Jump to content

Notícias SIC


Diana
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

há 2 minutos, D007 disse:

O problema é que o horário é composto maioritariamente por pessoas mais velhas e crianças. E os velhotes preferem provavelmente a missa, deve ser quase um hábito, até porque se formos a ver ontem, por exemplo, a missa da TVI fez 5.6 de rating e 22 de share. :ph34r:

Sim, eu acho que ao domingo vai ser mais difícil.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Isaac Luv disse:

Os filmes são sem dúvida uma boa aposta e devem sim continuar a ser aposta por parte da SIC ao domingo há tarde. :huh: Ainda há pouco tempo a Mulher Maravilha conseguiu "infiltrar-se" no top 5 de programas mais vistos, ficando em média á frente do SP e obtendo um resultado digno das novelas de prime time da SIC... Estamos a falar de um filme com duas horas e tal e uns dois ou três intervalos pelo meio ;) 

 O que a SIC precisa mudar com urgência são as manhãs dos fins de semana, essas sim são preocupantes.

A Mulher Maravilha foi uma estreia bastante esperada e em grande. Isso não acontece sempre. E foi a última sessão, onde há mais público. Mas o outro filme levou abada do SP, que tem um rating e share bastante consistentes a tarde toda. Aliás, o share da própria MM foi menor que o do Somos Portugal - 22.9 vs 22.2 - e as médias conjuntas da MM e do outro filme (Marley e Eu) em rating e share, o que vale comparar já que ambas competiram com o SP a tarde toda, foram ambas menores - 8.3 vs 7.6 rating, e 22.9 vs 20.6 share. E como disse, estreias como a MM não acontecem sempre. Já ontem, por exemplo, as médias foram SP com 8.6 e 22.7, contra X-Men: Apocalipse + Taken com 7 e 18.2. Finalmente, como eu já tinha referido, é raro o filme que consiga vencer ao SP, porque normalmente, filmes não trazem apelo à audiência portuguesa envelhecida, que compõe grande parte do público que vê TV, daí a preferência por um SP da vida.

Agora, verdade que esses resultados são muuuuito mais competitivos que aquilo que o Portugal em Festa ou alguma coisa do género faria, mas ninguém está a dizer para tirar os filmes TODOS no domingo. Nem vale a pena mexerem na última sessão antes do Jornal da Noite, que faz sempre bons resultados. Simplesmente acho que valia a pena experimentarem um formato novo para tentarem roubar público ao SP, porque mesmo que as manhãs recebam CPR através do Baião, as tardes + HN de domingo continuam a ser da TVI na mesma até que a SIC não arranje algo que derrote a 1ª metade do SP. É que mesmo que o Baião suba as manhãs, a SIC não deixa de perder o domingo por 2, 3, se calhar 4 pontos na mesma, e é preciso investirem aqui se não querem levar a surpresinha da TVI ainda trocar a volta ao jogo e ganhar o mês a jogar quase só com domingos, por mais migalhas que a SIC faça durante os dias úteis e sábados.

Mas de qualquer forma, também tens razão: as manhãs precisam sem dúvida de serem mudadas, porque os resultados neste momento são abismais. É praticamente um por cento de share que a SIC perde ali para a TVI.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Isaac Luv disse:

Mas gente ontem os filmes afinal não correram tão mal como se pensava, até estiveram ambos acima da média da SIC ontem :mosking:

O Fama Show é que bateu recorde negativo :S 

Sim, o Taken teve um lead-in péssimo do Fama Show, até Mar Salgado se ria :rofl:

Mas mesmo assim, se os filmes não foram assim tão competitivos, o que é que importa? Alma e Coração também faz quase sempre mais que a média da SIC em share mas não deixa de ser um flop, porque o importante não é estar apenas acima da média do canal, mas estar ao nível ou acima da média da concorrência, esta sendo Valor da Vida que faz 90% das vezes 26 em share ou mais (já para não falar dos resultados abismais que faz para um programa que começa antes das 22h). E neste caso, qual ditou mais o resultado diário: o conjunto de filmes que perderam nos dois horários, ou o SP que os venceu?

