tuscano Posted June 24, 2025 Posted June 24, 2025 há 4 minutos, D91 disse: A RTP2 precisa de sofrer algumas alterações: Zig Zag de seg a sex das 07h00 às 10h00 e à tarde apenas das 18h00 às 20h00. Fim de semana das 07h00 às 12h00. Apostar numa série do género do Diário de Sofia. Sitcoms para o inicio da noite, como tinham nos inícios dos anos 2000. Continuar a aposta nas séries das 22h00. Manter o Visita Guiada e apostar num programa sobre história, onde são relatados os grandes acontecimentos e personagens da história de Portugal. Repensar o Sociedade Civil. Manter o "Sempre a Tempo" para os horários menos importantes. Regressar o espaço "Britcom" para as noites de domingo. Apostar num programa cultural diário de 10 minutos a seguir ou antes do Jornal 2. Eu sei que tem o Folha de Sal, mas a RTP2 é capaz de fazer melhor. Quando não tiverem desporto nas tardes de fim de semana, podiam apostar em cinema, e algumas vezes até em cinema português que se adeque ao perfil do canal. Regressar o espaço "Onda Curta" para o sábado às 23h00. Apostar em magazines sobre ciência e tecnologia. Exactamente, manter a série estrangeira e o resto mexer em tudo, como está não dá. E podem mudar aqui o nome de Teresa Paixão para Gonçalo Madail. 4 Quote
Tiago94 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 13 horas, tuscano disse: Exactamente, manter a série estrangeira e o resto mexer em tudo, como está não dá. E podem mudar aqui o nome de Teresa Paixão para Gonçalo Madail. Ele ainda não foi aprovado pela ERC , nem tomou posse, só dia 1/7 caso as alterações vão ser aprovadas. há 14 horas, AndreRob disse: É o fim da era Teresa Paixão, Gonçalo Madail será o novo director da rtp2 juntamente com a rtp memoria. https://www.rtp.pt/noticias/pais/vitor-goncalves-e-o-novo-diretor-de-informacao-da-rtp_n1664560 Aleluia 😃 depois de 10 anos sai da RTP2 🤣🤣🤣 2 1 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 9 horas, tuscano disse: Exactamente, manter a série estrangeira e o resto mexer em tudo, como está não dá. E podem mudar aqui o nome de Teresa Paixão para Gonçalo Madail. Se calhar faz sentido é criar um novo tópico para o novo diretor. 2 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Topico sobre o novo diretor de programas da rtp2 ''Diretor do Centro de Inovação da RTP, Diretor da RTP Memória e RTP2. Diretor Criativo do Festival da Eurovisão (Eurovision Song Contest), em 2018, Diretor de Produção da MTV Portugal e Host Producer dos MTV Europe Music Awards, em 2005. Desenvolveu a sua carreira profissional como realizador e editor de videoclips, documentários, filmes publicitários e diversos programas de televisão. Integrou a equipa fundadora da NTV e a equipa da RTP Norte (atual RTP Informação), onde foi Coordenador de Imagem e Pós-Produção, entre 2001 e 2004. Lecionou em diversas instituições de ensino, na área da realização e dos novos media, nos últimos 15 anos. Tem um Master em Teoria e Prática do Documentário Criativo, pela Universidade Autónoma de Barcelona, e é licenciado em Ciências da Comunicação, pela Universidade da Beira Interior.'' Edited June 25, 2025 by AndreRob 4 Quote
emanuel92 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Boas, Só espero que o Gonçalo Madaíl faça um excelente trabalho no cargo que irá ocupar a partir do dia 1/07/2025. Mas nestes primeiros meses não se espera novidades ( pode acontecer 1 ou outro programa esporádico já da sua " autoria" ao pôr em antena ) mas a grelha será ainda da direcção da Teresa Paixão. A partir de Janeiro de 2026 aí sim Gonçalo Madaíl terá total controlo na grelha de programação da RTP 2. Edited June 25, 2025 by emanuel92 1 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 Espero que ele traga algumas caras mais conhecidas para o canal. Eu via o Julio Isidro com um programa semanal no canal... Que se crie algum conteudo para melhorar as tardes de fim de semana. Pelo menos espero que acabem com aqueles programa mediocres que a Teresa inventa... O Temos programa já ia aquilo nao serve para nada. 5 Quote
