar a Mia(Joana Anes) que morreu, com passar do tempo o Gonçalo acaba por namorar a personagem da Daniela Ruah e a Adriana Moniz acaba por fugir com o filho de ambos para o Porto e acaba feliz com personagem do Pedro Lamares.

O Gonçalo Diniz fazia o filho do José Eduardo sócio da empresa do Carlos, que queria por tudo desde o início da novela que uma das filhas se casa-se com ele, a Joana já grávida para tentar esquecer o Rodrigo já que supostamente são irmãos, tenta casar com ele nos últimos episódios.

Mas Dei-te Quase Tudo tinha bués histórias dramáticas, para começar o quarteto Isabel(Margarida Marinho) que sofria violência psicológica por parte do personagem do Luís Esparteiro, depois o amor Romeu e Julieta da Joana e do Rodrigo, nesta novela o Pedro Granger foi agredido em Lisboa pelo Gonçalo, atirado ao rio Douro pela Joana, quando eles andavam fugidos teve um acidente de trator, o irmão da Joana disparou um tiro acidentalmente nele, depois a personagem da Glória Férias foi esfaqueada pelo um drogado no Porto, a filha do João Reis tinha leucemia, a Xana no final jogam ácido na cara dela, era a personagem da Marta Melro a abortar do Pedro Lamares, era a Sandra Santos também com uma mini vilã obcecada pelo Rodrigo, ao qual os pais dela eram senhorios da casa, a personagem da Maria João Pinho apaixona-se pelo personagem do António Capelo seu professor, o drama da Silvia(Maria João Luís) que fica desempregada e o marido acaba com ela para viver o amor do passado com a Isabel.

Foi a novela portuguesa mais vista e eu lembro que na exibição foi um fenómeno toda a gente falava juntos com os Morangos 3 e o Mundo Mundo, eu gostei muito da época ali de 2005, tenho um carinho especial por esta novela.

Editado por RRtelenovelas
  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@D91 @Vitória @CascasJr @Marta90 @Televisão 10 

Fiz um vídeo explorando conteúdo Lost Media da TVI. :clap:

 

Spoiler

1ª: 24:41 - O correto eu sei que é "casar-se-iam", eu disse "casariam-se" que é incorreto. :haha:

2ª: Quando digo aos 13:52 que foi a novela com mais sucesso adaptada da TVI, refiro-me logicamente dentre as abordadas no vídeo que foram 'flops' de audiência, não foi a novela adaptada de maior sucesso da TVI.

 

  • Gosto 4
  • Adoro 5
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, D91 disse:

Ninguém Como Tu também não foi transmitida nas madrugadas. 

Deixa que te leve acho que também não foi, foi só de tarde. Há também Novelas das madrugadas que já não repetem em TV há mais de 10 anos. Todo o tempo do mundo, jardins proibidos e O Teu Olhar.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/02/2024 at 01:37, RRtelenovelas disse:

 

Ao início a Joana namorava com o personagem do Gonçalo (Hélio Pestana) que era um jovem agressivo, depois ele casou ou juntou-se com a personagem da Adriana Moniz que sempre foi apaixonada por ele, só que começou a beber e tornou-se alcoólico, chegando mesmo a atropelar a Mia(Joana Anes) que morreu, com passar do tempo o Gonçalo acaba por namorar a personagem da Daniela Ruah e a Adriana Moniz acaba por fugir com o filho de ambos para o Porto e acaba feliz com personagem do Pedro Lamares.

 

Oops! :riso_fatima:Falar na Joana Anes resvala sempre para a Mia do Rebelde Way. Nesta telenovela, a personagem dela chamava-se Nica. 

  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me de outro lost media da TVI dos anos 90.

Era um magazine cultural que dava de segunda a sexta antes do Jornal das 8 (entre 1996 e 1997). Lembro-me que:
- No fim de cada programa, davam um videoclip.
- Foi inicialmente apresentado pela Bárbara Guimarães, mas após a ida desta para a SIC, foi substituída pelo Nelson Mateus (actual repórter da SIC) e por Fernanda Silva (Miss Portugal 1991). 
- Fizeram concursos que levaram fãs portugueses a conhecer os Backstreet Boys e as Spice Girls. 

O nome do programa era um número, creio que "7.5". Desconheço se terá ressurgido algum excerto dele na net.  

