ATVTQsV Posted June 16, 2025 Posted June 16, 2025 há 7 minutos, D91 disse: Talvez os canais que irão mais facilmente sobreviver serão os canais de notícias. As generalistas para conseguirem sobreviver terão que se reinventar. É por isso que os portugueses dependem mais em canais de notícias do que canais de qualquer outra coisa que o valha 2 Quote
PierreDumont Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 há 11 horas, Fernando disse: O Brasil é um país com 100 milhões de habitantes, com imensas desigualdades sociais, porém, é um mercado fortíssimo em termos de audiovisual, incluindo no streaming. Essa visão é muito redutora, aliás, os dados não corroboram bem com essa visão. O mesmo poderias aplicar cá, a maioria da população é idosa, população essa que mal sabe mexer num telemóvel quanto mais numa app de streaming, o que não invalida que também tenhamos pessoas a aceder ao streaming. Also, as pessoas esquecem-se dos consumos não contabilizados, a pirataria, que é também uma forma de consumir os produtos do streaming. Uma rápida correção: 212 milhões de habitantes. há 11 horas, tuscano disse: O Brasil não é o melhor dos exemplos, é preciso ter em conta que muitos brasileiros não podem ter plataformas como a Netflix, não tem dinheiro, nem tempo, e outros vivem em sítios em que isso mal chega, ou mal sabem o que é(nem bom médico por vez têm), é mais fácil ligarem a TV e comerem a novela, ou o que a Globo lá puser e depois ir para o Tik Tok, Instagram ou Facebook, comentar. Esta era a realidade do Brasil de 15 anos atrás. A situação mudou dramaticamente nos últimos anos, especialmente depois que o Governo Federal flexibilizou a implantação de pequenos provedores regionais (que hoje são responsáveis por mais de 50% das conexões), que foram responsáveis pela rápida expansão da fibra ótica mesmo em cidades paupérrimas do Nordeste. Nas regiões onde não existe conexão direta à fibra ótica, como em áreas isoladas da Amazônia, o Starlink é muito popular. Graças ao Elon Musk, os índios da Amazônia estão viciados em pornografia. Além da TV aberta, é possível acessar a TVRO (vulgarmente conhecida como "parabólica") com 71 canais gratuitos. Basta comprar o equipamento por 35 euros e pagar a instalação (entre 13 e 17 euros). Outra alternativa aos canais TDT é o FAST (canais que vem pelo IPTV através de plataformas como PlutoTV ou Samsung TV Plus) que podem ser agregados aos canais TDT como se fossem uma sintonia contínua. Nesta lista inclui-se Euro News, Fuel TV e Motorvision, os 3 legendados em PT-PT. No Brasil, o acesso à internet atingiu 92,5% dos domicílios em 2023, totalizando 72,5 milhões de lares conectados. Apesar desse avanço, ainda existem cerca de 6 milhões de lares sem acesso à internet no país, segundo o IBGE. O número de brasileiros com acesso à internet é estimado em 164,5 milhões, segundo o UOL Economia. Em áreas urbanas, 94,1% dos domicílios têm acesso à internet, enquanto em áreas rurais esse percentual é de 81%. Para efeito de comparação: Em Portugal, estima-se que 88,2% das famílias portuguesas tinham acesso à internet, com 84,6% utilizando banda larga. 2 Quote
ATVTQsV Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 Também a televisão portuguesa vive num país do medo. As audiências da CM TV, bem como o crescente nacionalismo das nossas televisões, falam por si. Ainda espero pelo dia em que algum canal nacional comece a assinar contratos para emitir, no máximo, quatro noticiários estrangeiros, na língua original e tal como são emitidos. Quote
User3468 Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 (edited) há 23 minutos, ATVTQsV disse: Também a televisão portuguesa vive num país do medo. As audiências da CM TV, bem como o crescente nacionalismo das nossas televisões, falam por si. Ainda espero pelo dia em que algum canal nacional comece a assinar contratos para emitir, no máximo, quatro noticiários estrangeiros, na língua original e tal como são emitidos. Isso nunca foi feito e te garanto que, com eventual exceção dos canais de notícias, isso nunca irá acontecer. E tu tens que aceitar a atual realidade: a União Europeia quer mais produção local, de forma a que o mercado americano não domine quer as plataformas de streaming quer as TVs (e ainda bem, até porque a qualidade das séries e filmes de lá muito são um tanto quanto questionáveis, exceto alguns casos específicos). Edited June 17, 2025 by User3468 4 2 Quote
