Jump to content

Ficção TVI


RIKIPOWER
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 1 hora, Dimitri disse:

viste? Eu adoro a novela

Nao vi a novela toda com as trocas de horario da época mas na altura não gostei e não percebi qual foi o interesse de a adaptarem. E na altura tinha Saber Amar para comparar e era uma grande diferença. Eu coloquei mesmo por isto, numa altura que casa da criação criava boas histórias a TVI estava a encomendar demasiadas adaptações, não tinha muito sentido e tanto é que a maioria dessa época foram flop à excepção de Anjo Selvagem (a seguir só Ana e os 7 em 2003 e Doce fugitiva em 2006 é que quebraram um pouco essa ideia). 

Tanto Coração Malandro como Tudo por Amor tinham algumas personagens engraçadas, um humor interessante para a época nas novelas que tendiam a ser melodramaticas estilo Olhos de água, mas depois falhavam a meu ver no equilíbrio tanto na história como no seu desenvolvimento. 

Editado por JM26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, Leo08 disse:

Eu gostava tanto de ver Ilha dos Amores, Olhos nos Olhos e Doida Por Ti, mas parece impossível a tvi repetir estas novelas:nostalgia: 

Bem que ONO devia substituir Mundo ao Contrário, transmitir só 4 episódios e depois desaparecer, enfim:rolleyes:

Ilha dos Amores já não repete desde 2014, Olhos nos Olhos repetiu em 2013 na Ficção e no ano a seguir nas madrugadas da generalista (desde então só essa dos 4 episódios que não conta) e Doida por Ti só repetiu uma vez em 2017 na TVI Ficção além de Meu Amor que apesar de ter repetido duas vezes na Ficção a última já foi em 2015 e na generalista foi muito maltratada e acabou interrompida.

Mas é preferível passar a 50ª repetição de Espírito Indomável :ok: 

  • Gosto 1
  • Triste 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Afonso disse:

Eu acho que este país precisa mesmo de ver 'Olhos nos Olhos' com outros olhos - tantos olhos numa só frase :mosking:. É que foi mesmo do mais arrojado que se fez na ficção nacional, é uma novela muito à frente do seu tempo. 

Sim, não é de todo uma má novela. Quando a vi pela primeira vez não gostei, mas era uma miúda e aquilo não era uma novela de todo adequada a pré-adolescentes, contudo, quando a vi pela segunda vez achei uma novela bastante diferente de tudo o que já se fez e com bastante qualidade. Continua a não ser das minhas preferidas, mas já vi bem pior nos últimos tempos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Afonso disse:

Eu acho que este país precisa mesmo de ver 'Olhos nos Olhos' com outros olhos - tantos olhos numa só frase :mosking:. É que foi mesmo do mais arrojado que se fez na ficção nacional, é uma novela muito à frente do seu tempo. 

Curiosamente, é a única novela do Vilhena que eu não vi. Passei por ela, mas não prestei atenção. Tenho mesmo imensa vontade de ver! 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pouco Unpopular opinion, mas as minhas novelas preferidas foram Ilha dos Amores, Fascínios, Espírito Indomável, Doida por Ti (uma novela simples mas super boa de se ver) e Quer o Destino (a última que me colou, o que hoje em dia não é fácil). São novelas que me lembro de seguir todos os dias.

Confesso que em miúdo também gostei de algumas xaropadas simples, tipo Anjo Selvagem, Doce Fugitiva, Feitiço de Amor e Doce Tentação. :cryhappy:

Ninguém como Tu e Tempo de Viver não segui muito na altura mas consegui ir vendo partes quando repetiram e eram muito boas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, D91 disse:

Fascínios foi outra boa novela. A Alexandra Lencastre arrasou. :adoro:

alexandra-lencastre-fasc%C3%ADnios.gif

Novela muito esquecida hoje em dia mas muito boa além de ter sido um grande sucesso de audiências, ótimo elenco (praticamente metade das personagens eram vilões ou mau caráter xD) e cenários excelentes, as paisagens da Índia eram maravilhosas e os instrumentais foram dos melhores que me lembro de ver em novelas.

