Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 há 51 minutos, Eduardo Oliveira disse: Acabaste de exemplificar na perfeição o que é uma grelha dependente dum único programa, explorado e reexplorado até ao tutano, de todas as formas possíveis e imagináveis, para além do TVI Reality para quem quiser levar a dependência ao extremo. Enquanto o público não se fartar e continuar a seguir avidamente a vida duns zés-ninguéms, a TVI vai seguir neste caminho. Um dia que as audiências comecem a cair vamos a ver que alternativas a TVI tem, a não ser esperar pelo reality do trimestre seguinte... poupa-nos a esse discurso moralista e caquético. Como se a SIC não fosse dependente dos produtos que tem em exibição, leia-se novelas. 4 1 1 Quote
tiagauto Posted April 21 Posted April 21 É óbvio que os canais estão cada vez mais monotemáticas e dependentes de um formato. E não é criticável, isso. Se acho que a TVI deveria diversificar mais a sua programação e não depender tanto de um RS, acho. Se acho que a SIC deveria diversificar mais a sua programação e não depender tanto de novelas, acho. Mas é a realidade que temos... novelas e RS funcionam. Ponto. É triste e limitador, mas isso diz mais do espetador do que dos canais em causa. Fazem bem a TVI e a SIC apostar no que lhes traz benefícios. Até a estratégia tresloucada do Daniel Oliveira com os de finais de novelas resulta. Resultará para sempre? Espero sinceramente que não, mas até lá vão continuar assim... 5 3 Quote
Luisão Posted April 21 Posted April 21 há 16 minutos, PeterPierre disse: Já se sabe que para algumas pessoas não se pode seguir os realities todos mas pode-se seguir 10 novelas ao mesmo tempo O erro está exatamente aí. Por serem 10 novelas diferentes entre si o público acompanha as que mais lhe interessam. Umas seguem, outras não. Há público para todas. A minha mãe só vê as turcas, as outras não lhe dizem nada. As minhas colegas só vêm as 2 portuguesas de HN. E há quem só goste das brasileiras. Por isso que não são situações comparáveis, apesar de ambos os canais serem monotemáticos. Quando o reality começa a claudicar, quase todos os 80 horários do mesmo vão por arrasto, porque é exatamente o mesmo programa, com os mesmos "protagonistas". Escusam de vir sempre com esse argumento das novelas, quando se fala da dependência da TVI do mesmo programa meses a fio e da hecatombe que já aconteceu várias vezes nos resultados quando o mesmo flopa. Esse argumento simplesmente não cola porque está provado pelos números que não são realidades comparáveis. Quando os realities da SIC flopam/estão fracos (e já foram alguns, mesmo com o canal em fase líder) não levam os resultados gerais do canal de arrasto para o abismo. Porque será? Porque só ocupam 1 ou 2 slots horárias nos dias úteis. O restante da programação segura as pontas se o reality não resultar. É aí que está a diferença. 6 4 1 Quote
PeterPierre Posted April 21 Posted April 21 agora mesmo, Luisão disse: O erro está exatamente aí. Por serem 10 novelas diferentes entre si o público acompanha as que mais lhe interessam. Umas seguem, outras não. Há público para todas. A minha mãe só vê as turcas, as outras não lhe dizem nada. As minhas colegas só vêm as 2 portuguesas de HN. E há quem só goste das brasileiras. Por isso que não são situações comparáveis, apesar de ambos os canais serem monotemáticos. Quando o reality começa a claudicar, quase todos os 80 horários do mesmo vão por arrasto, porque é exatamente o mesmo programa, com os mesmos "protagonistas". Escusam de vir sempre com esse argumento das novelas, quando se fala da dependência da TVI do mesmo programa meses a fio e da hecatombe que já aconteceu várias vezes nos resultados quando o mesmo flopa. Esse argumento simplesmente não cola porque está provado pelos números que não são realidades comparáveis. Quando os realities da SIC flopam/estão fracos (e já foram alguns, mesmo com o canal em fase líder) não levam os resultados gerais do canal de arrasto para o abismo. Porque será? Porque só ocupam 1 ou 2 slots horárias nos dias úteis. O restante da programação segura as pontas se o reality não resultar. É aí que está a diferença. O vosso erro também está aí, o reality pode ser o mesmo durante todo o ano, mas as pessoas que estão dentro do programa são diferentes 2 Quote