Volto a dizer - eu não acho que sejam má aposta. Mas também não acho que vão destronar as tardes da TVI nem no dia de São Nunca à Tarde (aparte de exceções tipo Mulher Maravilha), e que, se calhar, a SIC podia experimentar meter um formato alternativo que pudesse roubar audiência ao SP, o que podia ajudar muito a SIC a dar a volta à situação dos domingos (juntamente com uma remodelação urgente das manhãs, claro). Tinha de ser uma coisa bem em grande, tipo Cristina, mas fosse o que fosse, fazia toda a diferença.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Johnman said:

A Mulher Maravilha foi uma estreia bastante esperada e em grande. Isso não acontece sempre. E foi a última sessão, onde há mais público. Mas o outro filme levou abada do SP, que tem um rating e share bastante consistentes a tarde toda. Aliás, o share da própria MM foi menor que o do Somos Portugal - 22.9 vs 22.2 - e as médias conjuntas da MM e do outro filme (Marley e Eu) em rating e share, o que vale comparar já que ambas competiram com o SP a tarde toda, foram ambas menores - 8.3 vs 7.6 rating, e 22.9 vs 20.6 share. E como disse, estreias como a MM não acontecem sempre. Já ontem, por exemplo, as médias foram SP com 8.6 e 22.7, contra X-Men: Apocalipse + Taken com 7 e 18.2. Finalmente, como eu já tinha referido, é raro o filme que consiga vencer ao SP, porque normalmente, filmes não trazem apelo à audiência portuguesa envelhecida, que compõe grande parte do público que vê TV, daí a preferência por um SP da vida.

Agora, verdade que esses resultados são muuuuito mais competitivos que aquilo que o Portugal em Festa ou alguma coisa do género faria, mas ninguém está a dizer para tirar os filmes TODOS no domingo. Nem vale a pena mexerem na última sessão antes do Jornal da Noite, que faz sempre bons resultados. Simplesmente acho que valia a pena experimentarem um formato novo para tentarem roubar público ao SP, porque mesmo que as manhãs recebam CPR através do Baião, as tardes + HN de domingo continuam a ser da TVI na mesma até que a SIC não arranje algo que derrote a 1ª metade do SP. É que mesmo que o Baião suba as manhãs, a SIC não deixa de perder o domingo por 2, 3, se calhar 4 pontos na mesma, e é preciso investirem aqui se não querem levar a surpresinha da TVI ainda trocar a volta ao jogo e ganhar o mês a jogar quase só com domingos, por mais migalhas que a SIC faça durante os dias úteis e sábados.

Mas de qualquer forma, também tens razão: as manhãs precisam sem dúvida de serem mudadas, porque os resultados neste momento são abismais. É praticamente um por cento de share que a SIC perde ali para a TVI.

Isso das estreias muito aguardadas tem muito que se lhe diga. A Mulher Maravilha por exemplo teve muito sucesso a nível mundial, mas cá em Portugal nem no top dos 25 filmes mais vistos de 2017 esteve :mosking: 

As tardes da SIC estão bem como estão mas claro que podia haver mais investimento ali, principalmente no Fama Show que é um excelente formato mas que precisava ali de uns retoques no cenário. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Isaac Luv disse:

Isso das estreias muito aguardadas tem muito que se lhe diga. A Mulher Maravilha por exemplo teve muito sucesso a nível mundial, mas cá em Portugal nem no top dos 25 filmes mais vistos de 2017 esteve :mosking: 

As tardes da SIC estão bem como estão mas claro que podia haver mais investimento ali, principalmente no Fama Show que é um excelente formato mas que precisava ali de uns retoques no cenário. 

