D91 Posted April 3, 2024 Posted April 3, 2024 Ciberataque põe Baby TV a dar propaganda russa Canal destinado a bebés até aos 4 anos foi interrompido por imagens de guerra e vídeos. O canal infantil Baby TV - destinado a bebés até aos 4 anos de idade - foi alvo de um ataque e começou a transmitir, inesperadamente, conteúdos de propaganda russa em Portugal. O insólito aconteceu na passada quinta-feira, pelo menos duas vezes durante o dia. A emissão regular do canal foi interrompida para dar lugar, durante alguns segundos, a imagens de guerra e anúncios pró-Russia. https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/ciberataque-poe-baby-tv-a-dar-propaganda-russa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais 7 Quote
ATVTQsV Posted April 3, 2024 Posted April 3, 2024 (edited) há 36 minutos, D91 disse: Ciberataque põe Baby TV a dar propaganda russa Canal destinado a bebés até aos 4 anos foi interrompido por imagens de guerra e vídeos. O canal infantil Baby TV - destinado a bebés até aos 4 anos de idade - foi alvo de um ataque e começou a transmitir, inesperadamente, conteúdos de propaganda russa em Portugal. O insólito aconteceu na passada quinta-feira, pelo menos duas vezes durante o dia. A emissão regular do canal foi interrompida para dar lugar, durante alguns segundos, a imagens de guerra e anúncios pró-Russia. https://www.cmjornal.pt/tv-media/detalhe/ciberataque-poe-baby-tv-a-dar-propaganda-russa?ref=TvMedia_DestaquesPrincipais Alguém sabe a que horas foi? ACTUALIZAÇÃO: Em torno das 11, 11:30, o conteúdo não se encontra disponível para as gravações automáticas. Alguém no fórum da NOS apercebeu-se do ocorrido. Afectou toda a área europeia pelos vistos. Ainda me lembro que em 2023, dois canais da Inter foram hackeados com o hino soviético (um deles falhou em mostrar a imagem, que no outro era de recrutamento) Edited April 3, 2024 by ATVTQsV Quote
eduu Posted April 3, 2024 Posted April 3, 2024 Alguém sabe como era a grelha inicial da suposta ‘Telecinco Portuguesa’ que ia abrir em 2009? Quote
cristovaoga Posted April 3, 2024 Posted April 3, 2024 Alguém sabe como era a grelha inicial da suposta ‘Telecinco Portuguesa’ que ia abrir em 2009?Só encontrei isto:https://www.publico.pt/2008/10/26/jornal/que-grelha-vai-ter-o-quinto-canal-quatro-personalidades-apresentam-as-suas-ideias-281319 2 1 Quote
RenatoSimões Posted April 3, 2024 Posted April 3, 2024 há 21 minutos, cristovaoga disse: Só encontrei isto:https://www.publico.pt/2008/10/26/jornal/que-grelha-vai-ter-o-quinto-canal-quatro-personalidades-apresentam-as-suas-ideias-281319 A sugestão de grelha do Miguel Esteves Cardoso "Manhã: Documentários sobre as manhãs de uma leiteira, ou de um gestor. O objectivo seria mostrar a vida real. Tardes: Televisão sobretudo para os velhos, para os reformados. Passaria filmes. Finais de tarde/noites: Muito futebol em directo, porque é a essência da televisão. Noites: Entrevistas em casa das pessoas ou em sítios por elas escolhidos, onde estão mais à vontade." 5 Quote
ATVTQsV Posted April 4, 2024 Posted April 4, 2024 Porque é que os canais nacionais já não tem separadores de Páscoa desde há cerca de 30 anos? Sei que devem ter tido excepções (como no grafismo actual da RTP 1) mas dá a ideia de que os canais NEM celebram a Páscoa Qual é o mal de meter um separador, pelo menos na RTP 2, com cruzes cristãs e a frase "CRISTO RESSUSCITOU"? há 12 horas, RenatoSimões disse: A sugestão de grelha do Miguel Esteves Cardoso "Manhã: Documentários sobre as manhãs de uma leiteira, ou de um gestor. O objectivo seria mostrar a vida real. Tardes: Televisão sobretudo para os velhos, para os reformados. Passaria filmes. Finais de tarde/noites: Muito futebol em directo, porque é a essência da televisão. Noites: Entrevistas em casa das pessoas ou em sítios por elas escolhidos, onde estão mais à vontade." A minha para os padrões de hoje seria: 6 às 8: noticiário da manhã, seguido por análise política 8 às 12: programa da manhã 12 às 13: culinária 13: noticiário 13:30: começava uma sucessão de novelas estrangeiras 16 às 18: programa tipo Batatoon, que tanto falta 18 às 20: séries 20: noticiário 21 às 2: horário nobre e madrugada Sei não, eu no primeiro atvBoard (e quando é que regressa?) tinha um canal "alternativo" deste naipe que era a UNI, e como a UNI era completamente "egoísta" com o seu padrão "diferente dos outros", tal grelha não resultaria Quote