Luisão Posted April 21 Posted April 21 há 1 minuto, PeterPierre disse: O vosso erro também está aí, o reality pode ser o mesmo durante todo o ano, mas as pessoas que estão dentro do programa são diferentes Errado. O reality até vai mudando ao longo do ano. E o conceito também pode mudar. Mas depois são 3 ou 4 meses sempre com os mesmos protagonistas a serem falados às 10 da manhã, no diário das 17h30, no diário das 19h, no Especial das 21h30, no Extra da meia-noite, nos diários de fim de semana, nas galas. É a mesma "novela" em mil horários por dia durante meses. Quem já não tem paciência para essa única "novela" chega ao ponto que já não a vê em praticamente nenhum horário. Simples assim. 2 Quote
zeferovic14 Posted April 21 Posted April 21 há 4 minutos, Luisão disse: O erro está exatamente aí. Por serem 10 novelas diferentes entre si o público acompanha as que mais lhe interessam. Umas seguem, outras não. Há público para todas. A minha mãe só vê as turcas, as outras não lhe dizem nada. As minhas colegas só vêm as 2 portuguesas de HN. E há quem só goste das brasileiras. Por isso que não são situações comparáveis, apesar de ambos os canais serem monotemáticos. Quando o reality começa a claudicar, quase todos os 80 horários do mesmo vão por arrasto, porque é exatamente o mesmo programa, com os mesmos "protagonistas". Escusam de vir sempre com esse argumento das novelas, quando se fala da dependência da TVI do mesmo programa meses a fio e da hecatombe que já aconteceu várias vezes nos resultados quando o mesmo flopa. Esse argumento simplesmente não cola porque está provado pelos números que não são realidades comparáveis. Quando os realities da SIC flopam/estão fracos (e já foram alguns, mesmo com o canal em fase líder) não levam os resultados gerais do canal de arrasto para o abismo. Porque será? Porque só ocupam 1 ou 2 slots horárias nos dias úteis. O restante da programação segura as pontas se o reality não resultar. É aí que está a diferença. Eu também se não quiser seguir um reality, não vejo. E escolho quais quero ver. O que não faltam são opções de escolha para escolher o que quero ver Vocês (e nem sei se será o teu caso) é que tem um estigma desmedido com o formato de reality shows, que acham que é lixo e que quem vê tem de ser burro. Apesar de serem, mundialmente, os formatos que trazem maiores resultados. O maior pecado da TVI, em relação a isto, é não ter uma maior variedade/diversidade nos realities em si e serem formatos muito semelhantes. A 1a Companhia foi uma tentativa de fazer diferente e, apesar de ter sido muito bom, viu-se que não rendeu tanto como um BB ou um SS. 2 Quote
Poa11 Posted April 21 Posted April 21 Malta, não discutam! Ambas as programações são uma bosta! Talvez seja por isso que perdem share de ano para ano! 9 Quote
