Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)
há 21 minutos, Romy disse:

Ué eu ja tinha conseguido abrir umas 3 vezes! Não concordo :discordo_xmas:

Tudo o que eu mais quero neste Natal é abrir a caixa n.°3

Caixa aberta com sucesso. :laugh: Eis o desafio:

Spoiler

DESAFIO: “A Playlist Proibida” – 50 Pontos

Neste desafio, inventa cinco músicas que estão oficialmente proibidas na Lapónia este Natal. Para cada música cria o respetivo título, um autor imaginário e uma razão absurda para ter sido proibida.

Para completar o desafio, publica, no tópico Geral do concurso, a playlist.

Tens, a partir de agora, 24 horas para concluir o desafio. Boa sorte! :xmas:

há 21 minutos, Max30 disse:

Tudo o que eu mais quero neste Natal é abrir a caixa n.º2

Spoiler

DESAFIO: “Laboratório de Código” – 40 Pontos

Neste desafio, terás de pôr em prática as tuas skills de programação. Ups, não tens? Não te preocupes, este jogo é muito simples e foca-se no mais básico que existe da programação. Para o jogares, tens de aceder a este link: https://santatracker.google.com/codelab.html

São 14 níveis. Quando terminares, faz um print do ecrã e envia-me por MP para eu confirmar que concluíste o jogo. Se conseguires, ganhas 40 pontos.

Caso só consigas avançar até ao nível 7, recebes 20 pontos. Para isso, envia o print no início do nível 8, comprovando que concluíste o nível anterior.

Se tiveres alguma dúvida acerca do jogo, consulta este vídeo que ajuda a explicar o seu funcionamento. 

há 20 minutos, D91 disse:

Tudo o que eu mais quero neste Natal é abrir a caixa nº1

Spoiler

DESAFIO: “Peru Rebelde” – 75 Pontos

Neste desafio, cria o manual oficial do “Peru Rebelde”, o animal que recusa ser assado. O manual deve incluir três regras de segurança, três advertências comicamente exageradas e uma nota final que parece saída de um filme de terror… mas que seja ridiculamente inofensiva.

Para completar o desafio, publica, no tópico Geral do concurso, o manual e altera o teu avatar para este durante, pelo menos, 24 horas:

tom-turquia-em-plena-bluster.jpg?s=612x6

----

@InesMig, @ATVTQsV e @brunooo, como esta confusão se deve à organização, decidimos recompensar-vos com o seguinte desafio:

Spoiler

DESAFIO: “Criatividade” – 25 Pontos (+25 Pontos)

Cria um desafio (25 Pontos) ou dois (25 Pontos). Publica, neste tópico, as respetivas instruções, pontuações e informações necessárias.

Tens, a partir de agora, 24 horas para concluir o desafio e ganhar os pontos. Boa sorte! :xmas:

Edited by Lee
  • Love 6
Posted (edited)
há 1 hora, ATVTQsV disse:

Nãããããão! O jogo me trolou, man.

@ATVTQsV, tu, a Inês e o Bruno, têm direito a um desafio extra. A frase estava mal escrita. :lolipop:

Peço a todos desculpa por esta confusão. Não voltará a acontecer.

Edited by Lee
  • Like 3
  • Shock 1
Posted
On 14/12/2025 at 12:51, Romy disse:

spacer.png

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 50 pontos!

On 13/12/2025 at 22:59, Sour disse:

Não posso deixar de intervir, depois de ter lido tanta coisa, para defender Teresa Paixão e, sobretudo, o trabalho consistente que a sua direção desenvolveu ao longo das várias épocas, em particular no que diz respeito às grelhas de programação deste período do ano. Houve uma linha editorial clara, coerente e pensada a médio prazo, com equilíbrio entre inovação e respeito pelo público, diversidade de propostas e um sentido de identidade que hoje faz muita falta.

As grelhas desta época festiva podiam não agradar a todos em todos os momentos, o que é normal porque nem eu agrado, mas eram muito melhor estruturadas, tinham lógica interna e demonstravam conhecimento profundo do contexto do canal, dos recursos disponíveis e das expectativas do público. Havia risco quando fazia sentido, havia continuidade quando era necessário e, acima de tudo, havia uma visão. Havia uma diversidade para todas as idades e para todos os gostos, ninguém ficava de fora da 2.