Ainda me lembro que na altura chamavam a novela de “Assassínios” devido à quantidade de personagens que morreram ao longo da novela, coitados mal sabiam eles que nas futuras novelas seria ainda pior :haha: 

  • Gosto 3
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JM26 disse:

Nao vi a novela toda com as trocas de horario da época mas na altura não gostei e não percebi qual foi o interesse de a adaptarem. E na altura tinha Saber Amar para comparar e era uma grande diferença. Eu coloquei mesmo por isto, numa altura que casa da criação criava boas histórias a TVI estava a encomendar demasiadas adaptações, não tinha muito sentido e tanto é que a maioria dessa época foram flop à excepção de Anjo Selvagem (a seguir só Ana e os 7 em 2003 e Doce fugitiva em 2006 é que quebraram um pouco essa ideia). 

Tanto Coração Malandro como Tudo por Amor tinham algumas personagens engraçadas, um humor interessante para a época nas novelas que tendiam a ser melodramaticas estilo Olhos de água, mas depois falhavam a meu ver no equilíbrio tanto na história como no seu desenvolvimento. 

Eu gostei, achei a história bastante ritmada, a história da Paula não poder descobrir que era filha do Anselmo Pacheco, para que a Mercedes a viuva conseguisse ficar com a fortuna toda para si e para as filhas. As filhas também tinham bastante personalidade, a Sónia e a Leonor, uma futil como a mãe, outra de coração gigante. O facto do Zé Passarinho presenciar a morte do Anselmo, e ser a única testemunha e por causa disso também um suspeito, além de viver com as Pacheco, e mesmo apaixonar-se pela Paula que por sua vez namorava com o vilão, Ricardo. E aquilo era um trio gigante, porque o Ricardo, que era o Pedro Lima, tinha interesse na Paula (Sandra Celas), mas também dava umas voltas com a Mónica (Sofia Grillo) que foi se a memória não me falha, esposa dele. E ainda tinha a empregada, a Carla (Patricia Bull) em cima dele. As filhas da Mercedes depois também têm uma boa progressão, a egocêntrica Sónia apaixona-se e engravida pelo "patinho feio" Henrique. 

O Passarinho todo um "galã" a meio descobre que pode ter um filho de um relacionamento adolescente, o Rafa. Ele conhece o rapazinho na Quinta Pedagógica, que era um set recorrente na novela, onde a Natalina José e a Margarida Carpinteiro estavam sempre, eram reclusas recentemente libertadas :rofl: que faziam lá serviço comunitário e só desencaminhavam o miudo.  Havia ainda a pensão da Antónia (Eunice Muñoz) que era de chorar a rir. A Antónia estava sempre a lhe dar males, ela achou que ia morrer N vezes durante a novela e só queria atenção, além de achar que vivia na monarquia :mosking:, se não me engano a Eunice no fim tinha um namorado nessa novela que se chamava Efigénio, mas não me lembro de todo de qual era o ator. A filha dela a Flor, uma virgem quarentona fiel ao amor e contos de fadas era um mimo :rofl:. Resumindo, amei essa novela.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, Dimitri disse:

Eu gostei, achei a história bastante ritmada, a história da Paula não poder descobrir que era filha do Anselmo Pacheco, para que a Mercedes a viuva conseguisse ficar com a fortuna toda para si e para as filhas. As filhas também tinham bastante personalidade, a Sónia e a Leonor, uma futil como a mãe, outra de coração gigante. O facto do Zé Passarinho presenciar a morte do Anselmo, e ser a única testemunha e por causa disso também um suspeito, além de viver com as Pacheco, e mesmo apaixonar-se pela Paula que por sua vez namorava com o vilão, Ricardo. E aquilo era um trio gigante, porque o Ricardo, que era o Pedro Lima, tinha interesse na Paula (Sandra Celas), mas também dava umas voltas com a Mónica (Sofia Grillo) que foi se a memória não me falha, esposa dele. E ainda tinha a empregada, a Carla (Patricia Bull) em cima dele. As filhas da Mercedes depois também têm uma boa progressão, a egocêntrica Sónia apaixona-se e engravida pelo "patinho feio" Henrique. 

