Jump to content

RTP Memória


David

Posts Recomendados

há 3 horas, Rui Melo disse:

Seria muito interessante repetirem peças/excertos de telejornais. Percebo que não possam exibir os telejornais todos, mas trazer momentos históricos acho que era bom e revitalizava o canal.

Volta e meia repetem um jogo de futebol dos antigos, isso também é algo que poderia ser aproveitado

Álbum de Notícias, 2004 a 2006 (eu acho)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, D91 disse:

Para quando "As Lições do Tonecas" e "Riscos"?:suspeito:

Riscos tem uma explicação  a produtoura foi à  falência  e os direitos da série  estáo congelados. As lições  do tonecas não  sei qual será  o motivo para não  transmitir  mas poderá  tambem a haver com direitos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, emanuel92 disse:

Riscos tem uma explicação  a produtoura foi à  falência  e os direitos da série  estáo congelados. As lições  do tonecas não  sei qual será  o motivo para não  transmitir  mas poderá  tambem a haver com direitos.

E não existe uma maneira de resolver a situação de "Riscos"? a RTP não poderá adquirir os direitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, D91 disse:

E não existe uma maneira de resolver a situação de "Riscos"? a RTP não poderá adquirir os direitos?

Sinceramente  não  sei como e se a RTP pode recuperar esses direitos. 

O governo  devia ter acautelado com uma lei que qualquer  direito de serie ou filme se a produtoura fosse à  falencia os direitos  passassem automaticamente  para o canal exibidor neste a RTP.

Editado por emanuel92
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, Rickal disse:

Eu assisto assiduamente as séries estrangeiras do canal e gosto que a RTP Memória invista nisso. A única coisa que acho desnecessário é aquela maratona de 5 episódios que fazem aos sábados e domingos. Podiam aí aproveitar o grande arquivo que a RTP tem de coisas nacionais.

Também não estou a dizer para deixarem de dar séries estrangeiras classicas até porque isso também é memoria, mas o canal investe tanto nesse segmento que parece que abdica do resto... também não entendo a logica das maratonas de series ao fim de semana, até porque as series quando acabam voltam a repetir passado poucos meses. E depois estas séries têm uma duração muito limitada na rtpplay o que lhes retira também esse fator de rentabilizarem lá... por isso é um investimento quase sem retorno que acaba por reduzir a produção de outros conteudos baseados no arquivo.

O canal agora raramente dá dias temáticos ou dedicados a certos acontecimentos como já fez, sobre anos ou figuras relevantes... o que é pena.

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Rui Melo disse:

Acho que não 

Sabemos que a série é uma especie de mais valia na questão legal que pende sobre a falencia da produtora mas por exemplo temos coisas curiosas como a série Ministério do Tempo que a rtp continua a exibir apesar de ter uma situação semelhante de falencia da produtora e curiosamente ser uma adaptação. A rtp parece que manteve os direitos da serie intactos mesmo passados estes anos.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, AndreRob disse:

Sabemos que a série é uma especie de mais valia na questão legal que pende sobre a falencia da produtora mas por exemplo temos coisas curiosas como a série Ministério do Tempo que a rtp continua a exibir apesar de ter uma situação semelhante de falencia da produtora e curiosamente ser uma adaptação. A rtp parece que manteve os direitos da serie intactos mesmo passados estes anos.

Provavelmente podem-se ter precavido dado esse tipo de situações e provável que o acordo de licenciamento ainda dure mais algum tempo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/03/2024 at 14:39, AndreRob disse:

Também não estou a dizer para deixarem de dar séries estrangeiras classicas até porque isso também é memoria, mas o canal investe tanto nesse segmento que parece que abdica do resto... também não entendo a logica das maratonas de series ao fim de semana, até porque as series quando acabam voltam a repetir passado poucos meses. E depois estas séries têm uma duração muito limitada na rtpplay o que lhes retira também esse fator de rentabilizarem lá... por isso é um investimento quase sem retorno que acaba por reduzir a produção de outros conteudos baseados no arquivo.

O canal agora raramente dá dias temáticos ou dedicados a certos acontecimentos como já fez, sobre anos ou figuras relevantes... o que é pena.

 

O canal para mim devia ter uma série estrangeira às 21h(para aproveitar que os canais de séries só têm estreias a partir das 22h), às 22h um série portuguesa e a partir das 23h devia deixar as séries indo buscar outras coisas do arquivo, mas não infelizmente preferem manter assim, com tanta coisa que por lá devem ter que nunca passou ou raramente o fez.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/03/2024 at 19:49, Televisão 10 disse:

Chuva na Areia substituiu hoje Passerelle na faixa das 17h00 dos dias úteis.