D91 Posted April 4, 2024 Posted April 4, 2024 há 1 hora, ATVTQsV disse: Porque é que os canais nacionais já não tem separadores de Páscoa desde há cerca de 30 anos? Sei que devem ter tido excepções (como no grafismo actual da RTP 1) mas dá a ideia de que os canais NEM celebram a Páscoa A SIC e a TVI alguma vez tiveram separadores de Páscoa? Quote
ATVTQsV Posted April 4, 2024 Posted April 4, 2024 há 1 minuto, D91 disse: A SIC e a TVI alguma vez tiveram separadores de Páscoa? O mais próximo foi uma versão do separador de início e fim de emissão da TVI na Semana Santa, que em 1994 pelo menos era em roxo, cor da quaresma. Salvo erro o último que a RTP teve foi o de 1993 ou 1994, com dois ovos representando o Canal 1 e a TV2 (na época, separadores para a Páscoa e para o Natal eram da RTP e não dos canais) 1 Quote
Rodrigo Moreira Posted April 4, 2024 Posted April 4, 2024 há 3 horas, D91 disse: A SIC e a TVI alguma vez tiveram separadores de Páscoa? Se bem me lembro, a SIC teve um separador temático de Páscoa em 2016. 2 Quote
D91 Posted April 9, 2024 Posted April 9, 2024 Qual foi a última vez que um canal generalista (RTP, SIC e TVI) transmitiram uma tourada? Quote
eduu Posted April 9, 2024 Posted April 9, 2024 há 4 minutos, D91 disse: Qual foi a última vez que um canal generalista (RTP, SIC e TVI) transmitiram uma tourada? Foi a 24/08/2018, pela TVI https://tviplayer.iol.pt/programa/corrida-de-touros/5b72ccd60cf267716b55e933/video/5b80abf80cf282952f03da26 2 Quote
miguelalex23 Posted April 9, 2024 Posted April 9, 2024 há 9 horas, D91 disse: Qual foi a última vez que um canal generalista (RTP, SIC e TVI) transmitiram uma tourada? há 9 horas, eduu disse: Foi a 24/08/2018, pela TVI https://tviplayer.iol.pt/programa/corrida-de-touros/5b72ccd60cf267716b55e933/video/5b80abf80cf282952f03da26 Foi em 2020 na RTP1. https://expresso.pt/sociedade/2021-05-10-Fim-das-touradas-na-RTP-diretor-de-programas-diz-que-nao-e-um-conteudo-estrategico-ProToiro-fala-em-censura-e-pressao-politica-078ce8b2 3 Quote
eduu Posted April 13, 2024 Posted April 13, 2024 (edited) E quando Portugal do nada passou a ter um canal pirata? Foi em 1986, chamava-se TRL - Televisão Regional de Loures, na altura a RTP até transmitiu uma reportagem sobre esse tal canal. Era visto por um monte de gente, só que depois teve que parar de transmitir (como é óbvio) E curiosamente, se não estou em erro, abriu no mesmo ano em que foi lançado o concurso para a televisão privada Alguns factos sobre esse canal: Edited April 13, 2024 by eduu 1 Quote
ATVTQsV Posted April 13, 2024 Posted April 13, 2024 Havia bastantes, até um em Braga da qual não existem provas suficientes da sua existência, nem mesmo dos escassos anunciantes que tinha ou dos jogos do Braga que passava em "exclusivo". Também passava filmes adultos. Quando fechou a gente ficou triste Infelizmente o governo não dá o título a estes canaizinhos por nascerem antes da SIC. Não deu para conviverem porque achava que aquilo atrapalhava as comunicações e fixou-se um plano de só quatro canais terrestres. Que pena, podíamos ter tido dez e não quatro, e acabámos por ter um sistema com canais quase inteiramente de Lisboa sem dar tempo às regiões com programação inteiramente regional. 3 Quote
