Dimitri Posted January 12 Posted January 12 Já tenho os auscultadores e as pipocas vindas da Glovo para ver a estreia no trabalho 8 Quote
Dimitri Posted January 12 Posted January 12 há 7 minutos, User3468 disse: Eles esticaram a imagem no genérico OPTO, temos visitas 7 Quote
User3468 Posted January 12 Posted January 12 (edited) Acho interessante o facto de as cenas com “efeitos especiais” terem sido renderizadas em frames diferentes dos das restantes cenas (diria 25fps vs 50 fps, respetivamente). Edited January 12 by User3468 Quote
Televisão 10 Posted January 12 Posted January 12 Não disponibilizaram ainda o 1.º episódio em 16:9 e em alta definição na RTP Play. 2 1 Quote
Dimitri Posted January 12 Posted January 12 On 10/07/2025 at 10:24, Dimitri disse: A Provedora respondeu-me "Exmo, Fui averigurar a situação que descreve, de facto a novela Vila Faia foi filmada em alta definição no entanto o contrato feito com a produtora previu apenas recebermos a versão 4:3 SD que pode ser vista nos canais oficiais da RTP" A novela Vila Faia (2008) foi a primeira novela portuguesa gravada em HD e em 16:9, mas durante anos a RTP só a exibiu em 4:3, tanto na RTP Memória como na RTP Arquivos. Em julho, reparei que existia um trailer da SP Televisão de 2012 claramente em 16:9 e com qualidade HD. Fiz alguns prints comparativos, colocando lado a lado esse trailer e a versão 4:3 exibida pela RTP, onde se percebe bem o corte de imagem. Com base nisso, enviei um email à Provedora do Telespectador e ao diretor da RTP2, no mesmo contacto, anexando as imagens e explicando a situação. A resposta que recebi foi que iriam averiguar internamente. Passados alguns meses, hoje, dia 12 de janeiro, Vila Faia estreou na RTP1 com destaque promocional como sendo exibida “pela primeira vez em Alta Definição”. Não afirmo que tenha sido exclusivamente por causa desse contacto, mas tendo em conta que durante mais de 10 anos, numa altura em que o HD e o 16:9 já são norma na RTP, nunca tinha acontecido uma exibição correta, a coincidência é, no mínimo, curiosa. É possível que esse contacto tenha desbloqueado uma verificação interna nos arquivos técnicos que acabou por levar à correção. 5 4 Quote
Televisão 10 Posted January 12 Posted January 12 (edited) há 56 minutos, Dimitri disse: A novela Vila Faia (2008) foi a primeira novela portuguesa gravada em HD e em 16:9, mas durante anos a RTP só a exibiu em 4:3, tanto na RTP Memória como na RTP Arquivos. Em julho, reparei que existia um trailer da SP Televisão de 2012 claramente em 16:9 e com qualidade HD. Fiz alguns prints comparativos, colocando lado a lado esse trailer e a versão 4:3 exibida pela RTP, onde se percebe bem o corte de imagem. Com base nisso, enviei um email à Provedora do Telespectador e ao diretor da RTP2, no mesmo contacto, anexando as imagens e explicando a situação. A resposta que recebi foi que iriam averiguar internamente. Passados alguns meses, hoje, dia 12 de janeiro, Vila Faia estreou na RTP1 com destaque promocional como sendo exibida “pela primeira vez em Alta Definição”. Não afirmo que tenha sido exclusivamente por causa desse contacto, mas tendo em conta que durante mais de 10 anos, numa altura em que o HD e o 16:9 já são norma na RTP, nunca tinha acontecido uma exibição correta, a coincidência é, no mínimo, curiosa. É possível que esse contacto tenha desbloqueado uma verificação interna nos arquivos técnicos que acabou por levar à correção. Fórum A Televisão com cada vez mais poder nas direções dos canais... Edited January 12 by Televisão 10 1 Quote
srcbica Posted January 12 Posted January 12 há 6 horas, Televisão 10 disse: Não disponibilizaram ainda o 1.º episódio em 16:9 e em alta definição na RTP Play. Se não disponibilizarem, eu posso tentar gravar. Mas avisem-me, por favor. Quote
Dimitri Posted January 12 Posted January 12 há 8 minutos, Televisão 10 disse: Fórum A Televisão com cada vez mais poder nas direções dos canais... Não foi isso que eu disse, não fui lá fazer a escolha por eles, só estou a falar da versão ter aparecido. Quote
