PierreDumont Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 Eu não sei qual o tópico mais adequado de abrir essa discussão, então falarei aqui: Eu peço que sejam sinceros comigo para que eu posso entender algo: qual a visão que vocês têm sobre o Brasil, os brasileiros e a sua Televisão? O porquê desta pergunta: estava vendo a entrevista de um linguista português sobre a relação entre o Brasil e Portugal, do quanto ela é conflituosa e distanciada. Basicamente ele disse que o brasileiro é indiferente ou tem uma visão muito negativa de Portugal, com uma pequena minoria a gostar do país. Aí o apresentador disse: "Só queríamos disfrutar uma parte deste enorme mercado." Eu sou alguém que cresceu nos anos 90 e só ouvia falar de Portugal nos livros didáticos e a onipresente imagem do Marquês de Pombal: Eu não lembro de nenhuma reportagem marcante sobre Portugal na Televisão brasileira dos anos 90 e começo dos anos 2000. A única referência, ainda assim escassa, é o portuga padeiro, ouvidor de fado e que entende tudo na literalidade. Eu confesso que me surpreendi com a imagem solarenga que Portugal tem na Europa, eu pensava que era quase uma "Islândia", ... Sobre a Televisão portuguesa, eu sabia que existia uma TV portuguesa da qual a Globo era sócia chamada SIC. Mostraram até alguma coisa do Nutícias da SIC Radical em 2001. Depois soube da RTP e da TVI naquela "parceria" falha com a Band há uns 20 anos. Os telejornais sempre tiveram uma cenografia melhor que a brasileira, mas sempre achei a TV portuguesa "parada demais". Talvez estivesse acostumado ao ritmo acelerado da TV brasileira dos tempos áureos. 3 Quote
George Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 A ideia que tenho é que o Brasil é um país super fechado culturalmente, à semelhança dos Estados Unidos. Acho que muito do que falas advém disso. 5 Quote
ATVTQsV Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 @PierreDumont vou dar o meu ponto de vista. Vindo de um país onde a TV terrestre tem pouquíssimos canais e nada para ver, o Brasil está é com uma crise televisiva (a culpa não é só do streaming, há mais factores) que já veio da década passada. Não sei se o excesso de canais ajuda, porque a meu ver a TV brasileira é a Globo, a Record e o SBT, com sorte o sector público, e o resto é paisagem. Já não considero a Band como um dos grandes, acho que por já não fazer ficções, até a RedeTV! "terceiriza" produções próprias - o A Tarde é Sua é de uma produtora que já fez programas de faixas vendidas. Quando era criança e não existia YouTube (e visitava poucos sites) não sabia da existência do SBT. A minha primeira novela da Globo acho que era Uga Uga, a minha primeira do SBT não me lembro, a minha primeira da Band era Meu Pé de Laranja Lima e a minha primeira da Cultura era Castelo Rá-Tim-Bum. Só descobri Pantanal em 2004 pela RTP Memória e não sabia que era da finada Manchete. Graças ao Humor Tadela e às suas paródias comecei a ter uma noção mais clara do Brasil só que era quase tudo de um ponto de vista paulistano, o site era de São Paulo, e ainda assim cheguei a descobrir algumas nuances daquilo que estava a passar na televisão brasileira na época, como o caso do PCC, o topless em Salvador, o SBT a mudar a grelha, ah, a minha primeira referência à Tupi foi numa paródia do Roberto Carlos, mencionava que o seu repertório de canções já vinha dos tempos da finada, e na altura que descobri (2004, 24 anos depois de fechada, 16 anos antes de descobrirem o encerramento) achava que ainda estava no ar (sabia lá o que era o SBT, já tinha descoberto a Record na casa de alguém com a Bragatel e já a Canção Nova tinha sucursal em Fátima) Mas também boa parte das ideias que eu tinha do Brasil durante tanto tempo eram a ideia de centralismos, eixo Rio-São Paulo, achava que era tudo como era em São Paulo, tirando o sul. Ainda não tinha descoberto as afiliadas na altura, só em 2006, e ainda na altura ainda não tinha descoberto o submundo da Amazónia Legal (para ter um exemplo só descobri Dom Eliseu no ano passado e comecei a descarregar os anúncios toscos de lá) Vou falar mais da minha percepção de infância mais logo 4 Quote