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com base no que disseste, soltei uns quantos programas e grafismos lost media (que eu saiba):

  • A Amiga Olga: Primeiro sucesso nacional da TVI, e única adaptação estrangeira do formato britânico Take Your Pick. Como o formato pertence à Fremantle (vide Pearson, vide Thames) é difícil ver uma reposição, mas do que há do único programa da net (que é da última semana de Dezembro de 1993) não dá para ver a ficha técnica, o que quer dizer que não dá para ver qual foi a produtora.
  • Caixa de Perguntas e Coisas de Família: Dois programas católicos que iam ao ar na TVI em 1994, o primeiro era apresentado pelo Padre Vítor Melícias e o segundo era em alusão ao ano temático da Igreja Católica para 1994 (o Ano Internacional da Família). Os dois programas foram lançados em cassetes editadas pela extinta produtora católica Logomédia. Como ninguém aturava gravar estes programas, há mais registos do Encontro do que destes dois, que são nulos. Uma vez, na semana a seguir à Páscoa de 1994, o primeiro (Caixa de Perguntas) foi feito fora do estúdio
  • TVI Shopping Center: Programa de televendas (em directo, oferecendo produtos banais de televendas e algumas cassetes religiosas) misturado com entretenimento (há algumas actuações). O programa foi ao ar na fase 1994-1995 (porque a logo tinha o da TVI que só aparecia nos separadores na altura). Com base no escasso material que há é difícil de saber qual a relação entre os temas
  • Novidades Incríveis (dobragem portuguesa): A versão portuguesa do Amazing Discoveries, que na Europa era licenciado pela Quantum. Em Portugal passava na TVI antes da emissão começar e alguns trejeitos foram a base de inspiração para Henrique Melga (o Mike cujo nome era derivado do apresentador destas televendas veio depois, acho que ainda na fase Herman Zap). Infelizmente só há excertos noutras línguas, incluindo o original em inglês, gostava era de ver como era a versão portuguesa para ter uma ideia nítida daquilo que a Herman Enciclopédia estava a parodiar
  • Meia-Noite na TVI: Estava no antigo site dos 20 anos da TVI. Era o programa da passagem de ano de 1994 para 1995 na infeliz etapa do Carlos Cruz, e que tinha problemas técnicos.
  • Sete Ponto Quinze (7.15): O programa da qual o @FraisesSucrées estava a falar, tinha um pendor muito juvenil. Ia ao ar às 19:15, e é daqui que veio o título, antes do noticiário (TVI Jornal que depois passou às 21 antes de mudar de nome e formato para Directo XXI)
  • Separador Dia dos Namorados 1998 e promos das ligas europeias a dizer Exclusivo: Estavam na conta do Flashbullet semanas antes de desaparecer por causa dos ataques da SIC, o primeiro era um separador acho que de fim de promo para o Dia dos Namorados onde se ouvia um som de um beijo.mp3 e aparecia a logo da TVI em forma de coração. O outro caso era relativo às promos às ligas espanhola e italiana que acabavam com "Exclusivo"
  • Macho Latino: O nome aqui dado é uma aproximação. Contaram-me no verão passado que a TVI no fim dos anos 90 passava um programa adulto (erótico?) em espanhol (legendado) e que supostamente passava às sextas. O @PierreDumont achava que era um programa sobre sexo da Global Televisión do Peru quando esta tinha capitais da Antena 3, mas aqui já era depois da Antena 3 ter vendido o seu capital na TVI, logo não há correlação. Com base no relato só imaginava que o programa fosse todo reles, filmado em NTSC, que era mal visto nos olhos de quem via PAL como nós, e que era filmado algures nos Estados Unidos ou na América Latina.
  • Dobragens perdidas: Isso fica para quem teve a sorte de gravar os desenhos animados e/ou telenovelas em português brasileiro. No caso das dobragens portuguesas, há muitas que são totalmente perdidas e pouca gente as gravou. No caso das dobragens das novelas, muitas delas nem sequer foram ao ar no próprio Brasil, mas algumas foram recuperadas (as da RCTV para o YouTube e as da Venevisión para o canal FAST da Cisneros Novelíssima Brasil), situações idênticas a dobragens inglesas de novelas latinas e brasileiras que por norma só eram vistas em África e num ou outro país da Ásia. Seja como for, as dobragens perdidas acabam por desprestigiar o trabalho de dobradores (no caso de dobradores de novelas, dobradores não creditados e completamente esquecidos do seu meio) que acabou por ir ao lixo
  • Separador de mudança de 2000: Este eu vi numas reportagens aquando dos 20 anos da TVI no Jornal das 8, e começava com o separador de 1996 (que já tinha sido aposentado em 1997 e teve inúmeros grafismos que o substituíram até chegar ao dia do Big Brother) praticamente a ir ao contrário para acabar com uma recriação tosca do separador made in USA da TVI de 2000. Até então só foi ao ar uma vez entre o último Directo XXI e o primeiro Big Brother e deste então a TVI nunca mais foi a mesma
  • Programas da Sociedade Ponto Verde: O Separar Vai Colar ia ao ar em horário nobre a seguir ao Jornal Nacional em 2005-2006 e era apresentado por Manuel Luís Goucha. Foi substituído por um tal Separar Toca a Todos que, pelo que sei, só me lembro de ver de manhã (no intervalo entre o Diário da Manhã e o Você na TV) e acho que à noite também. A mudança do nome coincidia também com a mudança da campanha da Sociedade Ponto Verde, que tinha crianças e um fundo de filmagem branco
  • Sempre a Abrir: Eu e o @D91 parecemos as únicas pessoas em TODO O MUNDO que se lembram dos separadores desta faixa, que eram alusivos à série que dava a seguir, e no meu caso só me lembro dos das Powerpuff Girls e das Aventuras do Jackie Chan. No das Powerpuff Girls o separador era igualzinho o fim do genérico da série (redundante pois o genérico dava a seguir) só que no fim aparecia uma versão customizada digamos da logo da série. Como aconteceu entre o polémico fim do Batatoon à tarde e o início do Diário da Manhã, aquilo era um surto colectivo
  • Teste do Código da Estrada: Foi em 2002/2003, num sábado à noite, e a promo daquilo tinha o apresentador a falar sobre como é que andava a suposta sapiência de nós portugueses face ao Código da Estrada. Eu acho que tinha a ver com o QI, da qual é lost media também e não há vídeos daquilo
  • A Grande Oportunidade: Programa de 2003 que dava novos empregos, pena que em 2024 não só há falta de conteúdo deste programa como também falta um programa destes com a Cristina Ferreira. Este programa era apresentado pela Júlia Pinheiro e dava ao fim da tarde (acho que chegou a coexistir com o Quem Quer Ganha e passava antes)
  • Engavetados do Mental Samurai: Este é um caso mais recente e já da triste fase pandémica, onde os efeitos a longo prazo (desinvestimento dos canais em concursos e formatos que diferenciavam as privadas para criarem mais programas pimba e novelas pimba) já se estavam a sentir, e o concurso caiu nas mãos do Síndroma da Gaveta, onde na temporada de Setembro de 2020 do Mental Samurai estava prevista a aparição do apresentador da versão americana, da qual nunca vimos e nunca sairá ao ar por causa dos direitos do formato.