George Posted April 21 Posted April 21 há 12 minutos, tiagauto disse: É óbvio que os canais estão cada vez mais monotemáticas e dependentes de um formato. E não é criticável, isso. Se acho que a TVI deveria diversificar mais a sua programação e não depender tanto de um RS, acho. Se acho que a SIC deveria diversificar mais a sua programação e não depender tanto de novelas, acho. Mas é a realidade que temos... novelas e RS funcionam. Ponto. É triste e limitador, mas isso diz mais do espetador do que dos canais em causa. Fazem bem a TVI e a SIC apostar no que lhes traz benefícios. Até a estratégia tresloucada do Daniel Oliveira com os de finais de novelas resulta. Resultará para sempre? Espero sinceramente que não, mas até lá vão continuar assim... Criticável acho que é. Um canal que passa praticamente só novela atrás de novela ou reality atrás de reality deixa de ser um projecto generalista. Ou seja, devem trabalhar no sentido de ter uma grelha diversificada porque isso a longo prazo tem mais retorno. Segurar o nicho do público noveleiro ou do público dos realitys, hoje em dia, pode servir para ficar em primeiro nas audiências, mas em termos de alcance é muito limitativo. Há muito potencial desperdiçado nas generalistas, na minha opinião. 8 Quote
Luisão Posted April 21 Posted April 21 há 4 minutos, zeferovic14 disse: Eu também se não quiser seguir um reality, não vejo. E escolho quais quero ver. O que não faltam são opções de escolha para escolher o que quero ver Ué, e quantos realities diferentes a TVI tem em exibição para se ver em alternativa, se aquele não for do agrado ou não correr bem? Resposta: A questão em análise aqui é mesmo essa: a TVI não tem alternativas A SIC tem mais 45 novelas que o público pode optar se não gostar de uma delas 2 7 Quote
zeferovic14 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 9 minutos, Luisão disse: Ué, e quantos realities diferentes a TVI tem em exibição para se ver em alternativa, se aquele não for do agrado ou não correr bem? Resposta: A questão em análise aqui é mesmo essa: a TVI não tem alternativas A SIC tem mais 45 novelas que o público pode optar se não gostar de uma delas Epá, eu também se chegar a SIC e não quiser ver uma novela só vou ter alternativa quando a novela acabar. Eu se não for fã de novelas tmb, não vou ter alternativa durante grande parte da programação da SIC. E eu nem crítico as novelas de HN (que apesar de adaptações) são produções portuguesas e minimamente bem feitas no geral. Eu se não me apetecer ver os blocos todos de algum reality, não vejo e vejo os que me interessam. Ninguém tem de ver o mesmo canal durante o dia todo. AMBAS tem um problema. Mas vocês (again, não sei se é o teu caso) julgam mais por que a TVI tem reality shows, o que não acham que é "entretenimento válido". E eu, tenho a mesma opinião, que os blocos de reality podiam ser adaptáveis para ocupar menos tempo, especialmente no final de tarde. Edited April 21 by zeferovic14 1 Quote
Ficção Nacional Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 36 minutos, Luisão disse: O erro está exatamente aí. Por serem 10 novelas diferentes entre si o público acompanha as que mais lhe interessam. Umas seguem, outras não. Há público para todas. A minha mãe só vê as turcas, as outras não lhe dizem nada. As minhas colegas só vêm as 2 portuguesas de HN. E há quem só goste das brasileiras. Por isso que não são situações comparáveis, apesar de ambos os canais serem monotemáticos. Quando o reality começa a claudicar, quase todos os 80 horários do mesmo vão por arrasto, porque é exatamente o mesmo programa, com os mesmos "protagonistas". Escusam de vir sempre com esse argumento das novelas, quando se fala da dependência da TVI do mesmo programa meses a fio e da hecatombe que já aconteceu várias vezes nos resultados quando o mesmo flopa. Esse argumento simplesmente não cola porque está provado pelos números que não são realidades comparáveis. Quando os realities da SIC flopam/estão fracos (e já foram alguns, mesmo com o canal em fase líder) não levam os resultados gerais do canal de arrasto para o abismo. Porque será? Porque só ocupam 1 ou 2 slots horárias nos dias úteis. O restante da programação segura as pontas se o reality não resultar. É aí que está a diferença. Claro que são realidades comparáveis. São canais que dependem de um mesmo tipo de produto em antena e que lhe destinavam várias horas