ATVTQsV Posted June 25, 2025 Author Posted June 25, 2025 Se ele teve um longo historial com a Eurovisão na RTP, será que a semi onde nós não participamos virá para a RTP 2? 3 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 2 minutos, ATVTQsV disse: Se ele teve um longo historial com a Eurovisão na RTP, será que a semi onde nós não participamos virá para a RTP 2? isso é o menos relevante neste momento para o canal... 5 Quote
emanuel92 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 16 minutos, AndreRob disse: Espero que ele traga algumas caras mais conhecidas para o canal. Eu via o Julio Isidro com um programa semanal no canal... Que se crie algum conteudo para melhorar as tardes de fim de semana. Pelo menos espero que acabem com aqueles programa mediocres que a Teresa inventa... O Temos programa já ia aquilo nao serve para nada. Boas, Sim e como aqui já foi falado a RTP 2 precisa de uma reformulação. Por exemplo os espaços infantis de semana no tempo das aulas escolares tem de ser repensados para os horários em que as crianças estão em casa, claro pode ter uma ou duas horas de manhã para os que estão internados nos hospitais mas não deve passar disso. Ao fim de semana aí sim ocupar a manhã com o Zig Zag. Na questão da tarde dar uma roupagem nova ao Sociedade Civil ( é um programa até bastante útil). Como já foi também referido faz falta um programa de história e o historiador e comunicador Joel Cleto do Porto Canal era o homem indicado, mas se não poder ser ele tem de ser outro que tenha qualidade como é obvio. O Visita guiada deve continuar na minha opinião. Depois há outros conteúdos que tem de ser repensados, a RTP 2 tem de ser critiosa na escolha das séries e nos documentários internacionais que adquire direitos de transmissão. Acho que também faz falta a aposta em documentários nacionais, nomeadamente natureza, história entre outros. Claro eu tenho a noção que o orçamento da RTP 2 não consegue cobrir isto tudo , seria preciso aumentar esse orçamento cortando também no que não tem interesse ou muito pouco interesse. 2 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 2 minutos, emanuel92 disse: Boas, Sim e como aqui já foi falado a RTP 2 precisa de uma reformulação. Por exemplo os espaços infantis de semana no tempo das aulas escolares tem de ser repensados para os horários em que as crianças estão em casa, claro pode ter uma ou duas horas de manhã para os que estão internados nos hospitais mas não deve passar disso. Ao fim de semana aí sim ocupar a manhã com o Zig Zag. Na questão da tarde dar uma roupagem nova ao Sociedade Civil ( é um programa até bastante útil). Como já foi também referido faz falta um programa de história e o historiador e comunicador Joel Cleto do Porto Canal era o homem indicado, mas se não poder ser ele tem de ser outro que tenha qualidade como é obvio. O Visita guiada deve continuar na minha opinião. Depois há outros conteúdos que tem de ser repensados, a RTP 2 tem de ser critiosa na escolha das séries e nos documentários internacionais que adquire direitos de transmissão. Acho que também faz falta a aposta em documentários nacionais, nomeadamente natureza, história entre outros. Claro eu tenho a noção que o orçamento da RTP 2 não consegue cobrir isto tudo , seria preciso aumentar esse orçamento cortando também no que não tem interesse ou muito pouco interesse. No geral os conteudos internacionais são bons e de qualidade o que falha muitas vezes é saber gerir sejam os horarios sejam as temáticas... os canais são de habitos não podes ter um documentario de historia num dia e no seguinte já tens de animais... é preciso criar alguma rotina de conteudos. Algo que as séries fizeram mas que também pecam por ora serem series pesadas ora serem familares, nao há um tom para o horario das series que algumas duram 3 episodio outras duram 20. 5 Quote