ATVTQsV Posted April 15, 2024 Posted April 15, 2024 A televisão bracarense podia ter sido uma televisão de facturamento milionário e de fazer inveja à RTP. Mas o governo fechou todas as TVs locais que havia e nem sequer fez nada, nem ao menos associar-se com a SIC ou a TVI. 2 1 Quote
Jota Posted April 17, 2024 Posted April 17, 2024 há 2 horas, cristovaoga disse: Dos criadores de "O Triângulo" vem agora "O Cubo" Vou meter aqui, porque a resposta já é um bocado off-topic, mas está enganado, "O Cubo" veio antes https://www.rtp.pt/programa/tv/p26112 1 1 3 Quote
cristovaoga Posted April 17, 2024 Posted April 17, 2024 Vou meter aqui, porque a resposta já é um bocado off-topic, mas está enganado, "O Cubo" veio antes https://www.rtp.pt/programa/tv/p26112 Quote
arose Posted April 19, 2024 Posted April 19, 2024 Boa tarde. Estou fazendo um questionário televisivo em alguns locais, e me lembrei desse site. Então, a pergunta que faço é: acham mais barato abrir uma plataforma de streaming ou um canal de televisão aberto? Obrigado. Quote
cristovaoga Posted April 19, 2024 Posted April 19, 2024 Boa tarde. Estou fazendo um questionário televisivo em alguns locais, e me lembrei desse site. Então, a pergunta que faço é: acham mais barato abrir uma plataforma de streaming ou um canal de televisão aberto? Obrigado.Depende de vários fatores, não é assim tão linear. Ambos são grandes investimentos. No streaming tens de criar uma produção própria, com grande qualidade, mas não tens de ter uma grelha de 24h por dia. Na televisão é necessário ter 24h de programação, envolve imensas equipas, imensos profissionais, mas tens retorno com a publicidade, coisa que não existe no streaming.Na minha opinião acho que, assim do zero e sem contar com o lucro nem com a recuperação do investimento, é mais barato criar uma plataforma de streaming. Quote
eduu Posted April 19, 2024 Posted April 19, 2024 (edited) há 15 horas, arose disse: Boa tarde. Estou fazendo um questionário televisivo em alguns locais, e me lembrei desse site. Então, a pergunta que faço é: acham mais barato abrir uma plataforma de streaming ou um canal de televisão aberto? Obrigado. Isso é uma pergunta dificílima com uma resposta muito complexa, mas não te queria deixar sem resposta Abrir um canal de televisão em sinal aberto é um processo muito complicado, onde tens que assinar um monte de papeladas, para além de que tem que se enfrentar o hábito já existente ao público nos canais abertos que hoje temos, logo, se viesse algo ‘novo’, era para andar nos 5/6 de share. Isto para não falar do custo elevadíssimo da TDT, que isto sim é o que dá o título de canal aberto. Depois, para estruturar um canal, tens que separar aí um dinheirinho que nunca é baratuxo, a SIC e a TVI na altura em que abriram, tiveram que ter um investimento de 40M€, nisto tudo está incluído a estruturação da grelha (que se era para os anos 90, imagina para os dias de hoje), montagem de estúdios, profissionais, salários, etc, tens que ter uma equipa maravilhosa e tens que sempre arranjar estratégias para não deixar fugir as pessoas para os outros lados, o que significa um aumento de salário, produção, custo, e afins. E mais: para se abrir um canal, tem sempre que ter alguma empresa investidora à perna, porque era um milagre abrir um canal sem precisar dessas empresas. A RTP abriu com a ajuda do estado, a SIC com a Impresa, a TVI com a Igreja e a CM com o Correio da Manhã. Falando da grelha, tem que se montar uma grelha ou toda XPTO que afaste o público dos 3 canais, ou então abre-se um canal com uma grelha exatamente igual à deles, e isso tira o efeito novidade. Depois ainda tens os programas, que têm que ser minimamente bons, tens a ficção, onde precisas de um monte de profissionais e equipamentos só para gravar um episódio, e tens que te preparar para os fins-de-semana e as rentrée, que costumam ser épocas em que os canais parecem ‘feras’, para além de que tens que arranjar uma boa data de lançamento, para conseguir ganhar mais destaque enquanto a concorrência