Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Não sei se este é o melhor tópico para colocar aqui a informação, mas deixo a nota que a Intercontinental da FIFA vai ter transmissão na LiveMode.

Edited by User3468
  • Like 1
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

"3 anos de Big Show SIC" - uma K7 lançada em 1998 pela editora Filmes Castello Lopes acerca dos primeiros anos do famoso programa de variedades da SIC:

 

Edited by LAboy 456
  • Like 2
  • Love 2
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
Posted (edited)

Excerpto de uma emissão promocional via satélite de um canal chamado Planeta Azul TV - com momentos em directo na Expotelecom, uma exposição de telecomunicações integrada na Feira Internacional de Lisboa

Neste excerpto, há uma entrevista a João Aguardela - vocalista do grupo Sitiados (em voga na época pelo grande sucesso deles de 1992, "Vida de marinheiro") - assim como um documentário acerca dos descobrimentos portugueses

Edited by LAboy 456
  • Like 4
  • 1 month later...
Posted (edited)
há 5 minutos, AndreRob disse:

a tvi tem 3 novelas até à meia noite... a sic tem 7... 

A TVI tem mais 5 blocos do Reality Show, quase a ocupar 6 horas de programação diária + 2 Sentenças diárias + 3 novelas na madrugada (é para aí que vão depois de falhar no day time, aguardemos pelos Ricos)

Edited by Eduardo Oliveira
  • LOL 4
Posted

Tem as duas esta programação porque o público de cada uma é o que consome, na TVI RS e na SIC novelas, enquanto funcionar são as apostas.

  • Like 2
Posted (edited)

A SIC tem o adicional de ser líder na informação e de (ainda) não dar novelas ao fim de semana.

A SIC tem o peso de não ter dinheiro (e por vezes de gastar mal o pouco que sobra), e de não conseguir ter o seu entretenimento das 19h + domingo à noite a funcionar em tempo útil (para além das desgraças de sábado e domingo à tarde). 

Sobre as novelas, no início de 2024, há exatamente 2 anos, a SIC andava a dar Papel Principal, e a TVI tinha Cacau e Festa é Festa, as voltas que o mundo dá.

Edited by Eduardo Oliveira
  • Like 4
Posted
há 52 minutos, Throne disse:

 

A grelha da TVI não é ótima, mas ainda tem alguma variedade e o facto de tentar imitar a SIC que neste momento a sua grelha é novelas, imaginemos o belíssimo futuro da televisão portuguesa, atualmente já não é brilhante, imaginemos só... :rip:

Alguma variedade, na tua ótica corresponde ao mesmo tipo de programa (e seus derivados) ao longo do ano? 
 

variedade tem a RTP1. 
 

quanto a sic, embora com más escolhas em muitos casos,

entretenimento variado ao longo do ano, informação com rubricas várias, talk shows, magazines sociais, magazines sobre natureza, série estrangeira (embora em late night de sábado) e …novelas. 

  • Like 1
  • LOL 3
Posted
há 4 minutos, George disse:

mas não há duvida que a grelha da SIC é pior.

Com uma grelha pior a SIC ganhou 16 dos 24 dias de fevereiro, e está na liderança do mês, mesmo com a TVI em 3 super dias a ganhar mais de 10pp de vantagem.

Imagine-se quando a MFE entrar, os Casados começarem, e a grelha passar de pior a apenas sofrível, como poderão ficar as audiências...

  • Thanks 2
Posted
há 1 minuto, Eduardo Oliveira disse:

Com uma grelha pior a SIC ganhou 16 dos 24 dias de fevereiro, e está na liderança do mês, mesmo com a TVI em 3 super dias a ganhar mais de 10pp de vantagem.

Imagine-se quando a MFE entrar, os Casados começarem, e a grelha passar de pior a apenas sofrível, como poderão ficar as audiências...

Sim, também a CM lidera o cabo e não acho que tenha a melhor grelha do cabo.

A SIC vai continuar a liderar sim, mas não deixa de ser uma má grelha de uma tv generalista.

  • Thanks 5
Posted
há 5 minutos, Eduardo Oliveira disse:

Com uma grelha pior a SIC ganhou 16 dos 24 dias de fevereiro, e está na liderança do mês, mesmo com a TVI em 3 super dias a ganhar mais de 10pp de vantagem.

Imagine-se quando a MFE entrar, os Casados começarem, e a grelha passar de pior a apenas sofrível, como poderão ficar as audiências...

