High5 Posted April 21 Posted April 21 há 28 minutos, msm0 disse: Só dizer que o próprio público não ajuda a acabar com as grelhas monótonas. Sempre que há um projeto/ programação diferenciador, não resulta Porque é um público envelhecido que só papa novelas e programas de música à desgarrada. O público jovem so vem em programas específicos e foge logo. Está todo no digital e no streaming Quote
Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 4 horas, Luisão disse: "A SIC se tiver novelas que não peguem também terá efeito de arrastamento nos números" - Falso. Várias novelas não resultaram no canal e não foi por isso que as de outros horários (anteriores ou posteriores) não lideravam na mesma. Mil exemplos disso em passado recente e passado a longo/médio prazo. "E a prova de que as coisas são comparáveis é que a SIC, sem novelas ao sábado e ao domingo, perde rapidamente a liderança e fica até por vezes em terceiro lugar. " (...) "O entretenimento que tem não lhe chega para liderar quando não tem novelas." - Falso, SIC tem liderado vários sábados sem novelas, inclusive este mês. E durante meses a fio liderou também muitos domingos sem novelas. Atualmente é a rejeição ao Domingão (outrora líder incontestável no entretenimento) que fez mudar isso. "Depende de novelas, ponto final parágrafo." Exatamente, novelas, plural. Várias, diferentes entre si, que puxam públicos diferentes, consoante as suas preferências. Não uma única "novela" que passa em vários horários. Ponto final, travessão - Afinal, chegaste lá -q Qual é a diferença de a tvi depender de um reality, dedicando-lhes horas eM antena, que é o seu produto âncora, e a SIC depender de outro produto âncora, que são as novelas? É o plural? É o serem produzidas por países e estações diferentes, agregando os tais públicos diferentes? Isso valoriza a SIC em que é desvaloriza no que a tvi, afinal? A SIC é mais diversa porque tem novela turcas, brasileiras e portuguesas e não apenas brasileiras ou portuguesas? não faz sentido o que dizes. e nao é por a sic ter ganho alguns sábados que não fica evidente a falta que as novelas lhe fazem nesse dia específico da semana. Pelo contrário: em termos de share mensal, os sábados e os domingos da SIC são uma verdadeira desgraca para o canal puxando os resultado mensais lá pra baixo o que comprova que o canal depende massivamente dessas mesmas Novelas para as audiências que tem durante a semana. A falta de diversidade é a mesma da da tvi. Sejam turcas, portuguesas, brasileiras, a grade da SIC é uma grade de novelas. Ah e se tiveres novelas que não lideram com shares baixos, mesmo que as anteriores no horário ou às posteriores voltem a liderar, certamente influenciarão os resultados da SIC em termos de share diário. Não há milagres. portanto é exatamente o mesmo da tvi. Ter várias novelas não significa que o tipo de produto seja diferente: é exatamente igual. Portanto quem critica a tvi, devia olhar para o que a SIC apresenta. Principalmente a SIC um canal que no passado já foi merecidamente reconhecido pelos seus inovadores e diferentes e diversos conteúdos de entretenimento. a estratégia da tvi sempre foram os realities e as novelas. A SIC era o entretenimento e agora são novelas. Tudo certo. Não podemos é apontar dedos a uma estação quando a outra é exatamente igual. Edited April 21 by Ficção Nacional Quote
JM26 Posted April 21 Posted April 21 há 1 hora, Fernando disse: A RTP tem obrigações de serviço público e, parecendo que não, isso também muda muito as coisas, mesmo com um orçamento menos forte. Se existisse um caderno de encargos mais forte aos privados, muita coisa mudava. Eu não sou necessariamente contra realitys e novelas, gosto de ver e não tenho essa moralidade toda, mas sou contra não haver ou haver pouco para além disso. Fazem falta concursos, bons programas de variedades (o Funtástico continua muito aquém, e tenho pena), mais séries. Sinceramente eu duvido que mesmo com mais orçamento as coisas mudassem. A prioridade dos canais há muito que deixou de ser apostar em bons programas e ir pelo caminho mais fácil de continuidade que