O Passarinho todo um "galã" a meio descobre que pode ter um filho de um relacionamento adolescente, o Rafa. Ele conhece o rapazinho na Quinta Pedagógica, que era um set recorrente na novela, onde a Natalina José e a Margarida Carpinteiro estavam sempre, eram reclusas recentemente libertadas :rofl: que faziam lá serviço comunitário e só desencaminhavam o miudo.  Havia ainda a pensão da Antónia (Eunice Muñoz) que era de chorar a rir. A Antónia estava sempre a lhe dar males, ela achou que ia morrer N vezes durante a novela e só queria atenção, além de achar que vivia na monarquia :mosking:, se não me engano a Eunice no fim tinha um namorado nessa novela que se chamava Efigénio, mas não me lembro de todo de qual era o ator. A filha dela a Flor, uma virgem quarentona fiel ao amor e contos de fadas era um mimo :rofl:. Resumindo, amei essa novela.

Não me lembro de metade disso, o que mais me lembro é da personagem da Maria Henrique que acho que pertencia a esse núcleo da pensão e da personagem da Margarida Marinho.

Não tinha ideia que a Margarida Carpinteiro tinha entrado aqui também. Na altura ainda estava no ar Tudo por Amor, creio eu, onde ela teve dos melhores papeis da carreira.

Puxando pelas novelas da altura acho que talvez Ultimo Beijo fosse pior que Coração Malandro. Também uma adaptação de uma história banal, uma trama muito parada e também muito mal tratada do início ao fim (ainda que Coração Malandro tenha sido muito mais, durando praticamente 2 anos e os últimos episódios só a dar à 6ª ao inicio da tarde).

 

Editado por JM26
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, JM26 disse:

Não me lembro de metade disso, o que mais me lembro é da personagem da Maria Henrique que acho que pertencia a esse núcleo da pensão e da personagem da Margarida Marinho.

 

A Maria Henrique era filha da Antónia, era apaixonada pelo Passarinho e fazia-lhe as vontades todas porque estava cega de amores. Era um amor não correspondido. :rofl: Lembro-me de muita coisa, mas há coisas que também não vi. Apanhei a novela esporadicamente na RTP África em 2008/09.

há 58 minutos, JM26 disse:

Ultimo Beijo fosse pior que Coração Malandro

A história da Rita, a vilã é mórbida. Ela é infertil e convence a Maria a ser a barriga de aluguer dela. Depois a Francisca a irmã dela apaixona-se pelo Afonso (Pedro Lima), a Maria apaixona-se pelo Afonso, e claro a Rita que já tinha uma relação com ele. O irmão da Maria tinha deficiência cognitiva e a empregada da Rita, que já não me lembro do nome mas era a Ângela Ribeiro afinal era mãe dela. Na verdade acho que todas as adaptações foram boas. Mas pronto… nem todas correram bem, o público e a própria tvi foram culpados.

Edit: Mas consigo perceber, O Ultimo Beijo parece mais low budget mesmo a nivel de produçao

Editado por Dimitri
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, Dimitri disse:

convence a Maria a ser a barriga de aluguer dela. Depois a Francisca a irmã dela apaixona-se pelo Afonso (Pedro Lima), a Maria apaixona-se pelo Afonso, e claro a Rita que já tinha uma relação com ele. O irmão da Maria tinha deficiência cognitiva e a empregada da Rita, que já não me lembro do nome mas era a Ângela Ribeiro afinal era mãe dela. Na verdade acho que todas as adaptações foram boas. Mas pronto… nem todas correram bem, o público e a própria tvi foram culpados.

O Último Beijo era uma novela muito dramática. E a vilã da São José Correia até assustava. 

A história da barriga de aluguer foi uma história original para uma novela portuguesa naquela época. 