Sofrível são este tipo de comentários de medir coisinhas num tópico de audiências. Sabem que podem comentar audiências sem ter de atacar o outro canal que acabam por não ver. Ambos os canais têm grelhas péssimas e tentar arranjar justificações para o injustificável é só penoso. Se querem comentar as grelhas e os diferentes programas, existem os subtópicos dos mesmos para o fazer.

  • Thanks 4
Posted
há 22 minutos, George disse:

Entre a SIC e a TVI:

https://www.instagram.com/reel/DNGYTnmRJcF/

 

É óbvio que a TVI está super dependente do reality e toma opções super questionáveis em tudo o resto, mas não há duvida que a grelha da SIC é pior. A SIC praticamente deixou de ser um canal generalista, o número de novelas que tem durante tantas horas não dá para defender.

Ambos os canais têm grelhas péssimas. Achas que a TVI é melhor tendo RS em exagero a entupir a grelha, novelas estrangeiras como o "Os Ricos Também Choram", que é uma aposta absurda em pleno 2026 (parece uma aposta da TVI dos anos 90), programas como A Sentença, que até pode ser um sucesso, mas não tem nenhuma qualidade. As novelas portuguesas com uma péssima gestão porque os RS são prioridade do canal. Ambos os canais têm grelhas igualmente péssimas en pleno 2026.

Posted
há 11 minutos, Vieira disse:

Ambos os canais têm grelhas péssimas. Achas que a TVI é melhor tendo RS em exagero a entupir a grelha, novelas estrangeiras como o "Os Ricos Também Choram", que é uma aposta absurda em pleno 2026 (parece uma aposta da TVI dos anos 90), programas como A Sentença, que até pode ser um sucesso, mas não tem nenhuma qualidade. As novelas portuguesas com uma péssima gestão porque os RS são prioridade do canal. Ambos os canais têm grelhas igualmente péssimas en pleno 2026.

Não vejo problema nenhum em termos novelas estrangeiras num canal aberto generalista. Aliás, resultam na SIC.

Não acho a Sentença um mau programa. Court Shows é um género que existe em todo o mundo.

O que está mal, a meu ver, independentemente das audiências, é quanto tens tantas horas de Sentenças ou de novelas. Porque esse modelo de grelha acaba por esgotar se mais rapidamente.

 

Um canal ou outro neste momento deve ter mais ou menos o mesmo nr de espetadores mensais, considerando a margem de erro das audiências. Ainda assim volto a dizer que a grelha da TVI é um pouquinho melhor, além de que deve dar mais retorno pelo tipo de produtos que emite.

  • Like 4
Posted

A SIC tem excesso de novelas mas o pior nem é isso. Mas sim a forma como todas são tratadas na reta final com flashbacks e micro episódios. É um exagero e um abuso. Além de ser uma falta de respeito por quem monta os episódios, por os atores e o público.

Podiam ter uma grelha mais variada. Mas descobriram a mina das novelas turcas (que devem ser claramente mais baratas que as brasileiras) e não as vão largar tão cedo).

Ainda assim, o calcanhar de aquiles da SIC são os fins de semana. Aquelas tardes de sábado e domingo precisam de levar uma volta. São um flop.

A TVI abusa com o excesso de episódios do programa Sentença e com os realitys 24h/7 em loop o ano inteiro. Se bem que a 1ª Companhia até foi um programa diferente dentro do género.

Precisam é de recuperar as audiências das novelas.

  • Like 4
Posted
há 1 hora, George disse:

Não vejo problema nenhum em termos novelas estrangeiras num canal aberto generalista. Aliás, resultam na SIC.

Está bem, mas na SIC é diferente. A TVI orgulhava-se de ser a casa da ficção nacional. Agora espeta uma novela aleatória estrangeira de qualidade duvidosa e flopa. O público do canal não adere a novelas estrangeiras.

  • Like 5
Posted
há 57 minutos, Vieira disse:

Está bem, mas na SIC é diferente. A TVI orgulhava-se de ser a casa da ficção nacional. Agora espeta uma novela aleatória estrangeira de qualidade duvidosa e flopa. O público do canal não adere a novelas estrangeiras.

Sim, concordo, em termos do que era a brand TVI não faz sentido.