exija pouco esforço e que mantenha o status quo. E por outro lado os patrocinadores também "aplaudem" mesmo quando os canais fazem metade da audiência de há 10 anos. Faz falta variedade que esteja de acordo com os interesses do público, algo com sentido para a realidade portuguesa. Por exemplo, Os Traidores é um bom programa de TV mas claramente não funciona em Portugal. Outros como o Salve se quem puder ou o Congela funcionam bem no primeiro ou segundo programa mas depois vão por ali abaixo. É preciso analisar o público e em Portugal eu sinto que é feito ou o que é mais barato ou que é mais fácil e que mantem o esquema bem oleado. Mesmo a RTP1 a nível de entretenimento é um bocado assim já que há alguns anos que estacionou na tríade The Voice - Got Talent - The Voice Kids aos domingos e Masterchef e Taskmaster aos sábados. Mas dos três é claramente o melhor a nível de entretenimento. 3 Quote
Luisão Posted April 21 Posted April 21 há 34 minutos, Ficção Nacional disse: Qual é a diferença de a tvi depender de um reality, dedicando-lhes horas eM antena, que é o seu produto âncora, e a SIC depender de outro produto âncora, que são as novelas? É o plural? É o serem produzidas por países e estações diferentes, agregando os tais públicos diferentes? Isso valoriza a SIC em que é desvaloriza no que a tvi, afinal? A SIC é mais diversa porque tem novela turcas, brasileiras e portuguesas e não apenas brasileiras ou portuguesas? não faz sentido o que dizes. e nao é por a sic ter ganho alguns sábados que não fica evidente a falta que as novelas lhe fazem nesse dia específico da semana. Pelo contrário: em termos de share mensal, os sábados e os domingos da SIC são uma verdadeira desgraca para o canal puxando os resultado mensais lá pra baixo o que comprova que o canal depende massivamente dessas mesmas Novelas para as audiências que tem durante a semana. A falta de diversidade é a mesma da da tvi. Sejam turcas, portuguesas, brasileiras, a grade da SIC é uma grade de novelas. Ah e se tiveres novelas que não lideram com shares baixos, mesmo que as anteriores no horário ou às posteriores voltem a liderar, certamente influenciarão os resultados da SIC em termos de share diário. Não há milagres. portanto é exatamente o mesmo da tvi. Ter várias novelas não significa que o tipo de produto seja diferente: é exatamente igual. Portanto quem critica a tvi, devia olhar para o que a SIC apresenta. Principalmente a SIC um canal que no passado já foi merecidamente reconhecido pelos seus inovadores e diferentes e diversos conteúdos de entretenimento. a estratégia da tvi sempre foram os realities e as novelas. A SIC era o entretenimento e agora são novelas. Tudo certo. Não podemos é apontar dedos a uma estação quando a outra é exatamente igual. Acho que vou ter de fazer um desenho, mas como recebo bem das ações, obrigações, certificados de aforro e títulos do tesouro da Impresa, não há problema Ambos os canais têm grelhas monotemáticas em boa parte dos dias da semana. Certo. Não é disso que se está a falar. O que estou a tentar dizer, pela enésima vez, é que a TVI está dependente de um programa, de um enredo, durante meses em mil horários do dia. Se esse enredo falhar na captação de público vão todos esses horários por água abaixo. E isso já aconteceu diversas vezes. Aquilo em que difere da SIC, e que por isso não são situações comparáveis, é que tem 45 novelas diferentes, com 45 enredos diferentes em mil horários do dia. Quem não se identificar com 10 enredos, identifica-se com outros 5. Logo uns horários vão compensar os outros, porque não há efeito de contágio. São produtos independentes, apesar de serem do mesmo género. Flopa uma novela, resulta a do horário seguinte, e assim sucessivamente. Diminuem minutos da novela que não resulta ou mudam-na para horário menos influente e aumentam das que resultam ou esticam-nos no tempo. E o histórico de resultados de audiências provam isso. Por isso que reafirmo que não são situações comparáveis. E os sábados da SIC atualmente são bem segurados pelo entretenimento da noite (Tudo em Família) que lidera frequentemente, pela informação, pelos documentários e pelo Alta Definição. Os problemas atuais no entretenimento da SIC são o fim de tarde de sábado e toda a tarde de domingo. O entretenimento das 19h dos dias úteis também está a solidificar-se e a liderar em vários dias. Por isso não são só as novelas que resultam no canal. Espero ter sido esclarecedor. Agora vou ali responder aos 45 emails parados na minha inbox do trabalho e comprar mais uns títulos da Impresa. 4 Quote