Nesse mesmo ano, tivemos também a Liga da Justiça, que, apesar do flop que foi mundialmente, hitou (mais ou menos) em Portugal - e a Mulher Maravilha foi parte desse filme. O Aquaman neste momento também está a hitar. Ambos podem ter elevado o interesse da audiência tuga na DC. E acredito que muito pessoal que vê filmes também os vê pela 1ª  vez, e a Mulher Maravilha foi um grande sucesso por todo o mundo e super popular na altura. Em Portugal se calhar não na própria bilheteria, mas não deixou de ser um fenómeno na sua altura que toda a gente falava disso, fosse na internet ou em cultura popular geral.

Mas pronto, na minha opinião, é preciso investimento em todo o domingo da SIC. É que perder uma diferença de média mensal de 10 pontos para uma de 4 é qualquer coisa de assustador, né?

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Johnman said:

Sim, o Taken teve um lead-in péssimo do Fama Show, até Mar Salgado se ria :rofl:

Mas mesmo assim, se os filmes não foram assim tão competitivos, o que é que importa? Alma e Coração também faz quase sempre mais que a média da SIC em share mas não deixa de ser um flop, porque o importante não é estar apenas acima da média do canal, mas estar ao nível ou acima da média da concorrência, esta sendo Valor da Vida que faz 90% das vezes 26 em share ou mais (já para não falar dos resultados abismais que faz para um programa que começa antes das 22h). E neste caso, qual ditou mais o resultado diário: o conjunto de filmes que perderam nos dois horários, ou o SP que os venceu?

Volto a dizer - eu não acho que sejam má aposta. Mas também não acho que vão destronar as tardes da TVI nem no dia de São Nunca à Tarde (aparte da exceção tipo Mulher Maravilha), e que, se calhar, a SIC podia experimentar meter um formato alternativo que pudesse roubar audiência ao SP, o que podia ajudar muito a SIC a dar a volta à situação dos domingos (juntamente com uma remodelação urgente das manhãs, claro). Tinha de ser uma coisa bem em grande, tipo Cristina, mas fosse o que fosse, fazia toda a diferença.

Mas Alma e Coração é "só" a principal aposta do horário nobre da SIC, onde o canal deposita a maior parte do seu capital;) Isto pra não falar que deve durar uns 50 minutos por cada episódio, não dura 2 horas ou mais como a maior parte dos filmes de domingo. Por acaso ia ser lindo ver as nossas novelas, até mesmo as da TVI, com mais de 2 horas :rofl: Iam ser lindos os resultados posso até imaginar :rolleyes:

E depois ninguém disse que os filmes de ontem estiveram maravilhosos, ou disse?? O que eu quis dizer foi que num dia como o domingo, que geralmente costuma ser o mais fraco da SIC e em que o canal mais longe fica da TVI muito por culpa das manhãs, já é positivo pro canal conseguir ter um filme como o Taken a fazer 19,2%, que ainda por cima recebeu 15% de share do FS que é um programa muito mais curto. 

Tem juízo! A SIC já fez as experiências que tinha a fazer nas tardes de domingo.. E não resultaram. O cinema está lá muito bem, ás vezes até consegue ficar á frente do SP na tabela dos mais vistos e isso é o máximo que a SIC alguma vez conseguirá, até ao dia (sim, porque eu acredito que mais cedo ou mais tarde isso acabará por acontecer) em que o SP começar a fraquejar. 

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Isaac Luv disse:

Mas Alma e Coração é "só" a principal aposta do horário nobre da SIC, onde o canal deposita a maior parte do seu capital;) Isto pra não falar que deve durar uns 50 minutos por cada episódio, não dura 2 horas ou mais como a maior parte dos filmes de domingo. Por acaso ia ser lindo ver as nossas novelas, até mesmo as da TVI, com mais de 2 horas :rofl: Iam ser lindos os resultados posso até imaginar :rolleyes:

E depois ninguém disse que os filmes de ontem estiveram maravilhosos, ou disse?? O que eu quis dizer foi que num dia como o domingo, que geralmente costuma ser o mais fraco da SIC e em que o canal mais longe fica da TVI muito por culpa das manhãs, já é positivo pro canal conseguir ter um filme como o Taken a fazer 19,2%, que ainda por cima recebeu 15% de share do FS que é um programa muito mais curto. 