Em contraste, este ano a grelha é essencialmente composta pelo Zig-Zag e filmes de animação, em especial, filmes da Dreamworks. Não existe uma variedade como antigamente. Esta nova direção não pensa em grande como a Teresa, em vez de uma programação pensada, temos um filmes a estrear que mais de metade do target da RTP 2 não terá qualquer tipo de interesse em assistir. Não adianta, como a nossa querida Teresa Paixão não há ninguém que conheça melhor e trabalhe melhor com aquele canal.

Os elogios encontrados aqui no fórum não passam disto... a verdade é que não consigo concordar com o André visto que por muito que seja um "canal alternativo" não merece apenas e só filmes e infantis. Vamos nos esquecer daquilo que a 2 se rege durante anos? Culta e Adulta!! Chega ao Natal e deixa de ser só por ser uma quadra festiva? Deve haver mais representatividade em relação a todo o tipo de conteúdos, especialmente o corte de filmes em excesso da Dreamworks e a inserçao de filmes ou documentários mais como os que a Teresa outrora nos apresentou, como o "As Maças Azuis", exibido em 2024.

O Tiago por exemplo, conseguiu detetar logo que a grelha já não era da Teresa Paixão, ou seja, como diretora criou história no canal e deixou a sua marca e cunho pessoal. Frizando ainda que este forista destaca o trabalho da ex-diretora como diferente, o que poucos tem coragem de fazer... marcar pela diferença!

Em suma, a Teresa Paixão conseguiu destacar-se pela positiva, embora as más linguas digam que não, criando uma imagem própria para a RTP 2 onde a diferença e a diversidade foram realmente destaque. Serás para sempre recordada como a melhor, querida Teresa!

image.png

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 75 pontos!

On 14/12/2025 at 15:27, zeferovic14 disse:

Assunto: Demissão Formal (Porque Aparentemente Até Eu Preciso De Fazer Isso)

Após séculos de horas extraordinárias não pagas, condições de trabalho no mínimo duvidosas e um ambiente francamente hostil no que toca a quantidade de rabanadas, venho por este meio apresentar a minha demissão formal do cargo de Pai Natal, com efeitos imediatos (ou seja, desenrasquem-se para o Natal deste ano).

Comecemos pelos elfos ajudantes. Não vou citar nomes, mas quando a produtividade cai sempre que alguém “sem querer” transforma um carrinho da Hot Wheels num lança-chamas, temos um problema. Ignorei o silêncio passivo-agressivo na oficina, os olhares de lado nas pausas para o chocolate quente e as fofocas constantes sobre “modernizar a liderança”. Notícia de última hora: trabalhem suas criaturas verdes, que agora, o Natal é vosso.

Quanto à restante equipa de gestão (estou a olhar para ti, Mãe Natal), dizer-me para “sorrir mais” enquanto leio a minha 34385738353.ª carta de uma criança mal-comportada do dia, não é a estratégia motivacional que pensas que é. E já agora: bolachas sem glúten não são um "presente para o meu futuro". São uma ameaça as minhas pupilas gustativas. Sabem a ração de rena por isso PARA.

Agora, as rabanadas. Ai, que me vai saltar a tampa. É aqui que cheguei ao meu limite. No ano passado fui claríssimo: rabanadas ilimitadas durante a época alta. O que recebi? “Logo se vê” e “talvez depois das entregas”. Não. Ou as rabanadas estão disponíveis 24 sobre 24 horas, ou então mais vale matarem o Natal.

Assim sendo, considerem isto o meu aviso final. Se reparar que houveram melhorias em relação aos assuntos mencionados, poderei reconsiderar voltar a posição de Pai Natal para o ano de 2027. 

Com os melhores cumprimentos,
Pai Natal

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 50 pontos!

há 11 horas, Sour disse:

CABAZ DE NATAL FÓRUM ATELEVISÃO 2025 

Caros foristas,
É com uma grande honra que eu e o @srcbica anunciamos o primeiro Cabaz de Natal que irá ser oferecido pela Administração do Fórum a toda a comunidade.

Neste cabaz estão incluidos produtos tradicionais nesta época festiva tais como o bacalhau, as batatas, os alhos e cebolas, as cenouras e laranjas, e claro, uma garrafinha de azeite e um pequeno bolo rei. Para ajudar a 'empurrar' tudo isto, o cabaz inclui ainda um garrafão de àgua, porque àgua é vida.
Está incluido ainda um bloco de notas, uma caneta e um gorro de Pai Natal personalizados com o logo do Fórum uma caneca personalizada com o username de cada forista e o seu Rank Atual e ainda, para adoçar os foristas mais amargos incluimos ainda uns chocolatinhos.