do mesmo diariamente. A SIC se tiver novelas que não peguem também terá efeito de arrastamento nos números. E a prova de que as coisas são comparáveis é que a SIC, sem novelas ao sábado e ao domingo, perde rapidamente a liderança e fica até por vezes em terceiro lugar. Ai se vê bastante a sua dependente de um tipo de produto, seja ele turco,‘português ou brasileiro. Depende de novelas, ponto final parágrafo. O entretenimento que tem não lhe chega para liderar quando não tem novelas. Isa diz tudo do quadro da SIC no momento. Se formos contabilizar a quantidade de programas sem ser realities, em termos de entretenimento, novelas e séries, a tvi apresenta provavelmente mais diversidade do que a SIC. Portanto nem é mesmo por aí. Edited April 21 by Ficção Nacional 2 4 Quote
tiagauto Posted April 21 Posted April 21 há 11 minutos, Ficção Nacional disse: Claro que são realidades comparáveis. São canais que dependem de um mesmo tipo de produto em antena e que lhe destinavam várias horas do mesmo diariamente. A SIC se tiver novelas que não peguem também terá efeito de arrastamento nos números. E a prova de que as coisas são comparáveis é que a SIC, sem novelas ao sábado e ao domingo, perde rapidamente a liderança e fica até por vezes em terceiro lugar. A SIC tem vencido os sábados... tirando este, quem tem ficado em 3.º é a TVI... regra geral, claro. Independentemente deste facto, não quer dizer que não concorde em grande parte contigo... há 13 minutos, Ficção Nacional disse: Se formos contabilizar a quantidade de programas sem ser realities, em termos de entretenimento, novelas e séries, a tvi apresenta provavelmente mais diversidade do que a SIC. Portanto nem é mesmo por aí. Não te esqueças que mesmo o entretenimento não reality da TVI vive muito dos realities, como o Dàs10 e agora até o MC, além das horas de diários, última hora, extra, a semana e especial que o RS apresenta. 2 Quote
Luisão Posted April 21 Posted April 21 há 14 minutos, Ficção Nacional disse: Claro que são realidades comparáveis. São canais que dependem de um mesmo tipo de produto em antena e que lhe destinavam várias horas do mesmo diariamente. A SIC se tiver novelas que não peguem também terá efeito de arrastamento nos números. E a prova de que as coisas são comparáveis é que a SIC, sem novelas ao sábado e ao domingo, perde rapidamente a liderança e fica até por vezes em terceiro lugar. Ai se vê bastante a sua dependente de um tipo de produto, seja ele turco,‘português ou brasileiro. Depende de novelas, ponto final parágrafo. O entretenimento que tem não lhe chega para liderar quando não tem novelas. Isa diz tudo do quadro da SIC no momento. Se formos contabilizar a quantidade de programas sem ser realities, em termos de entretenimento, novelas e séries, a tvi apresenta provavelmente mais diversidade do que a SIC. Portanto nem é mesmo por aí. "A SIC se tiver novelas que não peguem também terá efeito de arrastamento nos números" - Falso. Várias novelas não resultaram no canal e não foi por isso que as de outros horários (anteriores ou posteriores) não lideravam na mesma. Mil exemplos disso em passado recente e passado a longo/médio prazo. "E a prova de que as coisas são comparáveis é que a SIC, sem novelas ao sábado e ao domingo, perde rapidamente a liderança e fica até por vezes em terceiro lugar. " (...) "O entretenimento que tem não lhe chega para liderar quando não tem novelas." - Falso, SIC tem liderado vários sábados sem novelas, inclusive este mês. E durante meses a fio liderou também muitos domingos sem novelas. Atualmente é a rejeição ao Domingão (outrora líder incontestável no entretenimento) que fez mudar isso. "Depende de novelas, ponto final parágrafo." Exatamente, novelas, plural. Várias, diferentes entre si, que puxam públicos diferentes, consoante as suas preferências. Não uma única "novela" que passa em vários horários. Ponto final, travessão - Afinal, chegaste lá -q 2 4 Quote