D91 Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 há 12 horas, PierreDumont disse: Eu não sei qual o tópico mais adequado de abrir essa discussão, então falarei aqui: Eu peço que sejam sinceros comigo para que eu posso entender algo: qual a visão que vocês têm sobre o Brasil, os brasileiros e a sua Televisão? O porquê desta pergunta: estava vendo a entrevista de um linguista português sobre a relação entre o Brasil e Portugal, do quanto ela é conflituosa e distanciada. Basicamente ele disse que o brasileiro é indiferente ou tem uma visão muito negativa de Portugal, com uma pequena minoria a gostar do país. Aí o apresentador disse: "Só queríamos disfrutar uma parte deste enorme mercado." Eu sou alguém que cresceu nos anos 90 e só ouvia falar de Portugal nos livros didáticos e a onipresente imagem do Marquês de Pombal: Eu não lembro de nenhuma reportagem marcante sobre Portugal na Televisão brasileira dos anos 90 e começo dos anos 2000. A única referência, ainda assim escassa, é o portuga padeiro, ouvidor de fado e que entende tudo na literalidade. Eu confesso que me surpreendi com a imagem solarenga que Portugal tem na Europa, eu pensava que era quase uma "Islândia", ... Sobre a Televisão portuguesa, eu sabia que existia uma TV portuguesa da qual a Globo era sócia chamada SIC. Mostraram até alguma coisa do Nutícias da SIC Radical em 2001. Depois soube da RTP e da TVI naquela "parceria" falha com a Band há uns 20 anos. Os telejornais sempre tiveram uma cenografia melhor que a brasileira, mas sempre achei a TV portuguesa "parada demais". Talvez estivesse acostumado ao ritmo acelerado da TV brasileira dos tempos áureos. A minha opinião: Globo - Sempre me interroguei porque a Globo era a maior emissora do Brasil e as outras não lhe conseguiam fazer frente. Sempre gostei de ver as novelas e já vi várias. Acho que ainda são melhores que as portuguesas. Especialmente a nível de cenários e histórias. E adoro aquelas cidades cenográficas que a Globo faz. Entretenimento vi pouco. Vi algumas coisas do BBB para ver como fazem. Vi algumas minisséries que passaram cá em Portugal como "Chiquinha Gonzaga" e "A Muralha". De humor lembro-me de ver "Sai de Baixo" e "Toma Lá dá Cá" quando passaram na SIC. Foi através das novelas da Globo que eu conheci o Brasil e aprendi mais sobre o país. SBT - Tenho pena que o SBT agora só produza novelas infantis. Até porque acho que faziam boas novelas de época, por exemplo. Gosto que ainda transmita novelas mexicanas da Televisa. E gosto que ainda passem desenhos animados ao fim de semana com o "Sábado Animado". Ainda assim, comparando com a Record, penso que a SBT tem uma programação mais organizada. Record - Eu tive alguma esperança nesta emissora nos anos 2000 quando reativaram o setor de teledramaturgia com a "Escrava Isaura". Penso que faziam boas novelas. Mas deram cabo de tudo quando se dedicaram só a produzir novelas bíblicas. Acho que agora não estão a produzir nenhuma novela, nem sequer bíblica. Ou estão? Agora até passam novelas turcas. De entretenimento não conheço muito. Acho que vi alguma coisa da "Fazenda" na Record Portugal e alguns programas informativos que achei muito sensacionalistas. Band - Desta emissora lembro-me de cá em Portugal passarem a novela "Meu Pé de Laranja Lima" na RTP. Também me lembro de produzirem em conjunto com a RTP a novela "Paixões Proibidas" e de eu ver e a achar uma boa produção. Não produzem novelas desde os anos 2000 o que acho um erro. Acho que agora, vendo a programação no site da Band, quase só passam programas informativos e de desporto. Sei que também já passaram novelas turcas. Não sei muito sobre as outras emissoras do Brasil como a TV Cultura ou Rede TV!. Sei a história da TV Manchete e vi alguns vídeos das novelas dessa emissora como Pantanal, Xica da Silva, Carmem e Ana Raio e Zé Trovão, que são as novelas da Manchete que eu melhor conheço. Tenho pena que essa emissora tenha falido. 2 Quote
jt9 Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 A minha perceção do Brasil, nesse campo, é que, onde quer que se vá, em qualquer canto, há sempre uma televisão ligada na GLOBO. 1 5 Quote