Estou a seguir essa novela e é melhor do que achava. Apenas tinha visto um ou outro episódio solto noutra reposição. Os diálogos não são fenomenais (alguns até são um pouco fracos), mas até se vê bem e não é assim tão secante e o elenco é excelente (sempre achei isso). Atores como Virgilio Teixeira, José Viana, Rogério Paulo, Luis Pinhão, Carlos Wallenstein (pai do José Wallenstein), Baptista Fernandes, Mário Sargedas, etc, são excelentes e pouco ou nada conhecia dos seus trabalhos. O António Lopes Ribeiro, que foi um renomado cineasta português, entrou nessa novela e do que vi até se safou muito bem. A esses acrescento outros mais conhecidos (para mim, pelo menos), Mariana Rey Monteiro, Manuela Maria, Glicinia Quartin, Natalia Luiza, Laura Soveral, Henrique Viana, Armando Cortez, Rui Mendes, Alina Vaz, Adelaide João, António Rama, Manuel Cavaco, José Gomes, Carlos César, Rui Luis, Nuno Melo, Luisa Barbosa, Maria Dulce, etc, Para mim é a novela portuguesa com o melhor elenco e até rivaliza com grandes elencos do presente e passado a nível mundial.

Editado por Vieira
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/03/2024 at 15:30, Televisão 10 disse:

Mulheres Assim vai deixar de ser ignorada pela RTP Memória, já que vai repetir de segunda a sexta-feira, pelas 15h00 e pelas 21h00, a partir do dia 22.

Depois de ter saído da grelha, a transmissão desta série voltou a estar programada para as 15h00 e agora para as 23h20 do canal. Transmissão a partir do dia 17.

Se pouca ficção já faltasse no canal, no mesmo dia, mais uma faixa vai ser ocupada com séries nacionais - a das 20h00 - com a aposta em Sinais de Vida, que substitui assim Portugueses Pelo Mundo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Televisão 10 disse:

Depois de ter saído da grelha, a transmissão desta série voltou a estar programada para as 15h00 e agora para as 23h20 do canal. Transmissão a partir do dia 17.

Se pouca ficção já faltasse no canal, no mesmo dia, mais uma faixa vai ser ocupada com séries nacionais - a das 20h00 - com a aposta em Sinais de Vida, que substitui assim Portugueses Pelo Mundo.

RTP Ficção em grande. Com tanta faixa de novelas onde a "mini-novela" Sinais de Vida pode ir rodando...
Portugueses pelo Mundo é substituído ao final da 9ª temporada. Ainda havia mais duas por "estrear" se quisessem.

Por falar em novelas, Água de Mar substitui Lusitana Paixão às 11h50, mantendo a exibição "a metro" de Segunda a Domingo.

De madrugada, às 3h35, A Ferreirinha é substituída no dia 15 por uma série pouco exibida, A Grande Mentira (1991, 6 eps.). De manhã, a faixa das 8h45 mantém um perfil mais juvenil com Triângulo Jota a substituir Miúdo Graúdo no dia 19.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que poderia beneficiar muito este canal e mudar um pouco a cara dele seria incluir programas da RTP Açores e RTP Madeira, há vários magazines, talk-shows (que até têm sido adicionados à RTP Arquivos), eventos, documentários próprios e ainda algumas séries e telefilmes desses canais que podiam perfeitamente dar neste canal para não dar sempre os mesmos conteúdos.

As RTP's regionais também são filhas de Deus, e agora que a digitalização dos conteúdos regionais está mais proeminente era a altura perfeita, esses canais têm as horas de programação própria contada, e não têm espaço para faixas de "memória"... A RTP Memória poderia começar a integrar estes conteúdos, pois os quase 500 mil habitantes dos arquipélagos certamente gostariam de rever estes programas e era uma forma de diversificar a programação. e a população continental também ver e conhecer um pouco do que se fez lá.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dimitri disse:

Uma coisa que poderia beneficiar muito este canal e mudar um pouco a cara dele seria incluir programas da RTP Açores e RTP Madeira, há vários magazines, talk-shows (que até têm sido adicionados à RTP Arquivos), eventos, documentários próprios e ainda algumas séries e telefilmes desses canais que podiam perfeitamente dar neste canal para não dar sempre os mesmos conteúdos.

As RTP's regionais também são filhas de Deus, e agora que a digitalização dos conteúdos regionais está mais proeminente era a altura perfeita, esses canais têm as horas de programação própria contada, e não têm espaço para faixas de "memória"... A RTP Memória poderia começar a integrar estes conteúdos, pois os quase 500 mil habitantes dos arquipélagos certamente gostariam de rever estes programas e era uma forma de diversificar a programação. e a população continental também ver e conhecer um pouco do que se fez lá.