Fernando Posted April 21 Posted April 21 (edited) Vou assumir que a maioria de vocês tem ações na SIC ou na TVI e estão com medo de perder dinheiro. Porque coragem para defender aquelas programações. Ainda deve estar para chegar o dia em que vou ver a ser defendido neste tópico as mira técnicas. Edited April 21 by Fernando 4 1 7 Quote
Huggaboo Posted April 21 Posted April 21 há 7 minutos, Fernando disse: Vou assumir que a maioria de vocês tem ações na SIC ou na TVI e estão com medo de perder dinheiro. Porque coragem para defender aquelas programações. Ainda deve estar para chegar o dia em que vou ver a ser defendido neste tópico as mira técnicas. E o tempo gasto nestas argumentações! O pessoal aqui não estuda/trabalha? Quote
jt9 Posted April 21 Posted April 21 Não participei nessa discussão, mas gente… vocês que criticam também vêm sempre com o mesmo argumento. “Não têm vida?”, “Não estudam ou trabalham?”, “Pagavam-vos?”. E no futebol… perguntam isso à malta que enche os estádios? Perguntam isso à malta que se ofende verdadeiramente nas redes sociais? Tal como o futebol, a televisão também é vista como competição para muitos e tudo bem com isso. Não venham é com argumentos lixo como esses. É um fórum para se falar sobre televisão, para se criticar a televisão, para haver partilha de opiniões, para gerar controvérsia entre essas mesmas, etc. 5 1 Quote
JM26 Posted April 21 Posted April 21 há 11 minutos, Fernando disse: Vou assumir que a maioria de vocês tem ações na SIC ou na TVI e estão com medo de perder dinheiro. Porque coragem para defender aquelas programações. Ainda deve estar para chegar o dia em que vou ver a ser defendido neste tópico as mira técnicas. Completamente! A RTP1 com menos orçamento e com outro tipo de encargos consegue ser bem melhor, principalmente ao fim de semana. Mas mesmo a semana tem uma boa programação, inclusive foi a única que trouxe algo novo há pouco tempo com o concurso das tardes que está bem produzido, é diferente e bate aos pontos os concursos que deram ao Goucha o ano passado. 2 Quote
RMF_123 Posted April 21 Posted April 21 há 2 minutos, JM26 disse: Completamente! A RTP1 com menos orçamento e com outro tipo de encargos consegue ser bem melhor, principalmente ao fim de semana. Mas mesmo a semana tem uma boa programação, inclusive foi a única que trouxe algo novo há pouco tempo com o concurso das tardes que está bem produzido, é diferente e bate aos pontos os concursos que deram ao Goucha o ano passado. Não foi à toa que o fórum deu o prémio de melhor programação à RTP1 1 2 Quote
Fernando Posted April 21 Posted April 21 1 minute ago, JM26 said: Completamente! A RTP1 com menos orçamento e com outro tipo de encargos consegue ser bem melhor, principalmente ao fim de semana. Mas mesmo a semana tem uma boa programação, inclusive foi a única que trouxe algo novo há pouco tempo com o concurso das tardes que está bem produzido, é diferente e bate aos pontos os concursos que deram ao Goucha o ano passado. A RTP tem obrigações de serviço público e, parecendo que não, isso também muda muito as coisas, mesmo com um orçamento menos forte. Se existisse um caderno de encargos mais forte aos privados, muita coisa mudava. Eu não sou necessariamente contra realitys e novelas, gosto de ver e não tenho essa moralidade toda, mas sou contra não haver ou haver pouco para além disso. Fazem falta concursos, bons programas de variedades (o Funtástico continua muito aquém, e tenho pena), mais séries. 3 Quote