começa a ficar um pouco fraquita e nunca pode ser muito próximo de épocas festivas (Natal/Ano Novo), a não ser que se pague uma nota preta por esses dias. Construir a sede, idem! A não ser que arranjes montes de fundos tipo ICNA, mas que no fim tem que se pagar a estadia, o que dá ainda mais prejuízo. Um exemplo de uma coisa mais low-cost é a CMTV, que só se sustenta com futebol e notícias, caso contrário, ou já tinha fechado portas ou teria que aumentar o seu investimento. Em suma, é difícil, é preciso ter uma mente de ferro para preparar isto tudo. Agora, uma plataforma de streaming é mais difícil ainda Tens o fator de que Portugal é um país onde este mercado não é muito concorrido, mas 99% dos portugueses que têm Netflix, Prime ou HBO, estão nas tintas para a abertura de um streaming nacional, as pessoas estão demasiado habituadas a elas e seria preciso arranjar muitas vacas gordas (dinheiro) para desabituar, aliás, o GloboPlay por exemplo, tem subscritores que veem mais Netflix do que aquilo e têm-no assinado. Para além de que não ter um canal à sombra como a OPTO tem, dificulta as coisas porque assim é menos conhecido pelas pessoas e tem menos promoção, ou seja, tens que investir MUITO por aí. O investimento nem se fala, ou lanças apenas 2/3 séries, 2 programas, e muito conteúdo internacional e infantil para encher, tudo isto no primeiro mês, vais ter um investimento quase ao nível de um canal. Depois é o servidor, que tens que arranjar algo perfeitinho e cuidadoso para não crashar nada, depois o catálogo tem que ir tendo séries e produtos como um reality 24/7, uma novela aqui e ali, depois ainda alguma coisa super famosa e caríssima para roubar às outras plataformas por um preço que nunca é justo e depois para ‘desenterrar’ como se faz com novelas antigas, em massa para conseguir trazer retorno e tornar-se feroz, para além de que, a curto prazo, um canal de streaming nunca traz retorno a uma empresa e isso demora ainda uns anos, aliás, podes ter o azar de isso nunca vir a acontecer. O futebol por exemplo, tens que tentar tê-lo só para ti para mais pessoas atraíres ainda e tens que sempre ir dando sinal de vida na tua plataforma com as estreias, mesmo que estejas à rasca, não podes deixar o público fugir. Tudo bem que na televisão faz-se o mesmo, mas não tem que se apostar em muita coisa cara. Depois, há sempre que arranjar um nicho, que são sempre os mais jovens, e tens que tentar fazer algo moderno e ‘inovador’ para não ser só séries e filmes, que é o habitual de uma plataforma de streaming. Mas acho que, no fundo, fica mais caro do que abrir um canal. O GloboPlay por exemplo, investiu cerca de 1 bilhão de reais (180M€) nas suas ações e normalmente o prejuízo é maior que o investimento. Tens que ficar a esperar sentado que o dinheiro entre. Aliás, apesar de ser uma jogada ideal conseguires transmissões exclusivas como futebol/rock in rio por exemplo, se corres o risco do site avariar, e as reclamações aumentam, para além de que nem todos vão assinar quando podem ir buscar plataformas piratas. Claro que não sei se daqui a uns anos isto pode ser lançado do nada e correr maravilhosamente bem visto que daqui a uns tempos pode começar a trazer muitos frutos. Portanto, na minha opinião, é mais barato abrir um canal em sinal aberto, mas quando este já estivesse a ganhar muito e estivesse a ficar +/- forte, lançava-se um streaming para ele. Edited April 20, 2024 by eduu 3 Quote
