Jump to content

O Aprendiz: Express [Tópico Geral] [Vencedor: D007]


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

  • Respostas 3,7k
  • Criado
  • Última Resposta
há 1 minuto, D007 disse:

Plot twist:"O @Gabriel_C é irmão gémeo do @BBFF. :smoke:

  Ocultar conteúdo

Vamos fingir que sim. :ph34r:

 

Bem! Mais ou menos, ? O @Gabriel_C escreveu, num tópico qualquer, «o facto do ... "infinitivo"», quando, na verdade, deve escrever-se «o facto de o ... "infinitivo"». Ah! Pois é! As preposições não se contraem com os determinantes, quando antecedem o infinitivo. Gémeos, mas pouco :haha: estou a brincar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF disse:

Bem! Mais ou menos, ? O @Gabriel_C escreveu, num tópico qualquer, «o facto do ... "infinitivo"», quando, na verdade, deve escrever-se «o facto de o ... "infinitivo"». Ah! Pois é! As preposições não se contraem com os determinantes, quando antecedem o infinitivo. Gémeos, mas pouco :haha: estou a brincar!

Sou o bastardo.

Resultado de imagem para tulla maca gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, BBFF disse:

Bem! Mais ou menos, ? O @Gabriel_C escreveu, num tópico qualquer, «o facto do ... "infinitivo"», quando, na verdade, deve escrever-se «o facto de o ... "infinitivo"». Ah! Pois é! As preposições não se contraem com os determinantes, quando antecedem o infinitivo. Gémeos, mas pouco :haha: estou a brincar!

Que m-e-d-o! :O @Gabriel_C, há o demónio chinês e depois há o demónio do português. :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Gabriel_C disse:

Sou o bastardo.

Resultado de imagem para tulla maca gif

Agora, falando a sério, mas sem tom pejorativo: vocês não aprenderam estas regras, na escola ou, simplesmente, não querem saber? :P

Agora mesmo, D007 disse:

Que m-e-d-o! :O @Gabriel_C, há o demónio chinês e depois há o demónio do português. :haha:

Tentei responder, mas olhei para a sua imagem de perfil e não resisto: que gatona felina! Tem mesmo cara de quem é mãe de duas e súper (vi, no Ciberdúvidas, que é aconselhável usar o acento agudo, nesta palavra) happy!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, BBFF disse:

Agora, falando a sério, mas sem tom pejorativo: vocês não aprenderam estas regras, na escola ou, simplesmente, não querem saber? :P

Nunca aprendi essas regras com TANTO pormenor como tu nos ensinas. :haha: Devias ser gramático ou professor de Português, sei lá xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, BBFF disse:

Agora, falando a sério, mas sem tom pejorativo: vocês não aprenderam estas regras, na escola ou, simplesmente, não querem saber? :P

Tentei responder, mas olhei para a sua imagem de perfil e não resisto: que gatona felina! Tem mesmo cara de quem é mãe de duas e súper (vi, no Ciberdúvidas, que é aconselhável usar o acento agudo, nesta palavra) happy!

Aprendi. Mas por alguma razão acho a disciplina secante. :ph34r:

"Super" não é uma palavra esdrúxula, por isso o acento não pode ser obrigatório. #pisei :smoke:

Mas sim, sou #happynegona. :girlsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ambrósio disse:

Nunca aprendi essas regras com TANTO pormenor como tu nos ensinas. :haha: Devias ser gramático ou professor de Português, sei lá xD

Olha! Já pensei em ir para linguista. Juro-te! 

Agora mesmo, D007 disse:

Aprendi. Mas por alguma razão acho a disciplina secante. :ph34r:

"Super" não é uma palavra esdrúxula, por isso o acento não pode ser obrigatório. #pisei :smoke:

Mas sim, sou #happynegona. :girlsmile:

Nunca disse que era obrigatório, amor. Só referi aquilo que li. «Abreijos».

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, BBFF disse:

Agora, falando a sério, mas sem tom pejorativo: vocês não aprenderam estas regras, na escola ou, simplesmente, não querem saber? :P

Se calhar ao invés de nos insinarem predicados e essas coisas que não lembram a ninguém, tinham tempo para ensinar isso que tu falas :girlsmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, アンドレ disse:

Se calhar ao invés de nos insinarem predicados e essas coisas que não lembram a ninguém, tinham tempo para ensinar isso que tu falas :girlsmile:

Pois. Se calhar era melhor ensinar a escrever primeiro.

Desculpem, mas eu acho as funções sintáticas e as orações coisas importantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, AGUI disse:

Pois. Se calhar era melhor ensinar a escrever primeiro.

Desculpem, mas eu acho as funções sintáticas e as orações coisas importantes.

