Jump to content

Santos Populares


Diana

Posts Recomendados

Aqui não há grande tradição de marchas nem de Santos Populares mas na terra dos meus avós fazem umas marchas de S.João e fogo de artifício (e lançam balões) e eu costumo ir e gosto. Claro que não se compara ao do Porto mas sempre é uma festa onde nos divertimos e ainda como umas farturas xD

Quanto ao Sto António até gosto de ver de vez em quando, mas nunca vi ao vivo, só na TV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu antigamente até achava piada aos casamentos e as marchas. Mas depois fui-me desinteressando disto. Durante vários anos a SIC transmitia sempre os casamentos e a TVI as marchas. Depois uns dois anos a SIC transmitiu as marchas. E depois passou tudo para RTP onde faz sentido estar.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RTP1 prepara grande emissão especial de São João para 23 de Junho

33180_40743_7051.jpg&w=270

Manhã (10h-13h)

Durante a manhã, a emissão, em estúdio, será conduzida por Sónia Araújo e José Carlos Malato. Catarina Camacho e Joana Teles vão acompanhar o acordar da cidade e os primeiros preparativos para a grande noite. 

Tarde (14h- 19/20h)

À tarde, numa emissão com Jorge Gabriel e Vanessa Oliveira, iniciamos a contagem final para a noite mais animada do país. Hélder Reis junta-se a Catarina Camacho e a Joana Teles para uma reportagem pelas ruas da Invicta.

Noite (21h-00h30)

A noite de São de João da RTP será em direto da Serra do Pilar, numa emissão conduzida por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, mas onde não vai faltar um olhar sobre a festa na Av. dos Aliados com a reportagem de Hélder Reis e o pulsar da Ribeira do Porto, onde Vanessa Oliveira e José Carlos Malato serão os nossos anfitriões. 

------------------

Finalmente as festas de São João no Porto ganham notoriedade na RTP1 e tem destaque durante todo o dia na grelha, tal como as de Lisboa. Já em anos anteriores tinha proposto que não gravassem apenas a noite e o fogo. A cidade do Porto está em festa o dia todo, há pessoas nas ruas, música e portanto há mais do que motivos para se fazer emissão especial tal como no Sto. António.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o S.João é a maior e melhor festa/santo popular do país, merece ter tanta ou mais notoriedade na RTP (do que o S. António), acho injusto que normalmente seja preterida pela de S. António, só por esta ser da capital :sleep:

Ainda bem que este ano é diferente!

Editado por Ivo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Ambrósio disse:

Não sei se seria boa ideia misturar com todos, pelo menos o S.João e o Sto. António no mesmo tópico ia ficar confuso. É preferível assim mas quem sabe são os moderadores.

Como isto são tópicos que não costumam receber muitos comentários, eu pensei que não ficaria assim muito confuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ivo disse:

Na minha opinião o S.João é a maior e melhor festa/santo popular do país, merece ter tanta ou mais notoriedade na RTP (do que o S. António), acho injusto que normalmente seja preterida pela de S. António, só por esta ser da capital :sleep:

Ainda bem que este ano é diferente!

Infelizmente sempre foi assim, voltamos sempre ao mesmo problema de sempre : centralismo. Eu não digo que  Sto António não mereça emissão o dia todo ou não tenha algo para mostrar, tem. As marchas e os casamentos são um belo exemplo, cerimónias tradicionais/populares e e que merecem transmissão. O mesmo se passa com o São João. Há que fazer cobertura pela cidade do Porto, acompanhar as festas nos bairros, os preparativos e falar das inúmeras tradições ligadas ao S. João, que são muitas face aos restantes santos populares. São as rusgas, o saltar a fogueira, os martelos, alho porro, os balões, o banho nas praias ao fim da noite, é o fogo de artificio, entre outras. Vai ser bom ao fim de tantos anos esta festa ter destaque na grelha para um dia inteiro.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o facto da RTP1 descentralizar os festejos e alargá-los ao S. Pedro, só me pergunto se valerá a pena ter emissão diurna + noturna como o Sto António e o S.João. Eu não conheço muito bem este santo e estas festas. Sei que é muito festejado na Afurada (Gaia) e na Póvoa de Varzim mas as suas tradições é algo que não estou a par, portanto não sei que emissão a RTP irá fazer neste dia. Se for para colocar um palco com musica pimba o dia todo dispensa-se.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rodolfo disse:

Eu concordo com o facto da RTP1 descentralizar os festejos e alargá-los ao S. Pedro, só me pergunto se valerá a pena ter emissão diurna + noturna como o Sto António e o S.João. Eu não conheço muito bem este santo e estas festas. Sei que é muito festejado na Afurada (Gaia) e na Póvoa de Varzim mas as suas tradições é algo que não estou a par, portanto não sei que emissão a RTP irá fazer neste dia. Se for para colocar um palco com musica pimba o dia todo dispensa-se.

 

há 37 minutos, Ivo disse:

O S.Pedro terá certamente a sua qualidade, mas não é demasiado pequeno e pouco importante para ter direito ao mesmo tempo de antena do S.António e S. João? Não conheço totalmente as suas tradições, mas não me parece merecedor...

O São Pedro na Póvoa tem tanto "conteúdo" como o S. António ou o S. João, não se deixem enganar pela dimensão das cidades. Para não falar da força do povo nestas celebrações, vive-se o S. Pedro com uma força e garra que nem vos passa pela cabeça. Isto porque há 6 bairros populares. 3 (Sul, Matriz e Norte) deles, são os grandes, e os outros 3 (Regufe, Mariedeira e Belém), mais secundários. E esses 6 bairros têm as suas rusgas e claques. As rusgas são do mais bonito que pode haver (há infantis e "adultas"). As tricanas, são as estrelas deste dia, eles trajam de avental e blusa (maiores símbolos das festas), mas são aventais e blusas, cujo o preço individual ronda os 1000/1500€. Estas rusgas desfilam pela cidade, passando todas pelos 3 principais bairros, e dançam ao som das músicas originais. Depois há as claques, assim para atalhar, estão a ver Porto vs Benfica? É assim Sul vs Norte. 