Durante esta semana estejam atentos ao correio pois este mega cabaz está a chegar às vossas casas!

image.png

Desafio validado. :laugh:@Sour e @srcbica, cada um de vocês ganhou 50 pontos!

há 4 horas, brunooo disse:

Captura-de-ecr-2025-12-15-185327.png

Amigs, eu já me estava a esquecer completamente disto :nervouser:

Mas aqui está :cryhappy:

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 25 pontos!

• Love 5
Posted
21 hours ago, Lee said:

@InesMig, @ATVTQsV e @brunooo, como esta confusão se deve à organização, decidimos recompensar-vos com o seguinte desafio:

Hide contents

Cria um desafio (25 Pontos) ou dois (25 Pontos). Publica, neste tópico, as respetivas instruções, pontuações e informações necessárias.

Tens, a partir de agora, 24 horas para concluir o desafio e ganhar os pontos. Boa sorte! :xmas:

DESAFIO - Criatividade

Desafio n.º1 - "Feliz Natal Para Todos" - 75 pontos

Invoca o teu espírito natalício e prepara-te para desejares um Feliz Natal à comunidade do Fórum aTelevisão!!

Em primeiro lugar, deves preparar uma mensagem onde desejas um Feliz Natal a 5 foristas que não tenham participado em nenhuma das edições do Secret Santa. Nessa mensagem, deves conter: 

- O desejo de um bom Natal;

- A razão da época natalícia tão especial (ou não) para ti;

- A explicação de como costumas comemorar a época natalícia;

- O desejo de um excelente 2026.

Para concluires o desafio, cria uma MP em que estão incluídos, além de ti, os 5 foristas como também os organizadores do concurso. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio n.º2 - "Paródia de Natal" - 75 pontos 

Pronto para colocar as pessoas a rir com piadas (que até podem nem ter piada nenhuma)???

Neste desafio, deves, a partir de uma música natalícia já existente, adaptar a letra da canção, introduzindo diversas piadas que estejam relacionadas com a época do ano, ou seja, a época natalícia. As piadas podem ser umas já existentes ou podes até mesmo criar piadas que se enquadram no tema do desafio. No fundo, o objetivo, aqui, é criares uma autêntica paródia de Natal.

Para concluires o desafio, publica, no tópico geral do concurso, a tua maravilhosa paródia que, certamente (ou não...), vai fazer as pessoas rirem. 

• Love 3
Posted (edited)
há 16 minutos, Romy disse:

Tudo o que eu quero neste Natal é abrir a caixa n.°3

Caixa aberta com sucesso! :laugh: Eis o desafio:

Spoiler

DESAFIO: "Corrida de Natal" – 25 Pontos

Neste desafio terás de jogar este jogo, que é muito simples: https://santatracker.google.com/runner.html

Abrindo o jogo, terás de basicamente correr na plataforma e tentar apanhar o máximo de presentes que consigas, tendo cuidado com os obstáculos.

Neste jogo, visto que tem limite de tempo, não é obrigatório que chegues ao fim para ganhares pontos, por isso, envia-me o print por MP de onde ficaste, após o término do tempo.

há 15 minutos, brunooo disse:

Tudo o que eu quero neste Natal é abrir a caixa n.º1!

Spoiler

DESAFIO: "Alerta aTV News" – 50 Pontos

Neste desafio, imagina que já estamos no dia 25 de dezembro e escreve uma notícia extremamente sensacionalista para o jornal aTV News sobre sobre acontecimentos surreais que ocorreram na Consoada.

Para completares o desafio, publica, no tópico Geral do concurso, a tua reportagem, na íntegra.

há 15 minutos, Diogo O. disse:

Tudo o que eu quero neste Natal é abrir a caixa n.°2!

Spoiler

DESAFIO: "O Natal de Gustavo Santos" – 75 Pontos

Neste desafio, imagina que és o Gustavo Santos e que foste convidado a escrever a Mensagem Oficial de Natal da Humanidade.

Deves criar esse texto seguindo o delírio espiritual absoluto que o fortemente caracteriza. O texto deve começar com uma frase profunda e vaga (ex.: “O Natal não acontece no calendário, acontece na consciência”), incluir três conceitos espirituais reinventados (ex.: “útero energético”, “frequência da rabanada”, “chakra da prenda não desejada”) e criticar fortemente a sociedade, a televisão, o consumismo e o podcast Extremamente Desagradável.