D91 Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 há 1 hora, ATVTQsV disse: Ainda espero pelo dia em que algum canal nacional comece a assinar contratos para emitir, no máximo, quatro noticiários estrangeiros, na língua original e tal como são emitidos. Para quê mesmo? Quote
ATVTQsV Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 há 18 minutos, D91 disse: Para quê mesmo? Diversificar as fontes de informação. A RTP até podia estreitar as colaborações com membros da UER, vá que seja para a RTP 3 e em menor escala na RTP 2. 1 Quote
AZT_STB Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 On 15/06/2025 at 12:34, AndreRob disse: o modelo de tv cabo tambem já começa a tornar-se redundante... as pessoas questionam porque precisam de subscrever 200 canais se só consomem 4 ou 5... com a chegada dos streamings com a maioria dos grandes conteudos internacionais disponiveis canais como os dos filmes e séries torna-se obsolentos... a tv aberta é só pimba e novelas, que podem ser vistas no streaming também... para que ter um serviço de cabo aos preços absurdos que cobram? Estou a pensar meter digi. Alguém que está lá desde o início diz que o serviço tem vindo a melhor até hoje, não começou bem mas não se acomodou. 1 Quote
canal5 Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 há 5 horas, ATVTQsV disse: Diversificar as fontes de informação. A RTP até podia estreitar as colaborações com membros da UER, vá que seja para a RTP 3 e em menor escala na RTP 2. Preferia que a RTP fizesse algo como isto, um telejornal com linguagem declaramente simples para imigrantes/pessoas que estão a aprender português. 1 Quote
BillGaitas Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 há 3 minutos, canal5 disse: Preferia que a RTP fizesse algo como isto, um telejornal com linguagem declaramente simples para imigrantes/pessoas que estão a aprender português. Há muita coisa que a RTP podia fazer que a NOS e a televisão pública neerlandesa faz, tipo isso e um jornal para os jovens de jeito, não aquilo do Radar XS, mas nunca será possível, muitos velhos do restelo tanto na RTP como cá fora que só iam reclamar na internet e na provedora. Sem um aumento do CAV fica difícil também. 2 Quote
ATVTQsV Posted June 17, 2025 Posted June 17, 2025 Também a RTP podia começar a fazer noticiários em mirandês, vá que sejam de cinco minutos e a meio da tarde. Quote
Televisão 10 Posted August 8, 2025 Posted August 8, 2025 Por conta da deliberação abaixo, descobri que a SIC e a TVI têm de exibir, nos seus respetivos sites, os programas de entretenimento com língua gestual numa versão em que o intérprete ocupe um quarto do ecrã. https://www.erc.pt/document.php?id=NWU1NTRkMGYtMWJjYy00NzgwLTlmODQtZTAwZDg3MjkyN2U2 3 1 Quote
D91 Posted August 23, 2025 Posted August 23, 2025 Que série vai ser esta? e é para que canal? https://m.imdb.com/title/tt36550869/?ref_=nm_flmg_job_1_unrel_cdt_t_1 Quote
AndreRob Posted August 23, 2025 Posted August 23, 2025 há 9 minutos, D91 disse: Que série vai ser esta? e é para que canal? https://m.imdb.com/title/tt36550869/?ref_=nm_flmg_job_1_unrel_cdt_t_1 É para a rtp2... tem lá um tópico sobre ela. 1 Quote
RenatoSimões Posted August 25, 2025 Posted August 25, 2025 Alguém aqui costuma visitar o fórum Pres.cafe? Desde há umas semanas que aparece sempre um erro de que "Sorry, you have been blocked/You are unable to access pres.cafe", o site mudou ou acabou? Quote
ATVTQsV Posted August 25, 2025 Posted August 25, 2025 há 2 horas, RenatoSimões disse: Alguém aqui costuma visitar o fórum Pres.cafe? Desde há umas semanas que aparece sempre um erro de que "Sorry, you have been blocked/You are unable to access pres.cafe", o site mudou ou acabou? O site agora está restrito fora do Reino Unido por causa de novas leis contra menores. 2 Quote