Por acaso, eu tenho ideia de que existe uma série qualquer feita pela RTP Madeira, que já passou neste canal.

Vou mencionar o @Televisão 10, que acho que ele sabe qual foi.

Editado por srcbica
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, srcbica disse:

Por acaso, eu tenho ideia de que existe uma série qualquer feita pela RTP Madeira, que já passou neste canal.

Tenho estado atento, que me lembre não passou nada, a única coisa salvo erro foi no Natal de 2021 passou o telefilme açoriano Helena Num Ato, que é super curtinho, tem 20 minutos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, srcbica disse:

Por acaso, eu tenho ideia de que existe uma série qualquer feita pela RTP Madeira, que já passou neste canal.

Nao passaram. E da RTP Madeira ainda tens Homens de Passagem, e os telefilmes Ora… o Mar e Página Quatro

A RTP Açores ainda tem mais produções, que nao me lembro se deram aqui: Pedras Brancas, Xailes Negros, Mau Tempo no Canal, Gente Feliz com Lágrimas, Crónicas de Gente Esquecida, Escrito no Basalto…

A própria RTP África tens programas e talk-shows que eram bem vindos (julgo que a única serie produzida pelo canal foi aquela Café Kwanza, mas e muito recente para dar na Memória ainda) :)

Editado por Rui Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Novembro adicionaram um game-show dos anos 90 da RTP Madeira, à RTP Arquivos. Podia perfeitamente dar na RTP Memória, ainda é grandinho e são perguntas sobre a Madeira. https://arquivos.rtp.pt/conteudos/a-volta-da-ilha-parte-i-13/

A RTP Madeira teve muito bons talk-shows, o Irreverência que era estilo Curto Circuito e ainda durou uns bons anos, dois apresentadores a ler comentários da Internet, a entrevistar bandas e personalidades. Houve um programa dos anos 80 muito à frente, "A Roda de Amigos", "Sol e Dó" ... "Letra Dura e Arte Fina" que foi o MAIOR programa da RTP Madeira, esteve no ar 10 anos, apresentado por Maria Aurora que foi das maiores personalidades da Madeira, o programa chegou a ser distinguido com prémios, entrevistava autores, pensadores, nacionais inclusive. "Recados das Ilhas" que foi um antecessor do atual "Atlântida", "Alpendre" foi outro talk-show que era uma versão mais barata do Praça da Alegria. Há anos que fazem um programa sobre as tradições madeirenses de Natal chamado "Festa é Festa".

O canal chegou a ter um programa infantil de auditório em 1989 que dava sábado de manhã chamado "Sábado ao Vivo". Teve vários documentários "A Terra e o Povo", "Xavelha D'Alto", "Quintas da Madeira", "Viagens Pela Madeira", "Arraiais Madeirenses", "Plantas com História", "O Tempo Escrito nas Rochas". Chegaram a filmar documentários próprios na Venezuela "Venezuela: Dias de Ira" retratando a vida das comunidades madeirenses no país, 

A RTP-M chegou a gravar algumas peças de teatro realizadas em teatros madeirenses, como A Ilha de Arguim (1998) https://www.rtp.pt/programa/tv/p14533 , além dos Festivais da Canção Infantil da Madeira, Musicaeb (programa em que todas as escolas da Madeira iam mostrar peças de teatro, músicas, durava 3 dias - hoje em dia existe um programa semelhante chamado Escolartes).

Até nas datas festivas podiam passar cortejos antigos do Carnaval da Madeira, Festa da Flor.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que não consigo entender é porque raio têm passado filmes ou telefilmes portugueses, exactamente no horário em que muitíssimas vezes a RTP2 já tem no ar o filme português da semana, a RTP auto sabota-se, é só parvo.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Não me recordo agora de nenhuma, honestamente.

Não será confusão com os Homens de Passagem que foram alvo de sátira no Isto é Uma Espécie de Magazine? Isso viralizou na altura, o vídeo até tem mais de 1M de visualizações.

 

Editado por Dimitri
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Homens de Passagem, essa série injustiçada. Nunca foi reposta na RTP Memória, nem menos no fim de 2007 como resposta à passagem nos Tesourinhos Deprimentes.

Fora a RTP Madeira, a série foi repetida pelo menos uma vez (RTP Internacional, 1995 aproximadamente). Acho que na altura não chegou a dar nos canais nacionais, nem mesmo na TV2. Por algum tempo em 2015 pudémos prestigiar a série incompleta no YouTube, gravado da RTP Internacional, e só em 2021 chegou aos arquivos da RTP.

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...