Depos há toda a vertente popular, todas as ruas estão cheias de mesas, em que todos oferecem comida e bebida a todos, todos cantam, dançam... É incrível! O ambiente é brutal, mesmo. 

Quando "a noite acaba", a outra "noite" (para o pessoal jovem) começa. A avenida  transforma-se numa autêntica discoteca gigantesca ao ar livre.

Durante o dia, realmente, não há nada, não sei que tipo de emissão vão fazer, a festa em força, começa lá para as 20:00.

Do que conheço do São Pedro da Afurada, aquilo não é lá muito festejado, até porque as rusgas da Póvoa é que vão sempre lá atuar, num dos dias seguintes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Rafael A. disse:

Durante o dia, realmente, não há nada, não sei que tipo de emissão vão fazer, a festa em força, começa lá para as 20:00.

Do que conheço do São Pedro da Afurada, aquilo não é lá muito festejado, até porque as rusgas da Póvoa é que vão sempre lá atuar, num dos dias seguintes.

Era aí que eu queria chegar. Ninguém aqui atacou o S. Pedro, que como sabes é o mais pequeno dos três santos populares a todos os níveis, simplesmente nos questionamos que conteúdo a RTP iria ter para alargar uma noite a um dia inteiro. No Sto António e no São João (os maiores) há, mas e no S. Pedro ? como tu acabaste de referir não há e é nessa questão que me foquei. Estou de acordo em transmitirem a noite do S. Pedro e desta forma dar a mesma oportunidade às gentes da Afurada ou da Póvoa de festejar mas cheira-me que irá ser 760 e música pimba durante o dia todo em modo de justificar esta aposta. Por mais que gostes do S. Pedro sabes que este está longe da imponência dos dois santos anteriores.

Editado por Rodolfo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minutp, Rodolfo disse:

Era aí que eu queria chegar. Ninguém aqui atacou o S. Pedro, que como sabes é o mais pequeno dos três santos populares a todos os níveis, simplesmente nos questionamos que conteúdo a RTP iria ter para alargar uma noite a um dia inteiro. No Sto António e no São João (os maiores) há, mas e no S. Pedro ? como tu acabaste de referir não há e é nessa questão que me foquei. Estou de acordo em transmitirem a noite do S. Pedro e desta forma dar a mesma oportunidade às gentes da Afurada ou da Póvoa de festejar mas cheira-me que irá ser 760 e música pumba durante o dia todo em modo de justificar esta aposta. Por mais que gostes do S. Pedro sabes que este está longe da imponência dos dois santos anteriores.

A questão é essa. Durante o dia não há nada. Há noite há conteúdo que não falta. Quanto à imponência, estás a julgar algo que não conheces. Que é o que criticas que os Lisboetas fazem ao nosso São João. Nesse dia vê na TV, ou dá um salto à Póvoa que ficas rendido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Rafael A. disse:

A questão é essa. Durante o dia não há nada. Há noite há conteúdo que não falta. Quanto à imponência, estás a julgar algo que não conheces. Que é o que criticas que os Lisboetas fazem ao nosso São João. Nesse dia vê na TV, ou dá um salto à Póvoa que ficas rendido.

Mas eu não estou a julgar nada, não estejas com complexos de inferioridade. Todos os santos populares devem ser festejados, aí estamos os dois de acordo, mas o que estou a dizer e tu próprio me dás razão, é que no S. Pedro não há conteúdo durante o dia para se justificar uma transmissão de quase 10h, vai ser um belo encher chouriços. Agora a noite ? acho muito bem que transmitam e mostrem a força que o S. Pedro tem nas suas localidades. Eu próprio já ando para ir à Póvoa nesta noite há 2 anos e este ano quero mesmo ir, caso o trabalho me permita. No entanto, e tu próprio sabes disso, o S. Pedro não é tão grandioso em termos de pessoas nas ruas quanto o São João ou o Sto António, basta ser uma cidade pequenina a competir com duas capitais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TvGuia desta semana "confirma" a presença da RTP no S. Pedro da Póvoa. Sinceramente acho uma excelente iniciativa, são os "3 grandes" santos portugueses acho justo fazerem uma transmissão para cada um deles. Quanto à da Póvoa, nem que seja pimba todo o dia pelo menos nesse dia aprovo pois é uma emissão especial para fugir da monotonia do restante ano e pelo menos assim o S. Pedro não fica em desvantagem para com os outros. xD

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aleluia. Eu festejo o São Pedro cá no Alentejo e finalmente este Santo Popular também vai ter destaque na TV. 

28 de junho (terça-feira)

-Festa do São Pedro, a partir da Póvoa do Varzim

- De manhã, Sónia Araújo e José Pedro Vasconcelos conduzem a emissão

- À tarde, Tânia Ribas de Oliveira e Jorge Gabriel assumem as rédeas

- Pela noite, Vanessa Oliveira e Herman José acompanham todas as emoções

- Durante todo o dia, Isabel Angelino fará reportagens em Évora, e Joana Teles em Sintra



Leia mais: RTP alarga festas dos santos populares ao São Pedro http://www.jn.pt/cultura/media/ntv/interior/rtp-alarga-festas-dos-santos-populares-ao-sao-pedro-5217888.html#ixzz4BySVwMdZ 
Follow us: jornalnoticias on Facebook

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...