 Tem juízo! A SIC já fez as experiências que tinha a fazer nas tardes de domingo.. E não resultaram. O cinema está lá muito bem, ás vezes até consegue ficar á frente do SP na tabela dos mais vistos e isso é o máximo que a SIC alguma vez conseguirá, até ao dia (sim, porque eu acredito que mais cedo ou mais tarde isso acabará por acontecer) em que o SP começar a fraquejar. 

Foi um exemplo. O ponto desse exemplo era demonstrar qual das duas importa mais no resultado horário, e essa é a que ganha, não a que a perde. E se a perde perde, então não é uma ideia assim tão parva quanto isso pensar em buscar alguma coisa que pudesse vir as águas. Se não resultasse, voltavam-se aos filmes a tarde toda e ponto final. Sim, cada filme dura duas horas e claro que isso impacta mais um resultado diário do que um episódio de novela de 45 a 60 minutos; mas a competição também domina nessas duas horas, portanto, indepentemente de estar acima do share diário do canal, não chega para a liderança e só adiciona à diferença entre a SIC e a TVI. Esse era o ponto que eu queria chegar.

E sim, 19.2% não é mau, dadas as circunstâncias. Agora, pode-se procurar melhor. É isso que eu quero dizer.

"Tem juízo"? Ofendeste-te por eu ter uma opinião diferente, foi? Coitadinho. A SIC jamais se aproximará do SP até este enfraquejar......... eu também pensava o mesmo quando o Você na TV ainda tinha a Cristina. Especialmente quando a Júlia foi para a SIC e depois flopou. E também pensava que a Cristina nunca ia sair da TVI.... e depois foi o que foi. Há sempre uma experiência que pode resultar, mas tinha de ser uma coisa mesmo em grande. Não estou a dizer que isso vaia acontecer, ou que se calhar até seja possível neste momento, mas se podemos procurar que aconteça, porque não?

Mas pronto, eu não vou discutir mais este assunto. Fica com a tua que eu fico com a minha.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, Johnman said:

Volto a dizer - eu não acho que sejam má aposta. Mas também não acho que vão destronar as tardes da TVI nem no dia de São Nunca à Tarde (aparte de exceções tipo Mulher Maravilha), e que, se calhar, a SIC podia experimentar meter um formato alternativo que pudesse roubar audiência ao SP, o que podia ajudar muito a SIC a dar a volta à situação dos domingos (juntamente com uma remodelação urgente das manhãs, claro). Tinha de ser uma coisa bem em grande, tipo Cristina, mas fosse o que fosse, fazia toda a diferença.

 

Mas será que tu ainda não percebes-te que a SIC já tentou fazer frente ao Somos Portugal aqui há uns anos com um formato exatamente igual?!!! Queres que eu te lembre qual foi o resultado disso?? Um enorme fracasso que:

- Arruinou completamente as tardes de domingo da SIC, que desceu para números que até então todos julgávamos serem impensáveis de obter.

- Fez com que o público se afastasse cada vez mais da estação, principalmente o público jovem que sempre foi um dos principais alicerces da SIC.

- Quase destruiu dois programas (E-Especial + Fama Show) que tinham excelentes audiências até ao Fama ser atirado para as tardes de sabado, sendo que o Fama antes da SIC apostar naquele degredo até chegava algumas vezes aos 10 de rating ás duas da tarde!  

- Fez com que o JdN obtivesse resultados vergonhosos devido ao péssimo lead in que recebia. O horário nobre também acabou bastante afetado, o que fez com que eles apostassem cada vez menos nele.