miguelalex23 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 Bem, quando vi as notícias a faltar em redução do número de diretores ainda achei que fossem manter a Teresa Paixão mais uns tempos até à reforma, mas não estava a imaginar o Gonçalo Madaíl a acumular a RTP2 com a Memória. Penso ser uma boa escolha, embora receie que seja um sinal de que a ideia de integrar a RTP Memória na grelha da RTP2 possa estar nos objectivos da administração a médio/longo prazo (o Contrato de Concessão meio que sugere isso, mas não obriga a que aconteça). Acho isso um erro, ainda mais se significar a redução de canais na TDT (que, ainda que moribunda, existe). Quanto ao legado destes dez anos de Paixão na RTP2, acho que um bom resumo é dizer que foi boa na curadoria e má na gestão de grelha. A seleção de conteúdos, sobretudo internacionais, foi em geral cuidada e com qualidade. A fase "europeia" das séries da RTP2, inaugurada ainda no curto mandato do Elísio Oliveira (já com a Paixão na direção) por uma questão de necessidade orçamental mas também estratégica, teve uma boa continuidade ao longo destes anos, e é das poucas coisas que foi resistindo (na faixa das 22h) à erosão nas audiências. A programação cultural, ainda que pudesse ter um maior equilíbrio entre o "erudito" e outros estilos, teve mais destaque do que em anos anteriores (na direção do Wemans, por exemplo). A aposta na encomenda de documentários nacionais a produtoras independentes manteve-se. A produção nacional, de magazines ou outros programas, teve alguns formatos mais bem conseguidos do que outros. A programação de cinema é boa, mas remetida a horários tardios e sem promoção ou contextualização. O desporto foi sendo tratado como uma coisa um bocadinho à parte, mas nos últimos anos até têm aumentado as transmissões, à boleia da aposta na RTP Desporto - e ainda assim podiam aproveitar muito mais, mas aí acho que é um misto de resistência da Paixão com a vontade de promover o streaming. Opinião impopular: os conteúdos da RTP2 nestes dez anos não foram assim tãaaao mais de nicho ou "elitistas" do que em direções anteriores. Deixou-se de ter uma ou outra série norte-americana mais comercialona, mas essa era também seria irrepetível hoje. As principais razões para a queda continuada da RTP2 foram, numa primeira fase, o crescimento do cabo e do streaming, que é para onde os diferentes "nichos" de público foram; e a fuga do público infantil, primeiro para os inúmeros canais infantis no cabo, e mais recentemente para o YouTube/streaming. Comparem os shares dos canais infantis hoje com os de há 2, 3, 5 anos, para não recuar mais. O público infantil deve continuar a ser servido pela RTP com programação de qualidade e em que os pais possam confiar (ainda mais numa altura em que a quantidade de porcaria desadequada que os miúdos vêm na net é enorme), mas estar 6 ou 7 horas diárias com praticamente 0 de audiência seria impensável há uns anos. 4 Quote
emanuel92 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) há 7 minutos, miguelalex23 disse: Bem, quando vi as notícias a faltar em redução do número de diretores ainda achei que fossem manter a Teresa Paixão mais uns tempos até à reforma, mas não estava a imaginar o Gonçalo Madaíl a acumular a RTP2 com a Memória. Penso ser uma boa escolha, embora receie que seja um sinal de que a ideia de integrar a RTP Memória na grelha da RTP2 possa estar nos objectivos da administração a médio/longo prazo (o Contrato de Concessão meio que sugere isso, mas não obriga a que aconteça). Acho isso um erro, ainda mais se significar a redução de canais na TDT (que, ainda que moribunda, existe). Quanto ao legado destes dez anos de Paixão na RTP2, acho que um bom resumo é dizer que foi boa na curadoria e má na gestão de grelha. A seleção de conteúdos, sobretudo internacionais, foi em geral cuidada e com qualidade. A fase "europeia" das séries da RTP2, inaugurada ainda no curto mandato do Elísio Oliveira (já com a Paixão na direção) por uma questão de necessidade orçamental mas também estratégica, teve uma boa continuidade ao longo destes anos, e é das poucas coisas que foi resistindo (na faixa das 22h) à erosão nas audiências. A programação cultural, ainda que pudesse ter um maior equilíbrio entre o "erudito" e outros estilos, teve mais destaque do que em anos anteriores (na direção do Wemans, por exemplo). A aposta na encomenda de documentários nacionais a produtoras independentes manteve-se. A produção nacional, de magazines ou outros programas, teve alguns formatos mais bem conseguidos do que outros. A programação de