PierreDumont Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 Eu lembro de ver um programa relacionado à TV portuguesa na série "Zapping International" do canal Arte por volta de 2009, passou na TV Brasil. Até lembro de uma portuguesa dizer: "Prefiro as novelas portuguesas porque são próximas à nossa realidade. Já as [novelas] brasileiras só mostram as pessoas a tomar água de coco no calçadão todo o tempo." Estou fazendo alguns cálculos sobre questões mercadológicas entre a Galiza, Portugal e o Brasil. Por isso que citei o podcaster portuga que disse: "só queríamos uma parte deste mercado". Os Delfins andaram por estas bandas em 1996 e constaram algo curioso: "em muitos lugares parecem entender melhor o espanhol do que o sotaque português". Por tanto, eu quero entender a mentalidade de vocês: se não houvesse barreiras entre os dois países e tivéssemos uma integração similar à América Hispânica com intercâmbio natural e constante de atores e músicos. Vocês têm noção do potencial audiovisual português e até galego neste cenário? No caso da Galiza, a emissão para Portugal teria multiplicado seu público potencial por 4 e se houvesse uma integração simultânea com o Brasil, na época com 150 milhões de pessoas (aprox. 1990), estaríamos falando de um mercado potencial 54 vezes maior para os galegos na época. Para os portugueses, estamos falando de um mercado potencial de 160 milhões de pessoas dos dois países já em 1990, isso sem contar com os países de língua portuguesa na África e Ásia. @George, @Diogo O., @D91 e @ATVTQsV vocês tem uma visão positiva, negativa ou indiferente em relação ao Brasil e aos brasileiros? 3 Quote
D91 Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 agora mesmo, PierreDumont disse: @George, @Diogo O., @D91 e @ATVTQsV vocês tem uma visão positiva, negativa ou indiferente em relação ao Brasil e aos brasileiros? Positiva. Em geral não tenho nada a apontar, e acredito que a maioria dos portugueses também não. A minha geração e as anteriores ainda cresceram a ver as novelas brasileiras, principalmente as da Globo, e portanto temos essa ligação com o Brasil. 3 Quote
ATVTQsV Posted February 16, 2025 Posted February 16, 2025 A minha avaliação do Brasil é positiva mas com algumas falhas. Agora vou dar a minha avaliação dos canais: Globo: apesar dos defeitos que tem hoje e da falta de qualidade, ainda é a melhor em novelas, mas em entretenimento e informação entrou em queda a meu ver SBT: pós-Silvio, o canal tenta encontrar estratégias de grelha que não acabam por funcionar, tenta imitar o jornalismo Cidade Alerta da Record (a cadeira do Datena) e deixou de ser um canal familiar para ser um canal mais "adaptado aos novos padrões" Record: peca por produzir novelas bíblicas sem ter alguma noção em voltar a produzir novelas seculares, não sei se houve alguma mudança do Edir Macedo na última década para justificar tal medida, o que mais irrita é a sucessão de Balanços Gerais e Cidades Alertas durante horas a fio, chega a ser como a CM TV num dia banal Band: raramente tiveram alguma novela de sucesso, não sabem o que fazer, as audiências caem, paisagem RedeTV: a programação normal do canal representa o pior do Brasil (tirando os crimes porque o mercado já está saturado) e as inevitáveis retransmissões de canais de crentelho e outros horários vendidos, paisagem 4 Quote
Michalpolsacik1919 Posted February 25, 2025 Posted February 25, 2025 Na Polónia temos a nossa versão do "Joias TV", chamada "Klejnot TV". O programa é produzido pela Telemedia. O programa é de março de 2016, que vai para o ar numa estação de nicho. Este programa é apresentado por 3 apresentadores, um deles cantou na antiga famosa banda e Polónia "De Su". Tem duas bandas, a primeira às 15h00 e a segunda às 18h00. Existem também alguns vídeos baratos de narração de IA que são estranhos. Eis um exemplo de um episódio deste programa: https://youtu.be/Zx5m71x8okk?feature=shared 1 Quote
ATVTQsV Posted March 1, 2025 Posted March 1, 2025 Eu quando penso no Jóias TV que agora é em simultâneo SIC Mulher-SIC Caras, penso no saudoso Super Quiz da mesma produtora, saudades, que guilty pleasure 3 Quote
Televisão 10 Posted March 3, 2025 Posted March 3, 2025 Curiosa esta diretiva da ERC deste ano, com o assunto Separação entre conteúdos jornalísticos e conteúdos publicitários/comerciais: https://www.erc.pt/document.php?id=MTNjMmYyMzYtMGRiNi00NTI0LWIxOTUtNWU3NDkwZTdkMmZl 3 Quote
AZT_STB Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 https://pplware.sapo.pt/internet/tv-esta-a-perder-assinantes-o-que-se-passa/amp/ 1 Quote