Para completar o desafio, publica, no tópico Geral do concurso, o manual e altera o teu avatar para este durante, pelo menos, 24 horas:

BCO.3e2ee756-fc48-4070-bc01-0cd39dab587a

Edited by Lee
  • Like 3
Posted
há 47 minutos, Lee disse:

Ocultar conteúdo

DESAFIO: "Corrida de Natal" – 25 Pontos

Neste desafio terás de jogar este jogo, que é muito simples: https://santatracker.google.com/runner.html

Abrindo o jogo, terás de basicamente correr na plataforma e tentar apanhar o máximo de presentes que consigas, tendo cuidado com os obstáculos.

Neste jogo, visto que tem limite de tempo, não é obrigatório que chegues ao fim para ganhares pontos, por isso, envia-me o print por MP de onde ficaste, após o término do tempo.

Ocultar conteúdo

DESAFIO: "Alerta aTV News" – 50 Pontos

Neste desafio, imagina que já estamos no dia 25 de dezembro e escreve uma notícia extremamente sensacionalista para o jornal aTV News sobre sobre acontecimentos surreais que ocorreram na Consoada.

Para completares o desafio, publica, no tópico Geral do concurso, a tua reportagem, na íntegra.

Ocultar conteúdo

DESAFIO: "O Natal de Gustavo Santos" – 75 Pontos

Neste desafio, imagina que és o Gustavo Santos e que foste convidado a escrever a Mensagem Oficial de Natal da Humanidade.

Deves criar esse texto seguindo o delírio espiritual absoluto que o fortemente caracteriza. O texto deve começar com uma frase profunda e vaga (ex.: “O Natal não acontece no calendário, acontece na consciência”), incluir três conceitos espirituais reinventados (ex.: “útero energético”, “frequência da rabanada”, “chakra da prenda não desejada”) e criticar fortemente a sociedade, a televisão, o consumismo e o podcast Extremamente Desagradável.

BCO.3e2ee756-fc48-4070-bc01-0cd39dab587a

Não tenho lido os desafios todos, mas estes estão excecionais! Mais uma vez, parabéns!!

• Like 1
  • Love 2
Posted
há 23 horas, Lee disse:

Spoiler - mostrar conteúdo oculto

Desafio Xmas TreeGIF - 75 pontos

Neste desafio tens de montar uma árvore de natal de GIFs referentes a esta época (podem ser GIFs que já existem)

Não existe número mínimo nem máximo de GIFs a usar. O objetivo é usares a tua imaginação e sobretudo divertiste

Formato da árvore

quadrados.JPG

Tens, a partir de agora, 24 horas para concluir o desafio. Boa sorte! :santaclaus:

• Love 3
Posted
On 15/12/2025 at 21:48, Lee disse:

Postal de @ATVTQsV

Querido dono da SIC,

Antes de mais nada, nada de Pai Natal nem nada. Entendo que estão a finalmente voltar aos filmes mas espero que não voltem à normalidade no dia 2 de Janeiro.

Sugiro deste modo o seguinte plano para que seja Natal todos os dias, mas não necessita de passar filmes de Natal o ano inteiro.

O primeiro plano é para despimbalhar a SIC ao começar com uma faixa diária de filmes para substituir o que resta do Linha Aberta, com telefilmes furrecas daqueles que passam na SIC Mulher e na STAR Life.

Depois aos sábados e domingos só filmes e séries depois da Vida Selvagem e uma redução na duração dos noticiários.

Aliás, acho que estou a ir longe demais. Para 2026 proponho o regresso do SIC no País do Natal, só que a acabar em Braga não só a dar presentes para as crianças pobres da cidade como também a anunciar que a SIC terá a sua nova sede lá.

O problema é que Braga tem sido uma nulidade e o nosso desejo é que a SIC deixe de uma vez por todas a fantochada do centralismo e vá a Braga que há melhores condições de trabalho.

Espero que em breve o investimento italiano passe a SIC ao norte, afinal, o que é o Porto para Milão e Braga para Turim?

On 15/12/2025 at 21:48, Lee disse:

Postal de @Romy

IMG-5242.jpg

Desafio validado. :laugh: @Romy, como venceste a Batalha de Postais de Natal, ganhaste 75 pontos! @ATVTQsV, como prémio de participação, recebeste 25 pontos!