Rui Melo Posted August 29, 2025 Posted August 29, 2025 Um levantamento de produtos de ficção portuguesa que são considerados raros, por falta de conteúdo disponível ou por estarem perdidos: O Espelho dos Acácios (RTP, 1978) Gervasio não vai ao Ginásio (RTP, 1981) Branco, Sousa e Companhia (RTP, 1981) Pedro e Paulina (RTP, 1982) Marina Marina (RTP, 1992) Giras e Pirosas (SIC, 1992) Trapos e Companhia (TVI, 1993) Cos(z)ido a Portuguesa (TVI, 1993) Telhados de Vidro (TVI, 1993) Sim sr Ministro (TVI, 1994) Jasmim o Sonho do Cinema (SIC, 1995) Barba e Cabelo (SIC. 1995) Queridas e Maduras (RTP, 1995) Pensão Estrela (SIC, 1996) Sai da Minha Vida (SIC, 1996) As Lições do Tonecas (RTP, 1996-2003) Lele e Zequinha (RTP, 1997) Riscos (RTP, 1997) Solteiros (RTP, 1998) Bora la Marina (TVI, 1998) Maos a Obra (RTP, 2000) Patilhas e Ventoinha (RTP, 2000) Histórias da Vida como ela é (RTP, 2000) Maiores de 20 (RTP, 2001) Nunca Digas Adeus (TVI, 2001) Tudo por Amor (TVI, 2002) Coração Malandro (TVI, 2003) Zero em Comportamento (SIC, 2005) Trio Maravilha (TVI, 2005) Compadre Inacio (TVI, 2005) Camara Cafe (RTP, 2006) A Minha Familia (RTP, 2009) Ultimas temporadas dos Malucos do Riso (SIC, 2010) Viver e Fácil (RTP, 2011) Terapia (RTP, 2016) 3 Quote
ATVTQsV Posted August 30, 2025 Posted August 30, 2025 (edited) Eu a achar que Zero em Comportamento era uma adaptação de Cero en Conducta, quando podia ter sido uma adaptação da Escolinha do Professor Raimundo, a versão brasileira da fórmula do Tonecas. Dava até para fazer um vídeo resumindo as obras de ficção perdidas Edited August 30, 2025 by ATVTQsV Quote
User3468 Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 Só descobri hoje que tem estado a gravar em Portugal várias versões do Drag Race, incluindo a mais recente versão Down Under vs The World Para quando uma versão portuguesa? Quote
BillGaitas Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 há 14 minutos, User3468 disse: Só descobri hoje que tem estado a gravar em Portugal várias versões do Drag Race, incluindo a mais recente versão Down Under vs The World Para quando uma versão portuguesa? Para os fachos aqui do burgo depois passarem o tempo todo a serem bestas nas redes sociais? Mais vale seguir as outras versões se bem que faz mesmo falta. Quote
ATVTQsV Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 agora mesmo, BillGaitas disse: Para os fachos aqui do burgo depois passarem o tempo todo a serem bestas nas redes sociais? Mais vale seguir as outras versões se bem que faz mesmo falta. Se fosse na RTP, já estou a imaginar os comentários dos cheganos tipo "POR ISTO É QUE USAM OS NOSSOS FUNDOS PÚBLICOS?" Quote
User3468 Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 (edited) há 2 minutos, BillGaitas disse: Para os fachos aqui do burgo depois passarem o tempo todo a serem bestas nas redes sociais? Mais vale seguir as outras versões se bem que faz mesmo falta. A Sincera Mente é um mega sucesso nas redes, graças à sua personalidade. Para além disso, essa gente não seria, claramente, o público alvo. Mas não se pode ter medo do preconceito. há 1 minuto, ATVTQsV disse: Se fosse na RTP, já estou a imaginar os comentários dos cheganos tipo "POR ISTO É QUE USAM OS NOSSOS FUNDOS PÚBLICOS?" Toda a gente critica tudo por nada. Já agora, curioso para perceber a reação dos franceses dado que a Drag Race é aposta da France TV. Edited October 15, 2025 by User3468 Quote
Fernando Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 O fenómeno do neoconservadorismo e, no limite, do reacionarismo existe noutros países, não é só cá em Portugal (não é à toa que o CH tem ligações internacionais, como outros movimentos de extrema-direita). Portanto, iria existir sempre críticas, mas não ao ponto de cancelar um formato do género. 2 Quote
ComicSans Posted November 18, 2025 Posted November 18, 2025 Malta, e eu que acabei de ouvir na rádio, um anúncio da GEDIP a pedir que os comerciantes que tenham televisões no seu espaço, que paguem uma taxa, sob pena de serem punidos Percebo que deve ser a mesma lógica que o PassMúsica, mas isto só tem duas saídas, ou deixam de haver TV's e afins, ou a GEDIP arremata uma pipa de massa 2 Quote
ATVTQsV Posted November 18, 2025 Posted November 18, 2025 há 3 horas, ComicSans disse: Malta, e eu que acabei de ouvir na rádio, um anúncio da GEDIP a pedir que os comerciantes que tenham televisões no seu espaço, que paguem uma taxa, sob pena de serem punidos Percebo que deve ser a mesma lógica que o PassMúsica, mas isto só tem duas saídas, ou deixam de haver TV's e afins, ou a GEDIP arremata uma pipa de massa Eu ouvi ontem na TSF E tinha a antiga locutora da TVI 3 Quote
ComicSans Posted November 18, 2025 Posted November 18, 2025 há 9 horas, ATVTQsV disse: Eu ouvi ontem na TSF E tinha a antiga locutora da TVI Teresa Fernandes, exactamente. Pelo hábito, até achei que seria algo da TVI, mas depois lembtei-me que ela já não está lá. Quote
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.