Pedro M. Posted April 21 Posted April 21 Eu acho que vocês continuam a confundir os conceitos de diversidade e dependência. Porque diversa, nenhuma das grelhas é. Agora dependência, desenho de grelha, a TVI tem uma dependência grande num projeto que a SIC não tem. Não sei porque é que estão sempre a discutir o óbvio, e lá vou eu mover isto para as discussões de TV porquem em três páginas deve haver 5 posts com resultados. 5 3 Quote
Filipe Posted April 21 Posted April 21 há 17 minutos, Luisão disse: Acho que vou ter de fazer um desenho, mas como recebo bem das ações, obrigações, certificados de aforro e títulos do tesouro da Impresa, não há problema Ambos os canais têm grelhas monotemáticas em boa parte dos dias da semana. Certo. Não é disso que se está a falar. O que estou a tentar dizer, pela enésima vez, é que a TVI está dependente de um programa, de um enredo, durante meses em mil horários do dia. Se esse enredo falhar na captação de público vão todos esses horários por água abaixo. E isso já aconteceu diversas vezes. Aquilo em que difere da SIC, e que por isso não são situações comparáveis, é que tem 45 novelas diferentes, com 45 enredos diferentes em mil horários do dia. Quem não se identificar com 10 enredos, identifica-se com outros 5. Logo uns horários vão compensar os outros, porque não há efeito de contágio. São produtos independentes, apesar de serem do mesmo género. Flopa uma novela, resulta a do horário seguinte, e assim sucessivamente. Diminuem minutos da novela que não resulta ou mudam-na para horário menos influente e aumentam das que resultam ou esticam-nos no tempo. E o histórico de resultados de audiências provam isso. Por isso que reafirmo que não são situações comparáveis. E os sábados da SIC atualmente são bem segurados pelo entretenimento da noite (Tudo em Família) que lidera frequentemente, pela informação, pelos documentários e pelo Alta Definição. Os problemas atuais no entretenimento da SIC são o fim de tarde de sábado e toda a tarde de domingo. O entretenimento das 19h dos dias úteis também está a solidificar-se e a liderar em vários dias. Por isso não são só as novelas que resultam no canal. Espero ter sido esclarecedor. Agora vou ali responder aos 45 emails parados na minha inbox do trabalho e comprar mais uns títulos da Impresa. Sem dúvida que essa tem sido a vantagem da SIC nos últimos anos. Quando um reality na TVI falha são 3 meses a penar, quando uma novela falha continuam as outras 50 a resultar No entanto, não posso concordar com os exemplos que dás de outras coisas que resultam na SIC. Neste momento a âncora do canal são as novelas e a informação (se bem que nem sei até que ponto se a ficção antes e depois do jornal falhar se a informação não se ressente logo, mas isso é especulação), tudo o resto são produtos que por vezes resultam "por não haver nada melhor" ou até no embalo dos noticiários do fim de semana. Acho que falta às televisões pensarem a longo prazo e não a curto prazo. Veja-se o exemplo do Taskmaster que desde a primeira temporada tem estado a crescer e se fosse num canal privado seria um sucesso de audiências. Tenho quase a certeza que o mesmo se poderia dizer d'Os Traidores ou até Cantor ou Impostor se tivessem tido mais oportunidades. Tudo bem que não resultam de imediato em televisão, mas são programas que facilmente vão gerando comentários e crescendo ao longo de cada transmissão. 3 1 Quote
Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 Sinceramente não consigo perceber quando dizem que a tvi depende de UMA coisa, mas a SIC não. Ok, uma novela é uma novela mas todas não deixam de ser o MESMO produto. Sim, é verdade que a probabilidade de todas darem errado é quase nula porque há sempre as que resultam melhor, mas Também é raro o reality da tvi que não resulta bem. Simplesmente a SIC creio que tem mais horas em antena dedicadas ao seu produto, quando comparada com a TVI, e por isso lidera. E sabemos bem a diferença de shares da SIC ao sábado e domingo para os de segunda a sexta., com claros prejuízos para a sua média mensal. Quote
zeferovic14 Posted April 21 Posted April 21 há 1 minuto, Filipe disse: Tenho quase a certeza que o mesmo se poderia dizer d'Os Traidores... Se tivessem dado na TVI, acredito que tivesse corrido melhor porque a TVI poderia ter feito uma versão como a americana com ex-concorrentes de realities. Seria sempre outro chamariz. Seria um ótimo programa de sábado à noite para ter em antena duas vezes por ano (uma versão de anónimos e uma versão de "ex-realities"/famosos). A versão que a SIC fez pecou por virar "muito portuguesa" com programas extra longos. O formato é para ser 60 minutos... 1 Quote
Filipe Posted April 21 Posted April 21 há 4 minutos, zeferovic14 disse: Se tivessem dado na TVI, acredito que tivesse corrido melhor porque a TVI poderia ter feito uma versão como a americana com ex-concorrentes de realities. Seria sempre outro chamariz. Seria um ótimo programa de sábado à noite para ter em antena duas vezes por ano (uma versão de anónimos e uma versão de "ex-realities"/famosos). A versão que a SIC fez pecou por virar "muito portuguesa" com programas extra longos. O formato é para ser 60 minutos... A parte de ser muito longo tanto aconteceu na SIC como aconteceria na TVI, é um programa muito caro para ocupar apenas 1 hora na grelha. Eu até acho que é programa com conteúdo suficiente para render a semana inteira 3 1 Quote
carioquins Posted April 21 Posted April 21 há 18 minutos, Filipe disse: A parte de ser muito longo tanto aconteceu na SIC como aconteceria na TVI, é um programa muito caro para ocupar apenas 1 hora na grelha. Eu até acho que é programa com conteúdo suficiente para render a semana inteira Se é caro e não têm dinheiro, recursos ou talento para fazer bem feito, não comprem. Simples assim 2 Quote
zeferovic14 Posted April 21 Posted April 21 há 19 minutos, Filipe disse: A parte de ser muito longo tanto aconteceu na SIC como aconteceria na TVI, é um programa muito caro para ocupar apenas 1 hora na grelha. Eu até acho que é programa com conteúdo suficiente para render a semana inteira Isso, não. Deixa ficar programa semanal (por isso mesmo é que era bom para os sábados) Quote
User3468 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 29 minutos, Ficção Nacional disse: Sinceramente não consigo perceber quando dizem que a tvi depende de UMA coisa, mas a SIC não. Ok, uma novela é uma novela mas todas não deixam de ser o MESMO produto. Sim, é verdade que a probabilidade de todas darem errado é quase nula porque há sempre as que resultam melhor, mas Também é raro o reality da tvi que não resulta bem. Simplesmente a SIC creio que tem mais horas em antena dedicadas ao seu produto, quando comparada com a TVI, e por isso lidera. E sabemos bem a diferença de shares da SIC ao sábado e domingo para os de segunda a sexta., com claros prejuízos para a sua média mensal. Discordo. Compras arroz no Pingo Doce. Tu compras carolino e um amigo teu compra agulha. É arroz, mas é diferente. Logo não é o mesmo produto. A SIC abusa no tipo de formato que transmite, mas aquilo que transmite não é o mesmo ao longo do dia. Tem novelas viradas para os dramalhões, tem novelas mais leves. No fim, acaba é por cair no mesmo género. No caso da TVI dentro do género reality só tens um produto em simultâneo: ou o SS ou o BB. Quanto às audiências, a SIC tem outra vantagem: as novelas dão um bom VOSDAL. Os realitys para a TVI dependem muito do tipo de acontecimento e mediatismo. Tanto pode dar muito como pode dar pouco. Mas acaba por ser mais beneficiada em valores LIVE (como vimos na questão da revelação das imagens para a casa depois da descoberta do segredo, no caso da Eva e do Diogo). Edited April 21 by User3468 5 Quote
Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 1 hora, User3468 disse: Discordo. Compras arroz no Pingo Doce. Tu compras carolino e um amigo teu compra agulha. É arroz, mas é diferente. Logo não é o mesmo produto. A SIC abusa no tipo de formato que transmite, mas aquilo que transmite não é o mesmo ao longo do dia. Tem novelas viradas para os dramalhões, tem novelas mais leves. No fim, acaba é por cair no mesmo género. No caso da TVI dentro do género reality só tens um produto em simultâneo: ou o SS ou o BB. Quanto às audiências, a SIC tem outra vantagem: as novelas dão um bom VOSDAL. Os realitys para a TVI dependem muito do tipo de acontecimento e mediatismo. Tanto pode dar muito como pode dar pouco. Mas acaba por ser mais beneficiada em valores LIVE (como vimos na questão da revelação das imagens para a casa depois da descoberta do segredo, no caso da Eva e do Diogo). São opiniões. Em televisão, que é o que estamos a falar, uma novela mexicana e o mesmo produto que uma telenovela brasileira ou turca. Não há essas diferenças. Comparar com o arroz não faz sentido. E pelo teu ponto de vista, então o SS e o BB também deveriam ser produtos diferentes já que as regras e o objetivo subjacente aos mesmos é distinto. Só que em termos práticos, são o mesmo tipo de produto: um reality show. Arroz Carolino ou agulha ou basmati são o mesmo produto: arroz. O tipo é que diverge. Senão fosse não estariam no supermercado no mesmo corredor, vendidos ao mesmo IVA. Se fosse como apregoas, poderíamos ter arroz nacional num corredor, basmati no asiático ou no das batatas fritas, o integral unicamente nos dietéticos. E sabemos que não é isso que acontece. Arroz e arroz seja ele qualquer for o tipo. Porque o produto é o mesmo, o tipo é que é diferente. O mesmos e aplica aos realities ou as novelas. Aliás tens a própria SIC novelas que tirando uma ou outra serie, só transmite novelas portuguesas e turcas. Porque todas são novelas. Um só produto, o que nomeia o canal. se me estivesses a falar de séries, aí sim o produto seria diferente da novela. Agora uma novela turca é o mesmo produto que uma portuguesa. Tem implícita uma história de cariz dramático, escrita por alguém, interpretada por alguém e dirigida para outros para consumo de muitos mais. E a mesma coisa. Novela é novela seja aqui, no México, na Turquia, na Coreia do Sul ou no Brasil. E o mesmo produto. A embalagem é que é diferente. Edited April 21 by Ficção Nacional 1 Quote
User3468 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 24 minutos, Ficção Nacional disse: São opiniões. Em televisão, que é o que estamos a falar, uma novela mexicana e o mesmo produto que uma telenovela brasileira ou turca. Não há essas diferenças. Comparar com o arroz não faz sentido. E pelo teu ponto de vista, então o SS e o BB também deveriam ser produtos diferentes já que as regras e o objetivo subjacente aos mesmos é distinto. Só que em termos práticos, são o mesmo tipo de produto: um reality show. Arroz Carolino ou agulha ou basmati são o mesmo produto: arroz. O tipo é que diverge. Senão fosse não estariam no supermercado no mesmo corredor, vendidos ao mesmo IVA. Se fosse como apregoas, poderíamos ter arroz nacional num corredor, basmati no asiático ou no das batatas fritas, o integral unicamente nos dietéticos. E sabemos que não é isso que acontece. Arroz e arroz seja ele qualquer for o tipo. Porque o produto é o mesmo, o tipo é que é diferente. O mesmos e aplica aos realities ou as novelas. Aliás tens a própria SIC novelas que tirando uma ou outra serie, só transmite novelas portuguesas e turcas. Porque todas são novelas. Um só produto, o que nomeia o canal. se me estivesses a falar de séries, aí sim o produto seria diferente da novela. Agora uma novela turca é o mesmo produto que uma portuguesa. Tem implícita uma história de cariz dramático, escrita por alguém, interpretada por alguém e dirigida para outros para consumo de muitos mais. E a mesma coisa. Novela é novela seja aqui, no México, na Turquia, na Coreia do Sul ou no Brasil. E o mesmo produto. A embalagem é que é diferente. O SS e o BB, mesmo com dinâmicas idênticas, não deixam de ser diferentes. Porque se fossem iguais tinham o mesmo nome, até por questões legais. Se a TVI quisesse até podia fazer os dois ao mesmo tempo. Seriam dois realities em simultâneo. Idênticos, mas distintos. Tal como a SIC poderia ter, em simultâneo, o Casados e o Agricultor. Edited April 21 by User3468 1 Quote