On 15/12/2025 at 21:52, Max30 disse:

Concluí as 14 etapas do jogo:

1N.png

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 40 pontos!

há 6 horas, D91 disse:

DESAFIO: “Peru Rebelde”

Nunca aproxime o Peru Rebelde de um forno ligado
Mesmo que diga “é só para aquecer a cozinha”. O peru sabe. Ele sente.

Use contacto visual apenas em sessões curtas
Olhar fixamente por mais de 7 segundos pode ser interpretado como provocação gastronómica.

Mantenha temperos a pelo menos 10 metros de distância
Especialmente alecrim, alho e qualquer coisa que cheire a “domingo em família”.

As advertências:

AVISO: Se o Peru Rebelde ouvir a palavra “Natal”, pode entrar em modo dramático, bater as asas e fingir a própria morte durante horas.

CUIDADO EXTREMO: Tentar convencer o Peru Rebelde de que “ninguém o quer comer” pode resultar num discurso inflamado sobre história, opressão e molhos suspeitos.

PERIGO ABSOLUTO: Colocar chapéus de cozinheiro perto do peru pode levá-lo a organizar uma greve geral com galinhas imaginárias.

Na calada da noite, quando todos estão a dormir, o Peru Rebelde resolve fugir, escondendo uma navalha para se defender, caso alguém o tente impedir.:dog:

tom-turquia-em-plena-bluster.jpg?s=612x6

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 75 pontos!

há 2 horas, Romy disse:

DESAFIO – “A Playlist Proibida” :cobertores:

O Pai Natal Perdeu o GPS
Autor: Toninho Trenó
Razão da proibição: Depois do lançamento da música, o Pai Natal entregou presentes na Austrália em pleno Julho.

Renas a Mais no Trenó
Autor: Coral desafinafo da Lapónia
Razão da proibição: Incentivou o excesso de renas por trenó, causando engarrafamentos aéreos na noite de Natal.

Elfos em Greve no Dia 24
Autor: Sindicato musical do Polo Norte
Razão da proibição: Inspirou uma paralisação real na fábrica de brinquedos às 23h50.

Ho Ho Ho Até Ficar Rouco
Autor: Pai Natal & os Sinus Entupidos
Razão da proibição: Milhares de crianças começaram a imitar o refrão, provocando uma epidemia de rouquidão polar.

Natal Sem Meias na Lareira
Autor: Banda frio nos pés
Razão da proibição: Causou pânico generalizado e compras compulsivas de meias em toda a Lapónia.

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 50 pontos!

há 2 horas, brunooo disse:

DESAFIO - Criatividade

Desafio n.º1 - "Feliz Natal Para Todos" - 75 pontos

Invoca o teu espírito natalício e prepara-te para desejares um Feliz Natal à comunidade do Fórum aTelevisão!!

Em primeiro lugar, deves preparar uma mensagem onde desejas um Feliz Natal a 5 foristas que não tenham participado em nenhuma das edições do Secret Santa. Nessa mensagem, deves conter: 

- O desejo de um bom Natal;

- A razão da época natalícia tão especial (ou não) para ti;

- A explicação de como costumas comemorar a época natalícia;

- O desejo de um excelente 2026.

Para concluires o desafio, cria uma MP em que estão incluídos, além de ti, os 5 foristas como também os organizadores do concurso. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Desafio n.º2 - "Paródia de Natal" - 75 pontos 

Pronto para colocar as pessoas a rir com piadas (que até podem nem ter piada nenhuma)???

Neste desafio, deves, a partir de uma música natalícia já existente, adaptar a letra da canção, introduzindo diversas piadas que estejam relacionadas com a época do ano, ou seja, a época natalícia. As piadas podem ser umas já existentes ou podes até mesmo criar piadas que se enquadram no tema do desafio. No fundo, o objetivo, aqui, é criares uma autêntica paródia de Natal.

Para concluires o desafio, publica, no tópico geral do concurso, a tua maravilhosa paródia que, certamente (ou não...), vai fazer as pessoas rirem. 

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 50 pontos!

há 46 minutos, InesMig disse:

Desafio Xmas TreeGIF - 75 pontos

Neste desafio tens de montar uma árvore de natal de GIFs referentes a esta época (podem ser GIFs que já existem)

Não existe número mínimo nem máximo de GIFs a usar. O objetivo é usares a tua imaginação e sobretudo divertiste

Formato da árvore

quadrados.JPG

Tens, a partir de agora, 24 horas para concluir o desafio. Boa sorte! :santaclaus:

Desafio validado. :laugh: Ganhaste 25 pontos!

• Love 5