cinema é boa, mas remetida a horários tardios e sem promoção ou contextualização. O desporto foi sendo tratado como uma coisa um bocadinho à parte, mas nos últimos anos até têm aumentado as transmissões, à boleia da aposta na RTP Desporto - e ainda assim podiam aproveitar muito mais, mas aí acho que é um misto de resistência da Paixão com a vontade de promover o streaming. Opinião impopular: os conteúdos da RTP2 nestes dez anos não foram assim tãaaao mais de nicho ou "elitistas" do que em direções anteriores. Deixou-se de ter uma ou outra série norte-americana mais comercialona, mas essa era também seria irrepetível hoje. As principais razões para a queda continuada da RTP2 foi, numa primeira fase, o crescimento do cabo e do streaming, que é para onde os diferentes "nichos" de público foram; e a fuga do público infantil, primeiro para os inúmeros canais infantis no cabo, e mais recentemente para o YouTube/streaming. Comparem os shares dos canais infantis hoje com os de há 2, 3, 5 anos, para não recuar mais. O público infantil deve continuar a ser servido pela RTP com programação de qualidade e em que os pais possam confiar (ainda mais numa altura em que a quantidade de porcaria desadequada que os miúdos vêm na net é enorme), mas estar 6 ou 7 horas diárias com praticamente 0 de audiência seria impensável há uns anos. Boas, Por isso mesmo a questão infantil tem de ser bem pensada . Diria que de manhã 2 horas nos tempos das aulas para os miúdos que está nos hospitais não mais do que isso e um bloco ao fim da tarde de 2 horas para todos os outros que é quando chegam da escola . Ao fim de semana a RTP 2 deve ter uma programação infantil matinal dedicada às crianças e jovens . Edited June 25, 2025 by emanuel92 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 5 minutos, emanuel92 disse: Boas, Por isso mesmo a questão infantil tem de ser bem pensada . Diria que de manhã 2 horas nos tempos das aulas para os miúdos que está nos hospitais não mais do que isso e um bloco ao fim da tarde de 2 horas para todos os outros que é quando chegam da escola . Ao fim de semana a RTP 2 deve ter uma programação infantil matinal dedicada às crianças e jovens . acho interessante que te preocupes com os miudos nos hospitais mas por exemplo ali no centro de saude na parte das vacinas o canal que está sempre a passar é o panda e provavelmente em muitos outros locais, eles optam obviamente por um canal 24 horas de bonecos, portanto a rtp2 obviamente tem de cumprir a sua parte mas sendo um canal generalista pouco provavel de ser usado para 'colmatar' necessidades de hospitais pediatricos. Por isso a grelha é exagerada nesse campo e obviamente deve ser mais centrada no digital e menos na tv. Já acho um exagero o zig zag a dar até as 3 da tarde no fim de semana... podiam antes optar por cinema familiar e comedias. 3 Quote
Fernando Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) 14 hours ago, D91 said: Manter o Visita Guiada e apostar num programa sobre história, onde são relatados os grandes acontecimentos e personagens da história de Portugal. existem milhentos formatos sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal. Não é preciso mais um para vir repetir tolices que já nem historiograficamente aceites são. Até porque conhecendo o público (e especialmente neste momento em particular), se alguém decide abalar com as fábulas que contaram na escola, são bem capazes de mandar retirar o programa. É necessário um formato de História, com apelo comercial, bem apresentado, mas que se volte para assuntos que até podem não parecer fazer para da História, mas são. Expor fragmentos de história popular, sei lá, há tanta coisa para explorar e que pode criar ligação com o público. Deixem lá estar as grandes narrativas quietas, já ninguém tem paciência. No campo da ficção, eu tentava apostar mais em sitcoms, mantinha alguns dos thrillers que têm transmitido nos últimos anos e por aí. Em termo de cinema, acho que a maior alteração deve ser tentar apostar em cinema um bocado mais comercial, mas de qualidade. Não rejeitando o cinema de autor e cenas de género, mas tentando aproximar-se do público. Edited June 25, 2025 by Fernando 2 Quote