  • Like 3
Posted

O que me chateia mais na TVI é o excesso cada vez mais constante nos realities, porque agora quando acaba um reality, começa outro, e depois outro, e depois outro, e depois outro, numa cadeia interminável

Posted (edited)
há 11 minutos, ATVTQsV disse:

O que me chateia mais na TVI é o excesso cada vez mais constante nos realities, porque agora quando acaba um reality, começa outro, e depois outro, e depois outro, e depois outro, numa cadeia interminável

Antes acabava um num domingo e o outro começava no domingo seguinte.

Agora a sofreguidão é tanta, que um acaba na 6ª feira ou sábado, para que o outro comece logo no dia a seguir - domingo! (ou de igual forma, um acaba na noite de fim de ano, e o outro começa logo no dia 1).

Só falta fazerem como nas novelas, e coexistir as últimas semanas de um Reality com as primeiras semanas do próximo :)

Edited by Eduardo Oliveira
  • Like 4
  • 1 month later...
Posted
há 10 minutos, tiagauto disse:

A TVI preparou muito bem este final do mês de abril para tentar fazer "la remontada" como fez em março... se não fosse Lisbon Noire e ORTC (provavelmente, porque ainda não saíra, dados) poderia estar com mais folga.

Fds bom, com expulsão de um concorrente vital que poderia alavancar o daytime de segunda... à noite nova expulsão que pode usar para alavancar o daytime de terça. Final do SS na sexta, sábado basta pôr a Ariana e o Diogo ou a Eva no MC ou noutro qualquer... Domingo estreia de DF e para a semana rescaldo do SS10 com Evas, Diogos e Arianas... 

Ontem, achei que essa "remontada" já começaria, mas não correu assim tão bem, provavelmente por causa de ORTCe LN...

Acabaste de exemplificar na perfeição o que é uma grelha dependente dum único programa, explorado e reexplorado até ao tutano, de todas as formas possíveis e imagináveis, para além do TVI Reality para quem quiser levar a dependência ao extremo.

Enquanto o público não se fartar e continuar a seguir avidamente a vida duns zés-ninguéms, a TVI vai seguir neste caminho.

Um dia que as audiências comecem a cair vamos a ver que alternativas a TVI tem, a não ser esperar pelo reality do trimestre seguinte... 

  • Like 2
  • Love 1
  • Thanks 3
  • Disagree 1
Posted

Audiências: Veja quais foram os minutos mais vistos deste dia 20 de abril de 2026

RTP1 – 19h55 | 9,4/22,0% (“O Preço Certo”)

RTP2 – 22h00 | 0,7/1,5% (“Jornal 2”)

SIC – 21h16 | 10,7/21,1% (“Jornal da Noite”)

TVI – 22h11 | 10,5/22,3% (“Secret Story 10: Especial”)

  • Like 4
Posted
há 33 minutos, Eduardo Oliveira disse:

Um dia que as audiências comecem a cair vamos a ver que alternativas a TVI tem, a não ser esperar pelo reality do trimestre seguinte... 

Dizem isto à anos, que os realities vão, um dia, deixar de funcionar e que a TVI não vai ser o que fazer.

A realidade: os realities estão (provavelmente) mais fortes do que nunca comparado aos últimos anos. Dos últimos 4, apenas a 1a Companhia teve resultados mais aquém. Mas mesmo assim, foram bastante positivos.

A conversa da grelha monotemática é um bocado cansada quando, a SIC também uma grelha muito "cobrida" por novelas.

Acho triste que em Portugal se olhe para o conceito de reality show com tanto desdém... basta olhar para exemplos no outro lado do oceano para perceber que somos dos raros sítios onde isso acontece.

  • Like 7
  • Love 1
Posted
há 1 minuto, zeferovic14 disse:

Dizem isto à anos, que os realities vão, um dia, deixar de funcionar e que a TVI não vai ser o que fazer.

A realidade: os realities estão (provavelmente) mais fortes do que nunca comparado aos últimos anos. Dos últimos 4, apenas a 1a Companhia teve resultados mais aquém. Mas mesmo assim, foram bastante positivos.

A conversa da grelha monotemática é um bocado cansada quando, a SIC também uma grelha muito "cobrida" por novelas.

Acho triste que em Portugal se olhe para o conceito de reality show com tanto desdém... basta olhar para exemplos no outro lado do oceano para perceber que somos dos raros sítios onde isso acontece.

Já se sabe que para algumas pessoas não se pode seguir os realities todos mas pode-se seguir 10 novelas ao mesmo tempo

  • Like 3
  • Thanks 1

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...