 

O cinema é sem dúvida um dos ingredientes mais sólidos que a SIC tem ao domingo, pois para além dos bons resultados que geralmente vai tendo permite que o canal consiga atrair um outro público que normalmente já pouco vê televisão generalista. Ainda ontem os dois filmes da tarde fizeram 6,5  e 7,4 de rating. Podiam ter feito melhor? Secalhar até podiam, mas só de pensar que ainda em 2016 estava ali um Portugal em Festa na casa dos 3% de rating e com shares que iam dos 10% aos 12% durante toda a tarde, uma pessoa até olha para estes resultados de ontem com ânimo.

  • Gosto 5
  • Adoro 2
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Harry Cameron disse:

 

Mas será que tu ainda não percebes-te que a SIC já tentou fazer frente ao Somos Portugal aqui há uns anos com um formato exatamente igual?!!! Queres que eu te lembre qual foi o resultado disso?? Um enorme fracasso que:

- Arruinou completamente as tardes de domingo da SIC, que desceu para números que até então todos julgávamos serem impensáveis de obter.

- Fez com que o público se afastasse cada vez mais da estação, principalmente o público jovem que sempre foi um dos principais alicerces da SIC.

- Quase destruiu dois programas (E-Especial + Fama Show) que tinham excelentes audiências até ao Fama ser atirado para as tardes de sabado, sendo que o Fama antes da SIC apostar naquele degredo até chegava algumas vezes aos 10 de rating ás duas da tarde!  

- Fez com que o JdN obtivesse resultados vergonhosos devido ao péssimo lead in que recebia. O horário nobre também acabou bastante afetado, o que fez com que eles apostassem cada vez menos nele.

 

O cinema é sem dúvida um dos ingredientes mais sólidos que a SIC tem ao domingo, pois para além dos bons resultados que geralmente vai tendo permite que o canal consiga atrair um outro público que normalmente já pouco vê televisão generalista. Ainda ontem os dois filmes da tarde fizeram 6,5  e 7,4 de rating. Podiam ter feito melhor? Secalhar até podiam, mas só de pensar que ainda em 2016 estava ali um Portugal em Festa na casa dos 3% de rating e com shares que iam dos 10% aos 12% durante toda a tarde, uma pessoa até olha para estes resultados de ontem com ânimo.

......mas eu nunca disse que a minha ideia era um formato exatamente igual ao Somos Portugal. E se transmiti essa ideia, peço desculpa mas nunca foi isso que quis dizer. Quanto mais, tinha de ser um formato bem pensado e alternativo que apelasse a todas as audiências na mesma. Para ser exatamente igual, era um Portugal em Festa outra vez e para isso não vale a pena mudar nada :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Harry Cameron said:

 

Mas será que tu ainda não percebes-te que a SIC já tentou fazer frente ao Somos Portugal aqui há uns anos com um formato exatamente igual?!!! Queres que eu te lembre qual foi o resultado disso?? Um enorme fracasso que:

- Arruinou completamente as tardes de domingo da SIC, que desceu para números que até então todos julgávamos serem impensáveis de obter.

- Fez com que o público se afastasse cada vez mais da estação, principalmente o público jovem que sempre foi um dos principais alicerces da SIC.

- Quase destruiu dois programas (E-Especial + Fama Show) que tinham excelentes audiências até ao Fama ser atirado para as tardes de sabado, sendo que o Fama antes da SIC apostar naquele degredo até chegava algumas vezes aos 10 de rating ás duas da tarde!  

- Fez com que o JdN obtivesse resultados vergonhosos devido ao péssimo lead in que recebia. O horário nobre também acabou bastante afetado, o que fez com que eles apostassem cada vez menos nele.

 

O cinema é sem dúvida um dos ingredientes mais sólidos que a SIC tem ao domingo, pois para além dos bons resultados que geralmente vai tendo permite que o canal consiga atrair um outro público que normalmente já pouco vê televisão generalista. Ainda ontem os dois filmes da tarde fizeram 6,5  e 7,4 de rating. Podiam ter feito melhor? Secalhar até podiam, mas só de pensar que ainda em 2016 estava ali um Portugal em Festa na casa dos 3% de rating e com shares que iam dos 10% aos 12% durante toda a tarde, uma pessoa até olha para estes resultados de ontem com ânimo.