tuscano Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) Apesar de eu ter proposto a programação infantil das 8h ao meio dia, também podia ser reduzida e terminar às 10h ou 10h.30 e colocar até ao meio dia programas do arquivo, mas não ir mais longe que o inicio do século XXI, para não estar a tirar muito material ao RTP memória, pois estar a estrear programas em dias de semana parece-me desperdício. Também se podia tentar, como já foi aqui proposto, o estilo TVE2, transmitindo cinema, como por exemplo filmes de cowboys série B(alguns deles já foram passando por cá no Star Movies). Edited June 25, 2025 by tuscano 1 Quote
D91 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 3 minutos, Fernando disse: existem milhentos formatos sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal. Não é preciso mais um para vir repetir tolices que já nem historiograficamente aceites são. Até porque conhecendo o público (e especialmente neste momento em particular), se alguém decide abalar com as fábulas que contaram na escola, são bem capazes de mandar retirar o programa. É necessário um formato de História, com apelo comercial, bem apresentado, mas que se volte para assuntos que até podem não parecer fazer para da História, mas são. Expor fragmentos de história popular, sei lá, há tanta coisa para explorar e que pode criar ligação com o público. Deixem lá estar as grandes narrativas quietas, já ninguém tem paciência. Discordo. Não existe nenhum formato sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal na RTP2. E eu nem estou a falar só sobre os acontecimentos. Mas também sobre as personalidades históricas. O extinto "Lugar da História" era excelente nesse sentido. Existe tanto por onde pegar e explorar. Mas a RTP não parece ter interesse neste momento. 3 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 2 minutos, D91 disse: Discordo. Não existe nenhum formato sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal na RTP2. E eu nem estou a falar só sobre os acontecimentos. Mas também sobre as personalidades históricas. O extinto "Lugar da História" era excelente nesse sentido. Existe tanto por onde pegar e explorar. Mas a RTP não parece ter interesse neste momento. porque produzir conteudos historicos sobretudo com verdade historica é caro, o visita guiada faz um pouco isso... eu sei que não é a mesma coisa mas é o que se consegue fazer, ir aos locais e falar com historiadores e curadores... há muitos documentários que vão sendo feito sobre figuras e momentos historicos é o que podemos ter... ir buscar um historiador para estar a debitar as suas posições não é algo que se precise neste momento. Além disso a historia não é só a portuguesa há muito mais para contar e a rtp2 tem tido muita coisa estrageira que também serve o proposito de clarificar narrativas historicas. Quote
Fernando Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 (edited) 11 minutes ago, D91 said: Discordo. Não existe nenhum formato sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal na RTP2. E eu nem estou a falar só sobre os acontecimentos. Mas também sobre as personalidades históricas. O extinto "Lugar da História" era excelente nesse sentido. Existe tanto por onde pegar e explorar. Mas a RTP não parece ter interesse neste momento. Jovem, existem milhares de programas desses no Arquivo da RTP. O que vocês querem é uma réplica dos formatos do José Hermano Saraiva - que era um excelente comunicador, mas só dizia patetices - que se debruce sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal. Eu só aceito de um formato desses, feito por historiadores e não jornalistas, se for para abalar com certas narrativas enfabuladas. Se for para vir repetir o que se anda a dizer desde o tempo da outra senhora, mais vale deixar estar tudo como está, e se também for para virem com documentários coordenados e pensados por jornalistas, é também um big no. Onde há por explorar, e é nisso que a Historiografia têm-se debruçado, é na história mais popular, narrativas que fogem aos grandes acontecimentos e não aparecem nos livros de História (isto porque a História que pedem que se transmita aos alunos é ainda muito voltada para os grandes acontecimentos, embora, e bem, haja pessoas com vontade de mudar isso). Isso, sim, seria uma ótima abordagem. Existe imensa investigação nesse sentido, e certamente muitos historiadores teriam todo o gosto em colaborar nisso, e não era preciso imenso orçamento. Com um bocado de criatividade, podia-se fazer coisas maravilhosas. Edited June 25, 2025 by Fernando 1 1 Quote