ATVTQsV Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 On 13/06/2025 at 21:24, FraisesSucrées disse: Sério, já nenhum canal terrestre apresenta um modelo alternativo (a RTP 2 não conta). Também é pena que o espectro foi muito limitado para não permitir a SIC 2 e a TVI 2. Ou o quinto canal. Também a Globo já quis a RTP 2 em 1979, já com o sucesso das novelas da Globo e do Planeta dos Homens, mas acho que concessionar o segundo canal a terceiros parecia ilegal, ou a RTP tinha medo de ficar só com um canal. há 2 horas, AZT_STB disse: https://pplware.sapo.pt/internet/tv-esta-a-perder-assinantes-o-que-se-passa/amp/ A TDT e as plataformas de streaming saúdam a decisão. 3 Quote
canal5 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 (edited) há 44 minutos, ATVTQsV disse: Sério, já nenhum canal terrestre apresenta um modelo alternativo (a RTP 2 não conta). Também é pena que o espectro foi muito limitado para não permitir a SIC 2 e a TVI 2. Ou o quinto canal. Também a Globo já quis a RTP 2 em 1979, já com o sucesso das novelas da Globo e do Planeta dos Homens, mas acho que concessionar o segundo canal a terceiros parecia ilegal, ou a RTP tinha medo de ficar só com um canal. A TDT e as plataformas de streaming saúdam a decisão. E as low-cost + Digi. Em relação a um canal alternativo, quiçá se a TVI tivesse acordado a tempo e horas e fizesse um V+ na TDT com pés e cabeça teria sucesso. Tanto engonharam que deixaram o espaço para 4º canal para um sensacionalista, como não conheço em outro país na Europa pelo menos com tanto poder. Edited June 15, 2025 by canal5 Quote
D91 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 3 horas, AZT_STB disse: https://pplware.sapo.pt/internet/tv-esta-a-perder-assinantes-o-que-se-passa/amp/ As pessoas não percebem que estão a matar a TV. Não vêm TV só porque não está na moda ver. Quote
AndreRob Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 1 minuto, D91 disse: As pessoas não percebem que estão a matar a TV. Não vêm TV só porque não está na moda ver. o modelo de tv cabo tambem já começa a tornar-se redundante... as pessoas questionam porque precisam de subscrever 200 canais se só consomem 4 ou 5... com a chegada dos streamings com a maioria dos grandes conteudos internacionais disponiveis canais como os dos filmes e séries torna-se obsolentos... a tv aberta é só pimba e novelas, que podem ser vistas no streaming também... para que ter um serviço de cabo aos preços absurdos que cobram? 2 Quote
D91 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 10 minutos, canal5 disse: E as low-cost + Digi. Em rellação a um canal alternativo, quiçá se a TVI tivesse acordado a tempo e horas e fizesse um V+ com pés e cabeça teria sucesso. Tanto engonharam que deixaram o espaço para 4º canal para um canal sensacionalista, como não conheço em outro país na Europa. Acho que na Europa não existe mais nenhum canal como a CMTV, que dedica a sua programação em 99% a crimes e futebol. 1 Quote
JDaman Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 3 horas, AZT_STB disse: https://pplware.sapo.pt/internet/tv-esta-a-perder-assinantes-o-que-se-passa/amp/ Não acho que sejam ainda números preocupantes, para ser sincero. A verdade é que a TV paga tradicional passou vários booms, um impulsionado pela SportTV a partir de 2000, outro a meio dos anos 2000 impulsionado pela aquisição do serviço como um pequeno luxo e de forma a fugir a alguma monotematização em que se estavam a tornar as grelhas dos dois principais canais privados (um deles até criou conteúdo especificamente para a TV paga), seguido de outro com o empacotamento de serviços das operadoras em 2008/2009 e depois com o switch-off da TV analógica terrestre em 2012. A verdade é que apesar da TV paga tradicional ter perdido bastante qualidade e apelo em relação aos seus tempos iniciais, ainda é para muitos a forma mais acessível de consumo de TV. Mas se as operadoras acharem que vão lá com apps de SmartTV e preços mais ridículos, arriscam-se a ter um problema sério em mãos daqui a uns anos que vão fazer estes números corar de vergonha. Quem diz operadoras, diz até os próprios criadores de conteúdo. Todos estes canais de informação com um total de ZERO CONTEÚDO vão tornar-se incrivelmente insustentáveis de manter daqui a uns tempos (se é que já não são, olhando para as grelhas). 4 Quote