Todos os casos que separei não aparecem no iceberg do @Dimitri e quem sabe irei fazer o mesmo para a RTP (anos 90-2000) e para a SIC

  • Gosto 1
  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Teste do Código da Estrada: Foi em 2002/2003, num sábado à noite, e a promo daquilo tinha o apresentador a falar sobre como é que andava a suposta sapiência de nós portugueses face ao Código da Estrada. Eu acho que tinha a ver com o QI, da qual é lost media também e não há vídeos daquilo

A Mandala chegou a produzir para a SIC a meio da década de 2000 um pseudo-concurso de condução que passava nos intervalos Digo pseudo porque era curtíssimo de 2-3 minutos e era tão rápido que, na volta, era tudo teatro. Acho que está algures por aí

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, ATVTQsV disse:

 

  • Macho Latino: O nome aqui dado é uma aproximação. Contaram-me no verão passado que a TVI no fim dos anos 90 passava um programa adulto (erótico?) em espanhol (legendado) e que supostamente passava às sextas. O @PierreDumont achava que era um programa sobre sexo da Global Televisión do Peru quando esta tinha capitais da Antena 3, mas aqui já era depois da Antena 3 ter vendido o seu capital na TVI, logo não há correlação. Com base no relato só imaginava que o programa fosse todo reles, filmado em NTSC, que era mal visto nos olhos de quem via PAL como nós, e que era filmado algures nos Estados Unidos ou na América Latina.

Isto não será antes a série da Playboy "Latin Lover" que passou na SIC no início dos anos 2000? Era filmada no Peru. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Dimitri disse:

Há vários programas lost media: Trocado em Miúdos, Clube da Barbie, A Casa do Tio Carlos, Stravaganza, Olhó Video, Docas, Luzes da Ribalta, Oh Que Rita Noite, Turno da Noite, O Chá das Tias.

D'A Casa do Tio Carlos há pelo menos dois uploads no Youtube: 

 

 

Uma coisa que gostava de ver e que não há registos é a versão portuguesa do "Sim, Senhor Ministro" com o Rui Mendes, da altura da direcção do Carlos Cruz (1996).

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, FraisesSucrées disse:

Isto não será antes a série da Playboy "Latin Lover" que passou na SIC no início dos anos 2000? Era filmada no Peru. 

https://en.wikipedia.org/wiki/Latin_Lover_(TV_series)

2001 a 2002 na passagem original

Isto contradiz o que ouvi falar de que era do fim dos anos 90 (e há muita gente que acha que certas coisas do início dos anos 2000 era do fim dos anos 90 etc)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...