canal5 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 13 minutos, Fernando disse: É necessário um formato de História, com apelo comercial, bem apresentado, mas que se volte para assuntos que até podem não parecer fazer para da História, mas são. Expor fragmentos de história popular, sei lá, há tanta coisa para explorar e que pode criar ligação com o público. Deixem lá estar as grandes narrativas quietas, já ninguém tem paciência. No campo da ficção, eu tentava apostar mais em sitcoms, mantinha alguns dos thrillers que têm transmitido nos últimos anos e por aí. Em termo de cinema, acho que a maior alteração deve ser tentar apostar em cinema um bocado mais comercial, mas de qualidade. Não rejeitando o cinema de autor e cenas de género, mas tentando aproximar-se do público. Já tiveram o Duplas à Portuguesa com qualidade mas com poucos episódios e horários rídiculos, como tanta coisa no canal. Já o último programa que passou na RTP1 (está me a escapar o nome) não acho que iria ser muito bem recebido por ser demasiado informal (mais uma coisa que o Gonçalo Madaíl tem de tentar resolver, não podem existir programas excluídos da RTP2 por não serem formais). Sobre a primeira parte nunca vi ninguém a apontar o dedo ao Joel Cleto, não parece que tenha os problemas do José Hermano Saraiva teve. 4 Quote
D91 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 1 minuto, Fernando disse: Jovem, existem milhares de programas desses no Arquivo da RTP. O que vocês querem é uma réplica dos formatos do José Hermano Saraiva - que era um excelente comunicador, mas só dizia patetices - que se debruce sobre os grandes acontecimentos da História de Portugal. Eu só aceito de um formato desses, feito por historiadores e não jornalistas, se for para abalar com certas narrativas enfabuladas. Se for para vir repetir o que se anda a dizer desde o tempo da outra senhora, mais vale deixar estar tudo como está, e se também for para virem com documentários coordenados e pensados por jornalistas, é também um big no. Onde há por explorar, e é nisso que a Historiografia têm-se debruçado, é na história mais popular, narrativas que fogem aos grandes acontecimentos e não aparecem nos livros de História (isto porque a História que pedem que se transmita aos alunos é ainda muito voltada para os grandes acontecimentos). Isso, sim, seria uma ótima abordagem. Existe imensa investigação nesse sentido, e certamente muitos historiadores teriam todo o gosto em colaborar nisso. Desde que não sejam historiadores tipo Fernando Rosas eu aceito. Existem no Arquivo da RTP mas estou a falar de um programa novo. Existe tanto por explorar. Para mim desde que sejam bem feitos até podem ser feitos por jornalistas. É preferível que sejam feitos por bons historiadores. Contratem o Joel Cleto do Porto Canal, por exemplo. O "Lugar da História" acho que só era feito por jornalistas da RTP. Não sei se tinha colaboração de historiadores. Mas era interessante e estava bem produzido. Eu até acho que era melhor que os programas do José Hermano Saraiva. há 8 minutos, AndreRob disse: porque produzir conteudos historicos sobretudo com verdade historica é caro, o visita guiada faz um pouco isso... eu sei que não é a mesma coisa mas é o que se consegue fazer, ir aos locais e falar com historiadores e curadores... há muitos documentários que vão sendo feito sobre figuras e momentos historicos é o que podemos ter... ir buscar um historiador para estar a debitar as suas posições não é algo que se precise neste momento. Além disso a historia não é só a portuguesa há muito mais para contar e a rtp2 tem tido muita coisa estrageira que também serve o proposito de clarificar narrativas historicas. Nem sequer precisam de ir buscar um historiador. O José Hermano Saraiva nem sequer era historiador. há 5 minutos, canal5 disse: Sobre a primeira parte nunca vi ninguém a apontar o dedo ao Joel Cleto, não parece que tenha os problemas do José Hermano Saraiva teve. Ele não está no Porto Canal? Quote