AndreRob Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 1 minuto, D91 disse: Acho que na Europa não existe mais nenhum canal como a CMTV, que dedica a sua programação em 99% a crimes e futebol. até deve haver mas não com projeçao nacional, talvez algum canal mais regional... o problema é que a cmtv n cumpre a maioria dos critérios nem para canal informativo nem generalista e provavelmente noutros paises já tinha levado uma ripada de multas e ameaças de fecho... aqui a erc n faz nada. Quote
D91 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 1 minuto, AndreRob disse: até deve haver mas não com projeçao nacional, talvez algum canal mais regional... o problema é que a cmtv n cumpre a maioria dos critérios nem para canal informativo nem generalista e provavelmente noutros paises já tinha levado uma ripada de multas e ameaças de fecho... aqui a erc n faz nada. Eu não percebo porque a ERC ainda não fez nada. Mas sim na Europa devem existir alguns canais regionais com algumas semelhanças, mas não devem ter o sensacionalismo da CMTV. Quote
AndreRob Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 (edited) há 17 minutos, D91 disse: Eu não percebo porque a ERC ainda não fez nada. Mas sim na Europa devem existir alguns canais regionais com algumas semelhanças, mas não devem ter o sensacionalismo da CMTV. e ficou pior porque agora o grupo tem virtualmente dois canais de noticias que muitas vezes estao a dar a mesma coisa... do ponto de vista concorrencial isto já devia ter gerado um alerta mas parece que gerou ainda mais silêncio... Se imaginemos fosse a rtp3 a liderar a informação já se tinha movido mundos e fundos para a descaracterizar... por alguma razoa balsemões e o senhor dos barcos não estão nada preocupados com a NAU... Edited June 15, 2025 by AndreRob 1 Quote
ATVTQsV Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 38 minutos, D91 disse: Acho que na Europa não existe mais nenhum canal como a CMTV, que dedica a sua programação em 99% a crimes e futebol. E a gente come aquilo como se a sua vida dependesse disso. Sou do tempo em que os canais de filmes e séries dominavam no cabo, só estar a ver CM TV horas a fio, bem como canais de notícias, chega a chatear, pior no Brasil só se for canais como o SBT e a Record com noticiários que não acabam mais 2 Quote
D91 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 48 minutos, AndreRob disse: e ficou pior porque agora o grupo tem virtualmente dois canais de noticias que muitas vezes estao a dar a mesma coisa... do ponto de vista concorrencial isto já devia ter gerado um alerta mas parece que gerou ainda mais silêncio... Se imaginemos fosse a rtp3 a liderar a informação já se tinha movido mundos e fundos para a descaracterizar... por alguma razoa balsemões e o senhor dos barcos não estão nada preocupados com a NAU... Sim a CMTV e o Now em alguns momentos estão a dar a mesma coisa, eu já reparei nisso. Mas a ERC não fazer nada é algo que não se entendo, ou há dinheiro a passar por baixo da mesa para não criarem problemas ou não sei. E a concorrência ficar em silêncio também é muito estranho. Mas para as privadas só a RTP é que é o problema. 2 Quote
canal5 Posted June 15, 2025 Posted June 15, 2025 há 9 minutos, D91 disse: Sim a CMTV e o Now em alguns momentos estão a dar a mesma coisa, eu já reparei nisso. Mas a ERC não fazer nada é algo que não se entendo, ou há dinheiro a passar por baixo da mesa para não criarem problemas ou não sei. E a concorrência ficar em silêncio também é muito estranho. Mas para as privadas só a RTP é que é o problema. Acho que é medo pois como se sabe têm infiltrados em todos os grupos... há 46 minutos, ATVTQsV disse: E a gente come aquilo como se a sua vida dependesse disso. Sou do tempo em que os canais de filmes e séries dominavam no cabo, só estar a ver CM TV horas a fio, bem como canais de notícias, chega a chatear, pior no Brasil só se for canais como o SBT e a Record com noticiários que não acabam mais Nem a próposito:https://www.publico.pt/2025/06/15/impar/cronica/velhos-cmtv-2136437 Agora falta o Público fazer uma crónica com um psicólogo para responder a esta. 1 Quote
Recommended Posts