ATVTQsV Posted April 20, 2024 Posted April 20, 2024 Relativamente aos tais canais locais, estando próximo do 25 de Abril, até chego a comparar a televisão nacional de 1974 a 1992 com o Portugal antes do 25 de Abril. Já aqui disse várias vezes, segundo a minha mãe, a RTP era aborrecida, e eu entendo, principalmente se perceber as crises internas e externas que a RTP passou no início daquela década, e só no início dos anos 90 é que houve a reviravolta (pré-6 de Outubro) Porém, isso dos canais locais serem fechados por causa do monopólio da RTP, lembrou-me toda e qualquer manifestação a favor da liberdade antes de 1974. A RTP já era democrática, tinha aberto mão a politiquices, mas estava em crise. Os canais locais surgiram com uma programação toda "única", com base em ideias que trouxeram do estrangeiro, com base em programas locais, etc; que nem as meninas que trouxeram as suas roupas "provocadoras" durante o Estado Novo. Depois veio o governo que aos poucos começou a fiscalizar e proibir cada canal e/ou retransmissora de canal estrangeiro que havia. Contaram-me que ter uns dez canais terrestres iria estragar as comunicações dos aviões, dos polícias, etc. Agora não entendo como é que o governo não legalizou as televisões locais, ou criar uma espécie de esquema de filiação com a SIC ou a TVI, seria ilegal? E quando as revistas publicavam grelhas da TVE e mais tarde também da TVG, a lógica era só para a fronteira, mas havia amplificadores da TVE 1 até ao Porto (Braga tinha também uma) em meados dos anos 80. Será que ter um canal estrangeiro na rede terrestre, com ou sem acordos entre países, é ilegal? Isto em pleno pós-25 de Abril? Acho que estou a ir longe demais a comparar o contrabando pré-25 de Abril ao "contrabando" de canais estrangeiros quando vieram as parabólicas E hoje a televisão nacional (até as pessoas com cabo não passam para depois da CM TV) é quase toda triste, como o Estado Novo (até a RTP do Estado Novo comprava estrangeiradas, mesmo com o horário limitado que tinha). As pessoas já não gostam de estrangeiradas, nem de séries americanas nem de novelas da Globo. Temo que se nada mudar, estamos condenados. Quote
PierreDumont Posted April 20, 2024 Posted April 20, 2024 há 1 hora, ATVTQsV disse: Relativamente aos tais canais locais, estando próximo do 25 de Abril, até chego a comparar a televisão nacional de 1974 a 1992 com o Portugal antes do 25 de Abril. Já aqui disse várias vezes, segundo a minha mãe, a RTP era aborrecida, e eu entendo, principalmente se perceber as crises internas e externas que a RTP passou no início daquela década, e só no início dos anos 90 é que houve a reviravolta (pré-6 de Outubro) Porém, isso dos canais locais serem fechados por causa do monopólio da RTP, lembrou-me toda e qualquer manifestação a favor da liberdade antes de 1974. A RTP já era democrática, tinha aberto mão a politiquices, mas estava em crise. Os canais locais surgiram com uma programação toda "única", com base em ideias que trouxeram do estrangeiro, com base em programas locais, etc; que nem as meninas que trouxeram as suas roupas "provocadoras" durante o Estado Novo. Depois veio o governo que aos poucos começou a fiscalizar e proibir cada canal e/ou retransmissora de canal estrangeiro que havia. Contaram-me que ter uns dez canais terrestres iria estragar as comunicações dos aviões, dos polícias, etc. Agora não entendo como é que o governo não legalizou as televisões locais, ou criar uma espécie de esquema de filiação com a SIC ou a TVI, seria ilegal? E quando as revistas publicavam grelhas da TVE e mais tarde também da TVG, a lógica era só para a fronteira, mas havia amplificadores da TVE 1 até ao Porto (Braga tinha também uma) em meados dos anos 80. Será que ter um canal estrangeiro na rede terrestre, com ou sem acordos entre países, é ilegal? Isto em pleno pós-25 de Abril? Acho que estou a ir longe demais a comparar o contrabando pré-25 de Abril ao "contrabando" de canais estrangeiros quando vieram as parabólicas E hoje a televisão nacional (até as pessoas com cabo não passam para depois da CM TV) é quase toda triste, como o Estado Novo (até a RTP do Estado Novo comprava estrangeiradas, mesmo com o horário limitado que tinha). As pessoas já não gostam de estrangeiradas, nem de séries americanas nem de novelas da Globo. Temo que se nada mudar, estamos condenados. 