jt9 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 7 minutos, JM26 disse: Completamente! A RTP1 com menos orçamento e com outro tipo de encargos consegue ser bem melhor, principalmente ao fim de semana. Mas mesmo a semana tem uma boa programação, inclusive foi a única que trouxe algo novo há pouco tempo com o concurso das tardes que está bem produzido, é diferente e bate aos pontos os concursos que deram ao Goucha o ano passado. O “Soma e Segue” não era mau, de todo. Se um programa flopa, passa sempre ou quase sempre a ser visto como um mau programa. Edited April 21 by jt9 Quote
Fernando Posted April 21 Posted April 21 2 minutes ago, jt9 said: O “Soma e Segue” não era mau, de todo. Se um programa flopa, passa sempre ou quase sempre a ser visto como um mau programa. Acho que não era péssimo, péssimo, mas faltava alguma coisa ali. Até acho que o Goucha foi um "erro" de casting. No entanto, o programa na fase final até estava okzinho, a TVI não deveria de ter abandonado a aposta em concursos. 3 Quote
Huggaboo Posted April 21 Posted April 21 há 23 minutos, jt9 disse: Não participei nessa discussão, mas gente… vocês que criticam também vêm sempre com o mesmo argumento. “Não têm vida?”, “Não estudam ou trabalham?”, “Pagavam-vos?”. E no futebol… perguntam isso à malta que enche os estádios? Perguntam isso à malta que se ofende verdadeiramente nas redes sociais? Tal como o futebol, a televisão também é vista como competição para muitos e tudo bem com isso. Não venham é com argumentos lixo como esses. É um fórum para se falar sobre televisão, para se criticar a televisão, para haver partilha de opiniões, para gerar controvérsia entre essas mesmas, etc. Concordo e assino por baixo. (Menos o "argumentos lixo", não era necessária a passivo-agressividade.) Mas isso em nada invalida o que eu disse. É genuíno o meu espanto com o tempo que (me parece) algum pessoal gasta aqui. Sem julgamento, talvez até inveja.. quem me dera. Quote
User3468 Posted April 21 Posted April 21 (edited) Sobre o tema das novelas e realities, acho que quer a SIC quer a TVI tem grelhas monótonas. Mas a SIC tem uma vantagem sobre a TVI: enquanto que a TVI está dependente de um enredo, a SIC transmite vários em simultâneo. Se na SIC um não resultar, tem mais de cinco opções que podem ajudar a tapar os maus resultados de um. Se na TVI o enredo do reality não resultar, vai tudo de arrasto, pois os diários, últimas horas e especiais estão dependentes daquelas pessoas que estão fechadas na casa e no que acontece, ou não, dentro daquelas quatro paredes. Dito isto, lamento a monotonia existente nestes dois canais. Nenhum se consegue distinguir na questão da diferenciação. Um dos pouquíssimos programas distintos que a TVI tem e que é bom é o Ganha Já (faz-me lembrar o Sabe ou Não Sabe, do qual sou fã). Já a SIC tem a Vida Selvagem. Mas, de resto, é o mesmo modelo dos anos 2000. E não foi por acaso que o Herman José disse o que disse na RTP: mesmo com a TVI interessada, o modelo que as privadas praticam não dá liberdade para construir, com calma e tempo, um programa, a marca, e a sua audiência. E graças a essa missão que a RTP tem, é o serviço público que garante essa diversidade e, em grande parte atualmente, a inovação e o risco, mesmo com as dificuldades que tem com o orçamento. Edited April 21 by User3468 4 Quote
Pt1111 Posted April 21 Posted April 21 (edited) há 4 horas, Eduardo Oliveira disse: Enquanto o SS vai de vento em poupa, a novela principal da TVI, colada ao programa mais visto, e com o maior leadin, consegue ser apenas a sexta novela mais vista do dia, atrás das que dão à tarde e à meia noite na SIC, é a TVI continuar assim, que está tudo bem. Todos os dias a mesma conversa Vocês são pagos? há 1 hora, Huggaboo disse: E o tempo gasto nestas argumentações! O pessoal aqui não estuda/trabalha? Juro AHAHAHAHAHHA Edited April 21 by Pt1111 Quote
msm0 Posted April 21 Posted April 21 Só dizer que o próprio público não ajuda a acabar com as grelhas monótonas. Sempre que há um projeto/ programação diferenciador, não resulta 5 2 Quote
Recommended Posts