Televisão 10 Posted January 12 Posted January 12 há 1 minuto, Dimitri disse: Não foi isso que eu disse, não fui lá fazer a escolha por eles, só estou a falar da versão ter aparecido. Eu estava a brincar, não leves a mal! E acredito que a tua mensagem possa mesmo ter tido influência, pois até então ainda não tinham exibido a versão em 16:9, quando, com outros produtos de ficção, como Pai à Força, já o tinham feito, ainda que na RTP Memória. 1 4 Quote
srcbica Posted January 12 Posted January 12 há 4 minutos, Dimitri disse: Não foi isso que eu disse, não fui lá fazer a escolha por eles, só estou a falar da versão ter aparecido. agora mesmo, Televisão 10 disse: Eu estava a brincar, não leves a mal! E acredito que a tua mensagem possa mesmo ter tido influência, pois até então ainda não tinham exibido a versão em 16:9, quando, com outros produtos de ficção, como Pai à Força, já o tinham feito, ainda que na RTP Memória. Exato! Eu também não acho inocente a versão 16:9 só aparecer depois da chamada de atenção do Dimitri. Seguramente que teve influência. 2 2 Quote
AndreRob Posted January 13 Posted January 13 Como a novela já está na rtp play... na volta nem publicam a nova versão. Alias na rtpplay está completamente à toa... episodios todos fora de ordem, começam no 3 e o 1 e o 2 estão a meio da lista MONTES DE REPETIDOS... ORGANIZEM ESSA BAGUNÇA! Quote
Ficcão Total Posted January 13 Posted January 13 Só hoje soube que tinha voltado hahaha Que novelão icónico, esta banda sonora 🤍 Quote
D91 Posted January 13 Posted January 13 há 1 minuto, Televisão 10 disse: A repetição começou com 1,9%/8,0%. Também teve pouca promoção e devia ter começado colada ao Jornal da Tarde. 3 Quote
Max30 Posted January 13 Posted January 13 há 36 minutos, Televisão 10 disse: A repetição começou com 1,9%/8,0%. Tendo em conta o estado do horário nos últimos meses certamente ninguém contaria que chegasse e fizesse logo acima dos 10%. Começar depois de um intervalo também não há milagres mas com o tempo tem tudo para levantar os números no horário! 6 Quote
Televisão 10 Posted January 15 Posted January 15 Reparei que a Maria Simões também faz de empregada nesta novela. Já não me recordava... 2 Quote
R.M Posted January 15 Posted January 15 On 02/01/2026 at 19:38, D91 disse: Gente, só vi agora. E a Escrava Isaura? Compraram de novo a escrava Isaura? 1 Quote
tuscano Posted January 15 Posted January 15 Escrever Estreia quando voltaram com ela, ficou um pouco ridículo, mas compreende-se por ter sido o primeiro episódio. 2 Quote
emanuel92 Posted January 16 Posted January 16 há 21 horas, tuscano disse: Escrever Estreia quando voltaram com ela, ficou um pouco ridículo, mas compreende-se por ter sido o primeiro episódio. Boas, Estreia em formato / norma HD A RTP 1 nunca tinha emitido Vila Faia (2008 )em HD. É uma reposição mas na melhor qualidade de imagem possível já que a novela está totalmente gravada em alta definição. 3 Quote
AndreRob Posted January 16 Posted January 16 A novela tem mantido os valores pelos 2 de rating, basicamente o mesmo que fazia a novela antereor em dias bons... agora é ver se haverá algum espaço para subir. 6 Quote
miguelalex23 Posted January 16 Posted January 16 Na Segunda-feira têm indicação de que vão dar os episódios 6 e 7, e depois na Terça a sinopse já é do ep. 8. Na verdade, comparando com a RTP Arquivos, hoje já deram boa parte do episódio 6 de produção, só ficaram a faltar uns 10 minutos. 4 2 Quote
AndreRob Posted January 17 Posted January 17 há 8 horas, miguelalex23 disse: Na Segunda-feira têm indicação de que vão dar os episódios 6 e 7, e depois na Terça a sinopse já é do ep. 8. Na verdade, comparando com a RTP Arquivos, hoje já deram boa parte do episódio 6 de produção, só ficaram a faltar uns 10 minutos. Andam a editar a exibição... nada como arruinar os ganchos da novela... enfim... em vez de 120 vai ter uns 80... 3 Quote
Televisão 10 Posted January 21 Posted January 21 Ainda que muito curtas, andam a fazer promoções diárias da novela. 5 1 1 Quote
miguelalex23 Posted January 21 Posted January 21 Reorganizaram os episódios da novela na RTP Play, onde já estava totalmente disponível... mas não trocaram pela versão 16:9 HD. Além de que, com a RTP1 a dar mais de um capítulo por dia, os episódios não batem certo com a exibição. O espectador comum que perder um episódio na TV e quiser ir ver à RTP Play fica meio perdido. 4 Quote
Recommended Posts