Ele na cabeça dele deve achar que vindo um programa "em grande" (Tipo um "Somos Portugal" em estúdio com a Cristina, a Júlia e o Baião) vai fazer 10% de rating e ultrapassar os 8/9 de rating que o SP geralmente faz :rofl:

Enfim já nem digo mais nada... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Johnman said:

......mas eu nunca disse que a minha ideia era um formato exatamente igual ao Somos Portugal. E se transmiti essa ideia, peço desculpa mas nunca foi isso que quis dizer. Quanto mais, tinha de ser um formato bem pensado e alternativo que apelasse a todas as audiências na mesma. Para ser exatamente igual, era um Portugal em Festa outra vez e para isso não vale a pena mudar nada :huh:

O problema é que nesta altura do campeonato já não há muito que possam fazer ali. O cinema está ali, é competitivo e isso é o que importa. O público que vê os filmes não é o mesmo que acompanha os nossos programas de day time, por isso é praticamente impossível algo do genero resultar nas tardes de domingo. O cinema está lá muito bem obrigado. ;)

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Johnman disse:

A última sessão pode até ser competitiva, mas os outros são normalmente esmagados pelo Somos Portugal, um programa que chega aos 25 de share e 8 de rating durante a maior parte da tarde. 

A coisa não é assim tão linear como isso. Observando as audiências de vários domingos encontramos a 1ª sessão de cinema  com melhores shares do que a última. Depende muito dos títulos escolhidos.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Johnman disse:

Volto a dizer - eu não acho que sejam má aposta. Mas também não acho que vão destronar as tardes da TVI nem no dia de São Nunca à Tarde (aparte de exceções tipo Mulher Maravilha), e que, se calhar, a SIC podia experimentar meter um formato alternativo que pudesse roubar audiência ao SP, o que podia ajudar muito a SIC a dar a volta à situação dos domingos (juntamente com uma remodelação urgente das manhãs, claro). Tinha de ser uma coisa bem em grande, tipo Cristina, mas fosse o que fosse, fazia toda a diferença.

Tirar o cinema (ou parte dele) das tardes de domingo para experimentar outra coisa mais popular seria um risco muito grande. Por um lado porque deixariam "cair" uma das suas marcas fortes - o cinema - que, mesmo não liderando nas tardes, consegue ter um desempenho bastante aceitável (em torno dos 18% share). E, por outro lado, porque não seria fácil disputar naquele terreno da Tvi que tem no "Somos Portugal" um público muito enraizado. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Johnman disse:

Acho que hoje a SICristina já perde a liderança, pois a TVI vai ter FCP na Champions. E se a competição for renhida a semana toda, depois TVI tem domingos e PUMBA, 151 garantidos. Para o bem da SIC, é bom que o Baião funcione nas manhãs de domingo :rofl:

A tvi tem um jogo este mês (hoje) a SIC tem dois, dia 14 o Sporting e dia 21 o Benfica. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Johnman disse:

Acho que hoje a SICristina já perde a liderança, pois a TVI vai ter FCP na Champions. E se a competição for renhida a semana toda, depois TVI tem domingos e PUMBA, 151 garantidos. Para o bem da SIC, é bom que o Baião funcione nas manhãs de domingo :rofl:

A SIC tem o Sporting na quinta e o Benfica na próxima semana. O Benfica da muito mais audiência que o Porto. Não é pelo futebol que a TVI vai ganhar o mês. Aliás, é possível que seja por causa do futebol que perca o mês

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, MSAM disse:

A tvi tem um jogo este mês (hoje) a SIC tem dois, dia 14 o Sporting e dia 21 o Benfica. 

Sim, é um facto, mas caso a distância da TVI aos Domingos continue a ser de 4%, um jogo do Benfica não será suficiente. 

Este mês está a ser super interessante porque está mesmo tudo em aberto. Acho que até ao último dia não saberemos quem vai ganhar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...