Eu nunca gostei nada disso! Ainda por cima mudaram isso tudo ali no meu 10º ano, lixou o que eu sabia para ter que "reaprender". Agora nem me lembro nem de uma maneira nem de outra :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@D007, leia:

"Refira-se também que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Porto Editora, publicado nos finais de 2009, atribui entrada própria a super, classificando esta forma como advérbio. É de observar, no entanto, que esta grafia representa uma palavra aguda ou oxítona ("supér"), e não uma palavra grave ou paroxítona, que é como soa geralmente o morfema, mesmo quando ocorre como prefixo ("súper"). Para que a grafia pudesse representar a acentuação grave, deveria escrever-se súper, com acento agudo sobre a penúltima sílaba, à semelhança de híper (cf. Vocabulário da Língua Portuguesa, do ILTEC, e VOLP, da Porto Editora). Parece-me, portanto, mais adequado escrever súper, em lugar de super, quando se trata da grafia do advérbio, muito embora se trate de forma não atestada nem legitimada pelos dicionários mais ou menos recentes."

Fiz de você uma piza marguerita.

há 2 minutos, アンドレ disse:

Se calhar ao invés de nos insinarem predicados e essas coisas que não lembram a ninguém, tinham tempo para ensinar isso que tu falas :girlsmile:

Eu amo tudo o que diga respeito a gramática, mas, de facto, teria muito mais lógica ensinar conteúdos mais «práticos». Poucas pessoas precisam de saber o que é, por exemplo, o complemento oblíquo, para a vida prática.

há 2 minutos, AGUI disse:

Pois. Se calhar era melhor ensinar a escrever primeiro.

Desculpem, mas eu acho as funções sintáticas e as orações coisas importantes.

São importantes, claro. Mas pouco uso têm, na vida prática. Achas que alguém te vai perguntar, na rua, «Olhe, desculpe, pode ensinar-me o teste do par pergunta-resposta, se faz favor?»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, アンドレ disse:

Eu nunca gostei nada disso! Ainda por cima mudaram isso tudo ali no meu 10º ano, lixou o que eu sabia para ter que "reaprender". Agora nem me lembro nem de uma maneira nem de outra :haha:

Filhe, também mudaram no meu ano e eu não me queixei. :smoke:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Eu amo tudo o que diga respeito a gramática, mas, de facto, teria muito mais lógica ensinar conteúdos mais «práticos». Poucas pessoas precisam de saber o que é, por exemplo, o complemento oblíquo, para a vida prática.

Exatamente! Ia-me interessar muito mais em "saber escrever bem" do que os complementos, orações ou outra coisa que o valha! Lembro-me no meu 7º/8º ano haver um exercício num teste em que tínhamos que meter o hífen de maneira correta quando se mudava de linha e eu amava aquilo! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, BBFF disse:

Agora, falando a sério, mas sem tom pejorativo: vocês não aprenderam estas regras, na escola ou, simplesmente, não querem saber? :P

É provável que tenha aprendido, improvável é ter retido esses ensinamentos todos.

Resultado de imagem para tulla maca gif

Já durmo de consciência tranquila se não colocar K onde não é suposto, trocar "fizeste" por "fizes-te" e coisas do género.

Resultado de imagem para tulla maca gif

Não me tires da tua herança, @BBFF. Podemos não ser gémeos verdadeiros mas lutamos pela mesma causa.

Resultado de imagem para tulla maca gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, アンドレ disse:

Exatamente! Ia-me interessar muito mais em "saber escrever bem" do que os complementos, orações ou outra coisa que o valha! Lembro-me no meu 7º/8º ano haver um exercício num teste em que tínhamos que meter o hífen de maneira correta quando se mudava de linha e eu amava aquilo! 

Concordo plenamente. Eu até estive para sugerir à minha professora que desse uma aula baseada naqueles livros que eu comprei (claro!) e que ensinam os erros mais frequentes do português. Quantas pessoas dizem gelataria, em vez de geladaria? Quantas pessoas dizem «quanto muito», em vez de «quando muito»? Muitas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, D007 disse:

É quando é modificador de frase ou de grupo verbal. :girlsmile:

Pois!... 

01. Zeugmas

02. Mudanças de sujeito

Eu fui à praia, e ele foi ao cinema.

03. Orações intercalares

Eu estudei toda a matéria, especialmente gramática, e tive uma boa nota.

04. Enumerações

Comprei um gelado, e uma bebida, e umas batatas fritas...

05. Ênfase - usado por escritores

Gosto imenso de ir à praia, e vou todos os dias.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Pois!... 

01. Zeugmas

02. Mudanças de sujeito

Eu fui à praia, e ele foi ao cinema.

03. Orações intercalares

Eu estudei toda a matéria, especialmente gramática, e tive uma boa nota.

04. Enumerações

Comprei um gelado, e uma bebida, e umas batatas fritas...

05. Ênfase - usado por escritores

Gosto imenso de ir à praia, e vou todos os dias.

 

Podes postar essas e outras regras gramaticais aqui, neste tópico, que por acaso foi criado por mim. :beach::haha: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...