emanuel92 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 42 minutos, AndreRob disse: acho interessante que te preocupes com os miudos nos hospitais mas por exemplo ali no centro de saude na parte das vacinas o canal que está sempre a passar é o panda e provavelmente em muitos outros locais, eles optam obviamente por um canal 24 horas de bonecos, portanto a rtp2 obviamente tem de cumprir a sua parte mas sendo um canal generalista pouco provavel de ser usado para 'colmatar' necessidades de hospitais pediatricos. Por isso a grelha é exagerada nesse campo e obviamente deve ser mais centrada no digital e menos na tv. Já acho um exagero o zig zag a dar até as 3 da tarde no fim de semana... podiam antes optar por cinema familiar e comedias. Boas, Isso não acontece em todos os centros de Saude e nem em todos os hospitais. Por exemplo por aqui só tem mesmo TDT ( RTP 2 para o público infantil) apesar de haver fibra para servir o Centro de Saude com a net e comunicaçoes que precisam e tem de ter. Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 4 minutos, emanuel92 disse: Boas, Isso não acontece em todos os centros de Saude e nem em todos os hospitais. Por exemplo por aqui só tem mesmo TDT ( RTP 2 para o público infantil) apesar de haver fibra para servir o Centro de Saude com a net e comunicaçoes que precisam e tem de ter. Mas se vamos por ai a rtp2 também não consegue cumprir todos os horarios, porque tanto podes ter miudos a ver as 8 da manha como as 15 onde da a propaganda religiosa... por isso n podemos simplesmente incutir essa obrigação na rtp2. Acho isso um não assunto para justificar os conteudos infanto juvenis no canal. há 8 minutos, D91 disse: Desde que não sejam historiadores tipo Fernando Rosas eu aceito. Existem no Arquivo da RTP mas estou a falar de um programa novo. Existe tanto por explorar. Para mim desde que sejam bem feitos até podem ser feitos por jornalistas. É preferível que sejam feitos por bons historiadores. Contratem o Joel Cleto do Porto Canal, por exemplo. O "Lugar da História" acho que só era feito por jornalistas da RTP. Não sei se tinha colaboração de historiadores. Mas era interessante e estava bem produzido. Eu até acho que era melhor que os programas do José Hermano Saraiva. Nem sequer precisam de ir buscar um historiador. O José Hermano Saraiva nem sequer era historiador. Ele não está no Porto Canal? Convem haver alguma credibilidade na apresentação de factos, até podem meter a isabel angelino a debitar texto mas atras tem de haver alguem que analise, investigue escreve e haja coordenação para que o que for apresentado tenha verdade historica. O Visita Guiada faz isso, se podia sair do campo dos monumentos e patrimonio historico... podia claro mas acabaria por ser exatamente feito da mesma forma. 2 Quote
Fernando Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 11 minutes ago, D91 said: Desde que não sejam historiadores tipo Fernando Rosas eu aceito. Tu sabes que podes discordar politicamente do Rosas sem pôr em causa a sua qualidade enquanto historiador? O Rosa é um bom historiador, negar isso é apenas e só caulema política que nada interessa. 3 Quote
canal5 Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 14 minutos, D91 disse: Ele não está no Porto Canal? Está, mas também já foi a várias conferências na U. Porto (não sei se alguma vez foi professor). 2 Quote
AndreRob Posted June 25, 2025 Posted June 25, 2025 há 1 minuto, Fernando disse: Tu sabes que podes discordar politicamente do Rosas sem pôr em causa a sua qualidade enquanto historiador? O Rosa é um bom historiador, negar isso é apenas e só caulema política que nada interessa. Ele fez uma série de programas sobre a historia portuguesa muito bons. Era disso que era preciso, mas hoje em dia tudo é politico... tem de ser alguem que nunca tenha votado na vida. já foi o que foi com o Rui Tavares. 3 Quote
Recommended Posts