Ainda me lembro da última cena da novela quando a Rita tenta empurrar a Maria de um precipício. 

Lembro-me que há vários anos a TVI repetiu a novela nas madrugadas. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, D91 disse:

Lembro-me que há vários anos a TVI repetiu a novela nas madrugadas. 

Foi por volta de 2013/2014, se não me engano, que a novela substituiu "Deixa-me Amar". Embora tenha sido exibida originalmente apenas aos sábados, às 23h, ela obteve boas audiências. No entanto, devido ao horário tardio e pouco visível, acabou não sendo muito lembrada. Surpreendentemente, até uma novela com pouco sucesso, como "Tudo Por Amor", é mais lembrada. Recentemente, a TVI publicou algo sobre "Tudo Por Amor", e houve vários comentários elogiando-a como uma boa novela, por exemplo.

"O Último Beijo" e "Tudo Por Amor" , embora tenham tomado algumas liberdades criativas, conseguiram chegar ao fim da história original. No entanto, "Coração Malandro" não teve a mesma sorte. Embora tenha tido um final semelhante ao original, a trama ficou apenas com um terço da história original, que tinha 327 episódios. O mesmo aconteceu com "Mulheres", que teve 189 episódios e, devido ao fracasso, encerraram a história com mais de 60 episódios restantes da versão original por adaptar. Por exemplo, no final da versão original, Mariana e Guilherme casam-se novamente  numa festa num jardim, com todas as personagens presentes. Já na adaptação portuguesa, termina com a morte do irmão da Camila/Marlene e o seu funeral, seguido de desfechos apressados em forma de flashback.

E depois ainda temos o caso oposto, Anjo Selvagem, Doce Fugitiva, Deixa-me Amar e Quer o Destino expandiram e muito a história original. Quero é Viver foi uma mistura, expandiu bastante mas ainda seguiu certas coisas do original na sua fase original portuguesa. Infelizmente, não posso comentar sobre "Nunca Digas Adeus", pois nunca vi nada desta novela.

Editado por Dimitri
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Max30 disse:

O episódio de Mundo Meu da icónica cena em que a Maria João Bastos louca corta os pulsos (a partir do minuto 15:55) :clink:

https://tviplayer.iol.pt/programa/mundo-meu/55f6da4c0cf244f583cbaffa/video/56699fa60cf2d665df92b018

Que vilã, mds, era mesmo malvada e o seu sorriso cínico. Saudades de uma grande vilã assim. Era tão melhor repetir isto do que o Espírito Indomável:nostalgia:

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou apenas deixar o meu top para as novelas do Rui Vilhena.

1. Tempo de Viver

2. Olhos nos Olhos

3. Ninguém Como Tu (mais pela mítica Luísa Albuquerque, não tanto pela história; a trama mais clichê do Vilhena)

4. Na Corda Bamba (ainda que na 2ª temporada a trama tenha enrolado bastante, é inesquecível a performance da Dalila Carmo, da Maria João Bastos e do Pepe Rapazote)

5. Sedução

 

As únicas produções que assisti sem o cunho do Vilhena foram: Jardins Proibidos (2000), Ana e os 7, e Remédio Santo. Boas produções.

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Aljubarrota disse:

Vou apenas deixar o meu top para as novelas do Rui Vilhena.

1. Tempo de Viver

2. Olhos nos Olhos

3. Ninguém Como Tu (mais pela mítica Luísa Albuquerque, não tanto pela história; a trama mais clichê do Vilhena)

4. Na Corda Bamba (ainda que na 2ª temporada a trama tenha enrolado bastante, é inesquecível a performance da Dalila Carmo, da Maria João Bastos e do Pepe Rapazote)

5. Sedução

 

As únicas produções que assisti sem o cunho do Vilhena foram: Jardins Proibidos (2000), Ana e os 7, e Remédio Santo. Boas produções.

Das novelas do Vilhena, falta Terra Mãe e Boogie Oogie. Já viste? Acho-as espetaculares. 

Editado por Guida
  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...