1º) A Itália teve de lidar com transmissões do exterior desde o final da década de 60. E aceitou, de bom tom, as transmissões de Mônaco, Suíça e a então Jugoslavia. Em 1986, existiu a possibilidade de associação da Rádio Renascença e da TVG pra criar um terceiro canal pra Portugal desde Santiago de Compostela com a mesma programação, só diferindo o bloco de comerciais. 2º) O Governo português poderia e deveria ter criado uma "Lei do Terceiro Canal" nos anos 80. Pelo menos 8 canais de iniciativa público-privada, 1 para cada região do país. Isso teria democratizado a Comunicação em uma época que a Televisão tinha papel fundamental na vida das pessoas. 3º) Sendo assim, teríamos chegado à 1992 com 4 canais abertos: RTP 1, RTP 2, Televisão Regional e TV Galiza. Aí poderíamos pensar em 2 ou 3 canais privados [um deles semi-codificado como o Canal+]. 4º) As grelhas de programação postadas por ti demonstra o quão cansativa era a RTP pré-1992. Apenas 5 horas diárias de emissão com os programas mais modorrentos possíveis, menos de 40 minutos de desenhos animados. A título de comparação: os canais educativos brasileiros tinham, em média, 15 horas diárias de emissão nos dias de semana. A Globo batia 20 horas. 2 Quote
eduu Posted April 20, 2024 Posted April 20, 2024 Pergunta: A fonte de renda de um canal de televisão é a publicidade e as audiências, certo? Ou esqueci-me de alguma coisa? Quote
ATVTQsV Posted April 20, 2024 Posted April 20, 2024 há 5 horas, PierreDumont disse: 1º) A Itália teve de lidar com transmissões do exterior desde o final da década de 60. E aceitou, de bom tom, as transmissões de Mônaco, Suíça e a então Jugoslavia. Em 1986, existiu a possibilidade de associação da Rádio Renascença e da TVG pra criar um terceiro canal pra Portugal desde Santiago de Compostela com a mesma programação, só diferindo o bloco de comerciais. A Itália permitiu essas três experiências e Portugal não premitiu o projecto do terceiro canal. Se a Itália consegiu ter três grandes canais periféricos com boas audiências e cobertura, porque será que em Portugal não resultou? Será porque o governo português no alto da sua esperteza saloia era contra um canal terrestre a emitir a partir de um país estrangeiro? Eu entendo que há países democráticos onde canais com sede legal no estrangeiro são impedidos de ter uma concessão terrestre no país de recepção. Agora qual é o mal de receber um canal estrangeiro, com ou sem intervalos iguais, e sem respeitar os direitos dos conteúdos, a emitir na TDT portuguesa? Não juro que haja lei a impedir tal, mas desde o início dos anos 90 fora da fronteira que não há canais estrangeiros dentro das zonas mais desenvolvidas do nosso país. Acredito que nenhum canal estrangeiro é ilegal na nossa TDT. Imagina se tivéssemos durante décadas um canal em inglês com programação tipo RTP mas com um ar mais "estrangeiro" para depois o governo acabar com a sua concessão depois de um grande boicote, a afirmar que estava a estragar a cultura nacional. Nós nunca tivémos directores que adoptassem tais posturas nem mesmo medidas contra tal. há 5 horas, PierreDumont disse: 2º) O Governo português poderia e deveria ter criado uma "Lei do Terceiro Canal" nos anos 80. Pelo menos 8 canais de iniciativa público-privada, 1 para cada região do país. Isso teria democratizado a Comunicação em uma época que a Televisão tinha papel fundamental na vida das pessoas. Se ao menos fossem mais longe e teriam dado as concessões aos canais ilegais. A de Braga, por exemplo. Tinhas dois canais da RTP e de repente tinhas uma televisão local com programação actualizada, filmes embora emitidos de maneira xunga e eventos locais. Alguns até tinham produção local a sério, mas não há registos suficientes. Se isso fosse implementado imagina a quantidade de canais tipo Amazónia Legal que iríamos receber. "Tipo Amazónia Legal" 1 Quote
Recommended Posts