ATVTQsV Posted April 21 Posted April 21 Eu só vejo os canais dependentes nos mesmos formatos: entretenimento vazio e reality shows que só existem para criar escândalos artificiais. E que tal um filme? Zero. Uma série em horário nobre? Mais ou menos. Programas de talentos? Tem havido menos, mas infelizmente acham que domingo à noite ainda é dia de ter mais audiências. 2 Quote
Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 há 1 hora, User3468 disse: O SS e o BB, mesmo com dinâmicas idênticas, não deixam de ser diferentes. Porque se fossem iguais tinham o mesmo nome, até por questões legais. Se a TVI quisesse até podia fazer os dois ao mesmo tempo. Seriam dois realities em simultâneo. Idênticos, mas distintos. Tal como a SIC poderia ter, em simultâneo, o Casados e o Agricultor. Distintos no formato, iguais no tipo de produto. É isso mesmo. Quote
Televisão 10 Posted April 22 Posted April 22 A Fremantle vai construir um hub em Portimão para a produção do formato Holey Moley, que já foi adaptado nos Estados Unidos e na Austrália. https://senalnews.com/en/content/fremantle-establishes-global-production-hub-in-portugal-for-holey-moley O objetivo é que as versões de vários países sejam gravadas cá. Suponho que uma versão portuguesa também deva estar na calha. 3 3 2 Quote
srcbica Posted April 22 Posted April 22 há 21 minutos, Televisão 10 disse: A Fremantle vai construir um hub em Portimão para a produção do formato Holey Moley, que já foi adaptado nos Estados Unidos e na Austrália. https://senalnews.com/en/content/fremantle-establishes-global-production-hub-in-portugal-for-holey-moley O objetivo é que as versões de vários países sejam gravadas cá. Suponho que uma versão portuguesa também deva estar na calha. Nunca ouvi sequer falar, mas tendo lido agora sobre o que é programa, tenho as minhas dúvidas de que fosse um sucesso neste país... Via isto como programa de verão da SIC de outros tempos, mas agora... Não sei. O que vocês acham? 2 Quote
User3468 Posted April 24 Posted April 24 (edited) On 22/04/2026 at 18:49, Televisão 10 disse: A Fremantle vai construir um hub em Portimão para a produção do formato Holey Moley, que já foi adaptado nos Estados Unidos e na Austrália. https://senalnews.com/en/content/fremantle-establishes-global-production-hub-in-portugal-for-holey-moley O objetivo é que as versões de vários países sejam gravadas cá. Suponho que uma versão portuguesa também deva estar na calha. A ITV (Reino Unido) anunciou hoje a aquisição dos direitos, que será apresentada pela dupla Ant & Dec. Aposto que deverá ser a primeira versão a ser gravada em Portimão. Edited April 24 by User3468 2 Quote
jt9 Posted April 24 Posted April 24 On 22/04/2026 at 18:49, Televisão 10 disse: A Fremantle vai construir um hub em Portimão para a produção do formato Holey Moley, que já foi adaptado nos Estados Unidos e na Austrália. https://senalnews.com/en/content/fremantle-establishes-global-production-hub-in-portugal-for-holey-moley O objetivo é que as versões de vários países sejam gravadas cá. Suponho que uma versão portuguesa também deva estar na calha. Vejo isto a flopar numa SIC ou numa TVI. Mas vejo isto a ser um mini sucesso na RTP. 1 Quote
Rui Melo Posted April 25 Posted April 25 Produtos Mais Longos na Ficção Nacional Morangos Com Açucar Festa é Festa Bem-Vindos a Beirais Os Nossos Dias A Única Mulher Floribella Anjo Selvagem Remédio Santo Amor Maior Coração d’Ouro Quote
ATVTQsV Posted April 25 Posted April 25 (edited) Festa é Festa é produto de uma televisão do "orgulhosamente sós" dos últimos anos onde a audiência "isolou-se" do resto do mundo. Faz parte de uma altura em que, com restrições a tudo, foram feitas novelas mais pimba, para mim eram insuportáveis Edited April 25 by ATVTQsV 2 Quote
Recommended Posts